Fotografias e memórias decoram com simplicidade um apê

Escrito por Andressa Oliveira
Em 26.11.20

Bia e Rafa sempre quiseram um apartamento com cara de casa, “com cara de que mora gente”, ela diz. Juntos, eles alugaram um apê em Sorocaba e transformaram os 74m² com muita simplicidade, baixo investimento e uma decoração repleta de objetos cheios de histórias para os dois. Acompanhe:

Continua após o anúncio



Tipo de residência: apartamento

Área: 74 m²

Cidade: Sorocaba, São Paulo

Moradores: no apartamento, moram Bia e Rafa – os dois são fotógrafos e adoram decorar com histórias e lembranças de momentos felizes. O casal também tem uma gatinha, de um ano e meio, chamada Bombom.

Diferencial: Bia diz que sempre gostou de casas brasileiras, mas, no fim, admite que seu espaço acabou se tornando um lugar mais cosmopolita, “tudo aqui veio de lugares diferentes do mundo. Então as referências são muitas, tento sempre mesclar o aconchego, a delicadeza, com um toque tropical e alegre. A nossa decor tem como essência a memória.” Para ela, o maior diferencial é a localização: “o apartamento fica num dos primeiros bairros da cidade e tem forte influência espanhola por conta da imigração.” Ela também destaca que cresceu nesse mesmo bairro e, por isso, tem uma relação muito afetiva com as ruas, casas e comércios.

O apê da Bia e do Rafa: uma decoração cheia de histórias

O trabalho do casal é presença marcante na decoração, assim como as coisas que mais amam nessa vida. Bia conta que “tem câmeras espalhadas pela casa, fotos, coisas que eram de alguém da minha família […], uma máscara de zebra que trouxemos da África do Sul, conchas que colhemos numa praia da Cidade do Cabo. Enfim… muita coisa!” E acrescenta: “acho que é assim que a gente consegue refletir a personalidade na decoração, com objetos que rememoram as histórias que vivemos. Chega de deixar tudo encaixotado, vamos enfeitar!”

Decoração simples e alegre

Valsa de apartamento

Continua após o anúncio



Bia diz: “como o apartamento é alugado, não fizemos grandes investimentos.” Na cozinha, uma simples pintura azul faz toda a diferença.

Cabideiro no hall de entrada

Ao lado da porta de entrada, Bia colocou um cabideiro que ajuda a organizar bolsas, chapéus e outros itens. Uma ideia simples, barata e que traz muita praticidade para as chegadas e saídas.

Soluções práticas e econômicas

Outra solução prática e econômica no apartamento são as prateleiras que armazenam itens da cozinha, alimentos e plantas. Destaque para a delicada fruteira cor-de-rosa.

Decoração afetiva

Objetos de familiares e cheios de lembranças estão por todo o apê e trazem muita personalidade para a decoração. Bia conta a origem de alguns deles: “[…] como o telefone antigo dos meus avós junto com uma placa de carro que o Rafa trouxe de uma lojinha em uma estrada inóspita do noroeste americano.”

E muitas lembranças

Itens alegres, coloridos e inusitados também fazem parte da decoração. Em cada cantinho, Bia e Rafa vão expondo suas fotografias e objetos adquiridos em viagens.

Continua após o anúncio



A essência da casa

A estante de vime é o xodó de Bia: “foi superbarata e é o móvel que mais amo e acho que guarda a essência da casa.”

Uma estante repleta de memórias

Na estante, o casal guarda de tudo um pouco – tem fotografias, câmeras, livros, souvenirs e heranças de família, como o trompete que era do avô de Bia.

Plantinhas da casa

Entre as plantas que Bia cultiva em seu apartamento, há um exemplar de batata-doce. Na foto, ela exibe o cultivo em uma pequena caneca.

Sala simples e aconchegante

Na sala, a decoração esbanja simplicidade e aconchego, e Bombom aproveita para descansar no sofá. Um pequeno móvel ao lado do estofado armazena outras lembranças e plantas.

Música na decoração

Valsa de apartamento

Continua após o anúncio



A música também faz parte da rotina, e a vitrola embala deliciosos momentos na casa.

Um arranjo de conchas

Conchas que Bia e Rafa trouxeram da Cidade do Cabo rendem um arranjo sutil e delicado.

Um quarto sereno

A pintura diagonal na parede funciona como uma cabeceira, e o tom claro traz serenidade para o espaço.

Toque de cores e delicadezas

Almofadas colaboram com cores e vida para o ambiente. Um cordão com fases da lua decora a parede.

Um espaço criativo de trabalho

Bia e Rafa economizaram na decoração e também nos móveis: “como o apartamento é alugado, ainda nem se a gente quisesse faria sentido investir em produtos mais caros por enquanto”. Eles contam que a mesa do escritório é uma porta sobre dois cavaletes. É nesse espaço que Bia passa a maior parte do dia trabalhando na seleção e edição de fotos.

Pintura artística

“A parede do escritório, que, com certeza, é a mais bonita da casa, foi eu mesma que fiz. Fiz o desenho com lápis e depois fui pintando parte por parte”, conta Bia. E afirma: “gostamos de nos arriscar, tem dado certo, ainda bem.”

Apartamento perfeito

Na foto, Bia exibe o cavalo de madeira que pegou na garagem do seu tio. Ela também diz que, para eles, o apartamento é perfeito. “Como moramos perto da avenida, temos a sensação de estarmos num lugar muito vivo e urbano, que eu amo, mas, como ficamos no nono andar, temos também a tranquilidade de poder ficar no alto, observando de longe com tranquilidade”. Ela complementa: “o apartamento tem o tamanho ideal pra nós, não é grande e nem pequeno.”

Ideias simples e objetos com grande valor pessoal podem render ambientes ricos e cheios de personalidade! Aproveite e veja também mais inspirações para compor uma decoração de sala simples e barata.