Telhados são estruturas que se definem, no planejamento de uma casa, não apenas em formato, mas também considerando características como função e estilo arquitetônico. Entre suas principais funções destacam-se a proteção das edificações contra as ações climáticas, mas também funções utilitárias, que agregam leveza, impermeabilidade, isolamento acústico e térmico; as estéticas, que seus aspectos e formas são harmônicos e com uma boa dimensão, textura e coloração, fatores que contribuem para a formação de uma espécie de moldura que complementa o estilo da casa; e as funções econômicas, aquelas que dão ênfase para a durabilidade e conservação de seus elementos.
Os telhados são compostos de estrutura, cobertura e condutores. A estrutura consiste no elemento de apoio para a cobertura, com a função de receber e distribuir as cargas verticais do restante da edificação. A cobertura é o elemento de proteção com função de vedação e os condutores são para o escoamento das águas das chuvas.
Além das funções mencionados, a designer de interiores Daniela Colnaghi ressalta que “muitas vezes o telhado é o grande diferencial da fachada, ele limita e dá um contraste à construção, sendo um prolongamento dela ou algo completamente novo. Seu papel na decoração é definir o estilo da construção, colonial, moderno, transmitindo o gosto arquitetônico do cliente”.
relacionadas
Quais são as partes de um telhado

Foto: Reprodução / Madeireira Amazônia
Um telhado é mais complexo do que parece e possui muitas partes que compõem sua estrutura, como:
Publicidade
- Água: consiste nas faces inclinadas de um telhado;
- Beiral: é a projeção do telhado para fora do alinhamento da parede;
- Cumeeira: parte superior e horizontal do telhado, onde duas águas geralmente se encontram;
- Espigão: lugar em que duas faces inclinadas do telhado se encontram, formando um ângulo saliente e, consequentemente, definindo a inclinação da cobertura;
- Rincão: quando duas águas perpendiculares do telhado (ângulo de 90° uma da outra) se encontram em uma parte baixa;
- Rufo: é uma peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede;
- Fiada: se refere a sequência de telhas na direção de sua largura;
- Vértice: ponto de encontro de duas linhas (da linha cumeeira com uma linha de espigão);
- Peça Complementar: componente cerâmico ou também de outros materiais que permite a solução de detalhes do telhado.
12 tipos de telha e suas características
Alguns tipos de telha são mais adequados do que outros e, com uma infinidade de opções disponíveis no mercado, o prudente é que se escolha a que mais atenda às necessidades do projeto e dos moradores, evitando erros que futuramente influenciem no controle de temperatura, umidade, sonoridade, resistência, durabilidade, entre outros aspectos.
1. Telha sanduíche ou termoacústica
As telhas sanduíche são recomendadas para ambientes que demandam isolamento termoacústico. Leves e resistentes, com custo mínimo de manutenção, seu design é atraente, podendo receber pinturas em várias tonalidades, o que lhe confere características de item de decoração no ambiente. Daniela Colnachi complementa que “demanda inclinação mínima de 10% e na sua composição há enchimentos com EPS, PUR ou PIR dupla telha ou base com filme de alumínio”.
2. Telha de concreto

Foto: Reprodução / Leroy Merlin
Feitas de uma mistura de cimento e areia, as telhas de concreto são pesadas e demandam uma estrutura reforçada, mas necessitam de baixa manutenção e apresentam longa durabilidade. A designer de interiores Daniela Colnaghi ressalta que “a inclinação pode variar, mas há uma inclinação mínima de 30% a 35% para sua aplicação”. Entre suas principais características, proporcionam uma ótima barreira térmica e são disponibilizadas em diversas formas e cores, consumindo cerca de 10 a 15 peças por metro quadrado.
3. Telha de cerâmica

Foto: Reprodução / Catálogo Orzare
Publicidade
Segundo Daniela Colnaghi, as telhas de barro são consideradas como uma das formas mais antigas de cobertura em uma construção. Populares, proporcionam um ótimo isolamento térmico, deixando o ambiente interno mais fresco que o externo. “É necessária uma inclinação mínima da estrutura do telhado (30%) para sua aplicação e a quantidade usada por metro quadrado gira em torno de 15 a 17 unidades, encontradas em diversos formatos”, complementa. Sua porosidade absorve a umidade da casa nos dias úmidos e chuvosos, além de apresentar boa resistência ao fogo.
4. Telha de fibrocimento

Foto: Reprodução / Leroy Merlin
Sua aplicação demanda uma inclinação mínima de 9%, podendo escolher entre as espessuras de 4mm, 6mm ou 8mm. Mais leves que as de cerâmica, as telhas de fibrocimento são resistentes e de grande durabilidade. Consideradas como excelentes isolantes térmicas e acústicas, são também resistentes às ações do tempo. A designer de interiores Daniela Colnaghi ainda ressalta uma de suas maiores vantagens: o baixo custo.
5. Telha de vidro

Foto: Reprodução / Leroy Merlin
As telhas de vidro isolam o ambiente e, segundo Daniela Colnaghi, apesar de seu alto custo elas proporcionam entrada de iluminação natural, podendo ser intercaladas com outros tipos de telhas. Sua única desvantagem é em relação a fragilidade, já que pode trincar com maior facilidade.
6. Telha metálica galvanizada

Foto: Reprodução / Ebanataw
Também conhecida como telha de alumínio, a telha metálica galvanizada tem uma ótima relação de custo x benefício, isso porque apresenta alta resistência contra sol, ventos e tempestades. Entre suas desvantagens está a má isolação térmica e acústica, mas que pode ser amenizada com a construção de uma barreira como forro ou laje.
Publicidade
7. Telha metálica galvalume

Foto: Reprodução / Amazon Aço
Telha de chapa de aço revestida com uma camada de alumínio e zinco, que demanda inclinação mínima de 10% para sua aplicação. Entre suas principais características estão a durabilidade, a elevada refletividade de calor, assim como resistência à corrosão e oxidação, mas Daniela Colnaghi ressalta seu baixo desempenho térmico e acústico.
8. Telha ecológica

Foto: Reprodução / Leroy Merlin
Fabricadas com fibras naturais ou materiais reciclados, as telhas ecológicas apresentam uma monocamada de fibras vegetais impregnadas de betume (impermeabilizante) e uma resina especial que oferecem proteção contra raios UV. O reforço das fibras resultou em melhorias na durabilidade dessas telhas, que resistem a chuvas de granizo. A designer de interiores Daniela Colnaghi destaca mais algumas de suas vantagens, “suas cores são obtidas a partir de pigmentação, são telhas leves e fáceis de instalar”.
9. Telhas de Policarbonato

Foto: Reprodução / AECweb
O policarbonato é um termoplástico que amolece quando aquecido e endurece quando resfriado, permitindo que se façam curvas ou outros formatos sem a necessidade de emendas. Com níveis de transparência que chegam a 90%, proporciona grande luminosidade natural. Entre suas principais características destaca-se a alta resistência a impactos e a não propagação de chamas, “a telha de policarbonato é um material sintético, leve, transparente, inquebrável, de alta resistência que em alguns projetos pode substituir o vidro” comenta Daniela. Sua desvantagem é relacionada à abrasão, riscando facilmente.
10. Telha calhetão

Foto: Reprodução / Brasilit
Frequentemente feitas de fibrocimento, as telhas calhetão são duráveis e econômicas, contando com um design moderno em formato de calha que favorece a concepção de diferentes soluções arquitetônicas.
11. Telhas translúcidas de polipropileno

Foto: Reprodução / Leroy Merlin
Fabricadas de resinas termoplásticas especiais, a designer de interiores Daniela Colnaghi ressalta que esse tipo de telha é resistente e permite a passagem de até 70% de luz ao ambiente. Encontradas em diferentes formatos, podem ser utilizadas junto a outros tipos de telha para garantir a entrada de luz.
12. Telhas translúcidas

Foto: Reprodução / Distel Telhas
Produzidas com fibra de vidro, Daniela ressalta que esse tipo de telha “oferece iluminação natural, economizando energia elétrica”. As telhas translúcidas apresentam alta resistência térmica e mecânica, contribuindo para o conforto do ambiente onde é instalada, “leves e fáceis de manusear, podem ser usadas em diversos tipos de projetos, comerciais ou residenciais” complementa.
20 modelos bonitos de telhados
A fachada é uma espécie de moldura das edificações e, considerando isso, um telhado bem construído, que harmonize com as características e estruturas da construção, transmite beleza e elegância. Confira abaixo uma lista de lindas inspirações para a escolha de telhados!
1. Telhado com telhas de concreto

Foto: Reprodução / Telhados Garzaro
2. E você pode pintar as telhas de cinza

Foto: Reprodução / Atual Calhas e Telhados
3. Construção feita com telhado de cerâmica

Foto: Reprodução / Telhados Garzaro
4. Telhado com telhas de concreto e formato quadril

Foto: Reprodução / Harwick Homes
5. Casa sem telhado aparente

Foto: Reprodução / Hammer And Hand
6. As telhas de concreto emoldurando a casa

Foto: Reprodução / Telhados Garzaro
7. Telhado estendido para criação de uma varanda

Foto: Reprodução / Carney Logan Burke Architects
8. Casa com design moderno e telhado plano

Foto: Reprodução / Impress Photography
9. A fachada da casa ainda mais bonita

Foto: Reprodução / Telhados Garzaro
10. Telhado bege com telhas coloniais

Foto: Reprodução / Tegula
11. Telhado cinza bem inclinado

Foto: Reprodução / Tegula
12. Telha de cerâmica concede estilo mais rústico ao ambiente

Foto: Reprodução / Arthur Rutenberg Homes
13. Telhado com padrão triangular convergindo em direção ao chão

Foto: Reprodução / Bernard André Photography
14. Telhado clássico na cor grafite ficou incrível

Foto: Reprodução / Tegula
15. Telhado inclinado em apenas uma direção

Foto: Reprodução / FJU Photography
16. Exemplo de telhado verde ou ecofriendly

Foto: Reprodução / Maienza Wilson
17. Na cor marfim também fica um espetáculo

Foto: Reprodução / Tegula
18. Telha de concreto em formato plano

Foto: Reprodução / Tegula
19. Casa com telhado moderno metálico

Foto: Reprodução / Giulietti Schouten Architects
20. Telhado de metal aplicado em casa estilo praiano

Foto: Reprodução / Allen Construction
A construção de um telhado demanda uma boa escolha de telhas que, embora disponíveis em diversos modelos, proporcionam funções e confortos diferentes. Analisar combinações com o formato do telhado e do estilo de construção é o aspecto mais básico, atente-se às necessidades do ambiente e às qualidades dos materiais, fatores que certamente influenciarão na durabilidade não apenas do produto, como também da construção.