Por Sheila Almendros
Atualizado em 13.06.22
Você sabia que um vidro pode demorar cerca de um milhão de anos para se decompor? Isso mesmo… um milhão de anos! Pensando nisso, o jeito mais sustentável para dar um destino às embalagens de produtos feitos com este tipo de material, sem dúvidas, é reutilizá-los da melhor maneira possível, seja como um pote de armazenamento, organizador ou até mesmo como vasos e terrários para plantinhas.
Depois de higienizá-los adequadamente (você encontrará um tutorial super prático no final deste artigo), é possível personalizá-los de diversas maneiras, basta usar a sua criatividade. Se você é apta a trabalhos manuais, saiba que suas tampinhas podem ser pintadas com a sua cor preferida, ou os vidros podem ser decorados com as mais diversas técnicas, como pintura, decoupage, aplicações de pedras, biscuit, barbantes, linhas, entre outras artes. Veja algumas inspirações belíssimas para dar um upgrade no seu pote de vidro sem gastar muito:
Eles podem ser encontrados facilmente em casas de decoração e até mesmo em supermercados, mas customizá-los com certeza adicionará mais personalidade na decoração de sua cozinha. Se você tem facilidade para trabalhos manuais, não pense duas vezes para colocar a mão na massa.
Foto: Reprodução / Office 92
Diferentes formatos de garrafas foram utilizados para a confecção deste pendente acima da mesa de jantar. A padronização ficou por conta da única cor escolhida para compor o conjunto. A iluminação foi garantida com pequenas lâmpadas adicionadas no interior de cada uma das peças.
Se a ideia é incluir uma alimentação mais saudável na sua rotina corrida, olha só que ideia legal, sustentável e bem econômica: aquele vidro de azeitonas, comprados em qualquer supermercado, virou marmitinha de saladas frescas. Dá para você carregar na bolsa para qualquer lugar!
Foto: Reprodução / Camila Amorim
Quanto mais a gente puder economizar na organização daquela festinha das crianças, melhor. Veja como dá para fazer uma decoração super fofa e simples nessas garrafinhas com apenas fio de sisal e canudinhos coloridos.
Foto: Reprodução / Clube da Suculenta
Neste exemplo, as suculentas foram plantadas no interior de cada frasco quando ainda eram pequenas mudinhas, e o resultado em pouco tempo pode te surpreender. É só incluir pedras, areia e terra, e para aguá-las, utilize um contador de gotas.
Foto: Reprodução / Gisele Verde
Aquele frasco de geléia ou de café instantâneo pode ter mil e uma utilidades, principalmente na cozinha. Aqui, a moradora confeccionou simples etiquetas (que são, na verdade, recortes das embalagens originais dos temperos) fixadas com fita adesiva e armazenou todos os seus temperinhos e ervas.
Foto: Reprodução / Davenne Costa
O mesmo modelo de pote utilizado para armazenar os biscoitos ganhou outra utilidade completamente diferente: com a ajuda de um profissional qualificado, um pequeno buraco foi feito perto do fundo do vidro para a instalação de uma torneira. E voilá!
Publicidade
Foto: Reprodução / Thais Borges
Para que comprar potes e mais potes de plástico se aquela embalagem de vidro pode se tornar uma verdadeira e competente marmitinha para lanchinhos da tarde no trabalho? Se cortados em pedacinhos, qualquer alimento fica seguramente armazenado, e ainda não corre o risco de tombar na bolsa.
Foto: Reprodução / Inspirazzio e Arts
A tampinha desta embalagem de comida para bebê foi revestida com fio de sisal e a decoração do vidro recebeu uma pequena saia de renda, uma voltinha de fita de juta, e finalizada com florzinhas de feltro. Uma graça, né?
Foto: Reprodução / La Perlé
Falando em tampinhas, às vezes basta dar uma repaginada nelas para deixar o pote com outra cara. Veja como a adição de raminhos artificiais de pimentas deram todo o charme para as peças. O acabamento foi executado com feltro e fita decorativa.
Foto: Reprodução / Micaela Góes
… e caprichar na caligrafia para demarcar os mantimentos. Para estas peças, foi usado pedacinhos de papel contact preto fosco, e para a nomenclatura, canetas com carga de giz. Caso use o pote para outra finalidade, é só apagar e escrever novamente.
Mais fácil que esta ideia não há: Pequenos círculos de saco de juta foram cortados e fixados na tampinha do pote com cola. Para ficar no formato certo, pedacinhos de fio de juta foram amarrados próximos a borda da tampa.
Foto: Reprodução / Imaginário Zen
Outra maneira muito prática para repaginar as tampinhas dos frascos é pintá-las com tinta spray. Você não gastará nem 15 minutos com a reforma, contando ainda com a segunda demão de tinta. Pode apostar!
Foto: Reprodução / Casa 640
Você pode escolher as cores mais em evidência no momento para repaginar suas antigas embalagens de mantimentos. O preto fosco, prata, dourado e o queridinho cobre são os mais indicados. Aliás, em vez de pagar uma fortuna em potes com detalhes acobreados, sai muito mais barato fazê-los, né?
Foto: Reprodução / Jessy Ferreira Organiza
A prateleira da sua cozinha ficará muito mais charmosa se você deixar seus mantimentos à mostra, e enfileirados lado a lado. Mas para um efeito visual mais organizado, prefira utilizar potes que tenham o mesmo formato e tamanho.
Foto: Reprodução / Juliana Santa Rosa
Quem tem habilidades manuais avançadas pode se aventurar em fazer essas simpáticas capinhas de crochê. Neste exemplo, as tampinhas ganharam longas orelhas e o corpo do pote foi revestido com uma simples faixa costurada.
Foto: Reprodução / A Charming Project
Trocou aquela cafeteira antiga por uma novinha em folha? Em vez de descartá-la, porque não dar outra utilidade à ela? Algumas espécies de plantas foram adicionadas entre terra e pedras dentro deste jarro, e o resultado ficou sensacional!
Foto: Reprodução / Netto Embalagens
Mais uma ideia ótima para aplicar na decoração de uma festinha: pequenos pontos pretos foram pintados no vidro, imitando alguns caroços, e as tampinhas serviram somente como base de apoio, revestidas com lã verde. Depois só foi adicionar suco de melancia e pronto!
Foto: Reprodução / Micaela Góes
A decoração minimalista deste cantinho nem exigiu muito: uma caixa bonita com um livro em cima, aquele frasco de perfume que ia para o lixo e uma simples rosa. O segredo para uma boa harmonização ficou por conta da escolha das cores.
Foto: Reprodução / Tamires Gondim
Utensílio bonito foi feito para ser mostrado. Não deixe-os escondidos em uma gaveta qualquer da cozinha, e sim à mostra em cima da pia ou do balcão, armazenados em um belo vidro transparente.
Foto: Reprodução / Cristie Gambetta
Bastou um buraquinho feito próximo ao fundo da garrafa para transformar a peça em um abajur de respeito. O fio passa por dentro da garrafa, e o bocal da lâmpada é fixado no gargalo junto com o suporte de sustentação para a cúpula.
Foto: Reprodução / Idée Créative
Para transformar uma garrafa de sua cerveja preferida em copo, é necessário levar a peça até um vidraceiro para cortar o gargalo e fazer o acabamento com segurança. Pode apostar que eles vão durar bastante e serão perfeito para utilizar em uma reunião com os amigos.
Foto: Reprodução / Reluminiscente
Essa técnica é muito popular na internet, e um tanto quanto fofa. O mesmo buraquinho feito para a base de abajur pode ser feita na garrafa que receberá um emaranhado de pisca-pisca em seu interior. É só passar a extremidade com o plug para a tomada pelo pequeno vão e colocar o adorno onde você quiser.
Foto: Reprodução / My Sweet Blog
Para o porta-pinceis, o centro da tampinha precisou ser cortado, assim as bordas com apliques de glitter não serão desgastadas com o tempo. Para a técnica, foi aplicada uma cobertura de cola branca por toda a superfície, e com o produto ainda molhado, o glitter foi polvilhado. Se quiser garantir a durabilidade, passe uma camada de verniz quando tudo já estiver bem seco.
Foto: Reprodução / INOVA Arquitetura
Para amantes de vinho, a garrafa com rolhas em seu interior se torna um adorno decorativo incrível, fora que preenchê-lo de forma gradativa é muito mais divertido, principalmente se você puder contar com a ajuda de seus convidados. Se quiser personalizar ainda mais, antes de jogar a rolha na garrafa, escreva na cortiça a data em que o vinho foi tomado!
Foto: Reprodução / Buji Decoração Reuso
Todo este trabalho meticuloso para decorar a lâmpada é de tirar o chapéu: pequenas flores foram introduzidas no interior do objeto e uma fita estampada foi utilizada para lacrar a sua base. Uma fofura!
Foto: Reprodução / Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes
Um detalhe simples e personalizado para a mesa lateral da sala de estar: frascos vazios receberam velas longas, aquelas mesmas usadas em castiçais, para compor a decoração do ambiente.
Foto: Reprodução / Hinzpirations
Para um melhor acabamento durante a pintura das garrafas, é indicado o uso de tinta spray. A aplicação é feita de forma homogênea, sem marcas de pinceladas por sua superfície.
Foto: Reprodução / IdeaHacks
Mas como esta vela maior que o gargalo foi parar lá dentro? Simples, o fundo da garrafa foi cortado. Na verdade, o objeto foi introduzido pela parte debaixo da peça, e o pratinho de alumínio passou a servir como base.
Foto: Reprodução / Bless this Mess
Trazer um pedacinho do seu paraíso preferido é muito simples: pegue um vidro, o mais bonito que você tiver em casa, adicione areia e todos os apetrechos interessantes que você encontrar pela orla. Depois é só escolher um canto especial para ele.
Foto: Reprodução / Style Motivation
Aqui, uma pequena parte da lateral da garrafa foi serrada para servir de lar para algumas espécies de suculentas. A terra foi introduzida no interior da peça e as rolhas serviram como base de apoio.
Foto: Reprodução / Lusstra
Uma peça interessante para ser instalada na porta de entrada da casa, não acha? Uma base de vidro foi instalada diretamente na parede, e gargalos de garrafas foram fixados na placa. Ganchos perfeitos para pendurar o casaco assim que chegar da rua, o cachecol ou a bolsa.
Foto: Reprodução / Rebelianci
A mesma técnica de recorte de garrafas foi usada para a confecção dessas petisqueiras. Perceba como o acabamento deve ser bem feitinho para que ninguém se machuque durante o uso da peça.
Foto: Reprodução / Hip Van
Veja como esta tematização de vidros ganhou um efeito super fofo para o quartinho das crianças: a pintura de fundo foi feita no interior do pote, e os desenhos no exterior. E para iluminar, é só adicionar pequenas velas dentro dos objetos, e o vidro se encarregará de expandir a iluminação.
Foto: Reprodução / Party Designer
É só você se programar para juntar o máximo possível de embalagens com o mesmo formato e tamanho. A decoração fica por conta da sua criatividade e bom gosto, que o arranjo ficará bem caprichado.
Foto: Reprodução / Kza Organizada
Quer saber como? Basta adicionar tinta no interior do pote e ir espalhar o líquido movimentando o objeto, até cobrir toda a superfície. Garanta que os objetos que serão guardados no vidro não tenham pontinhas indesejadas, para evitar que arranhem a pintura.
Foto: Reprodução / Espaço Casa
Um furinho na tampa é suficiente para manter suas linhas e fitas longe daquele emaranhado cheio de nós! Escolha um vidrinho que comporte bem o rolo, para você não ter que amassá-lo ao guardar.
Foto: Reprodução / Micaela Góes
A gente sempre quer surpreender os nossos convidados com criatividade e bom gosto na escolha da mesa posta, certo? E para expor a variedade de bebidinhas que você tem disponível, que tal padronizar todas as garrafinhas com etiquetas personalizadas?
Foto: Reprodução / Vida de Casada
Sabe aqueles animais em miniaturas encontrados para vender nas lojas de R$1,99? Veja como eles ficaram lindos fixados nas tampas destes potinhos e pintados com tinta spray dourada! Uma mimo para agradar pessoas de todas as idades!
Foto: Reprodução / Atha Arquitetura
Algumas bebidas produzem embalagens tão bonitas que queremos guardar para sempre! E para um bom colecionador, nada melhor que aquele cantinho especial da casa para deixar à mostra todas as suas preciosidades. Aqui elas foram devidamente guardadas em uma prateleira na varanda gourmet do apartamento.
Soluções práticas para quem gosta de reutilizar embalagens. O meio ambiente agradece!
Foto: Reprodução / Renascença
Foto: Reprodução / Weck Jars
Foto: Reprodução / Eneas Junior
Foto: Reprodução / Buji Decoração Reuso
Foto: Reprodução / La Perlé
Foto: Reprodução / Patricia Martinez
Foto: Reprodução / Kelly Paura
Foto: Reprodução / Viviane Lima
Reprodução / Atacadão do Artesanato
Foto: Reprodução / Studio Casa de Gato
Foto: Reprodução / Camomila Rosa Alecrim
Foto: Reprodução / Micaela Góes
Foto: Reprodução / Thiago Moska
Foto: Reprodução / Amanda Klüppel Gerei
Foto: Reprodução / Midvinterglöd
Foto: Reprodução / FaithTap
Foto: Reprodução / Cheap Crafting
Foto: Reprodução / Vem Fazer
Foto: Reprodução / Ana Luisa Horn
Foto: Reprodução / João Paulo Spindola
Foto: Reprodução / Micaela Góes
Foto: Reprodução / Winter Blue Music
Foto: Reprodução / Etsy
Foto: Reprodução / Design Mag
Foto: Reprodução / Crica Marques
Foto: Reprodução / The Scrap Shoppe
Foto: Reprodução / Decoração e Arte
Foto: Reprodução / Karen Kavett
Foto: Reprodução / Design Sponge
Foto: Reprodução / Portal do Artesanato
Foto: Reprodução / Bored Art
Foto: Reprodução / Michelle & Eliane
Foto: Reprodução / Momento Decora
Foto: Reprodução / Artesanatos da Amanda
Foto: Reprodução / Starte Atelie
Foto: Reprodução / Bespoke Bride
Foto: Reprodução / Duka’s
Foto: Reprodução / Vania Sotero
Foto: Reprodução / Artesanatos da Amanda
Foto: Reprodução / Micaela Góes
Foto: Reprodução / Bissfully Domestic
Foto: Reprodução / Netto Embalagens
Foto: Reprodução / This Old House
Foto: Reprodução / Artesanatos da Amanda
Foto: Reprodução / Apto 108
Foto: Reprodução / Artesanatos da Amanda
Foto: Reprodução / Jellybug Artworks
Foto: Reprodução / Etsy
Foto: Reprodução / Haber 7
Foto: Reprodução / Cor de Amêndoas
Foto: Reprodução / Thá
Foto: Reprodução / Craftthubs
Foto: Reprodução / Design Feria
Foto: Reprodução / Adventures In Making
Foto: Reprodução / Instructables
Veja abaixo algumas soluções práticas de como transformar aquele pote de vidro em um verdadeiro objeto decorativo.
Às vezes parece impossível reutilizar aquele vidro de azeitona ou palmito porque o rótulo insiste em ficar grudado, não é mesmo? Com este tutorial, você descobrirá como é fácil dar um jeito nisso!
Neste vídeo você descobrirá uma maneira higiênica e prática para reutilizar os vidros da sua casa mais de uma vez. O método garante que nenhuma sobra ou cheiro continue impregnado no objeto.
Aprenda como fazer a técnica mais fácil de decoração, e que pode te inspirar a novas ideias de personalização.
Viu como é fácil decorar de maneira sustentável e sem gastar muito? É só usar a criatividade para deixar tudo do jeitinho que você gosta e colocar a mão na massa!