Por Sheila Almendros
Quem gosta de beber um bom vinho e receber convidados em casa, certamente já pensou em incluir ou já adicionou na decoração de sua casa uma bela adega. E quem acredita que este é um item exclusivo para ambientes amplos, engana-se: hoje já é possível criar um espaço perfeito para armazenar suas bebidas, de acordo com as suas possibilidades, seja debaixo de uma escada, em um cômodo exclusivo ou apenas adicionando uma opção compacta e climatizada próximo ao bar.
Para uma adega perfeita, os produtos que serão adicionados trarão a qualidade tão desejada. De acordo com o sommelier Charles Campos, da Casa Europa, espumantes, vinhos do porto e sauternes são excelentes para servirem em qualquer ocasião: “Muitas vezes nos preocupamos apenas com os grandes vinhos, mas é preciso ter alguns bons vinhos de preços mais acessíveis para abrir sem culpa e a qualquer momento“, esclarece o profissional.
Antes de colocar qualquer projeto em prática, é importante pensar, primeiramente, onde a adega será instalada, qual tamanho e modelo ideal para o espaço em questão, e quais os cuidados necessários para manter a boa conservação das bebidas.
Foto: Reprodução / Marília Veiga
Armazenar um bom vinho e manter a sua durabilidade requer alguns cuidados básicos, como deixar as garrafas em um local onde a temperatura e iluminação sejam adequadas. Para isso, é importante investir na construção de um ambiente especial: “Atualmente existe uma grande gama de empresas que realizam o projeto de adegas climatizadas sob medida. Usualmente, esses projetos costumam ser desenvolvidos para restaurantes e bares que possuem muitas garrafas, porém vejo cada vez mais projetos do tipo sendo executados em apartamentos e residências unifamiliares”, explica a arquiteta Flávia Prata.
Para espaços mais compactos ou ambientes menores, há ainda as opções parecidas com geladeiras, e estão disponíveis em diversos tamanhos: “As adegas climatizadas encontradas no mercado podem começar com uma versão pequena de 8 a 16 garrafas, as médias que vão de 24, 30 a 60 garrafas, até as maiores, de 90, 120, 160 e 190 garrafas”, complementa Charles.
E qual é a diferença de uma adega compacta de um frigobar? Muitas! “Existem desde adegas mais simples até as mais elaboradas. No caso, algumas funcionam como reguladoras de temperatura externa, ou seja, trabalham diminuindo a temperatura externa a X graus (são adegas mais simples). Temos as que funcionam com motor similar ao de geladeiras, com uma regulagem mais precisa de um termostato mais fiel. Por fim, temos adegas que fazem o controle de temperatura e umidade, o que é muito importante para os vinhos chamados de Guarda, para que a rolha se mantenha em condições de manter o líquido perfeito ao longo dos anos”, explica João Marcos, sócio-fundador da House of Wine.
Publicidade
Foto: Reprodução / Daiana Arnold
A adega ideal pode variar de acordo com o tamanho do espaço no qual ela será instalada, como também a proposta que você deseja seguir: “Eu acredito que essa peça faz parte da decoração de uma casa. Escolha uma que harmonize com o ambiente e móveis escolhidos. Aquele canto em que as pessoas gostam de guardar coisas, como embaixo de uma escada, pode dar uma bela adega, com muito charme”, sugere Charles.
Já para quem não tem problemas com a metragem, mas tomará essa decisão por influência dos números de garrafas, João dá uma dica certeira: “Uma adega destas tipo ‘geladeira’, para até 60 garrafas, atende muito bem ao enófilo que já tem um desejo de ter vinhos de guarda! Para vinhos de dia a dia, uma adega de 12 a 24 garrafas atende muito bem”.
Foto: Reprodução / Priscila Mantelli Machado
Tecnicamente falando, o melhor local para armazenar vinhos é longe do sol direto, que não só prejudicaria a qualidade das bebidas em relação a iluminação, como também o calor: “Um cômodo sem janelas, como uma despensa ou porão, por exemplo, são locais ideais para adicionar uma adega”, conta a arquiteta. Embutir o equipamento junto à marcenaria da cozinha ou de algum ambiente social é outra sugestão dada por Flávia.
Publicidade
Para João Marcos, a temperatura ideal para vinhos brancos é de 8 a 12 graus, enquanto para tintos, 15 a 18 graus são suficientes para manter a qualidade das bebidas.
Quanto a manutenção, Charles explica que é fundamental escolher bem os produtos a serem usados: “É importante lembrar que a limpeza, conserto e manutenção de uma adega não pode ser feita com produtos que deixam odores, como tintas, colas e desinfetantes, pois as rolhas absorvem os odores do ambiente e, com o passar do tempo, acabam passando para o vinho”.
Dadas as devidas dicas e informações, agora é hora de conferir uma lista completa de adegas das mais diversas estruturas, tamanhos, estilos e ambientes diferentes:
Foto: Reprodução / Camila Ferreira Papin
E você ainda pode incluir garrafas e tubos de ensaios nas prateleiras para armazenamento das rolhas das garrafas que já foram abertas. Se você ainda pedir para cada convidado assinar uma rolha de vinho que degustou, a tática acaba se tornando mais especial ainda.
Foto: Reprodução / Roberta Jardim
“Generosos vinhos, como porto e sauternes, são excelentes para finalizar refeições e embalar conversas com um bom charuto. Um conhaque de boa qualidade também é uma boa pedida”, sugere Charles.
Foto: Reprodução / Sá & Cioni
Para o projeto desta marcenaria, algumas prateleiras não lineares foram incluídas no contorno da grande adega, ideal para armazenar outras garrafas e, até mesmo, outros tipos de bebidas.
Publicidade
Foto: Reprodução / Roberto Migotto
A enorme prateleira conta com portas de vidro, para que a coleção de garrafas fique à mostra, e também uma escada sobre trilhos, para facilitar o alcance das bebidas ao alto. As prateleiras ao meio deixam as taças mais acessíveis.
Foto: Reprodução / Consuelo Jorge Arquitetos
Para ambientes maiores, Flávia sugere uma ideia genial: “acredito que seja interessante criar um espaço do tipo bar dedicado, tanto para vinho quanto para outras bebidas. Esse espaço pode ter uma marcenaria exclusiva junto à área de jantar, com alguma decoração e iluminação de destaque, por exemplo”.
Foto: Reprodução / Illa
Se a temperatura do ambiente permitir, é possível armazenar os vinhos em locais abertos, longe do sol. A exposição das garrafas ainda deixa a decoração mais descolada e divertida, principalmente se tiverem esses pinos de encaixe, como os da foto.
Foto: Reprodução / Ricardo Lopez
Para a arquiteta, um ambiente completo precisa atender as necessidades do usuário não só para armazenar as bebidas, mas também para prová-las: “Independente do tamanho da adega escolhida, o ideal é sempre ter uma superfície de apoio para que ocorram as degustações e experimentações do vinho”.
Neste ambiente, os nichos na parte superior da parede abrigou pratos, livros, adornos decorativos e também uma pilha de garrafas preciosas, formando não só uma singela adega, como também uma obra de arte.
Foto: Reprodução / Fernanda Duarte
“O controle de temperatura facilita a armazenagem do vinho, então é imprescindível que exista essa definição de temperatura no caso da adega climatizada, ou então que o ambiente em que as bebidas ficarão seja o mais ‘estável’ e fresco da casa”, acrescenta Flávia.
Foto: Reprodução / Daarna Arquitetura
Por ser um ambiente fechado, o terraço gourmet pôde receber o estoque de vinhos da casa sem o menor problema, já que a luz natural ainda foi inibida pelo blackout. Os nichos foram incluídos na marcenaria do armário planejado.
Foto: Reprodução / AR Arquitetura
… e que, ao mesmo tempo, não seja agressiva às bebidas. “O vinho é uma bebida viva e evolui, sendo sensível, portanto, grandes variações de luz e temperatura não são bem vindas”, afirma João Marcos.
Foto: Reprodução/Amanda Ramirez
O bar da casa ganhou não só nichos na parede para armazenar os destilados, como também um balcão com banquetas, ideal para servir refeições rápidas e quitutes enquanto o morador e seus convidados degustam um bom vinho.
Foto: Reprodução / Marel – Grupo Factory
Sabe aquela área construída para servir de depósito do imóvel? Ela também pode ter uma outra finalidade bem mais interessante: ser transformada em um cantinho de bebidas, com adega climatizada e algumas prateleiras.
Foto: Reprodução / Roberto Migotto
Garrafas de vinhos costumam ser escuras e não é à toa, e o ambiente em que elas devem ficar armazenadas não deve ser muito diferente, como já mencionado anteriormente. Caso o espaço tenha uma janela, pense em incluir uma marcenaria escura. Assim a iluminação não é rebatida e naturalmente controlada.
Foto: Reprodução / Infinity Spaces
“É imprescindível que qualquer adega – seja climatizada ou seja um nicho de marcenaria – permita que as garrafas sejam armazenadas na horizontal para evitar o ressecamento da rolha”, garante a arquiteta.
Foto: Reprodução / Studio Due Arquitetura
Não se esqueça que cada tipo de vinho pede uma temperatura diferente, como os vinhos brancos que variam de 8 a 12 graus e tintos de 15 a 18 graus. Mas existe uma temperatura meio-termo para adegas que tenham esses títulos misturados, que é de 12 graus.
Foto: Reprodução/Bruno Gap
“Esses modelos com diversos compartimentos são ideais para enófilos e entusiastas que tenham diferentes tipos de garrafas em seu interior, já que cada tipo de vinho pede uma temperatura específica”, garante Flávia.
Foto: Reprodução/Léo Shehtman
Assim você evita de ficar mudando as garrafas de lugar e, sem perceber, acaba promovendo uma mudança brusca de temperatura e iluminação. Quanto menos elas se mexerem, melhor.
Foto: Reprodução/Marel – Grupo Factory
E para complementar o estoque, algumas garrafinhas de água e acessórios para servir alguns drinks, café e petiscos. Claro que entre tudo isso há aquele toque pessoal necessário para incluir a identidade do morador no espaço.
Foto: Reprodução/C+C Arquitetura
Com criatividade, é possível encontrar soluções práticas para cada cantinho da casa, sem precisar quebrar muito a cabeça. Foi a saída utilizada neste projeto, que incluiu a adega e o bar no pequeno espaço, que ainda ganhou uma proteção de vidro por toda a sua extensão.
Foto: Reprodução/In House
“Uma adega pode fazer parte de uma cozinha gourmet, da decoração de uma sala temática e até ficar embutida de forma que ninguém saiba o que é, causando uma surpresa quando os amigos descobrirem do que se trata”, comenta Charles.
Foto: Reprodução/Estudio Brset
E utilizar ao máximo as paredes do imóvel é uma mão na roda para quem não quer perder a oportunidade de incluir uma adega na decoração. Os nichos para armazenar bebidas foram instalados sob medida entre o balcão da cozinha americana e o rack da sala deste moderno apartamento.
Foto: Reprodução/Patrícia Azoni
A adega com estante acoplada permite que as garrafas sejam guardadas não só na área climatizada, como também nos nichos e prateleiras. As gavetas são fundamentais também para armazenar acessórios e outros itens que compõem o ambiente.
Foto: Reprodução/Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes
“É possível encomendar com algumas empresas especializadas adegas sob medida para o seu espaço ou até mesmo adegas ambiente, em que você pode adentrar – e torná-la a atração da casa”, comenta Charles.
Foto: Reprodução / Quitete & Faria
Foi dessa forma que o arquiteto projetou a divisão de ambientes entre o hall de entrada e a sala de jantar. As bebidas, juntamente com as prateleiras de vidro instaladas na vertical, adicionaram um toque moderno à decoração contemporânea.
Foto: Reprodução / Piloni Arquitetura
O bar desta aconchegante sala de estar ganhou um móvel com revestimento de espelhos para valorizar ainda mais a decoração. Nele, a adega climatizada foi encaixada perfeitamente bem no meio do buffet, que ainda ficou mais completo com a bandeja de bebidas na parte superior.
Foto: Reprodução / Chris Silveira
Se a intenção é montar o seu bar completo na área gourmet, atente-se se este cômodo da casa não está localizado para o oeste, pois é justamente a posição onde o sol bate por um período muito maior do dia. Caso este seja justamente o posicionamento de sua varanda, instale sua adega na sala, para garantir a durabilidade de suas bebidas.
Foto: Reprodução / Fernanda Duarte
Trabalhar no meio do que é bom deve ser tentador, não é? Este home office, além da marcenaria sob medida na área de trabalho, também ganhou um super bar com armários planejados em outro tom, justamente para servir como demarcação de ambientes.
Foto: Reprodução / Infinity Spaces
E ainda por cima deixam a decoração muito mais bonita, quando as garrafas mais legais são expostas desta maneira. Uma forma bem simples de utilizar as embalagens dos produtos ao nosso favor.
Foto: Reprodução / Amanda Gaioso
Para enólogos apaixonados, Flávia aposta em uma produção maior para acomodar a coleção: “converta algum cômodo não utilizado, como um dormitório de serviço, e crie uma adega climatizada personalizada sob medida”.
Foto: Reprodução/Bruno Gap
Uma adega não precisa ser necessariamente um ambiente frio para entrar e sair rapidamente. Se o espaço permite, é interessante criar uma área de estar, para que você e seus convidados possam degustar a bebida com muito conforto e jogar conversa fora.
Foto: Reprodução / Studio Novak
Como o cantinho utilizado para montar o bar era pertinho da janela, foi adicionado um blackout para controlar a entrada da iluminação natural no ambiente, garantindo assim a proteção necessária.
Foto: Reprodução / Marel – Grupo Factory
Outra ideia genial para armazenamento de rolhas: compartimentos de vidros instalados no mesmo painel onde as bebidas ficam expostas. Mais uma vez, as garrafas foram usadas também como o objeto decorativo principal do cômodo.
Foto: Reprodução / Desmobilia
Quanto mais ela estiver integrada entre os móveis do espaço, melhor. Principalmente se o ambiente for pequeno. Manter a harmonia da decoração é fundamental e agradável aos olhos.
Foto: Reprodução / Janaina Naves – Aleggra Design & Arquitetura
“Caso a casa comporte, o morador poderia criar uma adega no nível do subsolo, já que eles costumam ter temperaturas mais frescas e estáveis, além de zero incidência de luz solar e claridade”, garante Flávia. Ou seja, o ambiente ideal!
Foto: Reprodução / Chris Silveira
E para quem prefere manter a neutralidade da composição, é possível adicionar a adega em um local mais reservado e discreto. Neste projeto, a solução foi instalá-la acoplada à estante da sala de estar.
Foto: Reprodução / Urbano Studio
Para projetos que fazem de um cômodo inteiro uma adega, as possibilidades são maiores: é possível não só climatizar o ambiente, como também adicionar diversas “geladeiras” com temperaturas diferentes, podendo assim armazenar diferentes tipos de vinhos, respeitando as temperaturas ideais para cada um deles.
Foto: Reprodução / Luis Fabio Rezende de Araujo
Contanto que as bebidas não fiquem expostas às condições já mencionadas, como no caso deste ambiente, que foi construído logo abaixo do mezanino da casa, com prateleiras embutidas de forma bem discreta e funcional.
Foto: Reprodução / Grace M F Srulzon
Além de toda a estrutura necessária, o que não pode faltar mesmo em uma adega, como João Marcos diz, são os vinhos, não é mesmo? Tenha bons títulos para serem degustados em comemorações especiais, além de marcas acessíveis e de boa qualidade para consumo em dias corriqueiros.
Foto: Reprodução / Paola Ribeiro
Para a estante principal da casa, os últimos nichos na parte inferior ganharam divisórias próprias para garrafas, que além de estar a fácil alcance, também estão bem protegidas e armazenadas.
Foto: Reprodução / Carol Costalonga
Para a sala de jantar, o projeto arquitetônico adicionou uma versão triplex junto com a marcenaria sob medida, que ainda contou com nichos, armários e um balcão super funcional.
Foto: Reprodução / Marília Veiga
Para a decoração da adega no subsolo da casa, foi utilizado o papel de parede imitando tijolinhos desgastados, dando mais rusticidade ao ambiente, e também deixando tudo com um climinha de cave no porão.
Foto: Reprodução / Paola Ribeiro
“Um casa localizada em uma área que tenha opção de um subsolo, até mesmo no Rio de Janeiro, pode se ter uma cave natural, desde que tenha um controle de umidade e temperatura através de sistemas de automação, como os da Crestron”, garante João Marcos.
Foto: Reprodução / Moreno Interiores
Assim fica mais fácil acessar as bebidas durante o jantar, e ainda ter um suporte para abrir as garrafas sem dificuldades. Tudo adicionado em seu devido lugar, sem prejudicar a área de circulação.
Foto: Reprodução / Ambidestro
Revestido internamente com laca fosca preta, o móvel é repleto de funções: cuba, champanheira, mini adega, gavetões para espetos e até uma mesa com rodízios. Um projeto definitivamente completo!
Foto: Reprodução / Gloria Copello
O mesmo recurso utilizado para quartos e closets também foi utilizado para a criação deste ambiente, que deixou todas as bebidas da casa discretamente armazenadas neste extenso armário. Ao meio, a porta de correr também garantiu privacidade à adega.
Foto: Reprodução / Gabriel Magalhães e Luiz Claudio Souza Arquitetos
As estantes suspensas garantiram o bom armazenamento dos vinhos e ainda ganharam um destaque maior com a instalação do enorme quadro amarelo entre elas. Para completar, a meia luz do ambiente deu todo um clima rudimentar e aconchegante.
Foto: Reprodução / INOVA Arquitetura
Uma sala de jogos também é um ótimo ambiente para montar a sua adega dos sonhos, principalmente pela finalidade que os vinhos terão entre uma partida e outra. A mesa com estampas de rótulos de várias bebidas entrou no clima da decoração.
Foto: Reprodução / Nara Cunha
E que ainda ganhou uma sensação incrível de amplitude com a instalação de espelhos do chão ao teto. Os objetos decorativos contribuíram para deixar a decoração mais clássica.
Foto: Reprodução / Bárbara Dundes
As portas de acesso desta adega no subsolo ganharam também a função de claraboia, deixando as bebidas expostas de uma maneira diferenciada entre as estantes de madeira. Para garantir a temperatura, um climatizador portátil foi incluído na confecção do espaço.
Não importa o tamanho de sua adega, o que importa é incluí-la em seu projeto em grande estilo:
Foto: Reprodução / Fábio Morozini
Foto: Reprodução / Patricia Anastassiadis
Foto: Reprodução / Letícia Hammerschmidt
Foto: Reprodução / Laura Santos
Foto: Reprodução / Gabriel Magalhães e Luiz Claudio Souza Arquitetos
Foto: Reprodução / Chris Silveira
Foto: Reprodução / Evviva Bertolini
Foto: Reprodução / Aquiles Nicolas Kilaris
Foto: Reprodução / Gloria Copello
Foto: Reprodução / Patricia Anastassiadis
Foto: Reprodução / CH Arquitetura
Foto: Reprodução / ODVO Arquitetura e Urbanismo
Foto: Reprodução / Mariana Borges e Thaysa Godoy
Foto: Reprodução / Marilia Caetano
Foto: Reprodução / Caroline Manfrin
Foto: Reprodução / Marlette Lima
Foto: Reprodução / MIS Arquitetura e Interiores
Foto: Reprodução / Luciano Dalla Marta
Foto: Reprodução / FCstudio
Foto: Reprodução / Marlette Lima
Foto: Reprodução / Daniella e Priscilla de Barros
Foto: Reprodução / Renata Basques
Foto: Reprodução / Caroline Manfrin
Foto: Reprodução / Carolina Vilela
Foto: Reprodução / Paula Ines Sizinando
Foto: Reprodução / MarchettiBonetti+
Foto: Reprodução / Daniela Gradella
Foto: Reprodução / Carin Cordeiro Gonçalves
Foto: Reprodução / LB Arquitetura
Foto: Reprodução / Mariana Lobo
Foto: Reprodução / MEG Arquitetura
Foto: Reprodução / Vivian Coser
Foto: Reprodução / CA Arquitetos
Foto: Reprodução / Carvalho e Valente Arquitetura
Foto: Reprodução / Marcello Marcassa
Foto: Reprodução / Maricy Marcos Borges
Foto: Reprodução / Art des Caves
Foto: Reprodução / Rocha Andrade Arquitetura
Foto: Reprodução / Projetebem Arquitetura
Foto: Reprodução / Manuela Almeida
Foto: Reprodução / Breves Arquitetura
Foto: Reprodução / Preall
Foto: Reprodução / Carvalho e Valente Arquitetura
Foto: Reprodução / Neza Cesar
Foto: Reprodução / Marcello Marcassa
Foto: Reprodução / Marcello Marcassa
Foto: Reprodução / Neza Cesar
Foto: Reprodução / Paula Roque
Foto: Reprodução / Steck Arquitetura
Foto: Reprodução / CR2 Arquitetura
Foto: Reprodução / Marcello Marcassa
Foto: Reprodução / Casa RA Arquitetura
Foto: Reprodução / Neza Cesar
Foto: Reprodução / Quitete & Faria
Foto: Reprodução / Roberta Trida
Foto: Reprodução / Renato Maia
Foto: Reprodução / Contento Decor
Foto: Reprodução / Ticiane Lima
Foto: Reprodução / Nardaci Móveis
Foto: Reprodução / Apê Sweet Apê
Foto: Reprodução / Neza Cesar
Foto: Reprodução / Patricia Covolo
Foto: Reprodução / Cláudia Breias
Foto: Reprodução / Infinity Spaces
Foto: Reprodução / Leonardo Hermenegildo
Foto: Reprodução / Lucia Stuhlberger Wjuniski
Foto: Reprodução / Janaina Leibovitch
Foto: Reprodução / Cris Paola
Foto: Reprodução / Infinity Spaces
Foto: Reprodução / Lieu Du Vin
Depois de encarar toda essa infinidade de inspirações, conseguiu visualizar qual seria a adega dos seus sonhos, dentro do espaço disponível em sua casa para tal finalidade? Qual é a sua opção favorita?