15 maneiras de usar a arte da tapeçaria para renovar sua decoração

Escrito por
Atualizado em 19.07.22

Kobbi Cimerman Arquitetura

Por
Atualizado em 19.07.22

A tapeçaria é uma técnica manual de tecelagem e, apesar de antiga, essa arte vem ganhando espaço em projetos contemporâneos. Além de garantir cor e textura, essa peça também personaliza o espaço com um toque de aconchego e personalidade. Confira o que é e como usar na sua decoração:

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é tapeçaria

Com origem na antiguidade, a tapeçaria teve seu auge na França, durante o Renascimento e consiste na impressão de pinturas coloridas criadas por artistas. Os fios de lã são trançados manualmente para criar diferentes figuras com objetivo de decorar os ambientes.

Publicidade

15 fotos de tapeçaria para decorar com arte

A tapeçaria pode aparecer de diversas maneiras, inclusive nas paredes, e dar aquele charme especial para o espaço. Confira ideias:

1. A tapeçaria tem seu uso mais comum em paredes

2. E traz um toque de arte e aconchego para o ambiente

3. A peça pode ter um colorido incrível

Daniela Berland Cianciaruso

Publicidade

4. E encantar com desenhos e paisagens

5. Mas também pode aparecer nos pisos

6. Ideal para um toque boho na decoração

7. E para deixar a sala mais alegre

8. Os modelos clássicos decoram com sofisticação

9. Peças de artistas modernos são cheias de estilo

10. E versões artesanais decoram com personalidade

11. Você pode colocá-las no quarto, sobre a cabeceira

12. Ou deixar o home office mais atrativo

tapeçaria

SP Estudio Arquitetura

Publicidade

13. Na sala, a peça pode se destacar atrás do sofá

14. E funcionar como um belo quadro

15. Transforme o seu ambiente!

Além de ser uma obra de arte, a tapeçaria traz aconchego e decora com muita elegância. Escolha uma peça que combine com o estilo do ambiente e harmonize com os tons já usados na sua decoração.

Onde você pode comprar

A tapeçaria é uma ótima forma de dar vida ao espaço e decorar um ambiente. E se você quer uma peça dessa na sua casa, veja sugestões para comprar:

  1. Ali express
  2. Mobly
  3. Extra
  4. Casas Bahia
  5. Ponto

Além dessas opções, você também pode comprar peças feitas por artesãos e artistas renomados. De qualquer forma, sua casa vai ficar muito mais linda e colorida.

Como fazer tapeçaria

Há também a opção de confeccionar a sua própria peça! Além de ser uma atividade prazerosa, você ainda vai sentir um gostinho diferente de utilizar a sua própria tapeçaria para decorar sua casa. E se você se interessa por artes manuais, aprender a fazer uma tapeçaria com os vídeos abaixo:

Como iniciar na tapeçaria

Esse vídeo traz ótimas dicas para quem deseja iniciar na tapeçaria. Além disso, você confere como começar a bordar com essa técnica e aprende a fazer o ponto casa caiada na juta. Um vídeo perfeito para os iniciantes ou para as pessoas que gostam do básico.

Publicidade

Tapeçaria em ponto cruz

O ponto cruz é uma técnica simples de bordado que também pode ser usado para fazer tapeçaria. É só escolher um modelo de tela para começar: lãs nas cores indicadas, agulhas e uma tesourinha. O passo a passo é bem simples, confira no vídeo.

Técnica simples para fazer tapeçaria em casa

A tapeçaria pode ser feita com o auxílio de uma grade madeira. Por isso, veja como usar essa técnica para criar lindos painéis para decorar sua casa. Confira os materiais necessários, acompanhe o passo a passo no vídeo e solte a sua criatividade.

Almofada com tela de tapeçaria

Além de telas e tapetes, a tapeçaria também pode compor outros tipos de peças, como almofadas. Borde sua tela com a técnica que preferir e aprenda no vídeo dicas e técnicas para decorar sua casa com seus trabalhos manuais.

Seja uma peça comprada ou feita por você, a tapeçaria combina com diversos estilos e é uma boa forma de inovar na sua decoração. Aproveite e conheça também o tapete kilim, uma arte têxtil milenar para usar no seu piso.