Luminária para sala: 60 inspirações para iluminar e destacar o ambiente

Escrito por Mariana Keller

Foto: Reprodução /DM Arquitetura e Engenharia

Quando se pensa na decoração da sala de estar, a iluminação também é um dos itens de grande importância na composição. E uma das melhores opções para esse cômodo são as luminárias de teto. Esta peça é ótima para dar mais destaque para os móveis e para os itens decorativos, proporcionando, ao mesmo tempo, conforto e estilo. Esse tipo de luminária é mais discreta e ocupa pouco espaço, o que é ideal para ambientes menores. Ela é uma das opções mais utilizadas para clarear e levar mais luminosidade para a sala, pois deixa o clima do ambiente mais intimista e sem excessos.

Existem diversos tipos de luminária de teto, sendo possível encontrar modelos de aço, vidro e alumínio, por exemplo. Um dos modelos mais bacanas é o plafon, que pode ser encontrado em diferentes designs e intensidades de luz, com opções que combinam com todos os estilos de decoração. Quer conhecer mais? Confira a seguir, 60 inspirações de luminárias de teto para deixar sua sala de estar ainda mais aconchegante e charmosa.

1. Luminária no forro de madeira

Foto: Reprodução /Camila Tann

Olha que graça esse conjunto de luminárias! Elas foram presas no forro de madeira e combinaram muito bem com a decoração do ambiente, que mistura toques modernos e rústicos. A cor dourada deu ainda mais charme para a composição.

2. Plafon redondo de embutir

Foto: Reprodução /Iara Kilaris

Neste projeto, foi usada a luminária plafon de embutir. Esse modelo é ótimo para ambientes com teto rebaixado e com forro de gesso, além de ser mais discreta do que as luminárias de sobrepor. Essas da foto são redondas e deram um toque mais elegante para a sala de estar.

3. Plafon de sobrepor: moderno e estiloso

Foto: Reprodução /Juliana Pippi

Já nesta sala, foi usado o plafon de sobrepor, no modelo quadrado, com quatro lâmpadas. Este tipo de plafon chama mais atenção do que o de embutir, fazendo com que o lustre também seja uma linda peça decorativa. Além disso, neste projeto também foi usada uma iluminação direta no painel da TV.

4. Tudo combinando

Foto: Reprodução /MODI Arquitetura e Interiores

Antes de definir o design da luminária da sua sala de estar, é importante decidir primeiro a disposição e o layout do ambiente. Assim, você pode criar uma decoração super estilosa, com tudo combinando de forma harmônica. Aqui, a luminária redonda acompanhou o estilo moderno da decoração, respeitando também a paleta de cores.

5. Sala clássica com pequenos pontos de luz

Foto: Reprodução /Renata Mueller

Colocar vários pontos de iluminação na sala também é sempre uma ótima solução. Assim, alguns deles podem ser utilizados apenas quando tiver vontade. Nesse caso, por exemplo, a sala de estar com decoração clássica ficou ainda mais charmosa e elegante com essa iluminação mais discreta.

6. Trilhos dão um toque industrial para a decoração

Foto: Reprodução /BY Arq&Design

Neste projeto, foram usados trilhos com spots de luz e também algumas pequenas luminárias presas nos ferros. Esse artifício proporcionou um toque industrial para a sala, deixando a iluminação versátil e a decoração super autêntica e cheia de personalidade.

7. Luminária grande, mas sem exagerar

Foto: Reprodução /Ana Yoshida

Esse tipo de luminária de teto é um pouquinho maior e causa um efeito muito interessante na decoração. Mas, perceba que, ainda assim, ela não é exagerada e os elementos de destaque continuam sendo os móveis e os itens decorativos, especialmente o sofá violeta e as prateleiras de madeira. Nesse caso, também foi usada uma luminária de mesa, que é ideal para uma iluminação mais direcional.

8. Um modelo de luminária super versátil

Foto: Reprodução /Joana & Manoela Arquitetura

A luminária usada neste projeto é conhecida como ‘float’. Ela se destaca por oferecer tanto uma iluminação direta de foco, quanto indireta difusa, sendo bastante flexível e versátil. Esse modelo não ficou lindo nessa sala com toques clássicos?

9. Luminárias na parede são um charme

Foto: Reprodução /Nilza Alves e Rita Diniz

Aqui, vemos mais um modelo de luminária muito interessante e que também funciona como iluminação indireta: as famosas arandelas. Elas são posicionadas na parede, nesse caso, com o foco de luz para cima. Além de proporcionar mais aconchego para a sala, ainda valoriza a decoração e deixa o ambiente ainda mais charmoso.

10. Um design diferente e autêntico

Foto: Reprodução /Studio BR

Para quem gosta de fugir do comum e dar mais personalidade para a decoração, luminárias como essa da foto são uma ótima opção. Ela possui um design super arrojado e dá aquele toque especial para o ambiente. Esse modelo foi feito de madeira, que acabou proporcionando traços mais rústicos para o ambiente.

11. Um cantinho especial

Foto: Reprodução /TODDO Arquitetura e Engenharia

Olha que lindo esse plafon de cristais! A luminária deu mais destaque para o hall de entrada, evidenciando o nicho com quadros e os belíssimos vasos de planta. Esse espaço moderno e sofisticado é a prova de que qualquer cantinho merece uma boa iluminação.

12. Aquele modelo que não tem erro

Foto: Reprodução /Fernanda Duarte

Nesta sala foi usado o plafon de vidro quadrado, que também é bastante utilizado, sendo uma opção charmosa e elegante. Alguns modelos, inclusive, são decorados com desenhos e pinturas. A forma neutra, como mostra a foto, é a melhor opção para salas com muitos itens decorativos coloridos, como esse quadro grande e cheio de cor.

13. Conforto e estilo sempre juntos

Foto: Reprodução /BG Arquitetura

Como já falamos anteriormente, luminárias de teto estilo plafon são excelentes para a sala de estar, pois trazem uma maior sensação de conforto. Já a área da sala de jantar combina muito bem com pendentes, como mostra esse exemplo.

14. Salas de TV pedem uma iluminação especial

Foto: Reprodução /Idealizzare Arquitetos

Quem não gostaria de ter uma sala de TV super confortável e aconchegante como essa? A luminária embutida combinou muito bem com esse ambiente. Sem contar as lâmpadas que foram posicionadas dos dois lados da televisão, para proporcionar ainda mais iluminação nessa área.

15. Sala rústica bem iluminada

Foto: Reprodução /Une Arquitetura

Essa sala rústica ganhou dois plafons na área de estar, logo acima do sofá. Para complementar, também foi usada uma luminária de chão, que remete ao estilo de iluminação de estúdios de fotografia, funcionando como uma linda peça decorativa.

16. Quando a decoração e a iluminação são grandes aliadas

Olha aí mais uma sala super autêntica e bem decorada! As luminárias usadas são discretas, mas cumprem muito bem o seu papel, proporcionando uma iluminação eficiente. Luzes amarelas também aparecem embutidas no painel de madeira, aumentando ainda mais a sensação de aconchego do ambiente.

17. Luz central com outros pontos de luz

Foto: Reprodução /Lineastudio Arquiteturas

Aqui, vemos um exemplo de plafon redondo central em conjunto com outros pontos de luz espalhados pelo ambiente. Assim, a sala fica bem iluminada em todos os seus cantinhos, fazendo com que o morador possa escolher que foco de luz agrada mais, de acordo com cada ocasião.

18. Clean e discreto

Foto: Reprodução /WRarq + Atelier de Luz

Nessa outra sala de TV, com decoração clean, foi usado um plafon quadrado central com iluminação indireta, sendo esta a principal. Porém também foram usadas luminárias com luz direta em outros pontos do cômodo.

19. Luminária combinando com a decoração

Foto: Reprodução / Arquitetura Viva

Olha que charme esse pequeno plafon de madeira, que combina com a decoração do ambiente! A sala também possui elementos rústicos, como os sofás de madeira, a mesinha de centro com a plantinha e a parede de tijolos mais ao fundo. Os tons terrosos das almofadas e do tapete deixaram a combinação ainda mais harmônica.

20. Brinque com combinação de luzes

Foto: Reprodução /BG Arquitetura

Esse plafon quadrado possui um tamanho maior, o que o torna uma peça decorativa muito bonita. Além dele, também foram usados pontos de luz ao seu redor, causando um efeito muito interessante na decoração e proporcionando ainda mais luminosidade para o ambiente.

21. Luminária moderna para uma sala moderna

Essa luminária de teto tem um design muito bonito. Ela tem o formato de duas formas geométricas ao mesmo tempo: é quadrada por fora e apresenta uma abertura redonda em seu interior. O modelo combina muito bem com o estilo moderno da sala e sua linda paleta de cores.

22. Luminárias pequenas não destoam a decoração

Não se engane pelo tamanho dessas luminárias, elas são super eficientes e iluminam muito bem. Além disso, são ideais para ambientes com uma decoração mais clean, como esse da foto, por serem bastante discretas. Mas, elas também são ótimas para o caso oposto, ou seja, para ambientes com muitos elementos decorativos e que já não tem espaço para luminárias muito grandes, que podem piorar a sensação de tumulto. Destaque especial também para os trilhos com spots voltados para a parede, para dar mais destaque para as plantas.

23. Discreta sem deixar de ser charmosa

Foto: Reprodução /Buji Decoração Reuso

Aqui, vemos mais um exemplo de plafon de sobrepor bem pequeno, só que na versão redonda. A cor branca, combinando com a tinta branca da parede, deixou a peça ainda mais discreta. O destaque ficou com as plantinhas, com o sofá super confortável e até mesmo com a casinha/arranhador, peça própria para gatos.

24. Escolha a cor da luz que mais combina com você

Foto: Reprodução /Ape1507 – Rafaella Durães

Olha aí mais um exemplo de plafon central com outros pontos de luz espalhados pela sala! Além da diversidade de modelos de luminária, é importante, também, saber escolher a cor de luz ideal. A luz amarela, a luz branca ou luz colorida têm grande influência em como a composição vai resultar. Algumas cores podem ser responsáveis por criar climas especiais ou sensações de paz e tranquilidade.

25. A iluminação indireta deixa o ambiente mais agradável

Foto: Reprodução /BM Arquitetura e Design

Aqui, vemos mais um exemplo de plafon quadrado embutido com luz indireta. A iluminação indireta faz com que a luz que incide na superfície seja depois refletida, alcançando o local a ser iluminado. Este modelo de iluminação é responsável por criar um efeito ainda mais aconchegante, além de ser muito mais intimista e convidativo. Também combina muito bem com tons pastéis e neutros.

26. Sala iluminada de ponta a ponta

Foto: Reprodução /Casa100 Arquitetura

Neste exemplo, também foi usada a iluminação indireta, só que em grande quantidade do plafon modelo quadrado, pegando a sala de ponta a ponta. Uma outra vantagem da iluminação indireta é que ela cansa bem menos os olhos, e sua claridade é bem mais suave e não incomoda, permitindo um maior controle do ofuscamento.

27. Deixe sua sala com um clima suave e tranquilo

Foto: Reprodução /Cristina Barbara

Olha aí mais um exemplo de iluminação indireta! Esse tipo de iluminação tem caído cada vez mais na graça das pessoas. Ela pode ser posicionada em pontos no piso, na parede ou no teto, principalmente em tetos rebaixados, como mostra esse exemplo da foto. Desta maneira, ela é uma das opções preferidas quando a intenção é ter um clima aconchegante na sala de estar. Além disso, a iluminação indireta não gera problemas de aquecimento e calor excessivo no ambiente. Entretanto, note que entre um recorte e outro no gesso há uma fileira de pequenas luminárias embutidas.

28. Sala ampla e bem iluminada

Foto: Reprodução /AMFB Arquitetura

Nesse caso, as luminárias embutidas no teto, além de cumprirem com a sua função, também contribuem para aumentar a sensação de amplitude do ambiente. Além disso, essa sala já possui uma boa iluminação natural, devido a sua janela ampla.

29. Plafons quadrados são escolhas clássicas

Foto: Reprodução /BG Arquitetura

Esse tipo de plafon é muito utilizado e faz um grande sucesso no projeto de iluminação de salas de estar. Além disso, ele ajudou a dar mais destaque para o quadro moderno com o desenho da Marilyn Monroe e também para as almofadas e poltronas amarelas.

30. Tons neutros combinam com luminárias mais discretas

Foto: Reprodução /Dirlene Serrano

Misturar a iluminação indireta embutida com focos de luz espalhados pelo ambiente é sempre uma ótima escolha. Além disso, quando trata-se de tons neutros na decoração da sala, as luminárias mais delicadas funcionam muito bem.

31. Iluminação proporcional ao tamanho da sala

Aqui, também foi usada a iluminação indireta embutida percorrendo toda a sala. Mas, dessa vez, em uma única peça retangular e mais estreita em cada lado. Esse artifício ajudou a iluminar o ambiente por completo, já que a sala é bem ampla.

32. Lindo conjunto de luminárias

Foto: Reprodução /Roberta Devisate

Esse conjunto de luminárias de teto sobrepostas fizeram uma linda combinação com a decoração da sala, dando mais destaque para a mesinha de centro. No teto rebaixado também foi usada a iluminação indireta e pontos de luz direcionados para o sofá.

33. Luminária moderna e versátil

Foto: Reprodução /Orlane Santos

Aqui, vemos mais um exemplo de luminária embutida no teto. Ela foi usada tanto na área de estar, quanto na área de TV. Esse modelo de luminária é moderno e também funciona muito bem em outros ambientes, como quarto e escritório.

34. Plafons são luminárias curingas para a sala

Foto: Reprodução /Giselle Medeiros

Se você tem dúvidas quanto ao modelo de luminária de teto, aposte nesse tipo de plafon igual ao da foto. Ele combina com diferentes tipos de ambientes e também com diversos estilos de decoração. Você pode colocar quantos quiser, dependendo do tamanho da sua sala.

35. Adicione estilo ao seu projeto de iluminação

Foto: Reprodução /Escala Arquitetura

Esse tipo de iluminação indireta é muito charmosa e dá um ‘up’ na decoração. Nesse caso, também foi utilizado um abajur na mesinha lateral, para complementar a iluminação do ambiente.

36. As lâmpadas incandescentes são as melhores opções para a sala

Foto: Reprodução / Daniela Kuhn

Olha aí a luminária float de novo! Nesse exemplo, ela foi usada junto com os trilhos, que têm sido muito usados em decorações com toques industriais. Além disso, a lâmpada escolhida foi a incandescente, que possui um tom amarelado e deixa o ambiente muito mais suave e leve.

37. Complemente a iluminação natural da sala

Foto: Reprodução /Lineastudio Arquiteturas

Nesta sala, o plafon redondo foi o escolhido para iluminar a sala de estar. No centro do ambiente, também foram usados pontos de luz direcionais. Em relação à lâmpada, para áreas que recebem bastante Sol, como essa da foto, as lâmpadas halógenas funcionam muito bem. Elas são mais claras do que as incandescentes, porém mais aconchegantes do que as fluorescentes.

38. Ilumine com elegância

Foto: Reprodução /Aline Raiser

Luminárias de teto são opções perfeitas para ambientes clássicos, principalmente esse modelo de cristais. Elas dão mais elegância e sofisticação para a decoração e funcionam muito bem em conjunto com pontos de luz ou iluminação indireta.

39. Iluminação ideal para todos os momentos

Foto: Reprodução /Enzo Sobocinski

Aqui, foram usadas luminárias embutidas com luz direta e indireta. Misturar esses dois tipos de iluminação é a melhor forma de iluminar de forma eficiente uma sala, pois assim, você pode criar o clima que desejar, de acordo com cada tipo de ocasião.

40. Quanto mais pontos de luz, melhor!

Foto: Reprodução /Marcelo Rosset

Esse projeto apostou em pequenos pontos de luz direta espalhados pelo teto da sala. Esse tipo de iluminação também é bastante confortável e suave, o que é ideal para a sala de estar. Além disso, foram usados dois abajures ao lado dos sofás brancos, para proporcionar uma luz mais direcional para esta área.

41. Luminárias embutidas são um sucesso

Foto: Reprodução /Flávio Moura

Aqui vemos mais um exemplo de plafon embutido, que proporcionou uma iluminação bem marcante. A composição ficou especialmente bonita com a mesa de centro espelhada.

42. Use as luminárias para delimitar os espaços

Foto: Reprodução /Fabiana Freire

Nessa sala com portas de vidro, o conjunto de quatro pequenas luminárias foi usado para iluminar cada área da sala de estar. Esse artifício também é uma ótima forma de delimitar os espaços dentro de um mesmo ambiente.

43. Otimize os espaços

Foto: Reprodução /Cristina Reinert

Essa sala de estar compacta, integrada com a sala de jantar, usou vários artifícios para otimizar os espaços, como o aparador atrás do sofá e os espelhos. E com o projeto de iluminação não foi diferente, a luminária de teto também é uma excelente forma de aproveitar mais os espaços.

44. Luminária embutida: claridade sem excessos

Foto: Reprodução /Serra Vaz Arquitetura

Essa salinha super charmosa também apostou na luminária embutida de teto quadrada. Perceba que, mesmo de dia, ela pode ser acesa, sem deixar o ambiente com aquele excesso de claridade incômoda.

45. Delicadeza e beleza para a sala

Foto: Reprodução / Luis Fabio Rezende de Araujo

Essa sala com tons amadeirados e pastéis ficou ainda mais charmosa com as luminárias de teto embutidas. Elas foram usadas como a iluminação principal e deram um toque de delicadeza para o ambiente. É possível perceber também a presença de um lustre no fundo, que foi usado para iluminar e destacar apenas um cantinho da sala, servindo mais como elemento decorativo.

46. O estilo industrial está cada vez mais em alta

Foto: Reprodução /Obra Arquitetos

O estilo industrial está presente nessa sala, tanto pelo uso do cimento queimado na parede e no teto, quando pelo estilo da luminária. Foi usado um modelo de sobrepor que lembra aquelas lâmpadas mais brutas de fábricas e indústrias. O efeito ficou muito interessante!

47. Mais aconchego para os momentos de lazer

Foto: Reprodução /Aresto Arquitetura

Aqui, vemos mais um modelo de luminária float em conjunto com alguns pontos de luz, próximos ao painel da televisão. Assim, o momento de assistir filmes e séries vai ficar bem mais prazeroso! Além disso, esta sala, que é integrada com a cozinha, também ficou com os espaços bem delimitados.

48. Luminárias float são completas e funcionais

Foto: Reprodução /Ricardo Lopez

Neste exemplo, a luminária float também foi a escolhida! Como é um modelo super funcional e completo, ela está cada vez mais presente nos projetos de arquitetura de casas e apartamentos. Essa é uma versão espelhada.

49. Aposte nas luminárias de teto para realçar janelas amplas

Foto: Reprodução /Izabela Lessa

Contar com uma boa e vasta janela como essa, que oferece iluminação natural e uma bela vista, é tudo de bom, não é mesmo? E ela ainda contribui para deixar o ambiente ainda mais confortável. Mas não é por isso que você vai esquecer de contar com uma boa luminária para usar à noite. As de teto são sempre as melhores opções para não destoar na decoração e, nesse caso, até mesmo para não atrapalhar a vista da paisagem.

50. Luminárias espelhadas dão um charme a mais para a decoração

Foto: Reprodução /Luciana Latorre

A luminária de teto usada nesta sala é espelhada e fez um lindo efeito refletindo parte do sofá e da mesa de centro, que também é espelhada. Esse modelo confere muita elegância e sofisticação para o ambiente.

51. Combinação perfeita para assistir aquele filminho

Foto: Reprodução /Flávia Góes e Laryssa Araujo

Aqui vemos mais uma combinação da luminária embutida com os pontos de luz. Essa composição é perfeita para sala de estar, principalmente para ambientes com televisão.

52. Misture diferentes tipos de luminária

Foto: Reprodução /Hiperbato Arquitetura

A decoração desta sala é super marcante, cheia de texturas e também com um projeto de iluminação caprichado, misturando diferentes tipos de luminária. Foi usada uma luminária de teto, iluminação indireta na parede da TV e também pontos de luz direcionados para itens decorativos, como quadros e esculturas, dando mais destaque para esses objetos. Tudo com luz incandescente.

53. Luminárias de teto pequenas e minimalistas

Foto: Reprodução /Seferin Arquitetura

Essas pequenas luminárias de teto são super práticas e funcionais, sendo possível usar diversas delas num mesmo ambiente. Além disso, elas dão um toque mais minimalista para a decoração.

54. Cores fortes e iluminação suave

Foto: Reprodução /Estúdio HL

Essa sala de cores vibrantes apostou numa luminária de teto discreta mas, ao mesmo tempo, muito elegante e sofisticada. As luzes são diretas e ganharam até um espaço demarcado só para elas.

55. Iluminação potente para o cantinho do cinema

Foto: Reprodução /Cris Formolo

Essa salinha de cinema ganhou duas luminárias floats mais do que especiais. Mas, diferente dos demais exemplos dessa luminária já mostrados aqui, essas da foto têm formato retangular e foram usadas em dupla.

56. Plafon simples e clean

Foto: Reprodução /Fernanda Moreira Lima

O plafon quadrado branquinho e discreto foi a solução ideal para dar mais destaque para a decoração colorida e estampada desta sala. As cores vibrantes e fortes ficaram ainda mais evidentes, assim como as flores. Esse modelo de luminária ainda combinou com a escultura na parede.

57. Luminárias discretas também são uma boa pedida

Foto: Reprodução /AMFB Arquitetura

Aqui, vemos mais um exemplo de iluminação discreta e minimalista para dar mais destaque para os elementos decorativos, como os quadros e as plantas. Mas, também foi usada uma luminária de chão ao fundo e um abajur na mesinha lateral, ao lado do sofá.

58. Combine a luminária com itens decorativos

Foto: Reprodução /Martinhão Neves Arquitetos

A luminária usada nesta sala foi o plafon redondo, que é super charmoso e combinou com as cestas decorativas presas na parede. Também foram usados pontos de luz direta nas extremidades do teto.

59. A iluminação também é ótima para decorar

Foto: Reprodução /Adriana Fornazari

Não é necessário deixar de lado o estilo da decoração no momento de escolher a sua luminária. Este artefato pode seguir diversos modelos de design, basta achar um que seja adequado para o estilo de sua sala de estar. As arandelas, por exemplo, funcionam muito bem na decoração da sala de estar.

60. Harmonia e combinação nos pequenos detalhes

Foto: Reprodução /Estares Arquitetura

Para finalizar, vemos mais uma opção de plafon redondo, só que agora na versão de sobrepor. Assim como no exemplo anterior, aqui a luminária também combinou com o formato redondo do espelho.

Essas foram nossas ideias e inspirações de luminárias para sala. Se você gostou de algum modelo, que tal dar aquela renovada no projeto de iluminação da sua casa? Essas luminárias são super fáceis de encontrar e podem transformar totalmente a decoração e o clima da sua sala, fazendo com que ela fique ainda mais confortável e aconchegante.

PARA VOCÊ