20 cores que combinam com preto e dicas de arquitetas para não errar na decoração

Escrito por
Em 18.04.22

A paleta de cores é um dos pontos altos da decoração. Por isso, as arquitetas Alexia Kaori e Juliana Stendard, fundadoras do Urutau Arquitetura, foram convidadas para falar sobre as cores que combinam com preto. Além disso, veja 20 inspirações para usar essa tonalidade sem medo de errar.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Cores que combinam com preto para acertar na composição

De acordo com as fundadoras do Urutau Arquitetura, “o preto é uma cor profunda e versátil, que combina com praticamente todas as cores. A combinação depende do objetivo a ser alcançado no ambiente”. A seguir, conheça alguns tons que se casam perfeitamente com o preto:

Branco

Designer Interiores

Publicidade

Neste caso, o ditado é certeiro: os opostos se atraem! Por isso, “a combinação clássica de preto e branco dá personalidade ao lugar escolhido. E é interessante combinar com elementos de diferentes texturas”, apontam as arquitetas.

Metalizados

Outra forma de criar contraste é apostar em metalizados. Isso ajuda a criar textura e destacar certos elementos. Nas palavras das especialistas, “detalhes em metal dão destaque e valorizam o ambiente”. Exemplos de cores metalizadas são o “prata, dourado, rose gold e cobre”.

Palha

REDECKER + SPERB ARQUITETURA

Publicidade

O estilo rústico é atemporal. Além disso, a decoração fica acolhedora e aconchegante. Por isso, a recomendação das arquitetas é: “inclua elementos pretos em um ambiente de tom palha para criar contrastes interessantes, remetendo às texturas mais rústicas”.

Amadeirados

Os tons amadeirados também favorecem a decoração acolhedora. Segundo as arquitetas, “elementos de madeira fazem uma boa combinação com preto, ainda, tornam o ambiente mais aconchegante”.

Verde

É possível criar linda combinações com cores mais vivas. O verde é um exemplo citado pelas arquitetas. Nesse caso, a cor não precisa estar, necessariamente, na parede. A dica é: inclua plantas na sua decoração!

Tons de rosa

A cor preta pode funcionar como secundária para destacar pontos específicos da decoração. Por exemplo, se o rosa queimado predomina no ambiente, inclua detalhes ou elementos em preto na região que deseja um maior destaque – essa foi a dica das especialistas. Assim, o efeito será surpreendente.

Com essas dicas, é possível perceber a versatilidade do preto na decoração. Não é à toa que essa tendência vira décadas e continua contemporânea. A seguir, saiba mais!

Uma tendência que nunca sai de moda

Segundo as arquitetas, “por ser uma cor intensa, o preto traz contrastes interessantes”. Esses podem ser notados “nos detalhes da decoração, como em quadros, vasos, tapeçaria, luminárias etc. Em mobiliários, por exemplo, sofás, mesas, cadeiras e outros. E nos elementos arquitetônicos, como pisos, paredes, janelas e afins”. Ainda, o preto é uma cor universal, isto é, combina com todas as outras tonalidades. Então, pode usar sem medo, pois a tendência acompanhará gerações!

Publicidade

Dicas sobre quando não usar o preto

Apesar de versátil, se usada errada, a cor preta pode prejudicar o resultado de uma decoração. Por isso, confira e siga as dicas das arquitetas Aléxia Kaori e Juliana Stendard:

  • É recomendado utilizar os elementos em preto com consciência, escolhendo alguns pontos ou trechos. Caso contrário, o ambiente pode ficar muito escuro. A não ser, é claro, que esse seja o seu objetivo.
  • Combinar o preto apenas com tons escuros, que não causam contraste, pode deixar o ambiente carregado.
  • Às vezes, o preto pode sobrecarregar o ambiente. Nesse caso, utilizar um tom escuro, como o grafite, é o suficiente para criar contraste.
  • Utilize madeiras, metais, tapeçaria, vegetação, entre outros elementos decorativos, para dar mais complexidade e evitar que o preto se torne monótono.
  • Evite o preto em elementos que recebem iluminação solar direta, especialmente em locais quentes, pois a cor potencializa a absorção de calor.
  • Para além do fator meramente estético, um vaso sanitário preto pode omitir a situação dos fluidos corporais, o que é um importante indicador sobre a sua saúde.

Dicas importantíssimas para deixar o ambiente mais confortável. Então, não use preto nas situações citadas, principalmente porque algumas estão relacionadas à saúde e ao bem-estar.

20 fotos em que o preto protagonizou na decoração

Você já sabe como combinar e quando não usar o preto. Chegou a hora de ver essa cor em ação. Então, confira lindas inspirações para usar na sua decoração:

1. Há várias cores que combinam com preto

2. A versatilidade está a seu favor

3. Uma combinação clássica: preto e branco

4. Que pode ser combinada com outras cores

5. Com os tons neutros, é preciso prestar atenção

Red Square Arquitetura

Publicidade

6. E apostar em texturas

7. Para quebrar a monotonia do ambiente

8. E dar um toque de complexidade à decoração

9. Um detalhe colorido pode deixar o preto ainda mais charmoso

10. Elementos amadeirados deixam o ambiente mais acolhedor

11. Veja que combinação perfeita!

12. O preto precisa ser usado na medida certa

13. Como este sofa preto: a verdadeira atração da sala

14. O ambiente precisa ser aconchegante

15. Aposte em uma combinação com tons vibrantes

16. Preto, vermelho, verde e alegria

17. Este é um exemplo de contraste criado pelo preto

18.Um detalhe verde cria outra atmosfera

19. Se o preto faz o seu estilo

20. A tendência está garantida

Ao combinar cores, é preciso compreender bem o que se espera do ambiente e qual estilo de decoração será seguido. Além disso, as cores versáteis estão sempre em alta. Por isso, inspire-se com o revestimento cinza e saiba mais sobre essa tendência.