Saiba como montar um terrário e inspire-se em 30 ideias de tirar o fôlego

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução /Terrários e Suculentas

Há quem diga que prefere não ter plantas em casa por falta de tempo para cuidar, ou falta de espaço propício para fazer qualquer espécie vingar. Ledo engano! De uns tempos para cá, as pessoas passaram a adaptar das mais variadas formas a convivência entre esses artigos naturais, a decoração de suas casas e o tempo corrido de suas rotinas.

Os terrários, conhecidos também como mini jardins, foram umas dessas adaptações que trouxeram mais praticidade para os amantes da jardinagem, que nada mais é que algumas espécies cultivadas em recipientes abertos ou fechados, que contam com a ajuda de alguns itens naturais, os quais colaboram para o crescimento e desenvolvimento da planta sem fazer muita força. O objetivo é criar um ecossistema independente ou que exija poucos cuidados, e ainda ter um belo objeto para acomodar em um local de destaque, seja dentro de casa, em um quintal ou até mesmo no escritório.

A seguir você conhecerá como montar um terrário e diversos modelos incríveis que atendem as mais diversas propostas decorativas e gostos pessoais:

Como fazer um terrário

Foto: Reprodução /Isabella Zamboni

Saiba como fazer o seu próprio terrário, de forma prática e sem custos elevados:

Materiais necessários

Passo a passo

– Passo 1: Adicione no fundo do recipiente uma camada de pedra cascalho, seguida de uma camada semelhante de areia;

– Passo 2: Adicione cerca de 1 centímetro de carvão vegetal (se o seu recipiente for pequenininho, pode ser uma quantidade menor, e se ele for grande, pode aumentar para 2 centímetros);

– Passo 3: Coloque uma quantidade significativa de terra, a ponto que a raíz de sua planta consiga ficar completamente envolvida por ela;

– Passo 4: Acomode suas plantinhas na disposição que desejar. Não esqueça de deixá-las bem firme, para não tombar;

– Passo 5: Caso a ideia seja decorar o recipiente, adicione a areia de aquário ou as pedras coloridas na superfície, tomando cuidado para não cobrir as plantas;

– Passo opcional: você pode tampar o seu terrário para observar como funciona o seu ciclo. Para isso, é necessário regar delicadamente as espécies plantadas antes de adicionar a tampa.

30 inspirações de terrário para copiar já!

Abaixo, confira 30 lindas e ousadas ideias de terrários para ter em casa:

1. Um belo presente para um amante da boa leitura

Foto: Reprodução /Meu Mundo Suculento

Neste projeto, o livro foi usado como cachepô para esconder perfeitamente o vaso comum em que as diversas espécies de suculentas foram plantadas. Um adorno decorativo perfeito para quem é viciado por uma boa leitura.

2. Feito em aquário de vidro redondo

Foto: Reprodução /PhD

Um dos modelos mais populares de terrário é este modelo, no qual as espécies foram devidamente plantadas em um aquário de vidro. Eles podem ser confeccionados em diversos tamanhos diferentes e são super fáceis de realizar a manutenção.

3. Plantinhas para um prisma

Foto: Reprodução /Grow Greener

Figuras geométricas estão super na moda, certo? Que tal incluir no interior de um prisma de vidro uma plantinha bem carismática para alegrar o ambiente? As pedras incluídas na superfície deram uma pitada de rusticidade ao artefato.

4. A delicadeza de um terrário temático

Foto: Reprodução /Terrários & Cia

A taça de vidro recebeu algumas plantas tão delicadas quanto a sua decoração, que também contou com algumas pedras diversificadas e uma miniatura de urso. O legal desta ideia é que a sua tematização pode ser feita do jeitinho que você quiser!

5. Garantindo a proteção da casa

Foto: Reprodução /Flávia Duarte

Falando em personalizar a decoração, veja como este terrário feito de areia colorida ficou lindo não só com suas três variações de suculentas, como a santinha incluída na superfície, para deixar a casa e seus moradores super protegidos.

6. A elegância do terrário de cobre

Foto: Reprodução /Apto82

Junto com a tendência nórdica e industrial vieram os objetos acobreados, que adicionam um toque sofisticado à decoração. Nesta imagem, o rack branco ganhou um notável destaque com o terrário baixo feito no recipiente de cobre.

7. As miniaturas de suculentas não são uma gracinha?

Foto: Reprodução /Terrários e Suculentas

As suculentas e sua variedade de espécies são perfeitas para montar qualquer tipo de terrário, seja ele grande ou pequeno. Para recipientes compactos como este, o ideal é investir em mudinhas simpáticas, para garantir uma peça bem delicada.

8. Até as taças de sorvete entraram na dança

Foto: Reprodução /Vidro Vivo Terrários

E quanto mais caprichada elas forem, melhor ainda! Perceba como os ricos detalhes de sua base deram uma charme a mais à composição, que ainda contou com pedras brancas ao fundo, logo abaixo da terra utilizada para o plantio.

9. E quando o terrário é feito por… outros terrários?

Foto: Reprodução /Bioterra

Esta peça além de ser um terrário de destaque, por ter um super bambu chinês em seu centro, também serve como abrigo para outro miniterrário incluído em seu interior, ao lado de outras espécies plantadas diretamente em sua base principal. Lindo né?

10. Uma estrutura perfeita para plantas altas

Foto: Reprodução /Grow Greener

Não é só de plantas baixas que se faz um terrário, pode apostar. Se você quer deixar sua planta alta bem protegida, invista em recipientes tão altos quanto, e pode ter certeza que sua peça ficará lindíssima em qualquer canto da casa.

11. No copo de chopp

Foto: Reprodução /Loja Terrea

Veja que incrível ficou esta estrutura montada no copo alto! A pequena muda de Kalanchoe ainda ganhou uma camadinha de musgo para deixar a decoração deste diferente terrário ainda mais caprichada.

12. Tome cuidado com os espinhos!

Foto: Reprodução /Terrários e Suculentas

Se as espécies escolhidas por você forem espinhosas, não se esqueça de montar o seu terrário com as mãos devidamente protegidas, utilizando luvas de borracha. Assim você não precisará passar o dia inteiro com a pele pinicando!

13. Uma delicadeza rudimentar

Foto: Reprodução /Elen Favaron

A mini bruxinha ganhou um cantinho cheio de delicadeza, feito com musgos, pedras e suculentas. Este tipo de recipiente costuma ser instalado em algum lugar alto da casa, como um ganchinho preso no teto, para dar um efeito ainda mais encantador ao espaço.

14. Fazendo parzinho na sala de estar

Foto: Reprodução /J Lira Green Life

Se você não se contenta só com um terrário, porque não ter dois? Escolha recipientes iguais ou que se combinem para criar um parzinho bem bacana para o seu canto, seja ele um centro de mesa, ou um adorno para enriquecer a mesa lateral da sala de estar.

15. Um coquetel de suculentas

Foto: Reprodução /Loja Terrea

Ainda sobre taças, veja como o seu terrário pode ser adaptado aos mais diversos modelos de vidro e para as mais variadas finalidades. Este é uma opção perfeita para quem deseja decorar uma mesa de festa com suculentas, por exemplo.

16. Uma mini pracinha, com direito a poço e tudo!

Foto: Reprodução /Jardines Colibrí

Não tem como não amar o tamanho do capricho e delicadeza desta peça, toda tematizada e rica em detalhes! As espécies utilizadas no plantio foram suculentas e um cacto bola, incluídos entre os banquinhos e ladrilhos da mini pracinha.

17. Uma dupla tamanho família

Foto: Reprodução /Jardim SP Terrários

Terrários grandes são perfeitos para serem o centro das atenções da decoração de um ambiente. Eles podem ser colocados sobre um buffet, na mesa lateral, até mesmo no rack, ao lado da televisão.

18. Era uma vez, uma jarra de suco…

Foto: Reprodução /Atmosfera Terrários

…que virou um belo terrário centro de mesa! Para a decoração, além das plantinhas e objetos temáticos, foram utilizadas pedras e areias coloridas de aquário, distribuídas em camadas pelo recipiente.

19. Dando um novo lar ao simpático bonsai

Foto: Reprodução /Aquiles Nicolas Kilaris

E para isso, foi utilizado um recipiente à altura da importância da planta: uma bela caixa baixa de vidro, forrada por lascas de árvore em seu interior. O capricho permitiu que o terrário fosse disposto bem no centro da sala, sobre a mesa de vidro.

20. Assistindo o ciclo natural do terrário

Foto: Reprodução /Terrários A Dona Farinha

Você já viu algumas opções de terrários tampados? Esta proposta tem o objetivo de criar um ciclo independente para as plantas, a ponto que elas precisem ser aguadas uma única vez, em sua montagem. Com o frasco fechado, a água se evapora e cria uma nova irrigação natural para a espécie, e assim vai sucessivamente.

21. É tão miniatura que até dá medo de perder!

Foto: Reprodução /Loja Terrea

Este é um trabalho de um verdadeiro artista, não acha? O cuidado para incluir todos os pequenos itens no minúsculo frasco requer muita atenção, criatividade e jeitinho para tudo ficar em seu devido lugar.

22. Ostentação de suculentas

Foto: Reprodução /Jardines Colibrí

Enquanto uns são tão pequenininhos, outros gostam mesmo é de grandeza! Pensa como o jardim da sua casa ficaria um espetáculo com esse enorme terrário feito em vaso de cerâmica!? Ainda ficou mais caprichado com a adição de outros vasos menores, compondo um verdadeiro mini jardim.

23. Providencie um antiderrapante para o seu terrário de vidro

Foto: Reprodução /Terrários e Suculentas

Se a superfície onde ele será repousado é escorregadia, vale investir em algo que o mantenha fixo no lugar, certo? E se você usar e abusar da criatividade, aparecerá milhares de ideias bacanas para adotar, como esta base de madeira super charmosa, por exemplo.

24. Toda graciosidade de um mini jardim suspenso

Foto: Reprodução /Jardim SP Terrários

Essa é a opção ideal para quem tem pets em casa: proteger seu animalzinho de plantas tóxicas ou que contém espinhos é primordial para o bem estar deles (e do seu coração também). Além do mais, alguns adoram sair derrubando as coisas em um passeio noturno, não é mesmo? Vale o cuidado!

25. Difícil é se contentar com um!

Foto: Reprodução /J Lira Green Life

Tem gente que ama tanto uma plantinha, que se torna um vício tê-las em casa! Se este é o seu caso, e não pode ver uma espécie diferente que já sai logo comprando todas, não hesite em criar diversos terrários para espalhá-las pela casa inteira. Já deu para perceber por aqui que há inúmeras possibilidades para criar!

26. Cantinho da paz

Foto: Reprodução /Piauí Shopping

Para os que desejam incluir um cantinho especial em casa, que tal pensar em montar um terrário com elementos da paz em seu interior? Use não só imagens que remetam ao sentimento, mas também plantinhas que representem a fundo essa positividade.

27. Um grande, um médio e um pequeno

Foto: Reprodução /Succulent Garden

Como já visto anteriormente, as figuras geométricas estão tão em alta que é difícil escolher uma única forma. São tantas possibilidades de modelos e tamanhos, que de repente vale muito mais a pena montar um jogo harmonioso, como esse, organizado por ordem de tamanho.

28. Respeite as necessidades de cada espécie

Foto: Reprodução /Quintal das Comadres

Ao montar o seu terrário é importante escolher qual o tipo de planta que se adapta facilmente ao ambiente em que deseja deixá-lo. Não vá colocar espécies que precisam de meia sombra em contato direto com sol e chuva, e vice-versa, hein?

29. O importante é escolher um modelo que tenha a cara do seu cantinho

Foto: Reprodução /Amora Mini Jardins

Quanto mais ele estiver integrado ao ambiente, mais charmosa a sua decoração ficará. Isso não quer dizer que seja necessário ter um terrário que combine com exatamente tudo, e sim que adicione uma personalidade harmoniosa ao espaço.

30. E o mais importante: cuide com carinho de suas plantinhas

Foto: Reprodução /Paula Quintella

Estude qual a periodicidade necessária para aguar a sua espécie, fique sempre de olho para ver se aparece fungos ou outros problemas que atrapalhem o seu desenvolvimento, e claro, dê sempre muita atenção e carinho à elas que só adicionam alegria e vida à nossa casa.

Viu como é fácil produzir um terrário bem bonito e caprichado? A ideia é dar um grande destaque à espécie de planta que você tanto gosta, e introduzi-la na decoração do ambiente com muito carinho e estilo, do jeitinho que ela merece.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS