Teto decorado: 50 fotos de projetos criativos para inspirar

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Ana Luisa Previde



Decorar o lar é algo extraordinário. Além de deixar o espaço com nossa cara, ainda é possível adicionar elementos que contribuam para o maior conforto e beleza de cada ambiente. Ao falar em decoração, rapidamente pensamos em revestimentos, pintura, móveis e objetos. Porém existe uma estrutura que, ao receber atenção especial, pode renovar o visual do nosso lar: o teto.

Muitas vezes recebendo apenas uma demão de tinta ou a companhia de lustres e outros elementos de iluminação, ao adicionar cores, materiais, texturas ou outros detalhes é possível mudar completamente o espaço, deixando-o mais criativo e original.

Dentre as possibilidades em decorar esta estrutura, pode-se citar o uso de forros e gesso, lançando mão de materiais como PVC, madeira ou adicionando sancas e desenhos variados. Além disso, outra sugestão é fixar objetos decorativos, incrementando seu visual.

Confira a seguir uma seleção dos mais variados ambientes com tetos decorados e inspire-se para transformar o visual de seu lar:

1. Incrementando um quarto temático


Foto: Reprodução / In/ Ex Arquitetura e Interiores

Com uma pintura especializada, é possível adicionar o elemento que faltava para ambientar o quarto para um verdadeiro amante do futebol. Bastaram duas cores de tinta e muito talento para demarcar os limites do campo.

2. Seguindo o estilo decorativo

Foto: Reprodução / Neza Cesar

Em um quarto com elementos clássicos como o imponente lustre, nada melhor do que um teto trabalhado em gesso, rico em detalhes e beleza.

3. Dando poder ao apaixonado pelos super-heróis

Foto: Reprodução / Carla Felippi



O jovem colecionador ganha a companha ideal para seus bonecos de ação: um verdadeiro escudo de heróis. Fixado no teto, este ainda ganha pintura especial e focos de luzes para um visual mais acolhedor.

4. De acordo com a paleta de cores

Foto: Reprodução / Neza Cesar

Pintar o teto com listras nas cores azul e branco, que estão presentes em todo o ambiente, garante destaque para o corredor, alongando-o e ligando os ambientes.

5. Simulando o céu azul

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Com recortes estratégicos no gesso em formato de janelas circulares, o teto ganhou um papel de parede com a imagem de um céu azul com nuvens, facilitando a sensação de tranquilidade que todo quarto deve proporcionar.

6. Com madeira e treliça de bambu

Foto: Reprodução / Mandarina Arquitetura

Compondo o segundo andar da residência, esta área gourmet ganhou uma bela cobertura rústica. O cordão com luzes dispostos por toda a estrutura garante charme extra em momentos de baixa luminosidade natural.

7. Para uma varanda cheia de estilo

Foto: Reprodução / Ana Luisa Previde

Com um painel trançado em fibra de bambu aplicado por todo o espaço, o visual da varanda fica ainda mais interessante, contando com um material natural, que também pode ser visualizado nos móveis.

8. Mais cor e alegria ao ambiente

Foto: Reprodução / Jessica Peixoto Atelier



Mesclando-se com o próprio teto com pintura em verde claro, as faixas de tecido com estampas variadas conferem mais vivacidade e alegria ao ambiente, seguindo o estilo decorativo do espaço.

9. Grafismos e formas geométricas são uma boa pedida

Foto: Reprodução / Ane Lopes

Para um visual mais contemporâneo, uma boa pedida é apostar em uma pintura ou adesivo com grafismos, delimitando a região da sanca e ficando ainda mais belo com o auxílio de fitas de LED em tom azul.

10. Com recortes estratégicos

Foto: Reprodução / Gisele Taranto

O teto de gesso possui pintura igual a das paredes, conferindo uma sensação de continuidade. O destaque fica por seus recortes estratégicos no gesso, os quais ganham ainda mais destaque com luzes embutidas.

11. Ligando-se com a cabeceira

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Em vez de uma cabeceira tradicional, o painel de gesso acomoda a cama com estilo, possuindo nicho espelhado e estendendo-se até o teto, com fita de LED embutida e recortes estratégicos para a iluminação.

12. Que tal flores para o ambiente?

Foto: Reprodução / DG Arquitetura + Design

O teto ganhou uma sanca revestida com painel com figura de anjinhos e flores em tom envelhecido, seguindo o visual mais clássico da decoração do restante do ambiente.

13. Revestimento em uma faixa contínua

Foto: Reprodução / Ana Cinthia Lopes



Para manter a harmonia, o mesmo revestimento utilizado na rodabanca, em tons de azul e padrões semelhantes, foi aplicado também no teto, como um faixa contínua, embelezando esta estrutura normalmente esquecida.

14. Ideal para os amantes do espaço

Foto: Reprodução / Iara Kílaris

Com um visual de tirar o fôlego, este teto de gesso com recorte circular ganha foto extremamente realista do planeta terra. Com o auxílio da iluminação de LED embutida e pequenos focos que simulam estrelas, os amantes do espaço irão perder horas sonhando com aventuras.

15. Entrando na brincadeira

Foto: Reprodução / Bia Muniz

O adesivo com motivos infantis compõe uma linda faixa que, aplicada inicialmente na parede, estende-se até boa parte do teto. A luz embutida proporciona mais destaque a este elemento que deixa a sala de jogos ainda mais divertida.

16. Para um recanto de paz e tranquilidade

Foto: Reprodução / Gisele Taranto

Em um ambiente aberto, com contato direto com a natureza, o teto com bambu e tecido branco garante o visual acolhedor e ajuda a propiciar maior relaxamento e tranquilidade.

17. Que tal um céu estrelado?

Foto: Reprodução / Carla Felippi

Seguindo dois estilos distintos, com metade do teto pintado com o mesmo tom de rosa observado na parede e luzes de LED que imitam estrelas, a outra metade ganha aplicação do papel de parede listrado com focos de luz.

18. Com painel de madeira e fibra ótica

Foto: Reprodução / Michele Daltoe

Instalado na parede que acomoda o berço do bebê, o painel de madeira estende-se até o teto, onde recebe pequenas luzes de fibra ótica, enfeitando e proporcionando uma iluminação suave.

19. Adicionando mais cor e estilo

Foto: Reprodução / Anna Parisi Arquitetura

Em um ambiente que segue uma paleta de cores com muito requinte e estilo, uma boa opção é adicionar adesivo ou papel de parede gráfico no teto, dando destaque e garantindo o um visual único ao ambiente.

20. Para sonhar com o campo de futebol

Foto: Reprodução / Érica Salguero

O pequeno craque irá amar passar seus momentos de descanso em um quarto com a temática do seu esporte favorito. Além da paleta de cores que remete ao jogo, o painel com a foto do campo e o teto desenhado arrematam o visual.

21. Um céu estrelado e com nuvens

Foto: Reprodução / André Freitas

Com uma infinidade de pequenas luzes fixadas acima da cama e uma bela luminária com a aparência de uma nuvem, este quarto com certeza ajudará a ter bons sonhos.

22. Conferindo mais personalidade à cozinha

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Utilizando-se de materiais diferenciados, este teto recebe uma placa branca com recortes em formato de cruz, preenchidos com acrílico roxo e deixando a cozinha com um visual único.

23. Uma bela sanca de gesso já faz a diferença

Foto: Reprodução / Renata Corrêa

Opção ideal para quem não deseja algo extravagante, apostar em uma sanca de gesso com poucos detalhes e desenhos é uma alternativa acessível e cheia de estilo para modificar o visual do teto.

24. Um detalhe que incrementa o visual

Foto: Reprodução / Elmor Arquitetura

Em um teto elaborado com vigas de madeira, foi fixada uma rede de pesca com pontos de brilho, de forma que a peça permaneça com sua forma orgânica, a qual é ressaltada com o auxílio de focos de luzes direcionados ao objeto.

25. Adega com aplicação de placas de vidro

Material inusitado, as placas possuem certa transparência, ganhando mais destaque ao receber luzes embutidas. O visual diferenciado é ideal para deixar a adega com mais personalidade.

26. Trama natural e projeto luminotécnico

Foto: Reprodução / Carla Felippi

Esta sala ganha ainda mais estilo ao receber um revestimento de trama natural trançada, tanto nas paredes quanto no teto. Este último fica ainda mais belo com as luminárias que traçam desenhos com seus focos de luzes.

27. Aproveitando a luz natural

Foto: Reprodução / Marina Linhares Interiores

Grande parte desta residência conta com pergolados metálicos com cobertura de vidro, resultando em um teto panorâmico, permitindo o aproveitamento da luz natural e o contemplar das estrelas.

28. Com dois visuais diferentes

Foto: Reprodução / Andrea Bento

Em uma pequena faixa, o teto recebe aplicação do painel de madeira que também reveste parte da parede. No espaço restante foi aplicado papel de parede florido, o mesmo visualizado na entrada do quartinho.

29. Solução prática e acessível

Foto: Reprodução / Elaine Carvalho

Uma das opções mais acessíveis é revestir o teto com um papel de parede. Para um resultado mais harmônico, uma boa opção é utilizar o mesmo modelo já aplicado nas paredes do ambiente.

30. Vigas de madeira para uma varanda aconchegante

Foto: Reprodução / Mariana Martini

Contando com cortinas por todos os lados para conferir mais privacidade e proteger os móveis da luz do Sol, esta varanda fica ainda mais bela e confortável com o teto todo revestido com vigas de madeira.

31. Para quem gosta de ousar com muita cor

Foto: Reprodução / Rafael Guimarães

Outra solução que demanda baixo orçamento e mão de obra é aplicar tecido no teto. Com a possibilidade de padrões e cores variadas, trará mais personalidade e destaque à esta estrutura.

32. É importante seguir a decoração do restante do ambiente

Foto: Reprodução / Maria Helena Torres

Para garantir a harmonia, uma boa dica é optar por estampas ou cores que sigam a paleta de cores ou temática já utilizada no ambiente. Desta forma, o teto complementará a decoração, sem brigar com os outros elementos decorativos.

33. Materiais naturais são uma boa pedida

Foto: Reprodução / Ana Luisa Previde

Opções como madeira, bambu e outros tipos de trama natural são uma boa pedida para a decoração do teto, podendo ser fixadas ou presas de forma pendente com seu movimento natural.

34. Quadros sim… Porque não?

Foto: Reprodução / Samira Jarouche

Como o teto recebe o mesmo painel aplicado à parede, nada mais justo do que ganhar a companhia dos belos quadros vazados em madeira que também estão dispostos no local de costume.

35. Uma bela sanca de gesso incrementa o visual

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

O tamanho pode variar, assim como os desenhos e disposição, mas a realidade é que uma boa sanca de gesso pode ser o elemento que faltava para seu ambiente sair do visual comum e destacar-se no seu lar.

36. Uma tela, livre para criar

Foto: Reprodução / Felipe Hess

Para quem deseja sair da mesmice e ter um teto diferente de tempos em tempos, uma boa solução é pintá-lo com tinta para quadro negro, permitindo escrever ou desenhar sobre ele sempre que desejar.

37. Formato futurista, ampliando o ambiente

Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris

Com sancas em formato oval e luminárias com aparência futurista, esta sala fica ainda mais ampla devido ao desenho diferenciado contido no teto.

38. Visual industrial, com pé direito alto

Foto: Reprodução / Marcos Gouvêa Arquitetura

Simulando um galpão, esta sala de jantar possui pé direito alto e teto revestido com placas metálicas. Para complementar o visual industrial, chão de madeira e paredes com cimento queimado.

39. Uma padronagem diferente do resto do ambiente

Foto: Reprodução / Codecorar

Apesar das paredes receberem revestimento com papel de parede em sua metade inferior, o teto ganha um novo modelo, com padronagem e cores diferentes, mas ainda assim complementando a decoração do quarto.

40. Uma boa demão de tinta e um pouco de criatividade

Foto: Reprodução / Design Coolture

Outro projeto que demonstra que o campo de futebol pintado no teto é uma boa e fácil alternativa para compor um quarto temático. A ideia pode ser executada por um profissional ou por amadores, basta demarcar os limites do desenho e colocar a mão na massa.

41. Como uma tradicional casa da fazenda

Foto: Reprodução / Andrea Murao

Mantendo o ar campestre proporcionado pelo teto elaborado com vigas e revestimento em madeira, esta cozinha reproduz fielmente o visual de uma clássica cozinha da fazenda.

42. Delimitando espaços no ambiente integrado

Foto: Reprodução / Alain Brugier

Como a cozinha possui integração com a sala de jantar e o restante da residência, uma boa alternativa foi a aplicação do revestimento por todo o ambiente, das paredes ao teto, ajudando a delimitar seu espaço.

43. Estampa diferente, mas com a mesma tonalidade

Foto: Reprodução / Andrea Murao

Em um quarto com uma paleta de cores vibrante, o teto foi revestido com um papel de parede no mesmo tom de vermelho visualizado por todo o espaço, mas com uma padronagem diferente do papel de parede aplicado na parede.

44. Basta adicionar cor!

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Adicionando um belo contraste e muito estilo, o teto deste quarto infantil foi pintado com um tom de verde água, o qual ainda estende-se pela faixa superior das paredes.

45. Pouco esforço, muita diferença

Foto: Reprodução / Andrea Murao

Como o ambiente necessita da presença destas vigas para manter sua estrutura intacta, nada melhor do que adicionar um pouco de cor a este elemento, deixando o teto com o visual mais interessante e belo.

46. Um charme à parte

Foto: Reprodução / Casa Aberta

Os pequenos adesivos em formato de bolinhas pretas foram espalhados de forma aleatória tanto no teto quanto pela parede final do corredor, encantando quem transita com a estampa de pois.

47. Para deixar o hall de entrada mais interessante

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

Como a região do hall de entrada possui vigas cimentícias delimitando-o, uma boa opção para incrementar seu visual é adicionar um adesivo com motivos gráficos, destacando este espaço.

48. Mais cor, e flor!

Foto: Reprodução / Casa Aberta

A passagem que leva ao dormitório ganha visual ousado ao utilizar tom vibrante em suas paredes. Para complementar a decoração, o teto ganha revestimento de tecido com motivos floral, acompanhando a paleta de cores.

49. Pergolado e tecidos para a área externa

Foto: Reprodução / Histórias de Casa

A varanda torna-se o local ideal para boas conversas e boa comida. Com um pergolado com estrutura metálica, tecido fluídos são utilizados para recobrir seu teto, trazendo charme e beleza.

50. Nichos por todos os lugares

Foto: Reprodução / Pascali Semerdjian Arquitetos

Buscando trazer a sensação de unidade, este quarto de brinquedos é repleto de nichos, das paredes ao teto. A variedade de cores também está presente por todo o ambiente, resultando em um visual único e divertido.

Com os exemplos acima, é possível comprovar a eficácia em transformar um ambiente ao apostar na decoração de um teto diferenciado. Seja com o auxílio de gesso, sancas, madeira, objetos ou outros materiais, saia do comum e dê mais atenção à esta estrutura.