Toalha de crochê: 30 lindas inspirações e 5 tutorias para você fazer

Escrito por Katharina Barkmeyer

O crochê está na lista dos métodos artesanais mais conhecidos aqui no Brasil. A técnica é muito utilizada para fazer peças para decorar a casa, como toalhas de mesa, jogo americano, cachepots entre outros pequenos itens decorativos. Cobrindo toda a mesa ou somente uma parte dela, confira a seguir algumas ideias de toalha de crochê para você se inspirar, assim como alguns vídeos para você aprender dicas e truques deste método.

O item, além de agregar mais charme à sua mesa, pode conceder mais cor ao ambiente se você optar por diferentes tons para confeccioná-lo.

1. Toalha de mesa em crochê concede charme ao espaço

Escolha um barbante ideal e agulhas adequadas para confeccionar uma toalha de mesa feita através desta técnica artesanal. Para um espaço em que tons claros prevalecem, faça uso também desta paleta neutra para criar uma sincronia com o estilo do local.

2. Tons vibrantes para dar mais cor ao ambiente

Fuja de tons claros e promova um toque ainda mais colorido ao seu espaço. Faça toalhas de crochê também para as mesas de apoio ou aquelas laterais e decore com esta peça salas de estar, jantar ou até mesmo dormitórios.

3. Faça uso da técnica para decorar uma festa

Sim! Você pode decorar o seu aniversário, festa de casamento, noivado ou chá de bebê com uma linda toalha de mesa feita de crochê com barbante em tom natural. A composição não ficou linda e ainda mais charmosa?

4. Use materiais adequados para confeccionar

O modelo apresentado é mais delicado e sutil através de seus desenhos formados por um barbante em tom cru mais fino. A toalha para o centro da mesa dará um toque mais natural e artesanal ao seu espaço.

5. Aprenda a fazer uma toalha de crochê quadrada

Apesar de ser um vídeo mais longo, ele explica direitinho, do início ao fim, como fazer uma linda toalha de mesa quadrada de crochê. Apesar de exigir mais habilidade, como já diz o ditado, “a prática leva à perfeição”!

6. Os acabamentos fazem toda a diferença na arte!

Finalize sua toalha de mesa feito com crochê em tom natural como este exemplo mostrado que deixa o visual do item decorativo ainda mais lindo. A peça irá combinar perfeitamente com espaços de estilo escandinavo.

7. Explore a sua criatividade!

Flores, folhas, formas geométricas, estrelas, sol… Tudo pode ser feito com esta técnica artesanal! Procure por moldes que já estão prontos ou crie você mesmo um desenho autêntico para a sua toalha.

8. Os detalhes fazem toda a diferença

Fique atento a todos os detalhes do início ao fim, são eles que fazem o item ser tão lindo! Sempre faça uso de barbantes e de agulhas de qualidade para que possa resultar em uma peça magnífica para decorar a sua mesa.

9. Promova mais cor ao seu ambiente

Linda e moderna, aposte em toalhas de crochê supercoloridas para decorar o seu espaço com mais vivacidade e cor. Explore os diferentes tons de barbante ou de fio de algodão e crie composições cheias de charme.

10. Linda toalha de crochê quadrada

Neste item decorativo, foi mesclado bordado com ponto cruz e crochê em perfeita sincronia. Caprichada e autêntica, a toalha possui formato quadrado, mas pode compor mesas redondas ou retangulares.

11. Crochê também é sinônimo de sofisticação

Convide amigos e familiares para um almoço em sua casa e use uma toalha de crochê em tom neutro para decorar a mesa com primor. O modelo com pequena aberturas oferece elegância à mesa.

12. Modelo redondo decora a área gourmet

Seja na cozinha, na sala de jantar ou no estar – ou até mesmo em uma pequena mesa no dormitório – a toalha de crochê é responsável por conceder uma beleza única e artesanal ao espaço em que é inserida.

13. Tutorial de como fazer uma toalha de crochê redonda

Prático e bem detalhado, acompanhe cada passo do vídeo para fazer sua própria toalha de mesa de crochê em formato redondo. Além de barbante, você também pode fazer uso de linha de algodão para o método.

14. Contraste a toalha de crochê com a mesa

O tom natural do barbante que foi usado para fazer este lindo crochê cria uma belo contraste com a cor da madeira da mesa. Para as mesas grandes e retangulares, indicamos que você faça no formato do móvel para ficar mais exato.

15. Faça uso de tons fortes para destacar a mesa

Quando a toalha de crochê estiver exposta na mesa, coloque no centro do item um vaso de flor, velas ou pequenos objetos decorativos. A composição ficará ainda mais linda e charmosa.

16. Pontos de cor para mais descontração

Esta delicada toalha de mesa feita com crochê é utilizado barbante em tom natural e verde. Para finalizar a peça com maestria, foram feitos pequenos pontos de cor no item decorativo.

17. Toalha de mesa de crochê para iniciantes!

Se você não possui habilidades com a agulha e o barbante e quer muito aprender a fazer uma toalha de mesa, este vídeo foi feito para você! Bem explicado, siga o tutorial e faça você mesmo uma linda toalha utilizando este método artesanal.

18. Unindo tecido, crochê e bordado em uma toalha

O crochê feito nas extremidades desta pequena toalha de mesa é fácil e não requer muita habilidade. Você também pode fazer esta técnica com as mesmas cores que o bordado, ficará ainda mais colorido!

19. Crochê colorido por cima de uma toalha

Outra dica que nós damos para você é criar um toalha de crochê e, após finalizada, costurá-la por cima de uma toalha de mesa lisa que já não é mais utilizada. A forma, além de ser sustentável, cria um novo e mais lindo visual para uma toalha velha.

20. Toalha quadrada para mesa de apoio

Antes de fazer a sua toalha, tenha uma ideia do tamanho que você quer fazer para não faltar barbante ou linha de algodão na hora que for confeccionar a peça. Use tons crus para conceder um toque mais clean ao espaço.

21. Uma flor foi trabalhada no centro da peça

Se você pesquisar, você encontrará diversos gráficos com desenhos e números que podem auxiliar você a criar um modelo sem erro. Nesta toalha de mesa, foi feita uma singela flor no centro.

22. Toalha de crochê concede mais charme à mesa

Receba seus amigos e familiares com uma linda mesa decorada com uma toalha de crochê feita por você mesmo! Apesar de parecer complexo de fazer esta técnica artesanal, confira os vídeos da matéria e pratique em casa!

23. Apesar de difícil, o resultado é lindo!

Toalha grande para mesa retangular apresenta uma composição linda de flores. Entre as linhas, você também pode inserir pequenas pedras e miçangas para criar pontos de cor no modelo e agregar mais graça.

24. Toalha é trabalhada com um fio mais grosso

Outra dica que nós damos para você é criar diferentes formatos – seja uma flor ou círculos – com um fio de barbante mais grosso e depois uni-las costurando uma na outra e formando uma toalha de mesa.

25. Tutorial de toalha redonda de crochê com flores

Aprenda com este passo a passo a fazer uma delicada toalha de mesa em crochê para mesas redondas. Com o vídeo aprenda a fazer e aplicar pequenas flores coloridas utilizando este mesmo método.

26. Mesa de apoio ganha toalha em crochê colorida

Faça uso de cores de barbante ou linha de algodão que irão combinar com o restante da decoração do seu espaço. Neste delicado modelo, a cor verde, branca, azul e rosa formam a pequena toalha de mesa.

27. Diferentes cores criam uma peça supervibrante

Para ambientes com pouca cor, invista em um modelo de toalha de mesa em crochê que faz uso de diferentes tons. Além de conceder mais beleza aos espaço de convívio, promove um atmosfera de descontração.

28. Toalha de mesa com flores coloridas

Utilize poucas cores que sincronizam uma com a outra e crie uma bela e autêntica toalha de mesa em crochê. A peça apresentada conta com flores em sua composição em um modelo vazado.

29. Peça decorativa em formato quadrangular

Colorida e divertida, a toalha, apesar de ter um formato quadrangular, compõe uma mesa redonda com charme. Seus diversos tons acompanham o mix de cadeiras coloridas que complementam a decoração.

30. Modelo encaixa perfeitamente no móvel

Ideal para quem tem mais habilidade em manusear os materiais necessários para esta técnica, a pequena tolha de mesa em crochê é feita de forma que encaixa direitinho na mesa lateral.

31. Decore a mesa de Natal com crochê

Decore a mesa para a ceia de Natal com uma toalha de mesa em crochê em tom natural. A peça irá promover toda a delicadeza e a beleza que a época natalina representa.

32. Modelo quadrado compõe qualquer formato de mesa

Para quem ainda não possui muita habilidade com este método artesanal, indicamos começar a produzir toalhas de mesa em crochê em forma retangular ou quadrada que são as mais fáceis e práticas de trabalhar.

33. Aprenda como cuidar e finalizar a sua toalha de crochê

Com este vídeo, você aprende como cuidar na hora de lavar a toalha de crochê sem que estrague ou desbote. Além disso, são mostrados cada passo de como fazer um acabamento prático e bonito deste item decorativo.

34. Faça composições de diferentes itens de crochê

Faça um charmoso sousplat de crochê para acompanhar a decoração da mesa que conta com uma toalha feita a partir da mesma técnica. O conjunto fica ainda mais bonito e concede toda a elegância à mesa.

35. Crie diferentes desenhos de crochê

Uma das coisas mais interessantes do crochê, é a criação de diversos desenhos e formas. Pegue sua agulha, barbante ou linha que preferir e explore sua criatividade criando diversas composições lindas e autênticas!

Lindas e delicadas, não? Como foi visto, você pode substituir o barbante por uma linha de algodão que também terá um resultado deslumbrante e incrível. Lembre-se de ter uma ideia do tamanho da toalha de crochê que você quer fazer para não faltar material e utilize sempre instrumentos de qualidade. Agora que você já se inspirou e se encantou conosco com este método, pegue sua agulha e fio de sua preferência e crie uma autêntica toalha de mesa em crochê para decorar o seu espaço com mais charme!

PARA VOCÊ