Como deixar suculentas coloridas: dicas e inspirações

Escrito por Iara Avelino
Em 07.10.20

iStock

As suculentas coloridas têm chamado atenção por aí. As plantas dessa espécie já são lindas em suas cores simples, imagina só com cores diferenciadas. Confira o guia completo que preparamos para você conhecer mais sobre esse assunto.

Continua após o anúncio



Índice do conteúdo:

Tipos de suculentas coloridas

Para começar a falar sobre essas plantas, que tal conhecer mais sobre as principais suculentas coloridas naturalmente? Essas plantas acabam passando por estresses que ativam a sua antocianina, uma substância que vai ajudar a mudar de cor.

Tua Casa

  • Supervivum Red Rubin: conhecida como “galinha e filhotes”, é uma suculenta naturalmente colorida que chega a ficar com um vermelho bem forte.
  • Echeveria Príncipe Negro: é uma suculenta com folhagem bem escura, quase preta. No inverno, ela desenvolve um vermelho bem escuro.
  • Echeveria Nodulosa: essa planta parece até uma pintura. Ela desenvolve uma folhagem côncava com traços vermelhos marcantes.
  • Crassula Ovata: também conhecida como Planta de Jade, essa suculenta costuma ter as pontas mais avermelhadas quando está na presença de muito sol.

Apesar de haver diversos tipos de suculenta, essas, com certeza, são as espécies coloridas que você vai ver com maior frequência por aí.

Fatores que influenciam na coloração natural

Você deve estar se perguntando quais são os fatores que contribuem para colorir as suculentas. A resposta é simples. Alguns fatores naturais ou não podem fazer com que as plantas ganhem cores diferentes, isso porque as plantas ativam uma substância quando estão em situações estressantes. Conheça mais sobre essas situações:

  • A exposição de luz em uma suculenta que não é desértica pode fazer com que a planta mude de cor.
  • A planta, ao passar por um estresse hídrico, pode ter a sua cor alterada. Isso pode acontecer devido ao excesso ou à falta de rega.
  • Temperaturas baixas também podem alterar a cor das suculentas.
  • A mudança drástica de local também pode fazer com que a planta tenha um estresse muito forte, perdendo a sua cor original. Isso porque as suculentas acabam se acostumando com o local onde estão alocadas.

De maneira geral, esses são os principais fatores naturais que tornam as suculentas coloridas.

Como deixar as suculentas coloridas

Além dos fatores naturais, algumas pessoas utilizam de artifícios para colorir as suculentas. Aprenda mais sobre esses truques:

Continua após o anúncio



Como colorir as suculentas

Aqui, você aprenderá a manter as plantas em situações estressantes, levando-as a mudar de cor. O botânico revela o principal segredo: uma misturinha com magnésio.

Suculentas coloridas: como fazer

A partir do vídeo acima, você saberá valorizar as cores naturais das plantas suculentas. É um vídeo esclarecedor para quem acredita que vai mudar a cor da plantinha.

Como colorir suculentas com corantes

Já com esse vídeo, você aprenderá a pintar a suculenta, sem fazer uso de fatores naturais. Aqui, você vai utilizar corante alimentício para colorir as plantas.

Apesar de conseguir pintar as suculentas com corante, vale ressaltar a importância de manter a planta saudável e natural. Por isso, as cores das suculentas podem até mudar, mas vão manter os tons naturais.

10 fotos de suculentas coloridas para você se inspirar

Agora é hora de se inspirar em suculentas coloridas para deixar o seu jardim ainda mais charmoso e incrível. Vem com a gente conferir essa lista apaixonante!

1. A suculenta pode mudar de cor naturalmente, devido a situações estressantes

Joice

Continua após o anúncio



2. Essas situações acentuam a cor das suculentas

3. É importante ressaltar que as cores da suculenta não mudam drasticamente

4. As cores são bem naturais e frutos desses fatores

5. Mas se você procura uma suculenta colorida, pode fazê-la com corantes

6. As suculentas coloridas são lindas e diferenciadas

7. As cores que aparecem são as mais variadas, desde um rosado até um vermelho mais forte

8. Ou podem aparecer em apenas alguns detalhes

9. O importante é manter a suculenta saudável

10. Deixando as cores mais lindas, vivas e fortes

Jasmine Tiare

Continua após o anúncio



Sim, as suculentas coloridas são possíveis de alcançar e ficam incríveis, mas lembre-se que, para manter a suculenta saudável, é preciso cuidar bem dela. Aproveite para aprender como cuidar de suculentas e deixá-las saudáveis, lindas e vibrantes.