Telhado de zinco: tudo sobre essa alternativa durável e versátil

Escrito por Amanda Barata

Se você está em busca de uma boa alternativa de cobertura para a sua casa, não deixe de considerar o telhado de zinco. A proposta, que em sua maioria era utilizada em galpões e indústrias, vem cada dia mais conquistando espaço nos projetos residenciais.



Conhecida por sua durabilidade e resistência, a telha de zinco é feita a partir de um chapa de aço que recebe uma camada de zinco, o que evita que o aço seja desgastado por corrosão. Esse processo químico é chamado de galvanização e, por isso, essa cobertura também é chamada de telha galvanizada. Saiba mais sobre o telhado de zinco e confira se ele se encaixa nas suas necessidades!

Vantagens e desvantagens do telhado de zinco

iStock


Conheça mais detalhes sobre a telha galvanizada, o que ela pode oferecer de benefícios para a construção e também os pontos negativos que você precisa considerar antes de optar por esse material:

Vantagens

  • Extensa vida útil: as telhas de zinco apresentam boa durabilidade, podendo se manter de 40 a 70 anos, enquanto outros tipos de cobertura duram entre 12 e 20 anos;
  • Firme e resistente: por ser composto por aço e zinco, é extremamente resistente e suporta ventos de até 140 km/h, além de resistir à exposição do sol e chuvas fortes;
  • Estável e seguro: as telhas de zinco não propagam fogo, o que a torna atrativa no quesito segurança;
  • Alta durabilidade: tratando-se de um material resistente e duradouro, não exige manutenção constante, o que a torna uma opção econômica a longo prazo, mas não dispensa uma revisão periódica para prevenir reparos de grande porte;
  • Custo-benefício: esse tipo de cobertura pode ser duas ou três vezes mais cara do que outras disponíveis no mercado, mas por ser um material com durabilidade muito superior aos demais, vale o investimento. Além disso, as telhas galvanizadas são leves e fáceis de manusear, o que torna sua instalação mais simples e rápida, e gera economia durante a obra;
  • Versatilidade: além de ser possível produzi-las sob medida de forma a adaptá-las ao projeto, as telhas de zinco também podem ser pintadas com tinta, permitindo personalizar o visual do seu teclado.
  • Capacidade energética: o telhado de zinco é altamente reflexivo, o que corresponde a uma economia com o custo de resfriamento do ambiente que pode variar entre 10% e 25%;
  • Ecologicamente funcional: por conter em sua composição de 25% a 95% de material reciclável, pode ser totalmente reciclada ao fim da sua vida útil;
  • Resistente à pragas: uma ótima vantagem das telhas de zinco é sua resistência aos cupins e ao mofo, mesmo sendo um material constantemente exposto a chuva e umidade.

Desvantagens

  • Isolamento acústico: a telha de zinco, em si, não possui um bom isolamento acústico, fazendo com que ruídos que entrem em contato direto com o telhado pareçam ainda mais intensos, como uma chuva forte. Esse problema geralmente é resolvido com o uso de uma manta ou isopor, ou ainda com a construção de uma laje.
  • Mão-de-obra especializada: as variações de temperatura podem fazer com que a telha de zinco se contraia ou expanda, o pode se tornar um problema no caso de instalações que não sejam feitas por profissionais especializados que respeitem as particularidades desse material.
  • Inconsistência de cor: no caso de necessidade de expansão da construção, reparos, ou mesmo de substituição das telhas, as chances de encontrar peças de reposição exatamente da mesma cor utilizada inicialmente são muito pequenas, o que pode ocasionar pontos de variação de cor entre as chapas.
  • A engenheira Glória Ribas indica o uso das telhas de zinco por sua ótima performance e versatilidade e pontua: “Esse tipo de material se faz notado não por sua forma estética, mas pela usabilidade. Projetos que demandam esse tipo de cobertura exigem uma segurança e durabilidade que podem ser encontrados na telha de zinco. A possibilidade de customizá-las é apenas mais um ponto a seu favor.

    Considerando os dados acima você já começa a entender melhor as características do telhado de zinco e quais são os seus pontos fortes e fracos. Conheça agora os tipos disponíveis no mercado.

    Tipos de telhado de zinco

    As telhas de zinco possuem variações e não são todas iguais, o que é muito conveniente para que possam se adaptar a determinados tipos de construções. Conheça as opções disponíveis e entenda qual o tipo ideal para a sua necessidade.

    Telha de zinco com isopor

    Galvisteel



    Também conhecida como telha sanduíche, esse tipo de cobertura possui duas camadas de chapas de aço que possuem entre elas uma camada de isopor. A vantagem gerada pelo isopor é o isolamento térmico e acústico, já que é um material isolante. Além de reduzir os ruídos, ele ajuda a bloquear a entrada do calor e do sol, tornando o ambiente mais agradável.

    Telha de zinco trapezoidal

    iStock

    As telhas de zinco de formato trapezoidal são mais utilizadas em galpões e construções de grande porte. Isso ocorre por conta da base da telha ser plana e possuir elevações, o que a torna ideal para estruturas leves e coberturas planas, onde há uma grande distância entre as pilastras.

    Telha de zinco ondulada

    Esse tipo de telha é ideal para quem deseja uma proposta tradicional. Com formato similar a clássica telha de amianto, ela tem como principais vantagens e características o bom escoamento de água e a fácil instalação.

    Essas são as opções de telhado de zinco que você vai encontrar disponíveis no mercado. Lembre-se de analisar cada uma delas e escolher a que melhor se encaixa no seu projeto. Um profissional especializado pode ajudar você a tomar essa decisão de forma que o seu investimento seja acertado.

    Como é a instalação do telhado de zinco?

    Antes de começar a instalação é necessário contar com um projeto determinando todas as marcações, considerando a inclinação do telhado. Feito isso, são instalados os suportes para calhas e para a estrutura que servirá como base do telhado. Então, é feita a instalação das calhas e da base do telhado. Com a base estrutural pronta, é hora de encaixar e parafusar as telhas. Por fim, são feitos os acabamentos e arremate das telhas.

    Lembre-se de sempre contratar um profissional especializado para esse tipo de serviço.

    Dúvidas sobre o telhado de zinco respondidas

    iStock

    Se você ainda ficou com dúvidas quanto ao telhado de zinco, não se preocupe. Listamos abaixo as perguntas mais frequentes acerca desse assunto e, claro, trouxemos todas as respostas! Assim você vai esclarecer de uma vez qualquer ponto que não tenha ficado bem entendido. Confira:



    1. Qual o preço do telhado de zinco?

    As telhas de zinco são vendidas por peça. Um modelo mais simples como o ondulado custa, em média, de 50 a 100 reais a peça, a depender do tamanho.

    2. É de simples instalação?

    Sim, o telhado de zinco tem uma instalação simples e rápida. Mas lembre-se de contratar uma mão-de-obra especializada para esse serviço a fim de garantir uma boa instalação e evitar problemas futuros.

    3. O telhado de zinco esquenta?

    Esse tipo de telha tem baixa inércia térmica, o que faz com que o calor ou frio sejam propagados para dentro do ambiente. Para solucionar isso, invista em telhas sanduíche.

    4. O telhado de zinco atrai raios?

    Não. Apesar de telhados desse tipo conduzirem eletricidade, eles não são mais propensos a receber quedas de raios do que outras estruturas.

    5. Quais os cuidados necessários com um telhado de zinco?

    Esse tipo de telha é extremamente resistente e durável, o que a exime de manutenções constantes. Os cuidado porém precisam ser tomados no momento da instalação, de acordo com as demandas específicas desse produto. Conte sempre com a ajuda de um profissional para isso.

    6. As telhas têm tamanho padrão?

    Não! As telhas de zinco possuem variação de altura, largura e espessura, a fim de atender a todo tipo de projeto.

    7. Existem telhas coloridas disponíveis no mercado?

    Sim! Pensando na praticidade para seus clientes, algumas lojas já vendem as telhas de zinco pintadas.

    São muitos os pontos a serem considerados para essa aquisição, mas definitivamente a telha de zinco é uma ótima aposta. Seja pela durabilidade ou proteção que proporciona, esse tipo de cobertura vem sendo cada vez mais aderente a diferentes projetos. Considere todas as nossas dicas e encontre a telha de zinco ideal para a sua cobertura!

PARA VOCÊ