Varanda fechada: 60 lindos projetos para inspiração

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Christina Hamoui

Com apartamentos e casas de tamanhos cada vez mais reduzidos, se faz necessário aproveitar ao máximo o espaço disponível. Uma boa opção é adicionar vidros à varanda, garantindo que ela possa ser utilizada em qualquer época do ano.

Além de ser um espaço útil que pode ser utilizado de inúmeras formas, ao adicionar este tipo de proteção é possível isolar a residência do barulho externo, ter maior controle sobre a temperatura ambiente, além de pode garantir maior privacidade aos moradores ao adicionar persianas ou cortinas.

Outra vantagem é no quesito limpeza, se tornando ainda mais fácil devido a não ter o mesmo acúmulo de poeira e sujeira do que as opções que ficam completamente expostas. Podendo se tornar uma área de lazer, ou ainda ampliar ambientes, a varanda fechada garante o charme e funcionalidade ao lar. Confira a seguir lindas varandas fechadas nos mais variados tamanhos e estilos e inspire-se:

1. Não necessita de muitos itens

Foto: Reprodução / Krakowiak & Tavares

Se for utilizada como um espaço para relaxamento, propício para reunir amigos e família, um bom conjunto de cadeiras, mesa e luminária é mais do que o suficiente para decorá-la.

2. Com espaço de sobra

Foto: Reprodução / Adrian Fontana

Aqui, além dos confortáveis sofás em fibra natural, as janelas de vidro ganharam a companhia de persianas de rolo, protegendo os móveis da incidência direta do Sol e conferindo maior privacidade ao ambiente.

3. Recanto de paz e tranquilidade

Foto: Reprodução / Fernanda Marques

Como o espaço disponível é estreito e a vista de tirar o fôlego, nada melhor do que passar bons momentos admirando e relaxando em duas belas poltronas suspensas acompanhadas de almofadas coloridas.

4. Para relaxar em meio à natureza

Foto: Reprodução / Tetriz Arquitetura e Interiores

Contanto com inúmeros vasos e até um jardim vertical, esta varanda possui uma confortável poltrona para leitura, cadeiras e mesa e banco para momentos agradáveis em meio ao verde da natureza.

5. Uma sala de estar charmosa

Foto: Reprodução / Sá & Cioni

Possuindo integração com os outros ambientes da residência, esta varanda faz as vezes de sala de estar, ideal para receber visitas e acomodá-las em um sofá confortável e cheio de estilo.

6. Misturando madeira e verde

Foto: Reprodução / Marina Linhares

Este ambiente utiliza revestimento de madeira em paredes, piso e móveis, além de contar com uma linda parede de tijolos aparentes. Para contrastar com o excesso da cor marrom, muitas plantas e folhagens naturais.

7. Muita cor para reunir os amigos

Foto: Reprodução / Guilherme Fiorotto

Elaborada como espaço ideal para confraternizações, esta varanda possui um frigobar para garantir fácil acesso às bebidas. Os toques de cores vibrantes garantem um ambiente com visual jovial.

8. Um espaço de encanto e beleza

Foto: Reprodução / Marina Linhares

Podendo também estar presente em casas térreas, aqui a varanda garante um cômodo à parte para relaxar e propiciar bons momentos. Com a estrutura feita em metal e vidro, as folhagens verdes deixam o espaço ainda mais belo.

9. Feito especialmente para uma boa leitura

Foto: Reprodução / Duda Senna

Além do móvel planejado em madeira com bancos, a amplo chaise e a luminária posicionada de modo propício a facilitar os momentos de leitura tornam este canto um dos favoritos do lar.

10. Com os itens ideais para o descanso

Foto: Reprodução / Tetriz Arquitetura e Interiores

Seguindo o mesmo princípio do projeto anterior, aqui o chaise também possibilita momentos de leitura. Contando com mantas para proteger do frio, é possível aproveitar o espaço em todas as épocas do ano.

11. Totalmente integrada ao imóvel

Foto: Reprodução / Renata Bertoni

Como a parede que separava áreas internas e externas do imóvel foi derrubada, a varanda integra-se totalmente aos outros ambientes, tornando-se um espaço totalmente novo a ser explorado.

12. Tons de azul e dois ambientes independentes

Foto: Reprodução / Gustavo Motta

Apesar de fazerem parte do mesmo espaço, esta varanda é separada em dois espaços distintos: um elaborado para interação com outras pessoas e outro, mais ao fundo, ideal para o relaxamento.

13. Acomodando a sala de jantar

Foto: Reprodução / Tetriz Arquitetura e Interiores

Contando com uma pequena mesa redonda, um conjunto de quatro cadeiras e um belo lustre pendente no estilo industrial e cor cobre, esta pequena sala de jantar ganha espaço na varanda.

14. Mesclando diferentes estilos

Foto: Reprodução / Karen Pisacane

Possuindo amplo espaço, esta varanda ganha um tapete de medidas generosas, garantindo ainda mais a sensação de aconchego. Os móveis misturam estilos variados, desde as poltronas em fibra até o sofá com design contemporâneo.

15. Dois ambientes em um

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Esta varanda comunica-se com o interior da residência através de portas de vidro, possibilitando integrá-la ou isolá-la de acordo com a ocasião. Enquanto à frente é possível visualizar uma sala de estar, ao fundo a mesa de jantar facilita as reuniões com amigos e família.

16. Sala de visitas mesclando tendências

Foto: Reprodução / Regina Meira

Outro ambiente ideal para receber convidados, aqui a varanda ganha tapete em tons claros, sofá e cadeiras em madeira escura, poltrona em trama natural e parede em cimento queimado, uma mistura cheia de estilo.

17. Aproveitando o espaço disponível

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

Como o espaço disponível é pequeno, adicionar poucos itens com boa funcionalidade garantem o aproveitamento do ambiente. Aqui bastou uma poltrona, mesa lateral e luminária para uma bela decoração.

18. Conforto e funcionalidade

Foto: Reprodução / Ana Andrade

Em um ambiente integrado, esta varanda recebe uma mesa de jantar com cadeiras e um confortável sofá. Para garantir o isolamento térmico e proteção da luz solar, persianas foram instaladas em todos os lados.

19. Ambiente luxuoso em branco e preto

Foto: Reprodução / Cristina Hamoui

Utilizando mobiliário na cor branca com detalhes em preto, esta varanda garante requinte e sofisticação ao apostar em uma decoração luxuosa, com o uso abundante de vidro.

20. Um espaço completo e multifuncional

Foto: Reprodução / Cíntia Petronetto

Esta ampla varanda ganha espaço integrado com ambientes diferentes em um só lugar. Contendo sofá, mesa de jantar e ambiente gourmet, ela se torna o ambiente ideal para receber amigos e familiares.

21. Mesclando tons claros, azul, verde e madeira

Foto: Reprodução / Marcelo Rosset

Este ambiente é a prova de que uma paleta de cores bem trabalhada pode transformar qualquer espaço. Mesclando azul escuro com o verde das plantas, o marrom da madeira e o creme dos móveis, esta varanda ganhou um visual de arrasar.

22. Beleza até nos menores espaços

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

Possuindo pouco espaço disponível, esta varanda ganha dois pequenos sofás acompanhados de uma mesa de centro para acomodar confortavelmente os moradores e convidados. Destaque para a bela dupla de vasos ao fundo.

23. Ideal para contemplar a vista

Foto: Reprodução / Patricia Kolian Pasquini

Além de possuir pouco espaço, esta varanda conta com design arredondado, o que restringe ainda mais o ambiente. Por isso, apenas vasos e duas poltronas de fibra natural foram posicionadas de modo a aproveitar a vista do andar alto.

24. Mistura de tons para alegrar o ambiente

Foto: Reprodução / Marília Veiga

Como o mobiliário conta com tons neutros, nada melhor do que investir em itens decorativos com cores para decorar. Aqui o mix de azul escuro, amarelo e verde limão garantem o visual tropical ao ambiente.

25. Uma espreguiçadeira de respeito

Foto: Reprodução / Crisa Santos

Sem possuir muitos móveis, esta varanda conta com jardim vertical e tapete, para deixar o ambiente mais aconchegante. O destaque se dá pelo design especial da espreguiçadeira, impossível passar desapercebida.

26. Com direito a luxuoso lustre

Foto: Reprodução / Foto Estúdio 360

Buscando aproveitar o espaço disponível, esta varanda ganhou papel de sala de jantar, com ampla mesa e cadeiras, além de um imponente lustre, se tornando ideal para receber um número considerável de pessoas.

27. Que tal uma parede viva?

Foto: Reprodução / Juliana Freitas

Este tipo de parede com inúmeras plantas e folhagens fixadas verticalmente é capaz de trazer mais charme a qualquer ambiente. Este ainda ganha acompanhamento do piso de madeira e pedras ornamentais.

28. Estilo campestre e bom aproveitamento do espaço

Foto: Reprodução / Serra Vaz

Utilizando um belo conjunto de poltrona, mesa e cadeiras confeccionados em madeira, esta varanda tem seu espaço bem aproveitado, podendo acomodar um número grande de pessoas confortavelmente.

29. Tons de madeira e azul escuro

Foto: Reprodução / Patricia Covolo

Este ambiente ganha revestimento no teto e, por isso, seu piso utiliza revestimento em tom claro, para evitar que o espaço fique muito escuro. Tons de azul marinho e branco ajudam a decorar o mobiliário.

30. Utilizando uma orquídea como centro de mesa

Foto: Reprodução / Denise Barbuy Arquitetura

Como a mesa possui medidas amplas, a solução foi apostar em dois bancos em cada lateral para não deixar o visual poluído. A poltrona e fibra natural ao fundo garante assento extra.

31. Assemelhando-se aos ambientes internos

Foto: Reprodução / Cíntia Petronetto

Devido ao uso do painel de madeira ao fundo e revestimento que imita madeira, esta varanda ganha ares de ambiente interno. Com um conjunto de bancada com banquetas, é possível degustar um bom prato curtindo a vista da janela.

32. Amplas cortinas para um ambiente claro

Foto: Reprodução / D2N Arquitetura

Ao contar com amplas cortinas para cobrir as janelas de vidro, estas se assemelham a paredes pintadas de branco, ampliando o ambiente e ajudando a deixá-lo ainda mais iluminado.

33. Diferentes divisões no mesmo ambiente

Foto: Reprodução / Mariela Uzan

Com espaço de sobra, este ambiente é dividido de acordo com a disposição dos móveis, permitindo espaços diferentes, mas ao mesmo tempo interligados. Ideal para uma festa.

34. Visual despojado, com toques de cores

Foto: Reprodução / Rodrigo Maia

O destaque principal deste ambiente fica por conta do design diferenciado da espreguiçadeira ao fundo. Esta ainda é complementada por móveis cheios de estilo e cores vibrantes.

35. Muito verde e confortáveis sofás

Foto: Reprodução / Manoela Lustosa

Para aproveitar este espaço repleto de vasos com belas folhagens, nada melhor do que sofás de tamanhos variados, que garantam conforto para os momentos de relaxamento e de recarregar as energias.

36. Com detalhes não usuais

Foto: Reprodução / Isabela Bethônico

Buscando decorá-la com personalidade e estilo, os donos deste imóvel elegeram a varanda como espaço ideal para acomodar a bicicleta. Destaque especial para o lindo balanço fixado ao teto, conferindo ares lúdicos ao ambiente.

37. Com uma vista de tirar o fôlego

Foto: Reprodução / Sidney Quintela

Com o intuito de não poluir o espaço, deixando destaque para a vista sem igual, esta varanda ganhou duas mesas de jantar e cadeiras, possibilitando refeições admirando a beleza do mar.

38. Integração total entre os ambientes

Foto: Reprodução / Conseil Arquitetura

Apesar de possuir portas para separar ambientes interno e externo, estas são confeccionadas em vidro, garantindo a integração dos espaços mesmo quando estão fechadas. Destaque para o uso do mesmo revestimento no chão dos dois espaços.

39. Fazendo parte da residência

Foto: Reprodução / Duda Senna

Esta varanda faz parte da área interna do imóvel, sem divisões, sendo utilizada como qualquer outro ambiente interno. Aqui ela se reparte em cozinha, copa e sala de estar, em um ambiente integrado cheio de estilo.

40. Acomodando a área gourmet

Foto: Reprodução / Gislene Lopes

Aqui a varanda possui a função de área gourmet, acomodando bancada, armários, mesa de jantar e cadeiras. Ideal para receber amigos, ainda pode ser isolada do interior do imóvel com o uso de portas de correr.

41. Poucos móveis, muito charme

Foto: Reprodução / Carolina Macedo

Espaço ideal para acomodar a pequena churrasqueira, esta varanda ainda ganha um banco em madeira pintado de azul e uma mesa lateral, itens essenciais para garantir a funcionalidade do ambiente.

42. Tons frios e design moderno

Foto: Reprodução / Sesso & Dalanezi

Esta varanda ganhou uma mesa de jantar cheia de estilo. Acompanhada de quatro cadeiras, este conjunto mescla o tom quente da madeira com tons mais frios, como o cinza metálico em sua estrutura.

43. Mix de verde e branco

Foto: Reprodução / GF Projetos

O destaque desta varanda está na imponente parede viva ao fundo, enchendo o ambiente de vida e da cor verde. Para equilibrar, mobiliário em tons de branco e tampo da mesa de jantar em madeira bem clara.

44. Cores em pequenos detalhes

Foto: Reprodução / Zark Studio/Lab

Acomodando uma mesa de jantar em tom de madeira e branco, uma boa opção é apostar em objetos decorativos para adicionar cor ao ambiente, como os garden seats em amarelo e as esculturas em cores variadas.

45. Madeira e granito para um visual contemporâneo

Foto: Reprodução / DOOB Arquitetura

O mesmo tom de madeira pode ser visualizado em três momentos: na mesa de jantar, nos nichos da estante e na estrutura do sofá. A bancada de granito em tons de cinza arremata o visual.

46. Com cobertura de vidro

Foto: Reprodução / Cris Bocalão

Instalada na passagem do interior da casa para o ambiente externo, esta varanda ganha cobertura e portas de vidro, permitindo que o céu seja visualizado nos momentos de relaxamento.

47. As cortinas fazem toda a diferença

Foto: Reprodução / Mariana Martini

Apesar de ser cercada de janelas de vidro, esta varanda ganha ares intimista devido ao uso de amplas cortinas. Além de garantir privacidade, ainda é possível dosar a quantidade de luz no ambiente.

48. Tons neutros para uma decoração curinga

Foto: Reprodução / Ana Yoshida

Ideal para agradar os amantes dos mais variados estilos decorativos, apostar em um mobiliário em tons neutros é a escolha certa. Destaque especial para o belo pendente confeccionado em madeira.

49. Com balcão comunicando com o interior

Foto: Reprodução / Patrícia Kolanian Pasquini

Apesar de possuir formato estreito, esta varanda torna-se funcional ao receber poltronas e espreguiçadeiras lado a lado. O destaque especial fica por conta do balcão que se comunica com o interior da residência, ganhando a função de bancada.

50. Como uma extensão do ambiente interno

Foto: Reprodução / Coutinho e Vilela

Nesta varanda, o sofá foi posicionado de modo que seus ocupantes possam interagir com as pessoas no interior do apartamento, como uma extensão do ambiente interno. Adicionar pequenos vasos à decoração sempre é uma boa opção.

51. Com espaço de sobra para receber pessoas

Foto: Reprodução / Ana Luisa Previde

Como a varanda é ampla, nada melhor do que adicionar um sofá de proporções generosas para garantir o conforto de um bom número e pessoas. Os banquinhos nas laterais da mesa de centro complementam esta função.

52. Com frigobar e balcão de bebidas

Foto: Reprodução / MeyerCortez

Bem aproveitada, esta varanda ganha longas cortinas para garantir a privacidade. Contando com um sofá, confortáveis poltronas, bancos e armários, torna-se um bom ambiente para receber os amigos.

53. Com visual sóbrio, cheio de estilo

Foto: Reprodução / TriaArquitetura

Contando com piso de madeira, no mesmo tom do tampo a mesinha lateral, este ambiente ainda conta com armário na cor preta e confortável poltrona para garantir os momentos de leitura.

54. Espaço amplo e móveis confortáveis


Foto: Reprodução / Maíra Marchió

Dividida em sala de jantar e sala de estar, esta varanda conta com mobiliário confortável para acomodar moradores e visitantes. Destaque especial para a composição de objetos decorativos variados na parede ao fundo.

55. Com diversos tons de madeira

Foto: Reprodução / Cristina Barbara

Enquanto o piso recebe revestimento que imita a madeira em tons claros, os diversos mobiliários brincam com tons e subtons deste material. Os toques de verde proporcionados pelas plantas arrematam o visual.

56. Com claraboia e ar condicionado

Foto: Reprodução / Officina44

Utilizada como uma extensão da residência, esta varanda acomoda a sala de estar e a área gourmet. Visando o melhor aproveitamento do espaço, um ar condicionado central foi instalado no ambiente.

57. Amarelo e vermelho para alegrar o ambiente

Foto: Reprodução / Raquel de Castro

Apesar de possuir mobiliário de tom claro e mesa de centro em madeira, esta varanda ganha toques de cor nos tons amarelo e vermelho através de objetos decorativos como almofadas e banquetas.

58. Poucos (e bons) móveis

Foto: Reprodução / Suzana Fiuza

Embora esta varanda possua medidas generosas, ela foi decorada com poucos, porém funcionais móveis. Um confortável sofá, mesa de centro, luminária, cadeiras e banquetas, tudo para deixar a decoração ainda mais bela.

59. Um espaço gourmet cheio de estilo

Foto: Reprodução / Adriana Morávia

Utilizada como espaço gourmet, esta varanda possui formato circular, o que possibilitou a utilização de uma bela mesa de jantar redonda. Contando ainda com balcão e armários, se torna o espaço ideal para um bom churrasco.

60. Espaço amplo, com muito conforto

Foto: Reprodução / Chris Silveira

Como as medidas deste ambiente eram abundantes, um amplo sofá foi instalado de modo a acomodar um grande número de pessoas. Contando ainda com adega, televisão e ar condicionado, esta varanda é o espaço ideal para receber convidados.

Podendo ter medidas moderadas ou ainda espaço de sobra, ao apostar em uma varanda fechada é possível conquistar um novo ambiente, o qual poderá ser utilizado em todo o ano, sem restrições climáticas. Escolha qual o modelo que mais te agrada e inspire-se!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS