13 formas incríveis de usar vinagre na limpeza da casa

Escrito por Alexandre Poletto

FOTO: ISTOCK

A ideia de usar vinagre na limpeza da casa até parecia mito, não é? Mas o produto realmente provou que está muito além do simples ingrediente para temperar salada ou preparar outros tipos de alimentos. O vinagre, quando aplicado na higienização da casa, traz dois benefícios importantes. O primeiro é a economia, já que o produto não custa caro e há uma variedade de marcas. A segunda vantagem é o respeito ao meio ambiente, pois o produto não é feito a partir de químicas, como outros itens de limpeza.

Ouvimos alguns especialistas que pontuam sobre o uso do vinagre e indicam aqueles segredinhos básicos que dão o toque final na limpeza e organização de diferentes cômodos. Confira:

1. O vinagre remove mau cheiro

FOTO: ISTOCK

O vinagre é uma das substâncias mais incríveis para retirar o mau cheiro. A substância naturalmente tem sua composição forte, capaz de agir contra qualquer odor. Debora Ambrosio, personal organizer, dá a primeira dica para quem quer remover cheiros mais fortes, como o de cigarro ou mofo. “O ideal é que para esse tipo de limpeza o vinagre seja usado quase que puro, com bem pouco de água em sua mistura”, orienta.

O vinagre também pode ser usado para lavar ralos de banheiro ou mesmo eliminar o mau odor dos pets em quintais ou garagens.

2. O vinagre remove sujeiras das panelas

FOTO: ISTOCK

Outro truque fantástico é o usar o vinagre na limpeza de panelas. Miriam Cansian, consultora em organização, dá a receita que vai ajudar na remoção de alimentos que ficam grudados no fundo do recipiente. “Coloque a panela no fogo com água e 4 colheres de vinagre. Deixe ferver, espere esfriar e lave de novo”. Simples assim!

3. Remove gordura

FOTO: ISTOCK

Está com o azulejo ou fogão engordurado? O vinagre vai fazer toda a diferença! Miriam dá outra receita para realizar a remoção de 100% desta camada de sujeira. “Use papel absorvente para retirar o excesso e deixe um pouco de vinagre sobre a área do fogão ou na frigideira por 15 minutos, antes de começar a limpeza. Só então esfregue com sabão neutro e uma esponja não abrasiva”, ensina.

4. Vinagre na limpeza da geladeira

FOTO: ISTOCK

O vinagre é tão multiuso que a consultora Sueli Rutkowski até criou um guia sobre o uso do produto em diferentes partes da casa. Na geladeira, o vinagre tem efeito de desengordurante e pode ser usado à vontade. Aliás, o vinagre também pode ser usado na limpeza de microondas e fogões.

5. Vinagre para lavar roupa

FOTO: ISTOCK

Suas roupas nunca mais serão as mesmas após usar o vinagre na limpeza delas. O amaciante parece ser coisa do passado, pois quem descobre o vinagre consegue ter um roupa bem mais macia e bem higienizada. Outras peças, como as de banho e cama, também pode ser limpas com o líquido.

6. Vinagre na limpeza também da lavanderia

FOTO: ISTOCK

Todo o cuidado é pouco na hora de limpar ambientes com piso. Miriam acrescenta que o “vinagre não deve ser usado para limpar pisos de madeira maciça e encerados, superfícies de mármore e de granito, o couro é outro material que deve ficar bem longe do vinagre, assim como os eletrônicos. Também existem algumas manchas que o vinagre não consegue remover, como sangue, vinho, tinta e sorvete”, explica.

7. Ele limpa também o tênis

FOTO: ISTOCK

Remova todas as sujeiras do tênis com o vinagre. Faça uma mistura do líquido com um detergente neutro, passe no entorno do objeto e deixe agir por alguns minutos. Depois, é só retirar a misturinha com um pano úmido.

8. Utilize o vinagre na limpeza do guarda-roupa

FOTO: ISTOCK

Limpar o guarda-roupa não é difícil. Retire as roupas de dentro do armário e separe um pano seco para remover a poeira. Em seguida, passe outro pano, dessa vez, umedecido com água e vinagre. A substância vai agir como bactericida e ainda ajuda a evitar a formação de fungos. Espere secar e pode guardar as roupas!

9. Vinagre é o novo lustra móveis

FOTO: ISTOCK

Limpar os móveis com vinagre também dá resultado. O indicado é misturar em partes iguais o vinagre e o óleo de cozinha. A mistura cria um lustra móveis que vai limpar e eliminar os riscos na madeira, por exemplo. O material vai ganhar novamente um brilho natural, segundo a consultora Sueli Rutkowski.

10. Vinagre para remover a sujeira no chão

FOTO: ISTOCK

Apenas um balde com água e algumas colheres de vinagre já é o suficiente para limpar as sujeiras do piso. Cuidado na hora de aplicar o produto, pois o mais indicado é vinagre de álcool ou branco – principalmente se o seu piso for muito claro ou de um tom mais escuro.

11. Vinagre remove sujeira e mau cheiro de tapete

FOTO: ISTOCK

O tapete é um elemento decorativo que fica, naturalmente, cada vez mais sujo. Porém essa realidade pode mudar já com o uso do vinagre. Para remover manchas de tapetes e carpetes é preciso de 1 medida de vinagre, 1 medida de água morna e um pouco de bicarbonato por cima. Deixe agir por 10 minutos e escove. O resultado é um tapete novinho e limpinho!

12. Para limpeza dos vidros

FOTO: ISTOCK

Poucos produtos dão bom resultado como o vinagre na limpeza de vidros. Paula Roberta da Silva Pinotti, gerente de marca da Dona Resolve, empresa especializada em limpeza, lembra que o material necessita de um empenho maior para remover as sujeiras – e o vinagre auxilia neste processo. “Os vidros são itens mais difíceis de limpar, e o vinagre ajuda muito a limpeza neste momento. Basta fazer uma mistura de 2 colheres de sopa de vinagre branco em 2 litros de água morna. Borrife no vidro e seque com um pano que não solte fios”, explica.

13. Vinagre na limpeza da churrasqueira

FOTO: ISTOCK

A consultora Sueli Rutkowski traz um truque fantástico para remover as sujeiras que ficam na churrasqueira, uma das peças mais difíceis para limpeza. “Misture uma solução com partes iguais de água e vinagre e despeje sobre a superfície de cozimento. Deixe agir por alguns minutos e passe a esponja para remover a sujeira”, indica a profissional.”

E lembre-se que existem vários tipos de vinagre. Portanto, o ideal é ficar atento, pois cada um tem sua função e, na limpeza, o mais indicado é o neutro, que ajuda a evitar manchas. “O recomendado para uso em tecidos e superfícies domésticas é o vinagre branco ou o vinagre de álcool, que não possuem corantes e nem aromas de frutas –
presentes nos produtos usados para fins culinários,” acrescenta Miriam.

O vinagre na limpeza da casa é essencial e o resultado realmente é incrível, sendo possível usar o líquido até em outros itens, como sofá e fogão. Gostou dos truques? Temos outras dicas incríveis, como o uso de talco e até pasta de dentes na limpeza da casa, confira! É fácil e prático deixar sua casa sempre limpa!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS