Aprenda a dar personalidade com enfeites para sala em 30 projetos incríveis

Escrito por
Em 19.07.22

Tria Arquitetura

Por                                
Em 19.07.22

A sala é um dos ambientes mais movimentados de uma residência, pois é nela que os moradores se reúnem com pessoas queridas para ter um momento de alegria e descontração. Adicionar a personalidade dos moradores neste ambiente é fundamental para garantir uma decoração acolhedora e estilosa. Para isso, você pode contar com enfeites escolhidos a dedo, sejam afetivos ou puramente decorativos. Saiba como utilizar enfeites para sala neste post.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como escolher enfeites para sala

Os enfeites para a sala são responsáveis por adicionar harmonia em sua decoração. Portanto, é necessário escolher objetos de acordo com a proposta que você deseja adicionar ao ambiente. Esses elementos não precisam necessariamente ter uma utilidade, mas é muito interessante se os itens escolhidos forem funcionais para o seu dia a dia.

Publicidade

Em uma sala pequena, por exemplo, o ideal é adicionar poucos adornos, que podem até serem visualmente volumosos, mas que tenham cores e formas que se casem com o restante da decoração. Já em espaços maiores é possível brincar com as quantidades, desde que sejam acomodados em pontos estratégicos para não ficarem entulhados ou avulsos.

O que usar na decoração da sala?

Há uma infinidade de opções para decorar a sua sala, e quanto mais pessoal for o enfeite escolhido, mais personalidade a sua decoração terá. Para os diversos estilos de design, os objetos mais funcionais são:

  • Livros: seja em uma estante, prateleira, mesa lateral ou de centro, os livros são enriquecedores não só para o conhecimento, como também para a decoração. Caso este item seja adicionado em pontos de maior destaque, escolha volumes que criem uma harmonia com o entorno;
  • Velas: das aromáticas as tradicionais, as velas criam uma atmosfera intimista no ambiente, e ainda podem ser acesas para criar um momento relaxante. Há diferentes modelos de velas disponíveis no mercado, e com certeza haverá alguma que combine com sua decoração;
  • Vasos e flores: de vasos com plantas a solitários ou flores naturais a artificiais, estes itens trazem alegria e até uma atmosfera artística à sua decoração. Se você é mais minimalista, aposte em vasos com cores neutras ou de vidro, pois eles combinam com praticamente tudo;
  • Esculturas: outro toque artístico para a sua decoração é incluir esculturas que façam sentido ao seu gosto pessoal. Elas podem ser em 3D ou feitas de maneira artesanal. Dependendo do tamanho da sala, elas podem ter diferentes tamanhos, formas e materiais;
  • Objetos afetivos: uma recordação de viagem, uma peça dada por alguém especial ou qualquer objeto que tenha um apelo sentimental e pessoal para você é um ótimo enfeite para a sala também. Se a peça corre o risco de ser danificada quando exposta, coloque-a em uma proteção charmosa, como uma redoma, um quadrinho ou uma caixa de vidro;
  • Bandeja com objetos: sabe aqueles pequenos objetos graciosos que você encontrou em uma feira, em uma viagem ou em um evento? Eles podem ficar expostos de maneira harmônica em bandejas, acomodadas em mesas laterais, centrais ou até mesmo no rack;
  • Luminárias: seja de piso ou de mesa, as luminárias trazem um toque especial ao espaço, e assim como as velas, também colaboram na criação de um ambiente acolhedor. Esse é um objeto que além de decorativo, também é altamente funcional para o dia a dia.

Todos os objetos listados acima harmonizam facilmente com outros itens decorativos, como vasos, plantas de chão, mantas e móveis – basta criar uma composição em que as cores se conversem, e que os volumes não se conflitem. Uma decoração bem elaborada se torna o grande destaque da sala.

Como combinar os enfeites para sala de forma harmônica

Uma escultura em cima de um livro grande, a adição de 2 ou 3 vasos com o mesmo estilo, mas de formas ou tamanhos diferentes e até mesmo um único vaso com flores sobre o rack são composições infalíveis na decoração de uma sala.

Publicidade

Conte ainda com velas e um colar de mesa sob uma bandeja na mesa de centro, uma luminária de mesa na mesa lateral. Já na prateleira, vale adicionar objetos afetivos ao lado de um quadro apoiado.

Todas essas configurações podem ser misturadas conforme o seu gosto pessoal, o importante é transformar a composição em algo agradável aos olhos, se preocupando sempre em não pecar pelo excesso.

30 fotos de enfeites para sala que vão inspirar a sua decoração

Os projetos abaixo contam com configurações distintas, que atendem os mais diversos tipos de decorações que você possa imaginar, do moderno ao clássico. Confira:

1. Os objetos artesanais foram acomodados ao lado da cristaleira na sala de jantar

2. Vasos de vidro são indispensáveis para decorações minimalistas

3. Essa estante contou com livros em meio a objetos confeccionados à mão

4. Os livros são os principais atrativos deste rack

5. Enquanto aqui eles preenchem o vazio do aparador quando não está sendo usado

6. Aqui os enfeites dividiram espaço com a coleção de vinil

Quattrino Arquitetura

Publicidade

7. A bandeja em forma de barca faz um belo par com o vaso de vidro

8. Um colar de mesa diferente para o móvel central da sala

9. A sala em tons neutros ganhou apetrechos no tom da cartela de cores

10. Repare como o verde intenso destacou a decoração clean da estante

11. Em meio aos livros, as velas literárias casam perfeitamente com a composição

Sheila Almendros

12. Arranjos artificiais não perdem em nada para os naturais

13. E ainda são perfeitos para quem não tem muito tempo para cuidar de plantas

14. Elas ficam perfeitas em qualquer canto da sala

15. E trazem uma alegria impar a decoração

FM Arquitetura

Publicidade

16. Além de se harmonizaram perfeitamente com os livros

17. Até mesmo de maneira singular, em um vaso

18. Quanto maior a mesa de centro, mais caprichada se torna a composição

19. Mas para peças compactas, pense em objetos seletos e certeiros

20. As vezes somente uma escultura e pequenos vasos são suficientes

21. Peças artesanais adicionam uma atmosfera artística à composição

22. A Costela-de-Adão em um vaso especial é o queridinho do momento

23. Mas para uma decoração clean, o trigo garante uma leveza estética

24. O tradicional porta-retratos garante uma decoração mais intimista

25. O trio de vasos brancos adiciona um volume elegante ao espaço

26. Aqui o vime marcou presença em forma de cestos, vaso e bandeja

27. Materiais naturais são perfeitos para quem busca uma decoração mais sustentável

28. Apaixone-se por essas esculturas de formigas na mesa de centro

29. Uma composição perfeita para a bandeja de pedra

30. As plantas reinaram na estante desta sala

Os enfeites para sala certamente contarão a história dos moradores da casa, através de escolhas baseadas no gosto pessoal de cada um, pois dessa forma é possível adicionar lembranças únicas na decoração do seu lar.

Onde você pode comprar enfeites para sala pela internet

Se sua composição ainda precisa ser preenchida por enfeites para sala diversificado, conte com uma vasta lista de opções de lojas na internet que oferecem itens de R$30 a R$800 reais:

  1. C&C
  2. Camicado
  3. Mobly
  4. Homedock
  5. Madeira Madeira

Para uma sala de estar e jantar integradas, os enfeites escolhidos podem harmonizar os dois ambientes com uma só proposta, garantindo a mesma identidade visual, sem entrar na monotonia.