30 fotos de lambris na decoração para um revestimento sofisticado

Escrito por
Em 20.09.21

Por                                
Em 20.09.21

Inicialmente, a técnica de lambris foi criada com a intenção de aumentar o isolamento térmico das casas, ao revestir as paredes com ripas de madeira maciça. Agora, eles também são muito utilizados como uma escolha estética para trazer textura e sofisticação ao espaço. Confira o que é e algumas inspirações de aplicação de lambris nos ambientes!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é lambri

Lambris são ripas de madeira, ou de outros materiais como MDF, pvc ou alumínio, com encaixes do tipo macho e fêmea. O conjunto das réguas formam um painel, usado no revestimento de paredes e tetos, com intuito decorativo ou funcional.

Tipos de lambri

Para melhor se adequar a realidade do consumidor, os painéis de lambris podem ser construídas de diversos materiais. O mais clássico é o lambri de madeira maciça ou MDF, porém é muito comum encontrar a técnica feita em gesso, PVC, e até mesmo em alumínio.

  • Lambri de madeira: é o material tradicional para fazer lambris, traz um estilo rústico e sofisticado, além de ser super-resistente. O investimento é um pouco maior;
  • Lambri de MDF: para quem busca um efeito parecido ao lambri de madeira, porém com um custo-benefício melhor, o ideal é investir no MDF;
  • Lambri de gesso: o gesso é indicado para quem procura um estilo mais clássico. Seu preço é um pouco mais elevado;
  • Lambri de PVC: esse material é o mais indicado para projetos com orçamento mais apertado, além de ser superversátil. O PVC pode ser usado para a cobertura de forros ou revestimento de paredes;
  • Lambri de alumínio: pouco comum, o lambri de alumínio é muito utilizado em portas, mas pode ser aplicado em outras decorações também.

São muitas opções de material para aplicação de lambris na decoração. O importante é compreender suas utilizações e escolher o que melhor se encaixa na sua realidade.

Como fazer lambri

Se você quer enfrentar essa pequena reforma por si só, confira, abaixo, alguns tutoriais superúteis que vão te ajudar nessa jornada!

Como cobrir azulejos com lambris

Em mais um vídeo da série de reforma do banheiro, o arquiteto Alles Godoy ensina a como cobrir uma parede de azulejos com lambris de MDF. Usando tiras de 1,20 de altura, o arquiteto traz a sensação de aumento no pé direito do banheiro, que é um pouco baixo. Veja o vídeo completo!

Publicidade

Como fazer cabeceira de lambri

Aprenda com o Caio e com o Ale a como fazer uma linda cabeceira de lambris em seu quarto. Com réguas espaçadas, eles fixaram sarrafos de pino na parede, e um rodapé de polietileno para fazer o acabamento. Confira, na íntegra, o tutorial.

Como fazer lambri de jeito fácil e barato

Para um projeto fácil e acessível, o material escolhido para fazer o lambri é o EVA. O primeiro passo para fazer o painel é delimitar uma altura máxima. Com isso, cole a primeira régua de EVA horizontalmente na altura limite, após isso separe as outras réguas que ficarão na vertical e cole-as na parede. O espaço entre cada uma dependerá do espaço total da parede que você escolher.

Como criar a sensação de um espaço maior com lambri

Neste vídeo, Darleni Bertolini explica como usar a painel de lambri para aumentar a sensação de altura ou largura do quarto. De acordo com ela, se o painel de lambri ocupar a parede toda, até o teto, o quarto parecerá maior. Já se o painel for de uma ponta a outra, horizontalmente, na parede, a sensação de um espaço mais amplo é feita.

Com tutoriais tão bons, não fica difícil colocar em prática esse projeto de reforma, não é mesmo? E para te ajudar com inspirações, confira, agora, 30 fotos de lambris na decoração.

30 fotos de lambri para dar um toque divertido na sua decoração

Está decidido em adotar a técnica em sua decoração, mas ainda não sabe exatamente onde e como? Para clarear suas ideias e aumentar sua criatividade, veja os projetos a seguir.

1. Lambris são painéis feitos de réguas

Ticiane Lima

Publicidade

2. Servem como revestimento de paredes ou tetos

3. E podem ser feitos de diversos materiais

4. O material tradicional é a madeira maciça

5. Por ser nobre e resistênte, ela ajudava a manter o isolamento térmico

6. Atualmente, para questões mais estéticas

7. Os lambris podem ser feitos de MDF, PVC e até mesmo EVA

8. A depender do material, você obtem um estilo decorativo diferente

9. Os lambris de madeira trazem um ar rústico e sofisticado

10. Os lambris de gesso deixam o ambiente clássico

Vinicius Trevisan

Publicidade

11. Para modernizar a técnica, aposte em cores

12. Ou brinque com a iluminação

13. O quarto é um ótimo cômodo para aplicar a técnica

14. Intercale os painéis com espelhos e veja a mágica acontecer

15. Quer uma decoração imponente? Preencha todo o espaço com lambris

16. Para um efeito mais sutil, aumente a largura das réguas

17. Já para um efeito mais aconchegante, uma espessura mais fina é ideal

18. Os lambris também dão uma pequena bem rústica

19. Independente do modelo que você escolha

20. Vai de sua preferência, e de sua intenção

21. Use lambris em pequenos detalhes dos móveis

22. Como em uma estante de livros

23. Ou em paredes inteiras

24. Para trazer textura ao cômodo

25. Painéis de lambris em meia parede são um charme

26. Existem modelos mais modernos, como os lambris vazados

27. Vigas no estilo lambris trazem sobriedade

28. Combine sua parede com os móveis

29. Seja para decorações simples, ou mais elaboradas

30. O lambri é a técnica chave para seu espaço!

Originalmente, os painéis de lambris foram construídos para melhorar a sensação térmica do ambiente. Hoje em dia, é uma tendência na decoração de interiores e pode ser usada em vários lugares, como nas cabeceiras da cama. Confira, nesta outra pauta, mais opções de cabeceiras e como fazer a sua.