Como cuidar das toalhas de banho com 5 dicas simples

Escrito por Alexandre Poletto

Foto: iStock

Quem aprende como cuidar das toalhas de banho pode sentir na pele o prazer da maciez do tecido. Aliás, não tem sensação melhor do que sair de um banho gostoso e sentir o toque suave da toalha limpa e cheirosa.  Agora, você deve estar se perguntando se isso não é só coisa de novela, né? Não é mesmo. Dá para ter as toalhas de banho cheirosas todos os dias e nós temos aqui as dicas perfeitas para isso.

Veja como cuidar das toalhas de banho

O primeiro ponto importante na hora de aprender como cuidar das toalhas de banho é desmistificar que o amaciante em excesso pode deixar a toalha mais macia. Pelo contrário, o excesso de produtos de lavagem podem deixar a toalha ainda mais áspera. Fran Adorno, blogueira especializada em beleza e cuidados com a casa, reforça que essa receita não funciona. “O excesso de sabão, em pó ou líquido, alvejante e até mesmo do amaciante destrói a toalha, e com o passar do tempo a fibra fica desgastada. Isso significa que é preciso ter o bom senso e usar o produto na medida certa”, explica.

No caso do uso excessivo do amaciante, temos um problema um pouco maior: além da toalha ressecada, o mau cheiro. O produto normalmente cria uma camada de proteção, e isso impede que a água penetre para realizar a lavagem mais profunda. Não saindo o amaciante e a água não cumprindo sua missão, a toalha é levada para secar sem uma limpeza ideal. E resultado não é dos melhores…

5 dicas para deixar as toalhas macias

Agora, evitando o erro acima e aplicando as dicas práticas que trazemos abaixo, suas toalhas estarão sempre macias e cheirosas.

1. Deixe a toalha secar completamente

Foto: iStock

A toalha precisa secar completamente para o reuso. O uso contínuo da toalha úmida pode acumular bactérias e sujeiras. Aliás, não adie a lavagem das toalhas e evite deixá-las encardidas. Se isso acontecer, antes de deixar as toalhas macias novamente, você vai precisar tirar a sujeira, explica Fran. “Quando a toalha está muito suja, o procedimento é outro. Antes da lavagem é preciso deixar a toalha de molho no bicarbonato, esse produto não agride o tecido e remove as placas de sujeira”.

2. Lugar de toalha molhada é no varal

Foto: iStock

O ambiente ideal para a toalha secar sem nenhum mau cheiro é no varal, mas isso só vale mesmo para os dias ensolarados. Não adianta colocar as toalhas de banho na área externa em dias úmidos, pois elas não vão secar e ainda vão receber a umidade do tempo.

3. Vinagre para toalhas macias

Foto: iStock

Outra dica incrível de como cuidar das toalhas de banho é aplicar o vinagre de álcool branco, esse mesmo que temos em casa. Assim como na limpeza dos vidros, esse produto de cozinha também ajuda a limpar as fibras e remover qualquer cheiro das toalhas. O ideal é sempre aplicar o vinagre em produtos de tecido mais grosso e jamais em tecidos delicados, como a seda. Na hora de lavar as peças, acrescente um copo de vinagre no compartimento do amaciante e dê início à lavagem.

4. Enxágue duas vezes

Foto: iStock

Enxágue duas vezes as toalhas para remover por completo qualquer produto e retirar toda a sujeira. Elas ficam bem mais macias e com um cheiro agradável.

5. Se puder, utilize a secadora

Foto: iStock

A secadora é uma grande aliada para deixar as toalhas mais macias. Quem tem o equipamento em casa pode usar, pois além de ajudar as fibras, a secagem vai deixar a toalha quentinha, pronta para ser usada. O ideal é secar em uma temperatura acima dos 60 graus.

Outras dicas fundamentais sobre as tolhas de banho

Foto: iStock

Depois de deixá-las bem macias, é hora de você conhecer algumas dicas bem pontuais sobre este produto que usamos como parte da nossa higiene. O ideal é nunca compartilhar toalhas com ninguém. Além disso, também não devemos usar uma única toalha mais de 6 vezes seguidas sem lavagem. E passar o ferro na toalha… nem pensar! O calor direto estraga as fibras, assim como a exposição ao sol.

Na hora de guardar as toalhas macias, lembre-se de dobrá-las e passar a mão para que as fibras fiquem em um único sentido. O ideal é armazená-las em um armário ou guarda-roupa que seja bem arejado, para não mofar as peças.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS