20 projetos de aquários em casas para você se apaixonar

Escrito por Dani Starck
Foto: iStock

Foto: iStock

Continua após o anúncio



Aquários são muito mais do que tanques com água e alguns peixes. O ambiente destes animais pode se incorporar à sua casa, criando um espaço ainda mais bonito e cheio de vida.

Os projetos que incluem aquários podem ser para ambientes internos ou externos, com tamanhos e estilos variados. Também é possível incluir aquários de água doce ou salgada, o que influencia diretamente no tipo de decoração, plantas e, obviamente, os animais que lá estarão. Outro aspecto a ser considerado é a quantidade de itens para decoração dentro do espaço, bem como o esquema de iluminação, que pode realçar ainda mais a beleza do aquário.

O projeto pode ser realizado em conjunto por um arquiteto e uma empresa de aquarismo, e os ambientes que podem ser explorados são inúmeros. Abaixo, você poderá conferir aquários na cozinha, na sala, dividindo ambientes, colocando cores no escritório, combinando com a piscina e até mesmo decorando o entorno de uma cama.

1. Aquário de água doce dividindo o banheiro

Foto: Reprodução / Mercury Mosaics and Tile

Foto: Reprodução / Mercury Mosaics and Tile

Este projeto conseguiu trazer harmonia para o ambiente, separando o espaço reservado à banheira da ducha, com revestimento colorido, com o aquário que deixa o espaço mais charmoso.

2. Uma sala de jogos muito mais estilosa

Foto: Reprodução / Hill Mitchell Berry Architects

Foto: Reprodução / Hill Mitchell Berry Architects

A escolha aqui foi de um aquário de água salgada que pode conter peixes exóticos e coloridos. A parede foi toda preenchida pelo aquário, que traz movimento e luz para a sala de jogos. Isso que é diversão com muito estilo.

3. Um aquário entre a cozinha e a sala de jantar

Foto: Reprodução / Gisele Busmayer

Foto: Reprodução / Gisele Busmayer

Continua após o anúncio



A ideia aqui foi criar um separador com um aquário, que pode ser visto tanto da cozinha quanto da sala de jantar. Desta forma, temos um único objeto que consegue decorar e trazer mais vida para dois ambientes da casa.

4. Peixes entre livros

Foto: Reprodução / Workshop M Architecture

Foto: Reprodução / Workshop M Architecture

O projeto desta estante com um aquário deixa o espaço mais delicado. Em meio a tantos livros, você se depara com os peixes que só agregam na decoração do consultório.

5.Ilha de cozinha com um aquário gigante na base

Foto: Reprodução / Robert Kolenik

Foto: Reprodução / Robert Kolenik

Um projeto ousado! Muita gente nem imagina que é possível ter uma ilha de vidro, quem dirá com um aquário cheio de vida dentro. O cuidado com a elaboração do projeto é redobrado nessas situações, mas o resultado fica de encher os olhos.

6. Aquário pequeno de parede

Foto: Reprodução / InDesign / Lori Ludwick

Foto: Reprodução / InDesign / Lori Ludwick

Mesmo quem não tem muito espaço pode ter um aquário em casa. Este fica fixo na parede e, por ser pequeno, é ideal para um Peixe Betta, por exemplo, que precisa ficar sozinho e não requer um aquário tão grande e nem bombas ou motores para respirar.

7. Aquário com plantas na área de lazer da casa

A decoração da sala de estar ficou ainda mais incrível com a adição do aquário na estante. Este acaba se tornando um espaço aconchegante e perfeito para receber os amigos no fim do dia.

Continua após o anúncio



8. Quase uma parede inteira para seus peixes de água salgada

Foto: Reprodução / ADN Aquarium Design

Foto: Reprodução / ADN Aquarium Design

Os aquários funcionam muito bem como separadores de ambientes e, além de reservar os espaços, sempre vão contribuir de forma bem positiva na decoração do seu lar.

9. Um aquário para os fãs de Mario e Luigi

Foto: Reprodução / Kelsey Kronmiller

Foto: Reprodução / Kelsey Kronmiller

Aquários temáticos são ainda mais incríveis! Já pensou em remontar o cenário de um jogo ou desenho famoso? Sempre com muita criatividade, isso é possível. Na inspiração acima, os fãs de Super Mario solicitaram a recriação de uma das fases do jogo. Ficou lindo.

10. Aquário grande e com pouca decoração, dividindo a sala

Este modelo de aquário serve, também, para separar os ambientes. Mas note que não há a necessidade de ser uma parede inteira, completamente fechada, contendo o aquário. O importante é agregar na decoração.

11. Aquário grande embaixo da escada

Espaços embaixo de escadas geralmente servem para algum tipo de depósito ou criação de jardim de inverno… Mas você pode inovar no seu lar, trazendo um aquário decorado para este local, preenchendo o ambiente com vida.

12. Uma cama com aquário, ou seria um aquário com cama?

Foto: Reprodução / Acrylic Aquariums

Foto: Reprodução / Acrylic Aquariums

Continua após o anúncio



A cabeceira ganhou destaque especial com a adição de um aquário. A iluminação desse projeto pode ser desligada a qualquer momento, para não prejudicar o sono do morador. Esta é mais uma inspiração ousada para quem quer algo 100% diferente em casa.

13. Ponto principal da sala da casa

Foto: Reprodução / ADN Aquarium Design

Foto: Reprodução / ADN Aquarium Design

Note que as estantes são as queridinhas dos aquários, e não é para menos: um móvel que teria prateleiras e muitos itens pode, perfeitamente, receber um espaço dedicado aos peixes.

14. Ponto de cor no ambiente

Com uma decoração tradicional, a sala ganhou um charme extra ao receber um aquário acoplado em à estante. O movimento dos peixes traz leveza e requinte ao ambiente.

15. Uma parede completa com um grande tanque de água e peixes

Foto: Reprodução / Design Studio 15

Foto: Reprodução / Design Studio 15

Em vez de usar apenas o aquário como divisória, este projeto inovou e fez a parede inteira em vidro para o aquário. As duas salas ficaram com um visual intimista e muito rico. Sem dúvidas, este foi um planejamento que deu certo.

16. Aquário que ilumina o ambiente

Foto: Reprodução / Marble of the World

Foto: Reprodução / Marble of the World

Este aquário ficou parecendo quase uma obra de arte na sala. Funcionando como divisória, o espaço dedicado aos peixes traz luz para os dois ambientes.

17. Um aquário imponente

Mais uma inspiração que muita gente acreditava que não seria possível: um aquário na lareira. Não, ninguém vai cozinhar nenhum peixe dessa forma! A sala fica com um ar imponente e repleta de estilo com esta peça de decoração.

18. Como um quadro na parede

Foto: Reprodução / Lapis Design Partners

Foto: Reprodução / Lapis Design Partners

Mais uma opção indicada para quem não tem muito espaço, utilizando a parede como suporte para o aquário. Uma pequena reforma foi necessária para esconder os itens de limpeza… Ficou divino.

19. Aquário junto com a piscina

Foto: Reprodução / Abramson Teiger Architects

Foto: Reprodução / Abramson Teiger Architects

Você praticamente vai se sentir nadando com os peixes. A ideia deu muito certo, garantindo uma área de lazer ainda mais elegante e charmosa.

20. Ocupando o espaço embaixo da escada

Foto: Reprodução / CG&S Design-Build

Foto: Reprodução / CG&S Design-Build

Mais um modelo de aquário que utiliza os espaços embaixo das escadas como itens decorativos. Uma estante também foi incluída, para acomodar os itens de limpeza e manutenção do espaço.

Gostou dos projetos selecionados? São ideias variadas para se adaptar a diferentes tipos de ambientes, casas e estilos, e que vão ajudar você a inserir este hobby interessante e bonito em sua casa.