Suculentas: 15 espécies para começar a cultivar em casa

Chelo


Atualizado em 14.06.23

As suculentas são muito simples de cultivar e ótimas para quem tem uma rotina agitada, já que retêm água em seu interior e não precisam ser regadas muitas vezes. Além disso, por serem plantas pequenas, cabem em qualquer espaço e são perfeitas para dar um toque especial na decoração ou no jardim. Conheça os tipos mais populares, os cuidados necessários e outras dicas para incluí-las na sua casa:

Índice do conteúdo:

Tipos de suculentas: 15 espécies para começar a cultivar

Existem milhares de espécies de suculentas, mas para iniciar sua coleção, conheça opções mais populares e facilmente encontradas:

Foto de tipos de suculentas tua casa - 1

Tua Casa

  1. Planta jade (Crassula ovata): é famosa por atrair prosperidade e seu visual é parecido com uma pequena árvore. É fácil de cultivar e pode ser colocada em locais com sol pleno ou meia-sombra, mas a quantidade de luz que recebe influencia na coloração de suas folhas deixando-as mais avermelhadas.
  2. Rosa de pedra (Echeveria elegans): é uma planta pequena e o formato de suas folhas se assemelha a uma rosa tradicional. Sua coloração pode variar do verde-escuro até o mais claro, com tons de roxo e lilás. Necessita de poucos cuidados, pois tem alta capacidade de armazenamento de água e se adapta bem a diferentes tipos de clima.
  3. Planta-fantasma (Graptopetalum paraguayense): é uma espécie de suculenta pendente, que possui folhas com um leve tom acinzentado. Pode ser cultivada tanto em espaços externos, quanto internos, mas deixe-a próxima a uma janela.
  4. Orelha-de-shrek (Crassula ovata gollum): é formado por folhas tubulares que se assemelham as orelhas do famoso ogro, por isso o seu nome. É uma planta que aprecia locais bem iluminados.
  5. Dedo-de-moça (Sedum rubrotinctum): também conhecida como rabo-de-burro, essa suculenta apresenta folhas volumosas e pendentes. Aprecia o clima quente e seco, por isso coloque-a em um local que receba bastante iluminação. Verifique sempre o solo antes de regar, e coloque água apenas se estiver seco.
  6. Colar-de-pérolas(Senecio rowleyanus): leva esse nome por seus ramos possuírem bolinhas que lembram pérolas. Fica linda cultivada em vasos suspensos em locais altos Coloque-a em locais claros, mas sem sol direto, como varandas cobertas ou próximas à janelas.
  7. Flor-da-fortuna (Kalanchoe blossfeldiana): apresenta pequenas flores que podem ser diferentes cores e possuem longa duração. É uma ótima planta para iniciantes na jardinagem, pois requer poucos cuidados. Cultive-a em locais com luz direta solar, mas evite as horas mais quentes do dia.
  8. Aeonium: é um genêro botânico com variados tipos de suculentas resistentes e fáceis de cultivar. Prefere o clima quente e seco, mas se desenvolve melhor em ambientes de meia-sombra. Regue apenas uma vez por semana ou somente se a terra estiver seca. É uma ótima opção para formar maciços e jardins rochosos.
  9. Planta-coração (Hoya kerrii): como o nome diz, suas folhas possuem formato de coração. É uma suculenta trepadeira, mas normalmente é cultivada através da estaquia de suas folhas em vasos para valorizar o seu formato. Deve ser cultivada em meia-sombra ou luz difusa. Regue de forma regular e diminua a frequência no inverno.
  10. Orelha-de-gato (Kalanchoe tomentosa): chama a atenção pela textura de suas folhas que lembram orelhas de bichos. É considerada uma suculenta de sombra, pois requer menos exposição ao sol que outras suculentas, e por isso pode ser facilmente cultivada em ambientes internos.
  11. Flor-de-maio (Schlumbergera truncata): nativa do Brasil, é um tipo de cacto que floresce no meses do outono. Fica ótima em floreiras ou vasos. Aprecia locais de meia-sombra.
  12. Planta zebra (Haworthia fasciata): possui folhas verdes em formato de lança que são listradas de branco. Prefere regiões com clima mais ameno e é indicada para ambientes com meia-sombra, com iluminação do sol pela manhã ou final da tarde.
  13. Rosa do deserto (Adenium): encanta por sua floração e o formato escultural de seu caule. É muito cultivada como bonsai, aprecia locais com bastante luz solar, com pelo menos 6 horas de exposição para florescer com abundância.
  14. Mãe-de-milhares (Kalanchoe daigremontiana): recebe esse nome devido a sua facilidade de se multiplicar, com inúmeras novas mudas que brotam na borda de suas folhas. Garanta a exposição solar direta por algumas horas do dia e cultive-a em solo bem drenável.
  15. Orelha-de-elefante (Kalanchoe luciae): suas folhas verdes possuem um formato curvo e podem variar a coloração conforme a luminosidade que recebem. Tolera muito bem períodos de seca e é sensível ao encharcamento, regue de forma espaçada e apenas quando a terra estiver completamente seca.

Agora que você já conhece diversas espécies, aprenda como plantá-las e cultivá-las da melhor forma!

Publicidade

Como plantar uma suculenta

Foto de suculentas 001 - 5

Istock

Para começar, escolha um vaso com furos no fundo para garantir a drenagem e evitar o apodrecimento das raízes. Coloque primeiro uma camada de pedras, depois uma coloque uma mistura com partes iguais de areia e terra que seja suficiente para o recipiente escolhido. Faça uma cavidade no substrato e deposite a suculenta com raízes. Tampe e firme bem a planta. Muitas suculentas também podem ser plantas pela folha ou caule.

Como cuidar de uma suculenta

Foto de suculentas 002 - 6

Istock

Os cuidados com uma suculenta são bem simples. Regue somente se o solo estiver seco e evite encharcar a terra. Regue em torno de uma ou duas vezes por semanas no verão e diminua a frequência nos meses mais frios. A poda é necessária somente para retirar folhas secas ou se a intenção for controlar o crescimento. Nesse caso, aproveite para fazer novas mudas com suas folhas ou caules cortados. Cultive-as em local bem iluminado, e se possível deixa-as receber um pouco de luz direta do sol em alguns dias da semana.

40 fotos de suculentas para deixar a decoração de casa apaixonante

As suculentas adicionam mais vida e alegria a qualquer tipo de ambiente. Veja ideias para cultivá-las na sua casa:

1. Um charme em qualquer vaso

Foto de suculentas 100 - 7

Chelo

Publicidade

2. Até mesmo em xícaras

3. Na mureta do quintal

4. Um carinho na estante

5. Mix de espécies no jardim

6. Suculentas em pequenos vasinhos

7. Pequenas notáveis

8. Plantinhas no Buda

Foto de suculentas na decoracao 13 - 14

Luvito Store

Publicidade

9. Ao lado da cama

10. Tudo junto e misturado

11. Xícaras e vasos artesanais

12. Enriquecendo o jardim

13. Gaiola das suculentas

14. Entre vasos e recordações

15. Vasinhos pendurados

16. Aquele detalhe sutil da sala

17. Canequinhas de ferro

18. O cantinho perfeito

Foto de suculentas na decoracao 27 - 24

Foto: Reprodução / Christian González Verón

19. Um buquê de Echevérias

Foto de suculentas na decoracao 49 - 25

Foto: Reprodução / Bulbura Plant Design

20. Vaso de cimento na fachada

21. Jardim vertical

22. O ponto de cor do ambiente

23. Terrário com areia e pedras

24. Vaso suspenso

25. Todo cacto é uma suculenta. Mas uma suculenta não é um cacto

26. Um prisma especial na estante

27. Compondo a decoração do aparador

28. Reaproveitando latinhas

29. O tijolo que virou cachepô

30. Um conjunto de belezinhas

31. Para alegrar o cantinho do café

32. Um terrário com 5 espécies diferentes em perfeita harmonia

33. Um conjunto de delicadezas

Foto de suculentas na decoracao 54 - 39

Foto: Reprodução / Bulbura Plant Design

34. Um vasinho, dois vasinhos, três vasinhos…

Foto de suculentas na decoracao 41 1 - 40

Foto: Reprodução / Cactus Succulents Lovers

35. Cachepô de crochê

36. Florescendo entre os brotinhos

37. Espécies pendentes dão mais charme ainda a decoração

38. Suculentas + cobre são tendências em evidência

39. Um pequeno jardim plantado na mantegueira

40. Difícil é escolher somente uma

Agora que você já sabe como plantar, cuidar e decorar com suculentas, é só escolher as suas espécies preferidas e deixar seu lar muito mais verde e encantador! Aproveite e veja também outras sugestões de plantas para dentro de casa para começar a cultivar.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments