Como reutilizar vidros na decoração e organização da casa

Escrito por Sheila Almendros

Foto: Reprodução / Companhia do Lar

Continua após o anúncio



Você sabia que um vidro pode demorar cerca de um milhão de anos para se decompor? Isso mesmo… um milhão de anos! Pensando nisso, o jeito mais sustentável para dar um destino às embalagens de produtos feitos com este tipo de material, sem dúvidas, é reutilizá-los da melhor maneira possível, seja como um pote de armazenamento, organizador ou até mesmo como vasos e terrários para plantinhas.

Depois de higienizá-los adequadamente (você encontrará um tutorial super prático no final deste artigo), é possível personalizá-los de diversas maneiras, basta usar a sua criatividade. Se você é apta a trabalhos manuais, saiba que suas tampinhas podem ser pintadas com a sua cor preferida, ou os vidros podem ser decorados com as mais diversas técnicas, como pintura, decoupage, aplicações de pedras, biscuit, barbantes, linhas, entre outras artes. Veja algumas inspirações belíssimas para dar um upgrade no seu pote de vidro sem gastar muito:

1. Estampa em potes herméticos

Foto: Reprodução / Heather Leach

Eles podem ser encontrados facilmente em casas de decoração e até mesmo em supermercados, mas customizá-los com certeza adicionará mais personalidade na decoração de sua cozinha. Se você tem facilidade para trabalhos manuais, não pense duas vezes para colocar a mão na massa.

2. Pendentes feitos de garrafas

Foto: Reprodução / Office 92

Diferentes formatos de garrafas foram utilizados para a confecção deste pendente acima da mesa de jantar. A padronização ficou por conta da única cor escolhida para compor o conjunto. A iluminação foi garantida com pequenas lâmpadas adicionadas no interior de cada uma das peças.

3. Aquela saladinha esperta para levar para o trabalho

Foto: Reprodução / Zé da Feira

Se a ideia é incluir uma alimentação mais saudável na sua rotina corrida, olha só que ideia legal, sustentável e bem econômica: aquele vidro de azeitonas, comprados em qualquer supermercado, virou marmitinha de saladas frescas. Dá para você carregar na bolsa para qualquer lugar!

Continua após o anúncio



4. Simples garrafinhas para deixar a mesa da festa mais bonita

Foto: Reprodução / Camila Amorim

Quanto mais a gente puder economizar na organização daquela festinha das crianças, melhor. Veja como dá para fazer uma decoração super fofa e simples nessas garrafinhas com apenas fio de sisal e canudinhos coloridos.

5. Mini terrários com tampas de rolha

Foto: Reprodução / Clube da Suculenta

Neste exemplo, as suculentas foram plantadas no interior de cada frasco quando ainda eram pequenas mudinhas, e o resultado em pouco tempo pode te surpreender. É só incluir pedras, areia e terra, e para aguá-las, utilize um contador de gotas.

6. Porta temperos na medida certa

Foto: Reprodução / Gisele Verde

Aquele frasco de geléia ou de café instantâneo pode ter mil e uma utilidades, principalmente na cozinha. Aqui, a moradora confeccionou simples etiquetas (que são, na verdade, recortes das embalagens originais dos temperos) fixadas com fita adesiva e armazenou todos os seus temperinhos e ervas.

7. O lugar perfeito para a água aromatizada

Foto: Reprodução / Davenne Costa

O mesmo modelo de pote utilizado para armazenar os biscoitos ganhou outra utilidade completamente diferente: com a ajuda de um profissional qualificado, um pequeno buraco foi feito perto do fundo do vidro para a instalação de uma torneira. E voilá!

8. Aquele lanchinho saudável durante o expediente

Foto: Reprodução / Thais Borges

Continua após o anúncio



Para que comprar potes e mais potes de plástico se aquela embalagem de vidro pode se tornar uma verdadeira e competente marmitinha para lanchinhos da tarde no trabalho? Se cortados em pedacinhos, qualquer alimento fica seguramente armazenado, e ainda não corre o risco de tombar na bolsa.

9. Ninguém fala que este vidro era uma embalagem de papinha!

Foto: Reprodução / Inspirazzio e Arts

A tampinha desta embalagem de comida para bebê foi revestida com fio de sisal e a decoração do vidro recebeu uma pequena saia de renda, uma voltinha de fita de juta, e finalizada com florzinhas de feltro. Uma graça, né?

10. Tampinhas personalizadas

Foto: Reprodução / La Perlé

Falando em tampinhas, às vezes basta dar uma repaginada nelas para deixar o pote com outra cara. Veja como a adição de raminhos artificiais de pimentas deram todo o charme para as peças. O acabamento foi executado com feltro e fita decorativa.

11. Às vezes a gente só precisa de uma etiqueta

Foto: Reprodução / Micaela Góes

… e caprichar na caligrafia para demarcar os mantimentos. Para estas peças, foi usado pedacinhos de papel contact preto fosco, e para a nomenclatura, canetas com carga de giz. Caso use o pote para outra finalidade, é só apagar e escrever novamente.

12. Ou de um adicional na decoração

Foto: Reprodução / Casa 195

Mais fácil que esta ideia não há: Pequenos círculos de saco de juta foram cortados e fixados na tampinha do pote com cola. Para ficar no formato certo, pedacinhos de fio de juta foram amarrados próximos a borda da tampa.

Continua após o anúncio



13. Você também pode pintar as tampinhas

Foto: Reprodução / Imaginário Zen

Outra maneira muito prática para repaginar as tampinhas dos frascos é pintá-las com tinta spray. Você não gastará nem 15 minutos com a reforma, contando ainda com a segunda demão de tinta. Pode apostar!

14. … é só escolher a sua cor preferida

Foto: Reprodução / Casa 640

Você pode escolher as cores mais em evidência no momento para repaginar suas antigas embalagens de mantimentos. O preto fosco, prata, dourado e o queridinho cobre são os mais indicados. Aliás, em vez de pagar uma fortuna em potes com detalhes acobreados, sai muito mais barato fazê-los, né?

15. Mantimentos à mostra

Foto: Reprodução / Jessy Ferreira Organiza

A prateleira da sua cozinha ficará muito mais charmosa se você deixar seus mantimentos à mostra, e enfileirados lado a lado. Mas para um efeito visual mais organizado, prefira utilizar potes que tenham o mesmo formato e tamanho.

16. Capinha de coelho feita de crochê

Foto: Reprodução / Juliana Santa Rosa

Quem tem habilidades manuais avançadas pode se aventurar em fazer essas simpáticas capinhas de crochê. Neste exemplo, as tampinhas ganharam longas orelhas e o corpo do pote foi revestido com uma simples faixa costurada.

17. O bule que virou terrário

Foto: Reprodução / A Charming Project

Trocou aquela cafeteira antiga por uma novinha em folha? Em vez de descartá-la, porque não dar outra utilidade à ela? Algumas espécies de plantas foram adicionadas entre terra e pedras dentro deste jarro, e o resultado ficou sensacional!

18. Uma pintura simples com um resultado fofo

Foto: Reprodução / Netto Embalagens

Mais uma ideia ótima para aplicar na decoração de uma festinha: pequenos pontos pretos foram pintados no vidro, imitando alguns caroços, e as tampinhas serviram somente como base de apoio, revestidas com lã verde. Depois só foi adicionar suco de melancia e pronto!

19. Aquele vidro de perfume que a gente tem dó de jogar fora

Foto: Reprodução / Micaela Góes

A decoração minimalista deste cantinho nem exigiu muito: uma caixa bonita com um livro em cima, aquele frasco de perfume que ia para o lixo e uma simples rosa. O segredo para uma boa harmonização ficou por conta da escolha das cores.

20. Organizando os utensílios mais usados

Foto: Reprodução / Tamires Gondim

Utensílio bonito foi feito para ser mostrado. Não deixe-os escondidos em uma gaveta qualquer da cozinha, e sim à mostra em cima da pia ou do balcão, armazenados em um belo vidro transparente.

21. Garrafas de bebidas podem ganhar outra serventia

Foto: Reprodução / Cristie Gambetta

Bastou um buraquinho feito próximo ao fundo da garrafa para transformar a peça em um abajur de respeito. O fio passa por dentro da garrafa, e o bocal da lâmpada é fixado no gargalo junto com o suporte de sustentação para a cúpula.

22. … ou copos ultra resistentes

Foto: Reprodução / Idée Créative

Para transformar uma garrafa de sua cerveja preferida em copo, é necessário levar a peça até um vidraceiro para cortar o gargalo e fazer o acabamento com segurança. Pode apostar que eles vão durar bastante e serão perfeito para utilizar em uma reunião com os amigos.

23. Então é Natal!

Foto: Reprodução / Reluminiscente

Essa técnica é muito popular na internet, e um tanto quanto fofa. O mesmo buraquinho feito para a base de abajur pode ser feita na garrafa que receberá um emaranhado de pisca-pisca em seu interior. É só passar a extremidade com o plug para a tomada pelo pequeno vão e colocar o adorno onde você quiser.

24. Cobertura feita com glitter

Foto: Reprodução / My Sweet Blog

Para o porta-pinceis, o centro da tampinha precisou ser cortado, assim as bordas com apliques de glitter não serão desgastadas com o tempo. Para a técnica, foi aplicada uma cobertura de cola branca por toda a superfície, e com o produto ainda molhado, o glitter foi polvilhado. Se quiser garantir a durabilidade, passe uma camada de verniz quando tudo já estiver bem seco.

25. Solução simples e charmosa

Foto: Reprodução / INOVA Arquitetura

Para amantes de vinho, a garrafa com rolhas em seu interior se torna um adorno decorativo incrível, fora que preenchê-lo de forma gradativa é muito mais divertido, principalmente se você puder contar com a ajuda de seus convidados. Se quiser personalizar ainda mais, antes de jogar a rolha na garrafa, escreva na cortiça a data em que o vinho foi tomado!

26. Uma luz para a decoração

Foto: Reprodução / Buji Decoração Reuso

Todo este trabalho meticuloso para decorar a lâmpada é de tirar o chapéu: pequenas flores foram introduzidas no interior do objeto e uma fita estampada foi utilizada para lacrar a sua base. Uma fofura!

27. Vidros que se transformam em castiçal

Um detalhe simples e personalizado para a mesa lateral da sala de estar: frascos vazios receberam velas longas, aquelas mesmas usadas em castiçais, para compor a decoração do ambiente.

28. Carinhas divertidas

Foto: Reprodução / Hinzpirations

Para um melhor acabamento durante a pintura das garrafas, é indicado o uso de tinta spray. A aplicação é feita de forma homogênea, sem marcas de pinceladas por sua superfície.

29. Porta-velas coloridos

Foto: Reprodução / IdeaHacks

Mas como esta vela maior que o gargalo foi parar lá dentro? Simples, o fundo da garrafa foi cortado. Na verdade, o objeto foi introduzido pela parte debaixo da peça, e o pratinho de alumínio passou a servir como base.

30. Um pedacinho da praia no pote

Foto: Reprodução / Bless this Mess

Trazer um pedacinho do seu paraíso preferido é muito simples: pegue um vidro, o mais bonito que você tiver em casa, adicione areia e todos os apetrechos interessantes que você encontrar pela orla. Depois é só escolher um canto especial para ele.

31. Casa das plantinhas

Foto: Reprodução / Style Motivation

Aqui, uma pequena parte da lateral da garrafa foi serrada para servir de lar para algumas espécies de suculentas. A terra foi introduzida no interior da peça e as rolhas serviram como base de apoio.

32. Porta-chapéu e casaco estiloso

Foto: Reprodução / Lusstra

Uma peça interessante para ser instalada na porta de entrada da casa, não acha? Uma base de vidro foi instalada diretamente na parede, e gargalos de garrafas foram fixados na placa. Ganchos perfeitos para pendurar o casaco assim que chegar da rua, o cachecol ou a bolsa.

33. Petisqueira que você jamais verá igual!

Foto: Reprodução / Rebelianci

A mesma técnica de recorte de garrafas foi usada para a confecção dessas petisqueiras. Perceba como o acabamento deve ser bem feitinho para que ninguém se machuque durante o uso da peça.

34. Vidros pintados que viram lamparinas

Foto: Reprodução / Hip Van

Veja como esta tematização de vidros ganhou um efeito super fofo para o quartinho das crianças: a pintura de fundo foi feita no interior do pote, e os desenhos no exterior. E para iluminar, é só adicionar pequenas velas dentro dos objetos, e o vidro se encarregará de expandir a iluminação.

35. Com criatividade, embalagens se tornam incríveis centros de mesa

Foto: Reprodução / Party Designer

É só você se programar para juntar o máximo possível de embalagens com o mesmo formato e tamanho. A decoração fica por conta da sua criatividade e bom gosto, que o arranjo ficará bem caprichado.

36. Esta pintura é super fácil de fazer

Foto: Reprodução / Kza Organizada

Quer saber como? Basta adicionar tinta no interior do pote e ir espalhar o líquido movimentando o objeto, até cobrir toda a superfície. Garanta que os objetos que serão guardados no vidro não tenham pontinhas indesejadas, para evitar que arranhem a pintura.

37. Agora você já sabe como evitar os nózinhos na linha

Foto: Reprodução / Espaço Casa

Um furinho na tampa é suficiente para manter suas linhas e fitas longe daquele emaranhado cheio de nós! Escolha um vidrinho que comporte bem o rolo, para você não ter que amassá-lo ao guardar.

38. Essas garrafinhas têm mil e uma utilidades

Foto: Reprodução / Micaela Góes

A gente sempre quer surpreender os nossos convidados com criatividade e bom gosto na escolha da mesa posta, certo? E para expor a variedade de bebidinhas que você tem disponível, que tal padronizar todas as garrafinhas com etiquetas personalizadas?

39. Tampinhas decoradas com brinquedos de plástico

Foto: Reprodução / Vida de Casada

Sabe aqueles animais em miniaturas encontrados para vender nas lojas de R$1,99? Veja como eles ficaram lindos fixados nas tampas destes potinhos e pintados com tinta spray dourada! Uma mimo para agradar pessoas de todas as idades!

40. A coleção de garrafas ganhou um cantinho especial

Foto: Reprodução / Atha Arquitetura

Algumas bebidas produzem embalagens tão bonitas que queremos guardar para sempre! E para um bom colecionador, nada melhor que aquele cantinho especial da casa para deixar à mostra todas as suas preciosidades. Aqui elas foram devidamente guardadas em uma prateleira na varanda gourmet do apartamento.

Confira mais imagens inspiradoras com vidros

Soluções práticas para quem gosta de reutilizar embalagens. O meio ambiente agradece!

41. Capriche na diversidade dos tamanhos

Foto: Reprodução / Renascença

42. Quando a própria sobremesa ajuda na decoração

Foto: Reprodução / Weck Jars

43. Um bom compartimento para levar comida para viagem

Foto: Reprodução / Eneas Junior

44. Um adereço para o centro de mesa

Foto: Reprodução / Buji Decoração Reuso

45. Essas aplicações foram feitas com plantinhas artificiais

Foto: Reprodução / La Perlé

46. Que tal esta parede toda decorada com garrafas azuis?

Foto: Reprodução / Patricia Martinez

47. Uma mensagem que nunca deve ser esquecida

Foto: Reprodução / Kelly Paura

48. Luminárias feitas com velinhas

Foto: Reprodução / Viviane Lima

49. Uma torneirinha no gargalo da garrafa e pronto!

50. Biscuit e aplicações

51. Copinhos decorados com decupagem

Foto: Reprodução / Camomila Rosa Alecrim

52. Você diz que estas bases são feitas com taças?

Foto: Reprodução / Uvinum

53. Dá para acreditar que tudo isso foi feito somente com tinta?

Foto: Reprodução / Thiago Moska

54. Um toque personalizado na pia do banheiro

Foto: Reprodução / Amanda Klüppel Gerei

55. Quando o gargalo da garrafa vira um charmoso shot

Foto: Reprodução / Midvinterglöd

56. … ou um moderno porta palitos

Foto: Reprodução / FaithTap

57. Solução perfeita para quem esquece de aguar as plantinhas

Foto: Reprodução / Cheap Crafting

58. Cofrinhos de super heróis

Foto: Reprodução / Do It Yourself Idea

59. Essas garrafas ficaram incríveis com esta técnica de pintura

Foto: Reprodução / Ana Luisa Horn

60. Porta-pedras preciosas

Foto: Reprodução / João Paulo Spindola

61. Organizando as peças do ateliê

Foto: Reprodução / Micaela Góes

62. As taças foram customizadas para o Natal

Foto: Reprodução / Winter Blue Music

63. … e as lâmpadas queimadas viraram móbile para o quartinho do bebê

Foto: Reprodução / Etsy

64. Uma delicada engenhoca feita com materiais simples

Foto: Reprodução / Design Mag

65. Juta e renda

Foto: Reprodução / Crafts Unleashed

66. Uma floreira sustentável

Foto: Reprodução / The Scrap Shoppe

67. Acredita que essas garrafas foram encapadas com bexigas?

Foto: Reprodução / Decoração e Arte

68. Decoupage com mapas e jornais antigos

Foto: Reprodução / Karen Kavett

69. Arranjo permanente na parede

Foto: Reprodução / Design Sponge

70. Uma verdadeira obra de arte

Foto: Reprodução / Portal do Artesanato

71. Pintura com apliques em alto relevo

Foto: Reprodução / Bored Art

72. Os apliques deixaram as garrafas mais delicadas

Foto: Reprodução / Michelle & Eliane

73. Jardim suspenso com plantas e velas

Foto: Reprodução / Momento Decora

74. Impossível não querer encher essas peças de algodão!

Foto: Reprodução / Artesanatos da Amanda

75. Copinhos que ganharam um terço e uma velinha para lembrança de batizado

Foto: Reprodução / Starte Atelie

76. Quem disse que pintura de lousa é exclusividade para as paredes?

Foto: Reprodução / Bespoke Bride

77. Vidros decorados com fuxicos

Foto: Reprodução / Duka’s

78. Mergulhados na tinta, os vidros ganham outra cara

Foto: Reprodução / Vania Sotero

79. Aqui tanto os potes como as tampas foram repaginados

Foto: Reprodução / Artesanatos da Amanda

80. Copinhos, um punhado de arroz… e só!

Foto: Reprodução / Micaela Góes

81. Peças decorativas que deixarão qualquer cantinho da sala mais caprichado

Foto: Reprodução / Bissfully Domestic

82. Uma solução para as deliciosas lembrancinhas de aniversário

Foto: Reprodução / Netto Embalagens

83. Suporte para bandejas da mesa de doces

Foto: Reprodução / This Old House

84. Potes de azeitonas que viraram porta-mantimentos

Foto: Reprodução / Artesanatos da Amanda

85. Olha que ideia simples e criativa!

Foto: Reprodução / Apto 108

86. Que tal caprichar no pote de ração do seu pet?

Foto: Reprodução / Artesanatos da Amanda

87. Nada de ficar sujando a cozinha com utensílios usados

Foto: Reprodução / Jellybug Artworks

88. Você consegue ver as antigas lâmpadas nestas formiguinhas?

Foto: Reprodução / Etsy

89. Embalagens de papinhas que viraram divertidos minions

Foto: Reprodução / Haber 7

90. Aproveite para fazer um arranjo bonito com taças e plantinhas

Foto: Reprodução / Cor de Amêndoas

91. Organizando o quartinho do bebê

Foto: Reprodução / Thá

92. As tampinhas foram acolchoadas para espetar alfinetes

Foto: Reprodução / Craftthubs

93. Lembrancinha para a criançada

Foto: Reprodução / Miss Ialo

94. Base, cordinhas e garrafas coloridas

Foto: Reprodução / Design Feria

95. Cuidado com o fogo!

Foto: Reprodução / Adventures In Making

96. Essa estante ficaria incrível como o bar da casa

Foto: Reprodução / Instructables

97. Quem não gosta de ganhar quitutes no Natal?

Foto: Reprodução / Micaela Góes

98. Porta-jujubas divertidos

Foto: Reprodução / Crica Marques

99. Pintura delicada e refinada

Foto: Reprodução / Vem Fazer

100. Os pequenos vão adorar guardar suas miudezas nestes potinhos

Foto: Reprodução / Kelly Amorim

3 tutoriais para você reaproveitar suas embalagens de vidro

Veja abaixo algumas soluções práticas de como transformar aquele pote de vidro em um verdadeiro objeto decorativo.

1. Como retirar cola dos vidros

Às vezes parece impossível reutilizar aquele vidro de azeitona ou palmito porque o rótulo insiste em ficar grudado, não é mesmo? Com este tutorial, você descobrirá como é fácil dar um jeito nisso!

2. Como esterilizar potes de vidro

Neste vídeo você descobrirá uma maneira higiênica e prática para reutilizar os vidros da sua casa mais de uma vez. O método garante que nenhuma sobra ou cheiro continue impregnado no objeto.

3. Como pintar vidros

Aprenda como fazer a técnica mais fácil de decoração, e que pode te inspirar a novas ideias de personalização.

Viu como é fácil decorar de maneira sustentável e sem gastar muito? É só usar a criatividade para deixar tudo do jeitinho que você gosta e colocar a mão na massa!