Tapete na parede: exponha sua tapeçaria como obra de arte

Escrito por

Foto: Reprodução /Terrys Fabrics

Publicidade

Um ambiente com suas paredes decoradas é com certeza sinônimo de sofisticação e personalidade, mas já pensou em trocar os tradicionais quadros por uma tapeçaria bem bonita? Sim, é possível! Esta tendência existe há uns bons anos, se não séculos, e seus primeiros indícios surgiram no oriente, quando as peças, feitas com fibra natural, compunham a decoração do espaço com precisão, e atualmente voltaram com força total.

De acordo com a arquiteta Fernanda Espinosa, existem inúmeros jeitos para utilizar o tapete na parede como decoração, podendo não só substituir os quadros, como também cabeceiras, papel de parede ou até mesmo para adicionar cor e vida ao ambiente. “Esta tendência ainda é pouco usada no Brasil, mas já caiu nas graças de pessoas que buscam adicionar mais autenticidade e ousadia na decoração”, conta a profissional.

A versatilidade do adorno faz com que qualquer ambiente seja adequado para a sua instalação, seja no quarto, na sala de jantar, em um ambiente de estar ou até mesmo em um hall. A sua finalidade também é das mais diversas, servindo não só para decorar, como também para aquecer, colorir ou demarcar o espaço.

Publicidade

Tamanho e modelo ideal

Foto: Reprodução /Ângela Roldão

Para Fernanda, não há regras para o tamanho e modelo do tapete que será pendurado na parede, e na verdade é tudo uma questão de espaço e estilo: “Não existe um padrão definido, só devemos tomar um cuidado especial com a proporção ‘tapete x ambiente’. Já sobre o modelo, ele pode variar de acordo com a personalidade de cada pessoa – às vezes é uma peça que foi adquirida em uma viagem ou um presente de alguém especial, e o morador deseja compor a sua decoração de uma maneira mais pessoal. Todas as possibilidades são possíveis para esta tendência”.

Como fixar o tapete

Foto: Reprodução /Jannini & Sagarra Arquitetura

“É importante tomar muito cuidado com a fixação deste material na parede, pois na maioria das vezes é uma peça pesada e requer delicadeza na sua colocação. Uma boa dica é procurar emoldurar o tapete, assim ele fica mais rígido e de fácil instalação, sem contar na preservação, pois evita furos e rasgos com o tempo. Pode ser pendurado também com varão de cortina e com recursos mais leves, como o velcro, por exemplo. Outro cuidado especial é em relação a vedação com gesso, pois dependendo do peso do material, a divisória pode não suportar”, explica a profissional. Portanto, escolha uma parede resistente e um método de fixação que mantenha tanto o reboco quanto a peça em perfeito estado por um longo tempo.

Publicidade

30 decorações com tapetes na parede para você se inspirar

Veja as mais diferentes propostas de decoração com o acessório exposto como um quadro, e que deixaram o ambiente muito mais aconchegante e elegante:

1. Fazendo a vez da cabeceira

Foto: Reprodução /Kika Junqueira

Tapetes sempre adicionam muito mais aconchego no ambiente, seja ele no chão ou na parede, e neste quarto a proposta não seria diferente: instalado sobre a cama, a peça trouxe o mesmo conforto que uma cabeceira traria.

2. Ou de um quadro bem estiloso

Foto: Reprodução /Renata Basques

Dependendo da estampa da peça escolhida, ele pode ficar super parecido com um enorme quadro disposto da parede de destaque da casa, como neste ambiente, em que a sala de estar ficou ainda mais moderna com a tendência. A tapeçaria ficou ainda mais em evidência com a iluminação projetada.

3. Do teto ao chão

Foto: Reprodução /Denise Barretto

Segundo a arquiteta, não existe uma regra quanto ao tamanho e modelo do tapete, e tudo depende do estilo e das proporções oferecidas pelo ambiente. Veja como esta enorme peça ficou incrível instalada em toda a altura da parede, ocupando um espaço do teto ao chão.

4. Aquele detalhe incrível na parede da escada

Foto: Reprodução /Dois Anjos Tecidos

Um ponto muito genial para instalar o seu tapete é aquele vão da escada, onde geralmente as pessoas costumam não colocar nada, ou apenas alguns quadros. O seu tamanho preenche a parede de uma forma bem charmosa, criando um ponto de destaque cheio de personalidade.

Publicidade

5. Imitando azulejos portugueses

Foto: Reprodução /Silvia Romanholi

Ambientes de estar também são excelentes opções para receber um tapete na parede. Veja como a composição da decoração, contando com cores neutras e suaves, ganhou um toque especial e bem aconchegante.

6. Cores impactantes também são super bem-vindas

Foto: Reprodução /Marcia Debski

Quer dar um destaque maior à sua decoração? Invista em uma peça com cores marcantes, e que combinem com a cartela de tons utilizadas para compor o ambiente. Pode apostar que o seu tapete será a peça de destaque da casa!

7. Enriquecendo o bar

Foto: Reprodução /Caco Borges

Neste ambiente, o grande tapete ficou disposto na parede em tom terracota, logo atrás do aparador que abriga o bar. Perceba como os tons se casaram em perfeita harmonia, com um toque clássico e rudimentar na medida certa.

8. A instalação perfeita

Foto: Reprodução /Super Studio B

De acordo com Fernanda, instalar o tapete na parede pendurado em um varão é a melhor maneira para manter a durabilidade da peça. Com eles, é possível evitar possíveis rasgos e buracos ao longo dos anos.

9. Posicionado na cabeceira

Foto: Reprodução /Carla Paniagua Design

Publicidade

A posição de seu tapete dependerá da proposta que você deseja criar: se o pretende alargar um pouco o ambiente, o ideal é instalar a peça na posição horizontal. Mas se a intenção é valorizar a altura do pé direito, coloque a peça na posição vertical, como nesse exemplo.

10. Revestindo toda a parede

Foto: Reprodução /Luigi Rosselli

Neste projeto, o tapete não só foi instalado na parede, como revestiu toda a sua extensão. Para isso, foi necessário obter uma peça feita sob medida e aplicá-la com a mesma função de um papel de parede. O resultado foi um ambiente altamente estilizado e super aconchegante!

11. Uma verdadeira obra de arte estampada em tecido

Foto: Reprodução /Schippmann Design

Tapetes confeccionados com materiais leves são os mais fáceis de instalar na parede. Por não terem muito peso, a fixação é mais simples e o efeito é mais suave, ideal para quem não quer trabalho tanto com a fixação como com a manutenção.

12. Um colorido para a parede branca

Foto: Reprodução /Modern Mecca

A grande sacada de um tapete na parede é que ele dá um destaque para suas próprias cores em ambientes clean. Não que no chão ele não ofereça esta mesma função, mas no alto o efeito é ainda mais surpreendente – e facilmente notado.

13. Entre quadrinhos e mobílias

Foto: Reprodução /Acesso Decor

Aproveite o seu tapete na parede para casá-lo com outros artigos decorativos, que harmonizem entre si. Neste dormitório, o tapete em tons terrosos deu um destaque a mais para as peças decorativas claras, e também para os quadrinhos de espelhos com molduras clássicas.

14. Tem tapete que mais parece um quadro

Foto: Reprodução /Seu Estilo Decor

Escolha uma estampa ou cores que tenham a ver não só com a decoração do seu ambiente, mas também com a sua personalidade. Nesta sala, o morador incluiu uma peça divertida para deixar o espaço mais jovial e despojado.

15. Em tamanhos e formatos diferenciados

Foto: Reprodução /Page + Pixel

Sabe aquele tapetinho que foi comprado para ser colocado na beirada da cama? Ele também pode fazer uma grande diferença pendurado na parede! Olha que graça esta peça feita em patchwork, que recebeu ainda uma fileira caprichada de franjas na sua beirada com ponta.

16. A grande estrela da sala

Foto: Reprodução /Breze Giannasio

Para criar uma harmonia bacana em sua decoração é necessário pensar não só na combinação das cores, como também no número de informações que irá adicionar no espaço. Estude com carinho o número de almofadas e adornos que adicionará no ambiente, já que o tapete em si já cria um volume bem significativo.

17. Uma tendência perfeita para o estilo Hygge

Foto: Reprodução /Nanette Wrong

O Hygge é um conceito que surgiu lá na Dinamarca e caiu nas graças de quem é apaixonado por decoração, principalmente quem procura construir um ambiente repleto de conforto. Para esta tendência, o tapete na parede cai como uma luva!

18. Peças clássicas adicionam muito mais sofisticação ao espaço

Foto: Reprodução /Roberto Migotto

Não é de agora que os tapetes foram incluídos como verdadeiras obras de arte na parede, mas parece que nos últimos anos a tendência voltou com força total, e adotada por quem deseja incluir bastante personalidade na decoração.

19. O cordão de luzes deixou a proposta mais jovial

Foto: Reprodução /Chand Baori

Como já pudemos comprovar em imagens anteriores, este tipo de decoração não é exclusiva somente para quem pretende criar uma decoração madura e sóbria, e atende todos os tipos de gostos e idades. Veja que linda ficou esta composição que contou ainda com um cordão de luz super fofo e delicado!

20. Porque usar um se podemos trabalhar com dois?

Foto: Reprodução /Charles de Lisle

As passadeiras com estampas de figuras geométricas estão super em alta, e também podem ganhar um grande destaque penduradas em um lugar bem especial. Caso você ache que uma só é estreita demais, que tal instalar duas peças iguais em um único varão, lado a lado?

21. Em formato de mandala

Foto: Reprodução /Studio Xo

Se você não pretende abrir mão do conforto disposto também sobre o piso, não hesite em incluir tapetes no chão e na parede também. Eles só precisam criar uma harmonia especial no cômodo, sem carregar demais no visual.

22. Deixando o quarto ainda mais jovial

Foto: Reprodução /Touch Interiors

Com o varão instalado alguns centímetros à frente da parede, a peça criou uma profundidade bacana na cabeceira da cama, e ainda contou com as duas arandelas iluminando diretamente o adorno, de forma delicada e destacante.

23. Apostando no tom sobre tom

Foto: Reprodução /Ijzersterk

A parede salmão ficou ainda mais bonita com a adição do tapete com cores da mesma família. Sua instalação saiu um pouco da obviedade, e em vez de ocupar a parede da cabeceira da cama, a peça foi disposta ao lado, na posição horizontal.

24. Tapete no varão x parede de tijolinhos brancos

Foto: Reprodução /The Parker Palm Springs

Parede texturizadas podem e devem receber um detalhe inusitado e lindo como este. É uma maneira simples e divertida de incluir a sua identidade na decoração. Papéis de paredes discretos também podem receber tal update.

25. Aquele efeito alongador divino!

Foto: Reprodução /Justrich Design

Mais elegante, impossível! Para ocupar perfeitamente o amplo espaço do pé direito alto, dois tapetes receberam varões em cada extremidade, e instalados um abaixo do outro, formando uma linha incrivelmente colorida na parede branca.

26. As decorações nórdicas também podem se encaixar nesta tendência

Foto: Reprodução /Stafford Bensen

… como o estilo escandinavo, que usa e abusa de materiais rudimentares, estampados com figuras geométricas e cores sóbrias, misturadas a materiais brutos. O cantinho do bar não ficou uma graça com esta composição?

27. Um efeito pixelado para dar mais energia ao ambiente

Foto: Reprodução /Luciana Valadão

O estilo clássico pode criar um efeito sóbrio e maduro ao ambiente, mas com apenas poucos recursos, o cômodo ganha outra cara! Uma pitada de cor, pequenos adornos divertidos e muita criatividade dão uma nova vida à decoração.

28. Emoldurado especialmente para o canto especial

Foto: Reprodução /Rodrigo Kolton e Beto Monzon

A dica da arquiteta para a preservação do tapete não podia ser melhor: emoldurar o tapete não só evita com que buracos e rasgos sejam feitos na peça, como também o protege da poeira e luz solar. Fora que a elegância do resultado final é indiscutível, não é?

29. Aquele toque de cor em meio ao fundo branco

Foto: Reprodução /Vanni Archive

Mais uma comprovação de que um quarto clean ganha outra cara: as cores do tapete, além de adicionar vida ao espaço, ainda oferece a versatilidade de ser incluída em qualquer canto, seja na parede ou no chão.

30. Singelo e perfeito

Foto: Reprodução /Adriana Nat

Não se preocupe caso você tenha se apaixonado por esta tendência, mas possui uma sala pequena. Acredite, é possível adicioná-la em seu cantinho mesmo com metragem limitada! É só pensar com carinho na metragem e nas informações que serão incluídas no espaço, e deixar tudo equilibrado e harmonioso.

Para manter a conservação e durabilidade da peça, Fernanda finaliza com uma dica importante: “Os cuidados com a higiene são os mesmos em relação ao tapete no piso, devendo ser aspirado e lavado em lavanderia com frequência, para evitar ácaros”. E aí? Já sabe qual modelo combina melhor com o seu ambiente?