Por Ana Kordelos
Tendência atual, utilizar porcelanato que imita madeira como o revestimento eleito para pisos vem se mostrando uma ótima opção para quem deseja obter todo a elegância e aconchego proporcionados pelo uso do material natural. Este, além de garantir um visual mais sofisticado, ainda possui certas vantagens como durabilidade, limpeza e beleza.
Com opções diferentes do modelo tradicional de porcelanato, este pode ser encontrado em formato quadrado, mas também com um design retificado, assemelhando-se a réguas de madeira. Desta forma, sua aparência proporciona maior sensação de continuidade, garantida pelo uso do material original.
Segundo a arquiteta Cyntia Sabat, a tendência de substituir o piso orgânico pelo porcelanato surgiu pela praticidade do material. Segundo ela, este é um produto muito mais durável, enquanto a madeira possui menor tempo de vida útil. “Tenho usado muito esse tipo de porcelanato que imita madeira, pois ele confere elegância ao ambiente sem a preocupação em correr o perigo de sofrer danos”.
Publicidade
Foto: Reprodução / Azulejos Onuba
Um de seus maiores atrativos é a possibilidade de ser aplicado em áreas que possuam contato com a água. Deste modo, a cozinha, banheiro ou lavandaria também podem receber o revestimento, o que não aconteceria no caso da madeira, já que o contato com água pode resultar em danos irreversíveis, como a deformação do material e o empenamento de suas réguas.
Outra vantagem é que este material não corre o risco de riscar, não necessitando de manutenção, possuindo limpeza fácil e dispensando o uso de ceras polidoras, por exemplo. “Além disso, este tipo de piso não atrai animais como cupins, que podem danificar permanentemente um piso de madeira”, adiciona a profissional.
Versátil, este tipo de revestimento pode ser aplicado em qualquer cômodo do lar, podendo variar em tamanho e funções, de acordo com o ambiente em questão. Confira a seguir algumas dicas da arquiteta para a utilização deste material:
Foto: Reprodução / Arquitta Bianca Monteiro
“Neste ambiente, é possível utilizar o porcelanato no piso, evitando o uso comum de cores brancas, e até mesmo em paredes”, ensina. Conforme Cyntia orienta, se optar pelo seu uso em paredes, eleja apenas uma, deixando as demais com cores lisas para não pesar o visual.
Foto: Reprodução / Gláucia Britto
Aqui, a profissional recomenda o uso do material somente em pisos, já que, segundo ela, para a aplicação nas paredes o ideal é utilizar papel de parede ou outro tipo de revestimento. “A manutenção fácil desse produto o torna um bom indicador para este tipo de piso”, explica.
Foto: Reprodução / Tejo Arquitetura
Já na sala, além de sua aplicação tradicional como revestimento de piso, o porcelanato ainda pode ser utilizado em um painel de TV estilizado, lançando mão de uma boa iluminação focada ou ainda em um jardim vertical.
Foto: Reprodução / Tejo Arquitetura
“Para as cozinhas, o mais comum é encontrarmos o porcelanato no piso mesmo, demonstrando sua vantagem em poder receber respingos de água sem sofrer danos”, informa. Além desta opção, se você gostar de uma decoração mais ousada, ainda é possível utilizar o material para revestir a bancada da cozinha.
Publicidade
Foto: Reprodução / P11 Arquitectos
Este ambiente possui o maior número de opções de uso para o porcelanato, podendo ser aplicado como piso, revestimento de paredes e bancadas na área gourmet, além de figurar no deck da piscina. “Aqui ele pode, inclusive, ser utilizado juntamente a outro revestimento”, conclui.
As variações de modelos e estilos disponíveis no mercado crescem cada dia mais, sendo que estes são capaz de agradar os mais variados gostos e bolsos. Diferentes tonalidades, trabalhos em degradê, tudo para deixar o material ainda mais parecido com a madeira. Confira abaixo uma seleção de lindos modelos:
Foto: Reprodução / Eliane
Dando maior destaque ao piso branco, este porcelanato esmaltado foi aplicado nas paredes do cômodo. Comercializado em réguas de 20cmx120cm, possui acabamento acetinado, conferindo sofisticação ao material.
Foto: Reprodução / Eliane
Dupla imbatível: mármore e madeira garantem o visual elegante e glamouroso para esta cozinha. De cor predominantemente bege, este porcelanato acetinado quebra os tons claros do restante do cômodo, conferindo mais beleza ao visual.
Foto: Reprodução / Eliane
Este é um ótimo exemplo de que o porcelanato é a escolha perfeita para combinar com outros revestimentos: aqui o piso com acabamento acetinado harmoniza-se perfeitamente com o revestimento em 3D aplicado à parede. Batizado de Pedra Natural, o destaque fica para o trabalho em degradê de suas réguas, conferindo o aspecto de madeira natural.
Publicidade
Foto: Reprodução / Eliane
Uma bela prova de que este material possui mais funções do que apenas revestir o chão. Batizado de Sobreiro Natural, neste ambiente, suas réguas formam painéis na parede, além de decorar a churrasqueira e revestir a área externa do cômodo.
Foto: Reprodução / Eliane
Que tal reproduzir as paredes de madeira para se sentir mais próximo à natureza? Aqui o porcelanato com acabamento acetinado possui ainda detalhes impressos em dourado, deixando a bancada da cozinha mais bonita.
Foto: Reprodução / Eliane
Para deixar o visual mais encantador deste deck, o porcelanato com o nome de Évora Deck Canela possui o desenho de pequenas vigas de madeira enfileiradas, conferindo charme à peça. Para garantir segurança, seu acabamento é resistente ao escorregamento.
Foto: Reprodução / Eliane
Que tal substituir o piso sem graça da sua área externa por um belíssimo porcelanato resistente a escorregões? Com o nome de Síntese, suas réguas ainda podem ser aplicadas na parede externa, dando a sensação de continuidade e ampliando o ambiente.
Foto: Reprodução / Eliane
De formato diferenciado, este porcelanato possui 60cmx120cm como medidas, conferindo um visual diferenciado ao revestir as paredes do dormitório. O efeito é tão belo que pode eliminar a necessidade de uma cabeceira.
Foto: Reprodução / Eliane
E por que não aplicar o porcelanato na parede da fachada de sua casa? Além de deixar o visual mais agradável, dando a impressão de continuidade, ainda garantirá imponência às suas paredes. Nomeado Parquet Caramelo, este material possui um design utilizando-se da impressão de vigas de madeira lado a lado, encantando a quem o notar.
Foto: Reprodução / Eliane
Novamente, equilibrando o visual do ambiente ao harmonizar-se com um revestimento com motivos em alto relevo aplicado à parede. Este porcelanato leva o nome de Imbuia, ilustrando exatamente o desenho natural deste tipo de madeira.
Foto: Reprodução / Portobello
Uma boa opção para não sobrecarregar um ambiente com muitos móveis é optar por um piso claro. Este porcelanato em formato quadrado reproduz discretamente o trabalhado da madeira, embelezando o cômodo integrado.
Foto: Reprodução / Portobello
Buscando integração de ambientes? Então o porcelanato que imita madeira é a opção ideal para você. Podendo ser aplicado também na cozinha e com suas réguas simulando a madeira Araucária, ele aumenta o espaço reduzido, integrando os ambientes.
Foto: Reprodução / Portobello
Para esta varanda, é possível observar que o tom escolhido para o porcelanato no piso combina perfeitamente com o tom de madeira do armário. Para um visual mais bonito, revestimento verde claro na parede e vidro da porta de correr também esverdeado.
Foto: Reprodução / Portobello
Como alternativa para equilibrar a escolha por móveis de tons mais escuros, o piso aplicado é composto pelo desenho de pequenas tábuas de madeira, lado a lado, em tons neutros, evitando que o visual fique carregado.
Foto: Reprodução / Portobello
Para este local, dois tipos diferentes de porcelanato foram aplicados. No chão, um modelo de piso que lembra a madeira Jacarandá com um trabalho de pátina, conferindo o ar de piso desgastado. Já na escada, pequenas réguas de porcelanato foram dispostas de modo a formar um belo e inusitado desenho.
Foto: Reprodução / Portobello
Para um visual mais clean e minimalista, o porcelanato escolhido reveste tanto o chão quanto a parede. Este é composto por discretos riscos, assemelhando-se ao trabalhado natural da madeira. Assim, o destaque fica para a parede com aplicações de pastilhas.
Foto: Reprodução / Portobello
Para deixar a sala de estar ainda mais bela, o porcelanato escolhido já vem trabalhado com este lindo desenho. Vendido em quadrados, é fácil compor a padronagem desejada, deixando o ambiente com um visual encantador.
Foto: Reprodução / Portobello
Se você prefere uma decoração marcante, esta opção é ideal para você. Aqui o porcelanato reveste tanto o piso quanto as paredes, deixando o visual ainda mais interessante.
Foto: Reprodução / Portobello
Opção interessante também para revestir pisos na área externa, o porcelanato com motivos que imitam madeira substitui aqui a opção tradicional, normalmente sem graça, deixando o visual ainda mais belo.
Foto: Reprodução / Portobello
Outra amostra de que este material pode ser aplicado em vários locais em um mesmo ambiente. Aqui além da aplicação no piso, este também reveste a coluna e os rodapés das bancadas.
Foto: Reprodução / Portobello
Mais um exemplo de que este material, se aplicado na varanda, garante a sensação de maior conforto e aconchego para o ambiente. Ideal para bons momentos junto às pessoas queridas.
Foto: Reprodução / Portobello
Uma boa aplicação do porcelanato é este ambiente: a utilização deste material na área do box delimita o ambiente e garante um banheiro com visual diferenciado.
Foto: Reprodução / Portobello
Delimitando o espaço, este porcelanato reveste o deck e uma boa área ao seu redor, ressaltando a área de lazer. Ainda é possível verificar o seu uso revestindo a churrasqueira, deixando os dois ambientes em harmonia.
Foto: Reprodução / Portobello
Para dar a sensação de maior espaço disponível, nesta cozinha foi utilizado um piso com as características de madeira de demolição, em tons claros.
Foto: Reprodução / Portobello
Os porcelanatos que imitam madeira também são boas opções para ambientes corporativos, que normalmente usam capetes. Os tons claros com paredes de vidro e uma iluminação de qualidade trazem requinte ao espaço.
Foto: Reprodução / Portobello
Madeira combinando com madeira. Apesar de a utilizada no piso ser uma imitação em porcelanato, não poderia haver opção melhor para deixar este ambiente mais acolhedor.
Foto: Reprodução / Portobello
Escolhido como o piso para esta confortável sala, o tom do porcelanato combina com a cor do tapete, além de ser destacado pelo uso do sofá claro.
Foto: Reprodução / Portobello
Esta decoração é uma boa escolha para quem gosta do visual conferido pelo uso do porcelanato em tons mais escuros: ao revestir todo o ambiente, dá destaque e personalidade a este canto da casa.
Foto: Reprodução / Portobello
Se ousadia é o que te encanta, opte por utilizar este revestimento em todas as paredes do lavado. Isto dará maior destaque à cuba e ao espelho escolhido.
Foto: Reprodução / Portobello
Ambiente repleto de materiais naturais, optou pelo porcelanato com estilo de madeira com pátina, conferindo visual rústico e belíssimo.
Foto: Reprodução / Portobello
Novamente, o modelo com trabalho de pátina foi o eleito, deixando em evidência as cores contrastantes vistas nos móveis e no papel de parede. Lindíssimo ambiente.
Foto: Reprodução / Portobello
Se deseja um visual neutro, porém ousado, utilize o porcelanato com a aparência de madeira desgastada tanto no piso quanto na parede. O diferencial fica pelo modelo ter uma grande variedade de tons.
Foto: Reprodução / Portobello
Com a decoração predominantemente marrom, o uso do porcelanato em degradê claro garante leveza ao ambiente, mantendo o visual rústico e aconchegante.
Foto: Reprodução / Portobello
Para combinar com os móveis em madeira marrom, um porcelanato de tom mais claro, suave. As almofadas em tons verdes garantem a integração à natureza.
Foto: Reprodução / Portobello
Ao utilizar o porcelanato nesse ambiente, além de ampliar o espaço disponível, ainda é possível deixar o ambiente equilibrado ao utilizar uma paleta de cores suaves, misturando o branco, o azul marinho e o marrom da madeira.
Foto: Reprodução / Portobello
Nesta cozinha, o piso escolhido combina com os diferentes tons de madeira vistos nos armários e cadeiras. Esta variedade de materiais deixa o visual ainda mais interessante.
Foto: Reprodução / Portobello
Com a imitação da madeira araucária, este porcelanato quebra a monotonia gerada pelo uso de cores neutras em todo o ambiente, deixando-o com mais personalidade.
Foto: Reprodução / Portobello
Misturando-se com o uso de vidro como cobertura desta área externa, o porcelanato delimita seu espaço, destacando os revestimentos coloridos na parede.
Foto: Reprodução / Portobello
Combinando com a escolha por móveis em tons cinzas, este porcelanato faz o contraponto ideal para harmonizar com o mobiliário claro, deixando o visual mais agradável.
Foto: Reprodução / Portobello
De visual diferenciado, este porcelanato é vendido em quadrados, contendo uma série de pequenas vigas de cores diversas impressas em seu material. Este modelo com certeza marcará presença no seu lar.
Foto: Reprodução / Portobello
Outra demonstração de como este tipo de piso pode integrar diferentes ambientes, aqui ele equilibra-se com as vigas mais escuras de madeira no teto, suavizando o ambiente.
Foto: Reprodução / Portobello
Aqui o porcelanato pode ser visto tanto no piso quanto na metade da parede. Além disso, sua padronagem combina perfeitamente com a madeira utilizada nos armários suspensos, deixando o visual mais belo.
Foto: Reprodução / Portobello
Nada melhor do que utilizar um piso que imita madeira para mesclar-se ao verde de plantas. Neste ambiente, demonstrando todo o seu potencial, a cor escolhida deixa o destaque para o jardim e para os adesivos de parede.
Foto: Reprodução / Portobello
Por ser um tom neutro, este porcelanato deixou o destaque do ambiente para o mobiliário na cor preta, combinando com as cores escolhidas para a parede ao fundo.
Foto: Reprodução / Portobello
Para quebrar a monotonia gerada pelo excesso do brando neste banheiro, o porcelanato foi aplicado em toda a área do box, desde o chão à parede, destacando este canto do cômodo.
Foto: Reprodução / Portobello
Conferindo um charme a mais ao cômodo, o porcelanato faz as vezes de papel de parede, resultando em um visual mais requintado e charmoso.
Foto: Reprodução / Portobello
Quebrando um pouco o domínio da cor branca neste ambiente, o porcelanato combina com os tons de madeira da porta e do armário, deixando o ambiente com um visual minimalista e chique.
Foto: Reprodução / Portobello
Com a mesma intenção da parede de tijolos aparentes, o porcelanato confere rusticidade a um ambiente mobiliado com linhas retas e móveis claros. Ideal para um jovem rapaz.
Foto: Reprodução / Portobello
Seguindo o mesmo estilo de decoração proporcionado pelo uso de mobiliário artesanal, o porcelanato demonstra a sua vantagem em revestir áreas externas, já que este não teme umidade.
Foto: Reprodução / Portobello
Além de fazer um belo trabalho compondo o deck da piscina, o porcelanato também é aplicado na parede da área externa, deixando o visual mais harmonioso e requintado.
Foto: Reprodução / Portobello
Demonstrando que é o par ideal para um ambiente que abusa da cor branca, o piso escolhido possui coloração neutra, com tons de bege, deixando o visual discreto e cheio de charme.
Foto: Reprodução / Portobello
Buscando deixar o visual mais interessante, aqui são utilizados dois modelos diferentes de porcelanato na área externa. Enquanto um recobre o muro repleto de vasos, o outro deixa o piso com mais requinte.
Foto: Reprodução / Portobello
Outra prova de que madeira integra-se perfeitamente ao verde da natureza. Aqui, o porcelanato aplicado ao piso possui cor próxima à madeira utilizada no mobiliário, deixando o visual bem agradável.
Foto: Reprodução / Portobello
Com a decoração inspirada em uma floresta, a escolha por um porcelanato de tom mais escuro foi ideal para manter-se harmonizado com o restante da decoração, reproduzindo a sensação de se estar em meio à natureza.
Foto: Reprodução / NOI Arquitetura
Neste ambiente, o mix de materiais como o uso do porcelanato que imita madeira de demolição, os tijolos aparentes e a poltrona de couro deixam o visual mais elegante e cheio de estilo.
Foto: Reprodução / Palloma Meneghello
Buscando destacar a parede com azulejos decorativos, a churrasqueira foi revestida de porcelanato com tom claro e discreto, para não sobrecarregar o visual.
Foto: Reprodução / Vitral Studio Arquitetura
Quem adora o efeito amadeirado vai adorar este projeto em que a fachada da casa é composta basicamente de porcelanato que imita madeira. Sem o risco de danificar-se ao ter contato com a chuva, garantirá beleza ao seu lar.
Foto: Reprodução / Mauricio Tarrago & Claudia Gros
Aqui, além de figurar no piso, foi criado um painel utilizando o porcelanato e revestindo a lareira, conferindo um visual campestre ao imóvel.
Foto: Reprodução / Chris Silveira
A varanda demonstra que é um ótimo lugar para receber este tipo de piso. Aqui, o tom claro escolhido é equilibrado com a decoração branca, além de possuir tom parecido com a pia.
Foto: Reprodução / Dani Santos
Neste cômodo, o tom mais escuro escolhido para a aplicação do porcelanato no piso ganhou destaque, já que o restante da decoração varia em tons de bege e branco.
Deseja a elegância, a sofisticação e a beleza do piso de madeira, porém sem a curta durabilidade ou a necessidade de realizar manutenções periódicas? Então aposte no porcelanato que imita madeira, um revestimento com ótimo custo benefício, com a capacidade de deixar o visual de seu lar ainda mais especial.