Por Ana Kordelos
Elemento importante na estrutura da casa, além de possuir um aspecto estético que complementa a decoração do ambiente, o forro de madeira proporciona isolamento térmico, ajuda a esconder instalações elétricas, hidráulicas e também auxilia na implementação do projeto luminotécnico.
Apesar de o forro de gesso ser o mais utilizado na decoração atualmente, o forro de madeira vem logo em sequência na preferência quando a ideia é um projeto cheio de estilo. Seu uso possibilita um visual mais rústico ou, ainda, pode incrementar o estilo contemporâneo. O uso da madeira no forro confere requinte, trazendo aconchego ao ambiente.
Versátil, o uso do forro de madeira abrange qualquer estilo de decoração, proporciona beleza e informação visual ao cômodo, melhorando até mesmo a acústica do local em que é implementado. Utilizando-se se lâminas conhecidas como lambris ou placas de madeira, permite a utilização de madeiras em tons variados, além da opção de aplicar uma camada de tinta, o que resulta em um visual mais alegre e colorido.
Publicidade
Foto: Reprodução / Melville Thomas Architects
Dentre os tipos de madeiras mais utilizados para a confecção do forro estão o cedrinho – de cor avermelhada e praticidade na instalação -, a perobinha – de cor amarelo com castanho e também conhecida como jatobá -, angelim -, com um tom de marrom bem suave – e a pinus – feita com madeira de reflorestamento, com cor clara e bom custo benefício. Estas são consideradas as mais resistentes ao possível ataque de cupins.
Segundo representantes da Aguiar Correia Marcenaria, dentre estas opções, a mais indicada é a madeira de cedrinho, “devido a possibilidade de utilizá-la somente com um selador em seu acabamento natural, ou ainda com uma camada de tinta.
Segundo a arquiteta Natalia Billa, quando o assunto é decoração, não há regras, desde que seja um espaço que combine com a personalidade e estilo de vida dos residentes, permitindo desde um visual mais rústico até designs mais modernos e contemporâneos, basta deixar a criatividade fluir.
Dentre as sugestões da profissional, estão um cômodo mais masculino com um forro em madeira escura, ou até mesmo pintado de preto, uma casa de praia, utilizando o forro ao natural ou pintado de branco. “Ainda é possível fugir do modo mais tradicional de usar o forro de madeira e fazer um treliçado, deixando a laje aparente por trás, ou pintada de uma cor bem escura, e usar essa treliça para pendurar luminárias, spots ou outros itens decorativos. Enfim, as possibilidades são muitas!”.
Foto: Reprodução / Lean Architecture
A profissional destaca a liberdade de estilo permitida por este tipo de forro, que não impõe regras. “Depende muito do ambiente e do contexto da decoração, além da personalidade do cliente, possibilitando desde os forros mais clássicos aos mais inusitados como, por exemplo, um ripado de madeira pintado em azul”, revela.
Segundo a arquiteta, qualquer ambiente pode receber a madeira pintada, não há restrições de estilo, desde que se adeque para cada tipo de ambiente. “Um banheiro, por exemplo, precisa de cuidados especiais na escolha da madeira, acabamento, tinta ou verniz, por conta da umidade que esse forro vai receber”, alerta.
Os profissionais da marcenaria revelam que um bom tratamento da madeira pode fazê-la durar para a vida toda, desde que ela não possua problemas com cupins quando for usada. Caso haja infestação, o recomendável é fazer a aplicação de um veneno para estes parasitas antes de usar a madeira para a montagem, deixando o cupinicida agir e, só então, aplicar verniz ou selar e pintar.
Já em relação à madeira pintada, além da preparação adequada da madeira (lixando-a, para que a tinta possa aderir à superfície) e da utilização de um material de pintura de boa qualidade, deve-se observar o ambiente onde o forro está instalado. No caso de ambiente que possua contato com umidade, é de extrema importância uma tinta adequada específica.
Foto: Reprodução / SB Architects
Seja em casas, sobrados ou apartamentos: a arquiteta informa que não há restrições para o uso do forro de madeira, podendo ser utilizado desde em ambientes internos, como quarto, sala, cozinhas e banheiros, até em ambientes externos, como uma aconchegante varanda.
“A montagem do forro de madeira deve ser feita no momento em que a construção está quase finalizada, quando os circuitos elétricos já estão prontos”, informa Natalia. Para isso, é recomendável contratar uma mão de obra especializada, agilizando o processo.
A estrutura do telhado pode ser embutida ou ficar aparente, e será nela em que as réguas de madeira serão fixadas com o auxílio de pregos ou parafusos. “Primeiro instalam-se os barrotes (pequenas peças de madeira que são chumbadas com massa na laje, permitindo a fixação da tábua), que podem ser em madeira dura, os quais devem ser tratados com óleo queimado, para que quando recebam as ripas do forro, já estejam conservados. E então basta instalar o forro, aplicar o verniz ou selar e pintar”, ensina os representantes da marcenaria Aguiar Correia.
Foto: Reprodução / Clinkston Architects
Para manter o forro belo e com uma longa durabilidade, os profissionais da marcenaria destacam a atenção para evitar uma possível infestação de cupins, além da manutenção nas vigas a cada dois anos, aplicando verniz. “Toda madeira que você trata tem um longo tempo de duração”, explicam.
Eles ainda contam que, no caso da madeira com pintura, é necessária uma pequena manutenção de 2 em 2 anos, sendo necessária a limpeza para tirar o possível acúmulo de mofo por conta da umidade, especialmente em ambientes expostos à umidade constante, como banheiros e casas de praia. Se necessário, aplicar um verniz após a limpeza.
Toda essa versatilidade do forro de madeira é um recurso a ser explorado, para criar estilos variados de decoração e ambientes cheios de personalidade. Confira a seguir uma seleção de ambientes que utilizam este tipo de forro:
Foto: Reprodução / Debaixo do Bloco
Construção ideal para uma casa de campo ou praia, é composta apenas de madeira e vidro, permitindo que o verde da natureza ao redor da residência invada e traga vida ao seu interior. Projetada com o pé direito alto, possui mezanino e decoração com variados tons de madeira e branco.
Ampla residência, possui área comum com pé direito alto em meio aos cômodos distribuídos em dois andares. Aqui, o teto possui uma inclinação, utilizando-se de vigas de madeira para proporcionar mais detalhes em um visual cheio de estilo.
Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura
Projeto com linhas retas, conta com mezanino e pé direito alto. A madeira escolhida possui tom escuro, contrastando com o revestimento escolhido para o piso. Com um jardim interno, possui portas de vidro de correr no estilo mão amiga, permitindo que o jardim externo se integre ao ambiente.
Foto: Reprodução / Studio MK27
O diferencial deste ambiente está na escolha do aço para as vigas de estrutura, pintado em um tom mais escuro do que as lâminas de madeira que o revestem. O contraste formado pelos dois materiais resulta em uma decoração ainda mais interessante, além de formar um desenho cheio de estilo.
Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura
Esta varanda foi toda projetada em madeira e portas de vidro, proporcionando proteção contra as brisas mais fortes do clima frio. Além das poltronas, ainda possui um deck de madeira com aconchegantes almofadas e uma banheira ao fundo: cantinho cheio de conforto!
Foto: Reprodução / JBMC Arquitetura e Urbanismo
Buscando expressar uma rusticidade orgânica, este projeto lança mão do uso da madeira tanto no piso quando no teto, além das portas confeccionadas integralmente em vidro e no acabamento das paredes feito com tijolo aparente em seu tom natural.
Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura
A separação da cozinha com a sala de estar se dá através de uma ampla cortina, possibilitando a integração ou separação dos dois ambientes, caso necessário. O forro em madeira escura é um show à parte. Com finas lâminas de madeira, auxilia na sensação de continuidade do cômodo.
Foto: Reprodução / Oficina Arquitetura & Design
Este espaço externo exprime aconchego e conforto a quem o desfruta. O forro de madeira ainda ganha a utilização de grossas vigas de madeira em sua estrutura, exaltando o tema rústico. O mesmo material ainda pode ser visto na mesa e bancos, além das belas portas.
Foto: Reprodução / Edu Castello
O destaque deste ambiente se dá pela escolha da padronagem no forro. Utilizando finas ripas de madeira, que dá ainda mais destaque no ambiente, garantindo um efeito visual de personalidade. Destaque para as amplas portas de madeira, que possibilitam a entrada do sol no local.
Foto: Reprodução / Studio MK27
Aqui a madeira figura por todos os lados: nos móveis, como revestimento das paredes internas, no imponente forro e nas paredes externas com finos galhos naturais, que deixam a luz do sol inundar o ambiente, causando um efeito incrível.
Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura
Duo coringa, mesclar tons naturais de madeira com o branco garante requinte a qualquer ambiente. Neste home office, podemos observar três tons de madeira predominantes: o mais claro e natural nas paredes, janelas e porta, um tom médio no forro e um tom mais escuro no piso.
Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura
A madeira utilizada para o forro deste ambiente é a mesma, porém foi aplicada de duas formas diferentes: na maior parte, a aplicação foi feita através de lâminas justapostas, dando a sensação de continuidade. Já na área do jardim, vigas espaçadas auxiliam na divisão dos ambientes.
Foto: Reprodução / MF+ Arquitetos
Para este espaço gourmet, a aplicação das vigas segue o estilo espaçado, trazendo personalidade ao ambiente. A mesma técnica pode ser observada nas amplas divisórias espalhadas por toda a residência, seguindo um único estilo de decoração em todo o projeto.
Foto: Reprodução / Fernanda Marques
Com a aplicação das vigas na longitudinal, é possível perceber um efeito ótico que garante a impressão de um cômodo mais amplo. Este efeito é auxiliado pelos trilhos de luzes distribuídos na mesma direção. Destaque para o bar suspenso, revestido com a mesma madeira do forro.
Foto: Reprodução / Sarmento e Melo
Esta belíssima sala ganhou um forro inclinado de madeira com grossas vigas de madeira rústica, trazendo mais estilo ao local. Para garantir a integração junto à natureza, as tradicionais paredes de concreto foram descartadas, sendo substituídas pela opção em vidro.
Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura
Uma casa de campo não precisa necessariamente possuir o estilo rústico. Este projeto é um belo exemplo de como uma residência campestre pode ganhar ares contemporâneos ao utilizar móveis com design arrojado e a cor branca em predominância.
Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura
Considerada um material neutro, apesar de possuir tonalidade marcante, o uso da madeira natural permite a adição de pontos de cor distribuídos pelo ambiente. Uma boa dica é adicionar móveis em tons neutros como bege e branco para equilibrar o visual.
Foto: Reprodução / Otta Albernaz Arquitetura
Aqui é possível perceber como a madeira no tom natural, quando utilizada em contraste ao preto garante sofisticação. Como essa cozinha possui configuração longitudinal, as vigas de ferro foram aplicadas de forma perpendicular ao projeto, dando ainda mais destaque para todo o ambiente.
Foto: Reprodução / Gebara Conde Sinisgalli Arquitetos
Para um resultado mais interessante, é válido uma solução simples que adiciona contraste: enquanto as vigas da estrutura do banheiro estão em seu tom natural, apenas com verniz, as lâminas do forro ganharam uma demão de tinta branca, resultando em um lindo efeito.
Foto: Reprodução / Fernanda Marques
O estilo retrô pode ser conferido nas poltronas de design diferenciado, no abajur e banquinho ao fundo e no banco de madeira com assento no formato natural do tronco da árvore. O forro de madeira é a pedida certeira para trazer encanto ao ambiente, em associação à parede no mesmo material.
Foto: Reprodução / Estúdio MRGB
Outro exemplo que prova a versatilidade do forro de madeira é adicionar elementos da natureza em um local onde o estilo industrial impera, com tons de cinza, bancada em cimento queimado e eletrodomésticos em inox. Destaque especial para o tapete que imita a padronagem natural da madeira.
Foto: Reprodução / Ruschel Arquitetura
O material pode ser observado em vários detalhes desta sala, desde o forro com vigas e lâminas em um belo tom natural, até no mobiliário, painel da tv e objetos decorativos. A lareira revestida de pedras em formatos variados é um show à parte.
Foto: Reprodução / Studio MK27
O único lugar onde não é possível visualizar a madeira neta sala é na região da lareira e no piso do cômodo, que utilizam um revestimento em pedra natural. O restante do ambiente utiliza madeira em todas suas formas, como pequenas vigas no forro e paredes ou no jogo de sofá.
Foto: Reprodução / Fernanda Marques
Com uma decoração praiana representada pela rede de pesca fixada acima da mesa de jantar, este projeto ganhou um amplo forro de madeira no espaço que liga sala e cozinha. Até o chão ganhou um revestimento que imita madeira, complementando o charme.
Foto: Reprodução / Roberto Migotto
O contraste causado pela diferença nos tipos de madeira eleitos para as lâminas do forro e suas vigas garante beleza e estilo para este teto inclinado. Ambiente digno de jantares cheios de pompa, possui ainda ampla mesa de jantar também em madeira, com modernas cadeiras brancas.
Foto: Reprodução / Studio MK27
Um belo exemplo de como este tipo de forro pode ajudar na decoração de um ambiente, nesta sala os spots de luz foram posicionados de modo a destacar a bela estante, cheia de detalhes, repleta de nichos em diferentes tamanhos e também confeccionada com o material orgânico.
Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura
Este projeto com o pé direito alto garante uma incrível divisão de ambientes, onde no térreo prevalecem tons neutros e a presença tímida da madeira na mesa de centro e armário, enquanto o primeiro andar ganha destaque com o mesmo material através do belo forro e da divisória em mosaico.
Foto: Reprodução / Graça Brenner
Esta varanda transmite conforto e aconchego em pouco espaço. Com teto na diagonal e vigas no mesmo tom, possui móveis de design clássicos, como a cadeira de balanço. Para manter a família reunida, o forno a lenha se torna item indispensável.
Foto: Reprodução / Rafael Simonazzi
A madeira é utilizada tanto no forro como no piso, revestido com um tom mais claro. Enquanto a mesa de mármore e a estante de nichos evoca o estilo moderno, a cômoda em estilo clássico e o frigobar com design retrô complementam o cômodo com toques de estilos diferentes.
Foto: Reprodução / Espaço do Traço
Aqui somente a área gourmet recebeu o forro de madeira, utilizando largas vigas e aplicado junto à um recorte no gesso. A churrasqueira e o mobiliário também são revestidos com o mesmo material, enquanto o piso ganha a beleza e o requinte do mármore.
Foto: Reprodução / Macedo, Gomes e Sobreira
Em uma construção que abusa do uso da madeira, esta varanda ganhou o revestimento tanto no piso quanto no forro. As molduras das portas, também do mesmo material, ganharam um tom mais claro, fazendo um belo contraste. Para relaxar, uma confortável rede de balanço.
Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura
O diferencial do ambiente está nas vigas expostas do forro de madeira. Dispostas paralelamente, próximas umas às outras, garante informação visual e charme à sala. O material ainda é visualizado no mobiliário e nos lustres acima da mesa de jantar.
Foto: Reprodução / Fernando Payão
Utilizada em todos os cantos deste projeto, os tons escolhidos não variam muito, permanecendo muito próximos uns aos outros, garantindo uma harmonia sem pesar o visual. Destaque para a parede com placas de madeira aplicadas de formas opostas.
Foto: Reprodução / Carla Arigón Felippi
Esta é uma boa tática para separar ambientes e adicionar a madeira, sem pesar no visual. Como a sala e a varanda são integradas, somente a região externa do imóvel recebeu o forro, tendo o revestimento de seu piso também alterado, causando um belo contraste.
Foto: Reprodução / Jacobsen Arquitetura
Projeto cheio de beleza e ousadia, utiliza o mesmo forro nas duas regiões do imóvel, interna e externa. O projeto luminotécnico é um elemento importante para dar destaque à este item, devendo ser bem elaborado, evitando que a área interna fique muito escura.
Foto: Reprodução / Camila Casotti
Apesar do pouco espaço disponível, o forro de madeira traz encantamento e beleza ao cômodo. Aqui, para garantir que o tom cheio de personalidade da madeira não pese e traga a sensação de pouco espaço, o branco predomina nos móveis e no piso.
Foto: Reprodução / Studio MK27
Para evitar a rusticidade causada pelas vigas aparentes, este forro foi elaborado somente com pequenas réguas de madeira, trazendo suavidade ao visual. A mesa confeccionada com um tronco de árvore em seu formato natural garante destaque ao ambiente.
Foto: Reprodução / Anastasia arquitetos
Além de ser aplicada no forro de madeira na varanda, esta área externa ainda ganha variados decks em formato quadrado espalhados pela grama, que dão acesso à piscina. O pergolado elaborado com vigas de madeira é outro elemento de destaque no ambiente.
Foto: Reprodução / Sarmento e Melo Arquitetura
A madeira eleita para o forro garante um visual delicado à área externa, evidenciando as placas de cimento queimado na parede, além do armário em uma madeira de tom claro e o verde ao redor do espaço. Os spots de luz também não passam despercebidos.
Foto: Reprodução / Jaime Lerner
Para o teto inclinado, o forro de madeira recebeu uma camada de tinta chumbo, adicionando sobriedade ao ambiente. Ao utilizar o mesmo tipo de madeira para o revestimento do piso e o tampo da mesa, criou-se uma harmonia. Destaque para os pontos de cor trazidos pelos quadros.
Foto: Reprodução / Otta Albernaz Arquitetura
Ideal para momentos de tranquilidade e relaxamento, este recando utiliza o forro de madeira em tom escuro. As paredes de vidros sustentadas por colunas em cimento queimado garantem a integração ao verde abundante ao redor. A escolha pelo piso em madeira mesclada não podia ter sido mais certa.
Foto: Reprodução / AMZ Arquitetos
O mesmo tipo de madeira foi aplicado em diferentes momentos neste projeto: no forro, com suas lâminas e vigas, na ampla escada, e como estrutura das paredes da construção. Seguindo o mesmo estilo, os móveis da cozinha mostram toda sua beleza.
Foto: Reprodução / Mutabile
Aqui o teto é inclinado, com forro e vigas em madeira escura, a mesma utilizada para emoldurar as portas de vidro que enquadram o mar. Os móveis de design rústico e a parede de pedras naturais complementam o visual.
Foto: Reprodução / Bernardes Arquitetura
Uma forma de dar ainda mais destaque ao forro de madeira é utilizar spots de luz embutidos em suas laterais, que causam um belo efeito degradê. O material também é visualizado nas portas de vidro e no rack da TV.
Foto: Reprodução / Reinach Mendonça Arquitetos Associados
Aqui, além do teto inclinado receber o forro de madeira em um tom vibrante, a parede do ambiente externo recebe revestimento com as mesmas réguas utilizadas no forro. A madeira também é encontrada no piso e no belo pergolado acima da escada.
Foto: Reprodução / Gebara Conde Sinisgali
No mesmo ambiente, o teto possui forro de madeira e cimento queimado justapostos, resultando em um belo contraste de estilos. Como o cômodo conta com objetos decorativos em tons vibrantes, o mobiliário escolhido possui a cor branca, para equilibrar o visual.
Foto: Reprodução / Brasil Arquitetura
Este forro de madeira possui formato não convencional, com uma curva orgânica por todo o ambiente e pequenas vigas de madeira em cor branca. Opção ideal para quem não tem medo de ousar, destaca-se facilmente neste ambiente.
Foto: Reprodução / André Vainer Arquitetos
Com um belo mix de madeiras, esta sala integrada lançou mão do forro pintado de branco para evitar que o visual ficasse muito poluído. A madeira ainda está presente no revestimento do piso, na moldura das portas e no mobiliário, sempre no tom natural.
Foto: Reprodução / André Lenza
Com uma madeira de tom escuro, este forro conta com vários spots de luz embutidos e distribuídos de forma aleatória, que iluminam e dão estilo ao ambiente. A mesa de jantar também possui madeira escura, contrastando com os materiais mais claros em todo o espaço.
Foto: Reprodução / Anna Maya e Anderson Shussler
Situado no andar superior da residência, o teto inclinado permite a aplicação de uma janela basculante, permitindo a entrada de iluminação e ventilação natural em qualquer momento do dia. Destaque para o painel de madeira utilizado na cabeceira da cama.
Ainda não se convenceu? Então inspire-se com estes outros estilos e escolha sua versão favorita de forro de madeira:
Foto: Reprodução / Maurício Karam
Foto: Reprodução / Melina Mundim
Foto: Reprodução / Erick Figueira Mello
Foto: Reprodução / Cássia Oliveira
Foto: Reprodução / Denise Wichmann
Foto: Reprodução / Plena Madeira
Foto: Reprodução / John Maniscalco Architcture
Foto: Reprodução / John Maniscalco Architecture
Foto: Reprodução / John Maniscalco Architecture
Foto: Reprodução / John Maniscalco Architecture
Foto: Reprodução / John Maniscalco Architecture
Foto: Reprodução / Ming Architects
Foto: Reprodução / LX Arquitetura
Foto: Reprodução / Cornetta Arquitetura
Foto: Reprodução / Cornetta Arquitetura
Foto: Reprodução / Gui Mattos
Foto: Reprodução / MPG Arquitetura
Foto: Reprodução / MPG Arquitetura
Foto: Reprodução / Sarmento e Melo Arquitetos
Foto: Reprodução / Fernanda Marques
Foto: Reprodução / Fernanda Marques
Foto: Reprodução / David Guerra
Foto: Reprodução / Duda Porto
Foto: Reprodução / Denise Vilela
Foto: Reprodução / Frauches Arquitetos
Tendência atemporal, utilizar o forro de madeira para complementar o visual dos ambientes internos e externos do lar garante uma decoração cheia de estilo e personalidade, além de proporcionar sensação de aconchego ao ambiente. Escolha sua versão favorita e invista nesta opção!