Como pintar azulejos de banheiros e cozinhas para renovar seu lar

Como pintar azulejos de banheiros e cozinhas para renovar seu lar

Por Ana Claudia Kordelos

Foto: Reprodução / Kitchen Source Book

Foto: Reprodução / Kitchen Source Book

Imagine o seguinte cenário: após anos utilizando o mesmo revestimento na cozinha ou banheiro, você já está enjoado de olhar para aqueles azulejos sem graça. Mas aí vem aquele problema: o orçamento não corresponde com o montante necessário para mudar o ambiente através de uma reforma e bate aquele desânimo.

Muitas pessoas não sabem, mas pintar azulejos é possível e inclusivo muito prático. Opção mais em conta do que a troca de todo o revestimento, pintá-los pode ser uma boa opção para renovar o visual destes ambientes. Além disso, a pintura é uma forma mais rápida do que uma reforma, podendo ser feita por qualquer um. Vale lembrar que na área dentro do box é mais recomendável trocar o revestimento, já que este se trata de um ambiente com frequente umidade.

Para a arquiteta Cyntia Sabath, esta opção não é de conhecimento da maioria das pessoas devido a necessidade da utilização de técnicas específicas para que o azulejo não fique aparente, ou ainda não dê a impressão de que foi pintado. “Muitos acham que é só aplicar o produto, porém se não fizer de acordo com as normas, o serviço pode ficar muito estranho e não atender à necessidade do cliente”, revela.

Quais tintas posso utilizar para pintar azulejos?

Foto: iStock

Foto: iStock

Devido ao fato não ser uma técnica utilizada por um grande número de pessoas, pode haver dúvidas na hora de escolher a tinta ideal para sua aplicação. Em sua grande maioria estas são tintas epóxi ou acrílicas, disponíveis no mercado à base de água, com efeito acetinado, brilhante ou fosco.

Há ainda tintas à base de solvente, as tintas catalisáveis, as quais devem ser aplicadas utilizando-se de máscaras devido ao seu cheiro forte. As mais conhecidas são das marcas Coral, Suvinil, Sherwin Williams, e seus preços podem variar de R$130,00 à R$180,00.

Como pintar azulejos: passo a passo

Foto: iStock

Foto: iStock

Existem duas técnicas que possibilitam a pintura de azulejos: uma mantém a configuração original do revestimento, incluindo seus desenhos e relevos, enquanto a outra irá cobrir qualquer vestígio que havia um azulejo anteriormente na parede em questão. Confira o passo a passo de ambas as técnicas explicado pela profissional:

Como fazer a pintura com relevo aparente

Foto: Reprodução / Zinsser

Foto: Reprodução / Zinsser

O passo inicial em ambas as técnicas é limpar a superfície dos azulejos, eliminando toda e qualquer sujeira ou mofo. Isso pode ser feito com uma bucha e detergente neutro. É recomendável aplicar massa acrílica nas imperfeições e buracos, nivelando os azulejos. Aguarde 24 horas para a secagem e prepare a tinta a ser utilizada conforme orientações do fabricante. Após a primeira demão, aguarde a secagem completa e repita o processo de pintura. Por fim, quando a tinta tiver secado por completo, limpe bem os azulejos para um resultado mais satisfatório.

Como fazer a pintura lisa por completo

Foto: iStock

Foto: iStock

Após repetir o processo de limpeza das paredes, é deve-se passar o produto com função selador, aplicar a massa acrílica por toda a região a ser pintada. Depois da massa secar, lixe a região, buscando deixá-la nivelada. Vale a penas passar um pano seco para retirar os resquícios de pó após este processo. A seguir, aplique a tinta, quantas demãos forem necessárias, com um espaço para total secagem entre elas. “Normalmente os ambientes em que mais usamos a tinta de azulejo são cozinha e banheiro, mas chão de cozinha também costuma ser pintado, basta utilizar com tinta específica, diferente da que é usada em paredes”, ensina.

Antes e depois de azulejos pintados

Se você ainda está em dúvidas se o resultado será satisfatório, confira abaixo o antes e depois de alguns ambientes e comprove por si mesmo que a pintura de azulejos é uma boa opção para renovar um ambiente sem pesar no bolso:

1. Cozinha pintada de branco, com o detalhe de tecido adesivo colorido

Foto: Antes e Depois. Reprodução / E Se Esta Casa Fosse Minha!?

Foto: Antes e Depois. Reprodução / E Se Esta Casa Fosse Minha!?

Aqui, a blogueira Natália resolveu mudar o visual de sua cozinha ao pintá-la na cor branca, cobrindo a estampa do azulejo antigo. Para isso, ela primeiramente limpou toda a superfície dos azulejos, incluindo a área do rejunte e aplicou a tinta acrílica especial para azulejo em todas as paredes. Após aguardar a secagem por cerca de três horas, ela aplicou mais uma demão de tinta. A seguir, novamente após a secagem, a tinta foi aplica mais uma vez. Por fim, bastou enxaguá-la e limpar as paredes com álcool.

No vídeo a seguir, a blogueira demonstra como este processo é realizado ao pintar a cozinha de seu lar. Confira o relato de seu procedimento:

2. Aqui o cômodo todo revestido de azulejo se tornou uma sala cheia de estilo com a pintura lisa

Foto: Antes e Depois. Reprodução / Erika Purk

Foto: Antes e Depois. Reprodução / Erika Purk

Neste projeto, a designer e interiores, após a limpeza das paredes, aplica cimento misturado com adesivo de alto desempenho por toda a superfície e, após sua secagem, passa a massa acrílica por toda a parede (cerca de três demãos), cobrindo e nivelando os azulejos. Após sua secagem, a profissional lixa as imperfeições na parede e aplica a tinta epóxi em toda a sua extensão.

Confira no vídeo abaixo como este processo é fácil e prático, além de resultar em um visual lindo para a parede que era anteriormente recoberta por azulejos antigo e sem graça:

3. Banheiro mais amplo e delicado com a pintura branco e aplicação de pastilhas

Foto: Antes e Depois. Reprodução / E Se Esta Casa Fosse minha!?

Foto: Antes e Depois. Reprodução / E Se Esta Casa Fosse minha!?

Aqui, Natália mudou o visual antigo do banheiro, devido ao revestimento estampado e com cores mais escuras, ao pintá-lo de branco e adicionar uma pequena faixa de pastilhas verdes. Esta mudança foi realizada com a utilização de tinta acrílica para azulejo após a limpeza de suas paredes. Além de lindo o banheiro ainda ganhou amplitude devido as cores mais claras.

Aproveite estas dicas e se jogue na pintura de azulejos. Mude o visual dos ambientes sem graça em seu lar e adicione ares de casa nova para os cômodos de aparência antiga. Escolha qual a técnica mais lhe agrada e mãos à massa para deixar sua casa ainda mais bela.

Tua Casa

TOPO