Suculentas: conheça algumas espécies e como usá-las na decoração

Escrito por Sheila Almendros

Imagem: iStock

Se tem uma plantinha ótima para cultivar, é a suculenta. Pertencentes à uma espécie com diversas famílias diferentes, elas são super adaptáveis a qualquer tipo de ambiente. Sua praticidade e versatilidade deixam a decoração muito mais sofisticada, tanto em áreas externas como internas, além de contribuir com a adição de aconchego ao espaço.

As suculentas são provenientes das regiões desérticas e, por isso, não exigem muitos cuidados. Por reter água em seu interior, ela é a planta perfeita para quem tem uma rotina agitada, pois não precisa ser regada muitas vezes. Algumas espécies podem viver tranquilamente em áreas com pouca luminosidade, e quase todas elas florescem em ambientes úmidos e secos também, e se reproduzem com facilidade, gerando diversas mudinhas só por uma de suas folhas cair na própria terra de seu vaso.

A seguir você conhecerá um pouco sobre algumas espécies, quais os (poucos) cuidados que devemos ter para mantê-las preservadas, o seu cultivo e como podemos usá-las na decoração. Acompanhe:

Tipos de suculentas

Foto: Reprodução / Succulents Plus

Existem diversos tipos de suculentas, sendo quase 22 mil espécies já registradas. Conheça abaixo algumas opções mais populares e facilmente encontradas no Brasil, e suas características principais:

Como plantar uma suculenta

Imagem: iStock

Não existe nenhum segredo para plantar suculentas em um vaso. Assim como qualquer outra planta, elas precisam única e exclusivamente de terra para o seu cultivo. Dê preferência para um vaso ou cachepô que tenha furinhos no fundo, coloque algumas pedras e depois a terra. Para espécies adultas, é necessário cavar um pequeno furo na terra e inserir a raíz no buraco, e depois tampá-la e firmar bem o produto a sua volta. Para cultivar uma mudinha, você precisará somente de uma folha de uma espécie adulta, secá-la por um dia, e repousá-la em cima da terra (não é necessário enterrar a ponta). Não regue-a por uma semana, e depois disso, coloque somente duas gotas de água na terra a cada 7 dias.

Como cuidar e manter uma suculenta

Foto: Reprodução / Cactus Succulents Lovers

Os cuidados com uma suculenta são bem simples. Duas colheres de sopa de água são suficientes para manter uma espécie de vaso pequeno hidratada. A frequência varia de acordo com a estação: de quinze em quinze dias para períodos mais frios, e uma vez por semana em épocas mais quentes. A sua poda é necessária somente se a intenção é não deixá-la maior, podendo assim gerar novas mudas com suas folhas ou caules cortados. Mesmo as suculentas sendo o tipo de planta que se adapta a qualquer tipo de ambiente – inclusive os fechados -, é importante mantê-las no sol por alguns dias da semana, para evitar o surgimento de pragas, aqueles pontos brancos que empestam as folhas.

Conjunto de plantinhas

Imagem: iStock

As suculentas são plantas ideais para serem plantadas com espécies misturadas, pois sua versatilidade permite que todas se adaptem umas às outras. Com isso, é possível criar jardins, terrários e vasos com diversas composições, e o resultado é surpreendente! Elas podem compor a decoração de uma sala, na mesa de jantar, em uma varanda e até mesmo um jardim externo.

55 ideias de suculentas para deixar a decoração de casa apaixonante

Agora é a hora de se inspirar com as diversas opções de decorações com suculentas. Elas podem adicionar mais frescor e alegria a qualquer tipo de ambiente. Veja as opções:

1. Um charme dentro da pequena xícara

Foto: Reprodução / Nomeolvides

Uma forma criativa de usar suculentas na decoração é plantar mudinhas em xícaras e canecas. Elas criam um visual delicado e singelo, ideais para compor uma prateleira, estante, criado-mudo ou e até mesmo o batente da janela.

2. Centro de mesa

Foto: Reprodução / Bulbura Plant Design

A escolha do cachepô ideal é imprescindível para compor a decoração interna de um ambiente. E para incluí-las ao centro de mesa, a escolha deve combinar com o estilo do espaço. Nesta opção, duas espécies de cores diferentes trazem alegria para a sala de jantar.

3. Na mureta do quintal

Foto: Reprodução / Neil Manack

Nesta imagem, louças, cachepôs e vasos decorativos serviram de abrigo para as várias espécies que dão vida à mureta do quintal, formando assim um jardim alegre e cheio de estilo.

4. Um carinho na estante

Foto: Reprodução / Pine District Botanicals

Atualmente, os vasinhos de cimento estão super em evidência, combinando perfeitamente com qualquer tipo de espécie de suculentas. Mesmo feito de maneira rudimentar, eles proporcionam um toque de delicadeza a decoração.

5. Mix de espécies no jardim

Foto: Reprodução / Mariz Abrina

Para este jardim repleto de espécies sortidas, foram usados alguns cachepôs de madeira para ornamentá-las à área externa. Por ficarem expostas diretamente a ação do tempo, é comum que elas se tripliquem facilmente.

6. Suculentas em pequenos vasinhos

Foto: Reprodução / Megan Leengfer

Mudinhas delicadas ficam perfeitas em potinhos de vidro decorativos. Eles não só podem decorar um ambiente com sutileza, como também servem de lembrancinha para algum evento, já que são fáceis de cuidar e todo mundo gosta.

7. Dinos suculentos

Foto: Reprodução / Plastic Menagerie Art

O dinossauro de brinquedo se transformou em cachepô para esta espécie com formato de arbusto, deixando a decoração muito mais divertida e descolada. Esta opção é muito fácil de fazer, basta escolher uma peça de material mole, fácil de ser recortado, e incluir o vasinho em seu interior.

8. Plantinhas no Buda

Foto: Reprodução / Luvito Store

Alguns ornamentos podem servir como uma luva para abrigar a sua suculenta. Veja como essas cabeças de Buda ficaram incríveis com os vasinhos em seu interior. Dois tamanhos diferentes foram usados, dando um efeito ainda mais criativo a decoração.

9. Ao lado da cama

Foto: Reprodução / Bulbura Plant Design

O criado-mudo ganhou mais um integrante, dando frescor à decoração aconchegante e pessoal. O cachepô arredondado revestido de barbante acompanhou perfeitamente não só o estilo, como também a cartela de cores do ambiente.

10. Tudo junto e misturado

Foto: Reprodução / Suculents At Home

A maletinha de ferro recebeu algumas espécies sortidas para colorir o centro de mesa desta espaçosa área gourmet. Outros vasinhos também foram incluídos no batente da janela para alegrar ainda mais a composição.

11. Xícaras e vasos artesanais

Foto: Reprodução / Katty

Enquanto a plantinha tem como função trazer frescor ao ambiente, o vaso é o responsável por entrar no clima do estilo da decoração, ou ser o ponto de destaque do espaço. Aqui, as opções de cerâmica receberam uma pintura artesanal com cores divertidas, enquanto as xícaras brancas deram uma equilibrada na combinação.

12. Enriquecendo o jardim

Foto: Reprodução / Maribel SL

O vaso externo ganhou algumas espécies diferentes para alastrar por toda a terra. Nota-se que o processo ainda está no início. Mas, aos poucos, toda a superfície ganhará novas mudas e contornará toda a planta principal.

13. Gaiola das suculentas

Foto: Reprodução / Succulents By Gigi

A pequena estante ganhou um lindo quadrinho e um destaque principal: a gaiola repleta de suculentas sortidas, de diversos formatos, entre pendentes e arbustos, dando um efeito criativo a decoração.

14. Entre vasos e recordações

Foto: Reprodução / Mikaela

Para preencher o espaço dedicado às lembranças da família, a estante ganhou vasinhos de cerâmica com algumas espécies de plantas. Entre elas, a suculenta. Um cantinho super pessoal e majestoso da sala de estar.

15. Vasinhos pendurados

Foto: Reprodução / b+b Designs

Falando em estantes, as revistas acomodadas neste modelo escada ganharam a companhia de três vasos rústicos de cores neutras com suculentas pendentes super charmosas e delicadas.

16. Aquele detalhe sutil da sala

Foto: Reprodução / M² Arquitetura

Para tirar a sobriedade do nicho de livros, as suculentas utilizadas neste projeto foram plantadas em um vaso cromado de estrutura baixa, dando um destaque perfeito ao cantinho.

17. Canequinhas de ferro

Foto: Reprodução / Kulbinder Mann

Outra alternativa para plantar novas mudinhas são as canecas vintage de ferro. Elas combinam com qualquer decoração e cabem em qualquer cantinho da casa. O importante é manter a suculenta dentro de seu vaso original, e encaixá-lo dentro da caneca, sem precisar replantá-lo.

18. O cantinho perfeito

Foto: Reprodução / Christian González Verón

Caso você não se lembre de tirar sua suculenta para tomar sol uma vez por semana, experimente deixá-la em um local da casa onde receberá luz natural direta. Pode ser em uma varanda, de frente para uma janela, etc.

19. Um buquê de Echevérias

Foto: Reprodução / Bulbura Plant Design

Para maior durabilidade de sua plantinha, evite molhar suas folhas quando for regá-la, se atentando a irrigar somente a terra. Para isso, conte com a ajuda de um conta-gotas, caso o seu vaso seja pequeno ou a sua espécie tenha folhas muito próximas, ou um regador com bico para vasos maiores.

20. Vaso de cimento na fachada

Foto: Reprodução / Ashley Hizer

Esta luxuosa fachada ganhou mais um ponto de destaque em sua decoração: o enorme vaso de cimento com algumas espécies sortidas de suculentas. Para manter a irrigação da terra em dia, uma pequena quantidade de musgo foi adicionado em sua superfície.

21. Jardim vertical

Foto: Reprodução / Renata Bandeira

Quem disse que um jardim vertical é exclusivo para criar uma pequena horta? Neste projeto, os vasos ganharam dimensões maiores e se tornaram um habitat perfeito para essas diferentes suculentas.

22. O ponto de cor do ambiente

Foto: Reprodução / Bulbura Plant Design

Assim como qualquer outra planta, suculentas e cactos adicionam um ponto de cor a decoração, e ficam ainda mais em evidência quando adicionadas a locais que receberam uma cartela de cores neutras. O resultado é leve e aconchegante.

23. Terrário com areia e pedras

Foto: Reprodução / Jardim no Pote

As suculentas vivem bem em terrários que contam também com areia e pedra, além da terra. Esses materiais preservam a umidade da terra na medida certa, além de deixarem o pequeno cenário muito mais bonito.

24. Vaso suspenso

Foto: Reprodução / Sky’s Succulents

Este quadro em formato de árvore é um jardim suspenso de suculentas super bem original, e que é bem simples de fazer. Basta usar a criatividade e seus dotes artesanais para criar o cenário.

25. Todo cacto é uma suculenta. Mas uma suculenta não é um cacto

Foto: Reprodução / Fabiola Magistro

Os cactos fazem parte da família Cactaceae de suculentas, e possuem mais de duas mil variedades. O que os diferenciam das outras espécies são suas aréolas, onde nascem seus espinhos, rebentos e flores.

26. Um prisma especial na estante

Foto: Reprodução / Shay Hancock

Nesta imagem, as Echevérias-baby ganharam uma redoma geométrica em formato de prisma, dando mais elegância e sofisticação à decoração minimalista da prateleira. Para evitar que esta espécie cresça verticalmente, deixe-a tomando sol por alguns dias da semana.

27. Compondo a decoração do aparador

Foto: Reprodução / Bulbura Plant Design

As suculentas são super versáteis, combinando com qualquer tipo de decoração. Você pode adicioná-las junto à outras peças decorativas com diferentes texturas, cores, formas e materiais. Este toque natural sempre será um diferencial para o ambiente.

28. Nos vasinhos e nas gravuras

Foto: Reprodução / Lotte

Vasinhos sortidos de diferentes tamanhos e cores deram mais destaque à composição desta prateleira, que ainda foi enriquecida com gravuras de plantas de diferentes tamanhos.

29. O tijolo que virou cachepô

Foto: Reprodução / Tulip 84

Outro modelo de jardim vertical foi criado com a ajuda de simples tijolos de concreto: empilhados um em cima do outro de forma irregular, ganharam espécies e cores diferentes de suculentas.

30. Um conjunto de belezinhas

Foto: Reprodução / Bulbura Plant Design

Aquela cômoda do quarto ou buffet da sala de jantar ficam ainda mais graciosos quando há uma decoração pessoal em sua superfície, como a desta imagem, com seus quadros e plantinhas representando singelamente a natureza.

Mais fotos de suculentas que são um charme para decorar a casa

Confira mais algumas ideias criativas e decorativas com suculentas:

31. Para alegrar o cantinho do café

Foto: Reprodução / Yndra Design

32. Um terrário com 5 espécies diferentes em perfeita harmonia

Foto: Reprodução / PhD em sei lá o que!

33. Um conjunto de delicadezas

Foto: Reprodução / Bulbura Plant Design

34. Um vasinho, dois vasinhos, três vasinhos…

Foto: Reprodução / Cactus Succulents Lovers

35. Cachepô de crochê

Foto: Reprodução / Coisas da Beltrana

36. Florescendo entre os brotinhos

Foto: Reprodução / Tauá: Viveiro de Mudas

37. Espécies pendentes dão mais charme ainda a decoração

Foto: Reprodução / Hand-Made Porcelain

38. Suculentas + cobre são tendências em evidência

Foto: Reprodução / Succulents Plus

39. Um pequeno jardim plantado na mantegueira

Foto: Reprodução / Margaplantas

40. Difícil é escolher somente uma

Foto: Reprodução / Sky’s Succulents

41. Com criatividade, esta espécie ficou parecendo um abacaxi

Foto: Reprodução / Bulbura Plant Design

42. Um charminho a mais no porta canecas

Foto: Reprodução / Blu Amarelo

43. Aquele cantinho especial do quarto

Foto: Reprodução / Ap no Quarto

44. Quando a composição se parece uma obra de arte

Foto: Reprodução / Fulo & Suculentas

45. A decoração ganha mais requinte com os vasos decorados

Foto: Reprodução / Cactus Succulents Lovers

46. Buscando cores na natureza

Foto: Reprodução / Bulbura Plant Design

47. … especialmente nas conchas

Foto: Reprodução / Succulents Plus

48. O cantinho da diversidade

Foto: Reprodução / Blush Rosa

49. Pequenas esculturas

Foto: Reprodução / Cactus Succulents Lovers

50. Tamanhos, cores e espécies diferentes

Foto: Reprodução / Simurg Desing

51. Cuidado com os espinhos!

Foto: Reprodução / Decokaktos

52. Ninguém resiste às formas geométricas

Foto: Reprodução / Bulbura Plant Design

53. Plantando com amor

Foto: Reprodução / Hojas y Arte

54. A turma das carinhas

Foto: Reprodução / Cactus Succulents Lovers

55. Reutilizando as latinhas de mantimentos

Foto: Reprodução / Thayara

Agora que você já sabe como plantar, cuidar e decorar com suculentas, é só escolher as suas espécies preferidas e colocar a mão na massa!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS