Tricô gigante: 100 fotos com passo a passo para deixar a sua casa elegante

Escrito por Ana Kordelos

Fonte: Reprodução / Todos Arquitetura

Assim que as temperaturas começam a cair, aumenta a busca por itens decorativos que possam proporcionar conforto, beleza e aconchego ao lar. Se a peça possuir função dupla então, melhor ainda! O tricô gigante ou crochê gigante se mostra uma boa opção para deixar o visual de qualquer ambiente do lar mais belo. Além de incrementar a decoração do local em que será inserido, ainda possui textura macia, garantindo uma decoração personalizada e acolhedora.

Com peças variadas e de fácil acesso, quem adora um projeto manual ainda possui a vantagem de poder colocar seus dons em prática e confeccionar seu próprio tricô, com suas cores preferidas, modelos diversos e tamanhos personalizados. Confira a seguir inspirações para utilizar esta bela e funcional peça na decoração do seu lar:

1. Tom sobre tom

Fonte: Reprodução / Concretize Arquitetura

Uma boa dica para quem deseja um ambiente sóbrio, utilizando cores neutras, é adotar o tom sobre tom, onde uma peça com um tom mais claro é utilizada em conjunto com uma peça em um tom mais escuro.

2. Uma almofada para se destacar

Fonte: Reprodução / Decoradoria

Para garantir mais charme ao sofá, a almofada confeccionada com a técnica ganha tons em preto e branco, garantindo um visual belo sobre o sofá cinza. Vale utilizar mais de um tom, tanto em cores neutras ou vibrantes.

3. Passo a passo: cachepô de tricô

Este tutorial ensina a confeccionar um lindo Cachepô pendente para ser acompanhado da planta de sua preferência. Feito sem a necessidade de utilizar agulhas, basta escolher sua cor favorita.

4. Um pequeno cesto organizador

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Este formato garante multifunções ao objeto. Podendo ser utilizado como uma peça decorativa, cesta organizadora ou até um cachepô para o vaso de plantas, vale apostar em cores marcantes ou um degradê de tons.

5. Incrementando a decoração da cama

Fonte: Reprodução / Casa Aberta

Elaborado com os mesmos tons visualizados na roupa de cama, aqui a manta é posicionada aos pés da cama, garantindo mais charme ao ambiente e ficando sempre ao alcance para ser utilizada quando o clima esfria.

6. Com pontos largos e tecido macio

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Seu tamanho avantajado chama a atenção, cobrindo grande parte do leito. Elaborada em um tom de creme, mescla-se à decoração em tons claros, garantindo um ambiente calmo e relaxante.

7. Deixando as refeições mais belas e estilosas

Fonte: Reprodução / Nö a Nó Crocheteria

Outra forma de incrementar o visual da cozinha é adicionar o maxi tricô na arrumação da mesa com modelos de sousplat que utilizem a técnica. Cores vibrantes garantem mais alegria ao acompanhar louças brancas.

8. Que tal uma peça-conceito?

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Fugindo da trama tradicional utilizada para cobrir assentos de bancos, aqui o móvel ganha visual irreverente e conceitual, graças à utilização de grandes tranças de crochês dispostas de forma aleatória.

9. Duas peças diferentes, mesmo estilo

Fonte: Reprodução / La Casita Maceió

Aqui, tanto a manta para o sofá quanto a almofada redonda foram confeccionadas com o mesmo tipo de lã. Conhecida como lã merino, o tom eleito é garantia de destaque sobre o móvel escuro.

10. Passo a passo: banquinho com maxi tricô

Outro tutorial que ensina de forma prática como elaborar peças com o tricô gigante. Aqui a técnica é utilizada para substituir o assento tradicional de um banco, adicionando cores e texturas ao pequeno móvel.

11. Vale brincar com padrões variados

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Quem deseja fugir das tradicionais almofadas confeccionadas em maxi crochê em apenas um tipo de trama ou tom vai adorar estas sugestões. Brincar com padronagens e pontos diferentes garante um visual mais rico e descontraído.

12. Utilizando as cores do arco-íris

Fonte: Reprodução / Trapilho Design

Confeccionado em formato circular, este tapete garante mais alegria ao ambiente graças à diversidade de tons das lãs utilizadas em seu preparo. Com cores fortes, pode ser utilizado em qualquer espaço da casa.

13. Um trio cheio de cores

Fonte: Reprodução / OQ Decora

Ao utilizar a peça como cachepôs para pequenos vasos de clores, nada melhor do que combinar cores vibrantes para um resultado mais alegre e descontraído. Para não pesar o visual, a dica é escolher modelos com tamanhos iguais.

14. Garantindo mais charme para qualquer tamanho de cama

Fonte: Reprodução / Karina Saeko Goya

Podendo ser utilizada para decorar tanto camas de solteiro, de casal ou até berços, esse tipo de manta fica linda ao ser posicionada no parte inferior do móvel. As cores podem variar, indo desde as opções mais claras e neutras até tons vibrantes e marcantes.

15. Passo a passo: cachepô de barbante

Ideal para quem adora organizar os itens ou deixar o vaso de plantas ainda mais belo, este cachepô pode ser utilizado das duas maneiras. Utilizando um barbante largo, pode ser feito em tamanhos variados.

16. Presente até no banheiro

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Praticamente todos os ambientes de uma residência podem ganhar uma peça confeccionada com a técnica. Neste banheiro, o cesto em tricô gigante ganhou dois ganchos, ficando suspenso na estrutura de madeira.

17. Um belo cesto decorativo

Fonte: Reprodução / Ateliê Lu Pimentel

Assim como as cores, os tamanhos podem variar, de acordo com a função a ser exercida. Podendo ser preenchida com vasos, objetos ou mesmo ficar vazia, esta pequena peça pode fazer a diferença no ambiente.

18. As plantas ficam ainda mais charmosas

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Utilizar um cachepô ou cesto feito em tricô é uma boa alternativa para deixar as plantas mais belas e charmosas, além de esconder os vasos que não possuem visual tão bonitos ou elaborados com materiais indesejáveis.

19. E que tal utilizá-lo como acessório de moda?

Fonte: Reprodução / Lêllu Art By Hands

Em formato de bolsa e longa alça, além de possibilitar ajudar na organização de ambiente, ainda pode ser utilizada como um acessório de moda, garantindo mais estilo e funcionalidade ao item.

20. Passo a passo: cachecol feito com os braços

Com tramas mais abertas, este cachecol pode ser feito em apenas 30 minutos, utilizando somente dois rolos de lã e os próprios braços, dispensando a necessidade de agulhas ou outros materiais.

21. Formando um belo conjunto

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Enquanto o sofá ganha uma manta com a técnica tradicional de tricô utilizada como uma espécie de capa, as almofadas utilizam outras técnicas no mesmo estilo, inclusive o maxi tricô, garantindo um conjunto aconchegante.

22. Bagunça, nunca mais!

Fonte: Reprodução / Ateliê Lu Pimentel

Se utilizado como organizador, o cesto confeccionado com a técnica pode garantir um ambiente mais belo e sem bagunça. Aqui, a dica é reunir os controles dos eletrodomésticos todos em um só lugar.

23. Transformando a mesa lateral

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Ideal para quem adora plantas em todos os ambientes do lar, aqui a sala ganha contato com a natureza graças ao cachepô colorido e à pequena planta. Como o ambiente é colorido, nada como introduzir tons complementares em uma peça decorativa.

24. Modelo especial para plantas pendentes

Fonte: Reprodução / Dengos e Formas

Quem adora decorar com vasos pendentes vai se encantar com esta opção. Feito com lã em tons de cinza, a trama em forma de tranças é simples, se tornando uma boa ideia para quem gosta de confeccionar suas próprias peças.

25. Passo a passo: maxi manta

Peça linda e funcional, esta maxi manta pode ser utilizada para decorar camas e sofás ou ainda para aquecer nos dias mais frios. Acompanhando o passo a passo demonstrado no vídeo, fica fácil atingir o resultado esperado.

26. Mistura de cores e técnicas

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Esta charmosa manta reúne duas técnicas manuais em uma só peça: o patchwork e o tricô gigante. Enquanto a primeira garante personalidade ao reunir quadrados com cores diferentes, a segunda proporciona o charme e o conforto ideal para o leito.

27. Se tornando o centro do ambiente

Fonte: Reprodução / ArteD

Como a sala possui espaço de sobra, nada melhor do que adicionar um belo tapete para decorar e ajudar a ligar o espaço aos outros ambientes. Apesar de colorido, seus tons neutros garantem um resultado discreto.

28. Um toque de cor para a cama

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Buscando adicionar um toque de cor e contraste com o uso do verde visualizado através das folhagens, a almofada em tom mostarda se destaca sobre a cama, tanto pela sua cor escolhida quanto pelos seus belos padrões.

29. Delicadeza e estilo em uma só peça

Fonte: Reprodução / TS Interiores

Utilizada como manta para a poltrona de amamentação, além de enriquecer a decoração do quarto infantil, a peça ainda garante conforto e aquecimento nos dias e madrugadas mais frias.

30. Passo a passo: almofada feita sem agulha

Confeccionada com fios de malha, também dispensa o uso de agulhas para tramar seus fios. Nesse vídeo, a almofada ganha cores vibrantes, ideal para alegrar a sala ou embelezar o quarto se disposta em cima da cama.

31. Uma mesa de jantar como nenhuma outra

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Demonstrando toda a versatilidade da técnica, aqui as cadeiras da mesa de jantar são revestidas com a trama do tricô gigante, garantindo mais personalidade e conforto para as cadeiras originalmente confeccionadas em acrílico.

32. A mesma peça utilizada de diferentes formas

Fonte: Reprodução / Casa Com Moda

Um dos objetos mais confeccionados com esta técnica é o cesto, possuindo funções infinitas, de acordo com a necessidade. Aqui a mesma peça é utilizada de formas diferentes, podendo organizar itens e até se tornar uma bela fruteira.

33. Mais conforto para os convidados

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Aqui, além de ajudarem a delimitar as áreas destinadas para a sala de jantar e estar, os bancos também incrementam o visual graças ao seu revestimento em tricô gigante em tom escuro.

34. Que tal uma decoração temática?

Fonte: Reprodução / Ateliê Lu Pimentel

Como sua produção é artesanal, é possível brincar com cores e combinações variadas, resultando em peças únicas ou mesmo temáticas. Este é um belo exemplo de como decorar uma mesa para o Natal.

35. Passo a passo: gola de inverno

Essa é outra bela opção para ser utilizada em dias mais frios. Feita sem a necessidade de agulhas, a lã é tramada com o auxílio das mãos. Vale apostar em tons neutros ou vibrantes, de acordo com seu gosto pessoal.

36. Utilizado de formas diferentes

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Quem adora peças confeccionadas com o tricô gigante com certeza irá cair de amores por esta cama. Aqui, tanto a manta quanto as almofadas ganham tramas elaboradas com esta técnica, em cores e opções variadas.

37. Para mimar o melhor amigo

Fonte: Reprodução / Eu Amo Costurar

Assim como os humanos, os animais de estimação também adoram conforto. Então porque não mimar o melhor amigo com uma bela e aconchegante caminha feita com a técnica do tricô gigante?

38. Pontos largos para um resultado marcante

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Esta manta foi posicionada sobre o sofá em couro, garantindo um visual artesanal ao ambiente. Contanto com pontos largos, a lã utilizada garante todo o conforto e maciez para um resultado marcante.

39. Para uma cozinha sempre em ordem

Fonte: Reprodução / Crochê Lolita

Garantindo fofura e mais charme para a cozinha ou mesa de jantar, estes cachepôs ganham padronagem que simulam o desenho de frutas, garantindo organização dos talheres e outros utensílios de cozinha.

40. Passo a passo: manta para sofá

Novamente as agulhas são deixadas de lado no momento de confeccionar a manta. Para garantir uma peça mais macia e aconchegante, o material eleito é o micro soft, muito utilizado em mantas de bebê.

41. Bancos com o visual renovado

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Sugestão ideal para quem deseja renovar o visual destes móveis, aqui os bancos em formato quadrado ganham uma capa elaborada com a trama do maxi tricô. Vale utilizar a mesma cor ou brincar com tons diferentes.

42. Presentes também na área externa

Fonte: Reprodução / OQ Decora

Utilizados novamente como cachepôs suspensos para acomodar os vasos de flores e plantas, este lindo trio colorido embeleza qualquer área de lazer, varanda ou lavanderia.

43. Adicionando cores e texturas

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

Enquanto a manta elaborada com lã macia e tom claro foi posicionada aos pés da cama, a almofada com elementos em alto relevo ganha cor escura, ideal para contrastar com a colcha escolhida.

44. Vale soltar a imaginação

Fonte: Reprodução / Sabrina Volante

Se o dom para trabalhos manuais estiver presente, vale deixar a imaginação solta para criar peças únicas e cheias de personalidade. Vale ousar na combinação de cores, padrões ou inserir pequenos detalhes.

45. Passo a passo: tapete redondo

Nada melhor do que um confortável tapete para evitar que os pés toquem o chão frio no inverno. Com este vídeo será possível elaborar seu próprio tapete, em apenas 15 minutos, garantindo beleza e conforto ao ambiente.

46. Uma atenção especial aos detalhes

Fonte: Reprodução / Apartamento 1317

Buscando manter o estilo minimalista e a paleta de cores visualizada por todos o ambiente, o tradicional vaso de barro que acompanharia o cacto foi substituído por um cachepô listrado com cores neutras.

47. Deixando o cantinho do café mais encantador

Fonte: Reprodução / Artes da Dê

Para acompanhar a cafeteira, o cesto elaborado em tricô gigante é o local ideal para garantir espaço reservado para as cápsulas de café. Os tons escolhidos mantêm a temática já visualizada no eletrodoméstico e no conjunto de xícaras.

48. Para uma cozinha cheia de charme

Fonte: Reprodução / Nath Coelho

Elaboradas em barbante vermelho com detalhes em coração na cor branca, este conjunto conta com jogo americano, porta-copos e descanso de panela. Tudo para uma cozinha com mais estilo e beleza.

49. Caminha suspensa, para agradar os gatos

Fonte: Reprodução / Didi Paiva

Fugindo do estilo popular de caminha para em formato de cesto para os felinos, esta opção é suspensa com o auxílio de fios, garantindo diversão e conforto para os gatos mais ativos e curiosos.

50. Passo a passo: caminha para pet

Seu melhor amigo também merece o aconchego garantindo pelo toque macio do maxi tricô. Este vídeo ensina como fazer uma bela caminha para o pet, utilizando três cones de malhas diferentes, ideal para um resultado mais colorido.

Veja mais exemplos de como utilizar o maxi tricô no seu lar

Ainda possui dúvidas em quais peças podem transformar o visual do seu lar? Então confira estas opções e inspire-se e garanta mais charme a qualquer ambiente:

51. Um cachepô bicolor para o vasinho de flores

Fonte: Reprodução / Ateliê Lu Pimentel

52. Linda combinação de vermelho e azul para o tapete retangular

Fonte: Reprodução / Gabi Crochet

53. O mesmo estilo de cachepô utilizado de formas diferentes

Fonte: Reprodução / Ateliê Lu Pimentel

54. Que tal uma bolsa cheia de estilo?

Fonte: Reprodução / Crochet Designer

55. Que tal um porta-objetos para a mesinha lateral?

Fonte: Reprodução / Ateliê Lu Pimentel

56. Além de organizar, pode deixar as produções fotográficas ainda mais belas

Fonte: Reprodução / Angels Photo

57. Lugar reservado para nunca mais perder os óculos

Fonte: Reprodução / Ateliê Lu Pimentel

58. Embelezando a penteadeira…

Fonte: Reprodução / OQ Decora

59. … e ajudando a organizar os itens de maquiagem

Fonte: Reprodução / Ateliê Lu Pimentel

60. Quanto maior o ponto, mais diferenciado o resultado

Fonte: Reprodução / Fiapo Ateliê

61. Que tal montar um minijardim?

Fonte: Reprodução / Criaturinhas

62. Incrementando a mesa de centro

Fonte: Reprodução / Lícia Saad

63. Até as crianças podem ganhar itens feitos com a técnica

Fonte: Reprodução / Sinha e a Linha

64. Opção ideal para presentear as pessoas queridas

Fonte: Reprodução / Mimos da Lelê

65. Ajudando a manter os itens indispensáveis sempre à mão

Fonte: Reprodução / OQ Decora

66. Vale brincar com formas e personagens

Fonte: Reprodução / Trapilho Design

67. Utilizado como porta-lápis

Fonte: Reprodução / EcoArte Max Crochê

68. Deixa qualquer presente ainda mais especial

Fonte: Reprodução / Mimos da Lelê

69. Garantindo o conforto merecido ao bichano

Fonte: Reprodução / Beatriz Bueno

70. Como capa para banquinho e cachepô para a planta

Fonte: Reprodução / Corra Lola Ateliê

71. Seu tamanho avantajado garante multifunções

Fonte: Reprodução / Beza Ateliê

72. Substituindo a tradicional fruteira com muito charme

Fonte: Reprodução / Além do Ponto

73. Os amantes de unicórnios também irão de apaixonar

Fonte: Reprodução / Mimos da Lelê

74. Com formato divertido e personalizado

Fonte: Reprodução / Didi Paiva

75. Substituindo as embalagens tradicionais de presente

Fonte: Reprodução / Lolita

76. Porta-treco com estrutura de arame

Fonte: Reprodução / Sabrina Volante

77. O período das festas de final de ano fica ainda mais encantador

Fonte: Reprodução / Martha Telles

78. O laço se destaca sobre o cesto na cor branca

Fonte: Reprodução / Mimos da Lelê

79. Garantindo mais estilo ao lavabo

Fonte: Reprodução / Trapillo Colorido Atelier

80. Com forro em mdf e três cores, esta fruteira encanta o ambiente

Fonte: Reprodução / Lêllu Arts By Hands

81. Que tal esta dupla cheia de estilo?

Fonte: Reprodução / Sabrina Volante

82. Para manter os controles sempre organizados

Fonte: Reprodução / Trapillo Colorido Atelier

83. Com a função de cesta de pães

Fonte: Reprodução / Artes da Vida 2 Artesanatos

84. O banheiro pode ficar mais organizado com este elemento

Fonte: Reprodução / Trapillo Colorido Atelier

85. Este conjunto de sousplat pode deixar as refeições mais prazerosas

Fonte: Reprodução / Boutique de Pano

86. Que tal um porta-retrato elaborado com a técnica?

Fonte: Reprodução / Kenia Razini

87. Banquinho e tapete em perfeita hamonia

Fonte: Reprodução / Baunilha e Camomila Ateliê

88. Qualquer vaso ganha mais personalidade com este cachepô

Fonte: Reprodução / Objectoz

89. As decorações natalinas também podem ser elaboradas com a técnica

Fonte: Reprodução / Trapillo Colorido Atelier

90. O tapete em tom cinza é ideal para manter o estilo escandinavo da decoração

Fonte: Reprodução / Trapilho Design

91. Que tal um pufe em formato redondo?

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

92. O banquinho harmoniza-se com a manta da poltrona de amamentação

Fonte: Reprodução / Débora Marquardt

93. Pufe e tapete elaborados na mesma cor e na mesma trama

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

94. A manta também pode ser posicionada no centro da cama

Fonte: Reprodução / Nosso Palácio 55m2

95. Esta peça decorativa faz a diferença no ambiente

Fonte: Reprodução / Histórias de Casa

96. Cantinho dedicado ao relaxamento e tranquilidade

Fonte: Reprodução / Eduarda Correa Arquitetura

97. Em tom claro, garantindo leveza ao quarto

Fonte: Reprodução / Ana Fio Crochê

98. Um pouco de cor para um ambiente descontraído

Fonte: Reprodução / Olis

99. Até o cacto é feito com a técnica!

Fonte: Reprodução / Sabrina Volante

100. Outro exemplo de como a planta pode ser feita com a trama

Fonte: Reprodução / Nó a Nó Crocheteria

Seja como uma manta, revestindo um móvel ou como um objeto decorativo, elementos que utilizam esta técnica garantem mais charme e beleza ao lar. Escolha sua opção favorita e insira já esta tendência em sua casa!

PARA VOCÊ