40 inspirações e tutoriais para fazer seu próprio tapete de pompom

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Hello Wonderful

Adicionar um belo tapete é aposta ideal para garantir mais conforto, personalidade e proporcionar uma sensação de aconchego ao espaço. Podendo ser posicionado ao lado da cama, no centro da sala ou em qualquer cantinho do ambiente, quanto mais macio for o material que o compõe, mais confortável o tapete será.

Uma ótima opção para incrementar a decoração de qualquer espaço é adicionar um tapete de pompom. Além de cumprir seu papel com maestria, este possibilita sua confecção artesanal, oferecendo cores, tamanhos e formatos personalizados e garantindo uma peça de visual único. Confira a seguir algumas inspirações e solte a imaginação:

1. Uma peça que garante conforto e estilo

Foto: Reprodução / Baú Dona Coisinha

Opção ideal para preencher ambientes com espaço vazios, o tapete circular com cores variadas garante vivacidade para a decoração. Uma dica é mesclar o maior número de tons possíveis.

2. Tons discretos também têm vez

Foto: Reprodução / Laurinha

Quem busca um item de decoração que complemente a decoração sem pesar o ambiente também pode apostar em um modelo de tapete de pompom. Basta utilizar tons neutros e discretos, como esse da foto.

3. Tapete de pompom com lã e rolos de papel higiênico

De forma simples e rápida, este tutorial ensina como fazer o pompom utilizando dois rolos de papel higiênicos vazios. Depois de prontos, basta fixar cada uma das bolinhas ao tapete antiderrapante.

4. Peça romântica e muito confortável

Foto: Reprodução / Jaqueline Almeida

Com o formato de coração, este tapete ainda garante charme extra com o tom rosa claro escolhido. Para uma textura mais fofa, os pompons possuem tamanho mais generoso.

5. Ideal para o quarto da pequena

Foto: Reprodução / Lar da Kézia

Em formato circular e tons claros, este tapete é uma ótima opção para decorar o quarto da menina. Acompanhado de uma almofada de nuvem, torna-se local confortável para as brincadeiras da criança.

6. Que tal um modelo listrado?

Foto: Reprodução / Debora Vilanni

Esta bela opção possui formato retangular com bordas arredondas. Aqui, em vez de ser preenchido com pompons de forma aleatória, ganha listras diagonais em dois tons diferentes.

7. Ideal para evitar o chão frio

Foto: Reprodução / Arte Com Linhas Crochê

Adicionar um tapete de pompom na lateral da cama é uma solução esperta para não sofrer ao tocar o chão gelado em dias mais frios. Esta versão colorida com certeza fará sucesso na decoração.

8. Alegrando o quarto da criançada

Foto: Reprodução / Beatriz da Veiga Carvalho

Como o tapete é elaborado a partir de pompons, é possível dar a ele a forma que desejar. Esta versão em formato e borboleta é um belo exemplo de como incrementar a decoração do quarto dos pequenos.

9. Tons de rosa e branco

Foto: Reprodução / Feito de Pompom

Opção feminina, este tapete pode ser posicionado no centro do ambiente, incrementando a decoração e garantindo mais charme e estilo onde quer que seja utilizado.

10. Tapete com pompom de tamanho variado

Para deixar o visual do tapete ainda mais interessante, é recomendável utilizar pompons de tamanhos, texturas e cores variadas, resultando em uma peça cheia de estilo e personalidade.

11. Tons claros e tamanhos diferenciados

Foto: Reprodução / Arte Com Linhas Crochê

Uma boa ideia para incrementar ainda mais o visual da peça é apostar em tamanhos diferentes de pompons. Assim, ao tocar os pés a sensação vai despertar o sistema nervoso, garantindo ainda mais prazer.

12. Que tal um modelo tricolor?

Foto: Reprodução / Sônia Art’s em E.V.A.

Apesar de possuir uma paleta de cores com tons bem similares, ao utilizar três cores diferentes na confecção do tapete, é possível conquistar um resultado ainda mais interessante visualmente.

13. Com a temática romântica

Foto: Reprodução / Ateliê Pinte & Borde

Fugindo do tradicional modelo romântico em formato de coração, este tapete é retangular. Contando com um coração na cor vermelha em seu centro, a cor branca garante mais destaque para este detalhe.

14. Uma estrela em cores neutras

Foto: Reprodução / Feito de Pompom

Contando com pompons na cor branca para emoldurar seu centro em tom de cinza, este modelo é uma opção unissex, podendo decorar tanto o quanto de meninas quanto de meninos.

15. Tapete de pompom tricolor

Outra opção com visual encantador, este tapete de pompom possui formato retangular, ideal para ser posicionado ao lado da cama, protegendo os pés do chão frio. O trio de cores pode ser variado, de acordo com seu gosto pessoal.

16. Reproduzindo uma cena

Foto: Reprodução / Raquel Deuner

Este modelo demonstra toda a versatilidade deste modelo de tapete. Ideal para os criativos de plantão, possibilita criar cenas diversas ou desenhar objetos com a ajuda de pompons de cores variadas.

17. O coração, reinventado

Foto: Reprodução / Feito de Pompom

Apesar de possuir o tradicional formato de coração, esta opção conta uma moldura na cor vermelha e preenchimento com pompons em tons de cinza. Ideal para quem deseja fugir do tradicional.

18. Transmitindo uma mensagem

Foto: Reprodução / Raquel Deuner

Outra versão criativa como sugestão de tapete de pompons, bBasta soltar a imaginação e escrever mensagens, palavras ou até mesmo seu nome para conferir exclusividade a este elemento decorativo.

19. Tão belo, que não precisa de muitos detalhes

Foto: Reprodução / Relizzare Baby

Contando com o tradicional formato em coração, este tapete pode ser utilizado como elemento de destaque no ambiente. O tom rosa claro garante charme extra a esta alternativa.

20. Tapete de pompom com charme extra

Neste tutorial, aprenda uma técnica fácil e prática para fazer mais de um pompom por vez. Para um visual diferenciado, pompons coloridos são distribuídos sobre o fundo cinza.

21. Pompons ou docinhos?

Foto: Reprodução / Estefania Assis

Este tapete possui a padronagem xadrez, com pompons coloridos que muito se assemelham aos famosos docinhos de festa (brigadeiro, beijinho, cajuzinho e bicho de pé). O tom de rosa se destaca em meio aos tons neutros, fazendo o diferencial.

22. Para ajudar a embalar os sonhos

Foto: Reprodução / Aline Lima Lizotti

Com formato de nuvem, este simpático tapete utiliza somente uma cor de pompons: o branco. Contando com bolinhas de tamanhos variados, deixa o resultado ainda mais belo e natural.

23. Dando as boas-vindas

Foto: Reprodução / Ateliê Pinte & Borde

Uma possibilidade para receber as visitas com estilo e aconchego é adicionar este tipo de tapete logo no hall de entrada. Além de incrementar a decoração, ainda garante conforto para quem o experimenta.

24. Verde, branco e azul

Foto: Reprodução / Aline Lima Lizotti

Nesta versão, três tamanhos diferentes de pompons podem ser visualizados: azul piscina para o maior, branco para o médio e verde escuro para o menor.

25. Tapete de pompom em formato de coração

Opção ideal para os românticos de plantão, este tapete em formato de coração é capaz de deixar qualquer ambiente ainda mais belo. Para garantir um resultado harmônico, um molde é utilizado para cortar a tela.

26. Com o visual de um bicho de pelúcia

Foto: Reprodução / Marcelli Vie

Alternativa ideal para agradar os pequenos, este tipo de tapete permite formar figuras diversas, como o personagem ou animal favorito, adicionando personalidade ao ambiente.

27. Mais discreto, impossível

Foto: Reprodução / Aline Lima Lizotti

O trio de cores branca, azul marinho e cinza garantem visual neutro para a peça. Aqui a técnica de intercalar pompons maiores e menores também foi utilizada, incrementando o visual do tapete.

28. Cumprindo papel especial

Foto: Reprodução / Love Is Colorful

Embora a função inicial deste elemento seja abrigar os pés do chão frio, nada impede que este cumpra novas funções, como caminha para pet ou acomodando outros itens decorativos.

29. Um modelo com níveis diferentes

Foto: Reprodução / Aline Lima Lizotti

Outro belo exemplo de como utilizar pompons de tamanhos diferentes pode resultar em uma peça única e cheia de estilo. Além de estimular o sistema sensorial, ainda deixa a decoração mais charmosa.

30. Tapete de pompom multicolorido

Com visual descontraído, esta opção de tapete é capaz de mudar o visual de qualquer ambiente. Aqui as bolinhas de pompom foram costuradas em um tapete antiderrapante, item de fácil acesso.

31. Formando um desenho abstrato

Foto: Reprodução / Agulhas e Pincéis

Uma boa ideia para quem busca uma peça única e deseja soltar a criatividade é trabalhar com cores variadas e formas abstratas na hora de escolher o preenchimento do tapete.

32. Para quem possui espaço de sobra

Foto: Reprodução / The Slumber Co.

Este modelo com medidas generosas pode ser o elemento que faltava para decorar o quarto de brincadeira dos pequenos. Com formato de nuvem, garante espaço de sobra para acomodar as crianças nos momentos de lazer.

33. Incrementando o visual de um tapete comum

Foto: Reprodução / Nursery Kids Decor

Outra alternativa para que busca uma peça cheia de charme, é adicionar poucos pompons por toda a dimensão de um tapete de crochê. Além de lindo, este modelo também encanta quem adora peças em crochê.

34. Como um florido jardim

Foto: Reprodução / Sara


Este modelo em formato retangular ganhou a companhia de belas e coloridas flores feitas com pompons coloridos. Uma ótima opção para garantir vivacidade a qualquer ambiente.

35. Tapete de pompom circular

Alternativa ideal para ser utilizada na decoração da sala, este tapete circular garante charme e conforto ao ambiente.

36. Os fãs da famosa porquinha irão adorar!

Foto: Reprodução / Felt Ball Rug Australia

Neste modelo, os tradicionais pompons em lã são substituídos pela sua versão em feltro, garantindo bolinhas mais bem delimitadas. O desenho da personagem com certeza agradará às crianças.

37. Harmonizando-se com o ambiente

Foto: Reprodução / Pompon My Love

O tom de azul escolhido para confeccionar este amplo tapete de coração também pode ser visualizado nas flores artesanais ao fundo, elaboradas no mesmo material.

38. Presente também no banheiro

Foto: Reprodução / Crafts By Anäis Anäis

Outro ambiente que recebe muito bem esta peça funcional é o banheiro. Aqui, além de ajudar a alegrar a decoração, o tapete de pompom também auxilia a absorver a água após o banho.

39. Complementando um móvel

Foto: Reprodução / Sweet Handmades By Me

Apesar de ser normalmente utilizado em um espaço vazio do ambiente, este elemento decorativo pode acompanhar um móvel, formando uma composição cheia de estilo.

40. Tapete de pompom em tons neutros

Este modelo no formato retangular é uma ótima pedida para decorar ambientes discretos, mantendo a harmonia da decoração. Essa é mais uma opção que utiliza o tapete antiderrapante como base para fixar os pompons.

Assim como qualquer opção de tapete, o modelo feito com pompons pode mudar completamente o visual do ambiente em que for inserido. Aproveite a oportunidade e solte sua imaginação, elaborando modelos exclusivos e cheios de charme.

PARA VOCÊ