60 ambientes com porcelanato que imita madeira super elegantes

Escrito por Ana Kordelos

Foto: Reprodução / Portobello



Tendência atual, utilizar porcelanato que imita madeira como o revestimento eleito para pisos vem se mostrando uma ótima opção para quem deseja obter todo a elegância e aconchego proporcionados pelo uso do material natural. Este, além de garantir um visual mais sofisticado, ainda possui certas vantagens como durabilidade, limpeza e beleza.

Com opções diferentes do modelo tradicional de porcelanato, este pode ser encontrado em formato quadrado, mas também com um design retificado, assemelhando-se a réguas de madeira. Desta forma, sua aparência proporciona maior sensação de continuidade, garantida pelo uso do material original.

Segundo a arquiteta Cyntia Sabat, a tendência de substituir o piso orgânico pelo porcelanato surgiu pela praticidade do material. Segundo ela, este é um produto muito mais durável, enquanto a madeira possui menor tempo de vida útil. “Tenho usado muito esse tipo de porcelanato que imita madeira, pois ele confere elegância ao ambiente sem a preocupação em correr o perigo de sofrer danos”.

Vantagens de usar o porcelanato

Foto: Reprodução / Azulejos Onuba

Um de seus maiores atrativos é a possibilidade de ser aplicado em áreas que possuam contato com a água. Deste modo, a cozinha, banheiro ou lavandaria também podem receber o revestimento, o que não aconteceria no caso da madeira, já que o contato com água pode resultar em danos irreversíveis, como a deformação do material e o empenamento de suas réguas.

Outra vantagem é que este material não corre o risco de riscar, não necessitando de manutenção, possuindo limpeza fácil e dispensando o uso de ceras polidoras, por exemplo. “Além disso, este tipo de piso não atrai animais como cupins, que podem danificar permanentemente um piso de madeira”, adiciona a profissional.

Como usar piso que imita madeira na sua casa

Foto: Reprodução / Meireles + Pavan

Versátil, este tipo de revestimento pode ser aplicado em qualquer cômodo do lar, podendo variar em tamanho e funções, de acordo com o ambiente em questão. Confira a seguir algumas dicas da arquiteta para a utilização deste material:

Banheiros

Foto: Reprodução / Arquitta Bianca Monteiro



“Neste ambiente, é possível utilizar o porcelanato no piso, evitando o uso comum de cores brancas, e até mesmo em paredes”, ensina. Conforme Cyntia orienta, se optar pelo seu uso em paredes, eleja apenas uma, deixando as demais com cores lisas para não pesar o visual.

Quartos

Foto: Reprodução / Gláucia Britto

Aqui, a profissional recomenda o uso do material somente em pisos, já que, segundo ela, para a aplicação nas paredes o ideal é utilizar papel de parede ou outro tipo de revestimento. “A manutenção fácil desse produto o torna um bom indicador para este tipo de piso”, explica.

Salas

Foto: Reprodução / Tejo Arquitetura

Já na sala, além de sua aplicação tradicional como revestimento de piso, o porcelanato ainda pode ser utilizado em um painel de TV estilizado, lançando mão de uma boa iluminação focada ou ainda em um jardim vertical.

Cozinhas

Foto: Reprodução / Tejo Arquitetura

“Para as cozinhas, o mais comum é encontrarmos o porcelanato no piso mesmo, demonstrando sua vantagem em poder receber respingos de água sem sofrer danos”, informa. Além desta opção, se você gostar de uma decoração mais ousada, ainda é possível utilizar o material para revestir a bancada da cozinha.

Áreas externas

Foto: Reprodução / P11 Arquitectos

Este ambiente possui o maior número de opções de uso para o porcelanato, podendo ser aplicado como piso, revestimento de paredes e bancadas na área gourmet, além de figurar no deck da piscina. “Aqui ele pode, inclusive, ser utilizado juntamente a outro revestimento”, conclui.

60 modelos de porcelanato que imitam madeira

As variações de modelos e estilos disponíveis no mercado crescem cada dia mais, sendo que estes são capaz de agradar os mais variados gostos e bolsos. Diferentes tonalidades, trabalhos em degradê, tudo para deixar o material ainda mais parecido com a madeira. Confira abaixo uma seleção de lindos modelos:



1. Home office com visual rústico, cheio de estilo

Foto: Reprodução / Eliane

Dando maior destaque ao piso branco, este porcelanato esmaltado foi aplicado nas paredes do cômodo. Comercializado em réguas de 20cmx120cm, possui acabamento acetinado, conferindo sofisticação ao material.

2. Cozinha requintada com piso de porcelanato

Foto: Reprodução / Eliane

Dupla imbatível: mármore e madeira garantem o visual elegante e glamouroso para esta cozinha. De cor predominantemente bege, este porcelanato acetinado quebra os tons claros do restante do cômodo, conferindo mais beleza ao visual.

3. Belíssimo quarto, com branco predominante

Foto: Reprodução / Eliane

Este é um ótimo exemplo de que o porcelanato é a escolha perfeita para combinar com outros revestimentos: aqui o piso com acabamento acetinado harmoniza-se perfeitamente com o revestimento em 3D aplicado à parede. Batizado de Pedra Natural, o destaque fica para o trabalho em degradê de suas réguas, conferindo o aspecto de madeira natural.

4. Área gourmet com porcelanato revestindo as paredes

Foto: Reprodução / Eliane

Uma bela prova de que este material possui mais funções do que apenas revestir o chão. Batizado de Sobreiro Natural, neste ambiente, suas réguas formam painéis na parede, além de decorar a churrasqueira e revestir a área externa do cômodo.

5. Cozinha ousada com visual de fazenda

Foto: Reprodução / Eliane

Que tal reproduzir as paredes de madeira para se sentir mais próximo à natureza? Aqui o porcelanato com acabamento acetinado possui ainda detalhes impressos em dourado, deixando a bancada da cozinha mais bonita.



6. Deck com padronagem diferenciada

Foto: Reprodução / Eliane

Para deixar o visual mais encantador deste deck, o porcelanato com o nome de Évora Deck Canela possui o desenho de pequenas vigas de madeira enfileiradas, conferindo charme à peça. Para garantir segurança, seu acabamento é resistente ao escorregamento.

7. Área externa sóbria e encantadora

Foto: Reprodução / Eliane

Que tal substituir o piso sem graça da sua área externa por um belíssimo porcelanato resistente a escorregões? Com o nome de Síntese, suas réguas ainda podem ser aplicadas na parede externa, dando a sensação de continuidade e ampliando o ambiente.

8. Quarto com um charme extra

Foto: Reprodução / Eliane

De formato diferenciado, este porcelanato possui 60cmx120cm como medidas, conferindo um visual diferenciado ao revestir as paredes do dormitório. O efeito é tão belo que pode eliminar a necessidade de uma cabeceira.

9. Revestimento luxuoso na fachada deste imóvel

Foto: Reprodução / Eliane

E por que não aplicar o porcelanato na parede da fachada de sua casa? Além de deixar o visual mais agradável, dando a impressão de continuidade, ainda garantirá imponência às suas paredes. Nomeado Parquet Caramelo, este material possui um design utilizando-se da impressão de vigas de madeira lado a lado, encantando a quem o notar.

10. Sacada delicada e divertida

Foto: Reprodução / Eliane

Novamente, equilibrando o visual do ambiente ao harmonizar-se com um revestimento com motivos em alto relevo aplicado à parede. Este porcelanato leva o nome de Imbuia, ilustrando exatamente o desenho natural deste tipo de madeira.

11. Sala de jantar e estar elegante

Foto: Reprodução / Portobello

Uma boa opção para não sobrecarregar um ambiente com muitos móveis é optar por um piso claro. Este porcelanato em formato quadrado reproduz discretamente o trabalhado da madeira, embelezando o cômodo integrado.

12. Kitnet ganha espaço com este porcelanato

Foto: Reprodução / Portobello

Buscando integração de ambientes? Então o porcelanato que imita madeira é a opção ideal para você. Podendo ser aplicado também na cozinha e com suas réguas simulando a madeira Araucária, ele aumenta o espaço reduzido, integrando os ambientes.

13. Varanda com cores da natureza

Foto: Reprodução / Portobello

Para esta varanda, é possível observar que o tom escolhido para o porcelanato no piso combina perfeitamente com o tom de madeira do armário. Para um visual mais bonito, revestimento verde claro na parede e vidro da porta de correr também esverdeado.

14. A cozinha também merece destaque

Foto: Reprodução / Portobello

Como alternativa para equilibrar a escolha por móveis de tons mais escuros, o piso aplicado é composto pelo desenho de pequenas tábuas de madeira, lado a lado, em tons neutros, evitando que o visual fique carregado.

15. Ambiente com visual desgastado, mas cheio de estilo

Foto: Reprodução / Portobello

Para este local, dois tipos diferentes de porcelanato foram aplicados. No chão, um modelo de piso que lembra a madeira Jacarandá com um trabalho de pátina, conferindo o ar de piso desgastado. Já na escada, pequenas réguas de porcelanato foram dispostas de modo a formar um belo e inusitado desenho.

16. Banheiro revestido de porcelanato

Foto: Reprodução / Portobello

Para um visual mais clean e minimalista, o porcelanato escolhido reveste tanto o chão quanto a parede. Este é composto por discretos riscos, assemelhando-se ao trabalhado natural da madeira. Assim, o destaque fica para a parede com aplicações de pastilhas.

17. Sofisticação define este ambiente

Foto: Reprodução / Portobello

Para deixar a sala de estar ainda mais bela, o porcelanato escolhido já vem trabalhado com este lindo desenho. Vendido em quadrados, é fácil compor a padronagem desejada, deixando o ambiente com um visual encantador.

18. Para um cômodo sóbrio e elegante

Foto: Reprodução / Portobello

Se você prefere uma decoração marcante, esta opção é ideal para você. Aqui o porcelanato reveste tanto o piso quanto as paredes, deixando o visual ainda mais interessante.

19. A área externa não ficou de fora

Foto: Reprodução / Portobello

Opção interessante também para revestir pisos na área externa, o porcelanato com motivos que imitam madeira substitui aqui a opção tradicional, normalmente sem graça, deixando o visual ainda mais belo.

20. Área gourmet com muito porcelanato

Foto: Reprodução / Portobello

Outra amostra de que este material pode ser aplicado em vários locais em um mesmo ambiente. Aqui além da aplicação no piso, este também reveste a coluna e os rodapés das bancadas.

21. Garantindo bons momentos

Foto: Reprodução / Portobello

Mais um exemplo de que este material, se aplicado na varanda, garante a sensação de maior conforto e aconchego para o ambiente. Ideal para bons momentos junto às pessoas queridas.

22. Banheiro com visual rústico e diferenciado

Foto: Reprodução / Portobello

Uma boa aplicação do porcelanato é este ambiente: a utilização deste material na área do box delimita o ambiente e garante um banheiro com visual diferenciado.

23. Um belo deck para a área externa

Foto: Reprodução / Portobello

Delimitando o espaço, este porcelanato reveste o deck e uma boa área ao seu redor, ressaltando a área de lazer. Ainda é possível verificar o seu uso revestindo a churrasqueira, deixando os dois ambientes em harmonia.

24. Ampliando a cozinha

Foto: Reprodução / Portobello

Para dar a sensação de maior espaço disponível, nesta cozinha foi utilizado um piso com as características de madeira de demolição, em tons claros.

25. Boa alternativa para ambientes corportativos

Foto: Reprodução / Portobello

Os porcelanatos que imitam madeira também são boas opções para ambientes corporativos, que normalmente usam capetes. Os tons claros com paredes de vidro e uma iluminação de qualidade trazem requinte ao espaço.

26. Combinando com o teto de vigas brancas

Foto: Reprodução / Portobello

Madeira combinando com madeira. Apesar de a utilizada no piso ser uma imitação em porcelanato, não poderia haver opção melhor para deixar este ambiente mais acolhedor.

27. Conforto e beleza em um só local

Foto: Reprodução / Portobello

Escolhido como o piso para esta confortável sala, o tom do porcelanato combina com a cor do tapete, além de ser destacado pelo uso do sofá claro.

28. Área da churrasqueira como nenhuma outra

Foto: Reprodução / Portobello

Esta decoração é uma boa escolha para quem gosta do visual conferido pelo uso do porcelanato em tons mais escuros: ao revestir todo o ambiente, dá destaque e personalidade a este canto da casa.

29. Lavabo cheio de estilo

Foto: Reprodução / Portobello

Se ousadia é o que te encanta, opte por utilizar este revestimento em todas as paredes do lavado. Isto dará maior destaque à cuba e ao espelho escolhido.

30. Canto especial para receber os amigos

Foto: Reprodução / Portobello

Ambiente repleto de materiais naturais, optou pelo porcelanato com estilo de madeira com pátina, conferindo visual rústico e belíssimo.

31. Para um quarto cheio de cor e personalidade

Foto: Reprodução / Portobello

Novamente, o modelo com trabalho de pátina foi o eleito, deixando em evidência as cores contrastantes vistas nos móveis e no papel de parede. Lindíssimo ambiente.

32. Banheiro neutro e irreverente

Foto: Reprodução / Portobello

Se deseja um visual neutro, porém ousado, utilize o porcelanato com a aparência de madeira desgastada tanto no piso quanto na parede. O diferencial fica pelo modelo ter uma grande variedade de tons.

33. Área de lazer ideal para relaxar

Foto: Reprodução / Portobello

Com a decoração predominantemente marrom, o uso do porcelanato em degradê claro garante leveza ao ambiente, mantendo o visual rústico e aconchegante.

34. Belíssimo gazebo em tons naturais

Foto: Reprodução / Portobello

Para combinar com os móveis em madeira marrom, um porcelanato de tom mais claro, suave. As almofadas em tons verdes garantem a integração à natureza.

35. Harmonizando-se com os móveis de madeira

Foto: Reprodução / Portobello

Ao utilizar o porcelanato nesse ambiente, além de ampliar o espaço disponível, ainda é possível deixar o ambiente equilibrado ao utilizar uma paleta de cores suaves, misturando o branco, o azul marinho e o marrom da madeira.

36. Mesclando-se a outros tons de madeira

Foto: Reprodução / Portobello

Nesta cozinha, o piso escolhido combina com os diferentes tons de madeira vistos nos armários e cadeiras. Esta variedade de materiais deixa o visual ainda mais interessante.

37. Quarto cheio de estilo e beleza

Foto: Reprodução / Portobello

Com a imitação da madeira araucária, este porcelanato quebra a monotonia gerada pelo uso de cores neutras em todo o ambiente, deixando-o com mais personalidade.

38. Área externa jovem e descolada

Foto: Reprodução / Portobello

Misturando-se com o uso de vidro como cobertura desta área externa, o porcelanato delimita seu espaço, destacando os revestimentos coloridos na parede.

39. Home office sóbrio e discreto

Foto: Reprodução / Portobello

Combinando com a escolha por móveis em tons cinzas, este porcelanato faz o contraponto ideal para harmonizar com o mobiliário claro, deixando o visual mais agradável.

40. Churrasqueira cheia de estilo

Foto: Reprodução / Portobello

De visual diferenciado, este porcelanato é vendido em quadrados, contendo uma série de pequenas vigas de cores diversas impressas em seu material. Este modelo com certeza marcará presença no seu lar.

41. Unindo este amplo ambiente

Foto: Reprodução / Portobello

Outra demonstração de como este tipo de piso pode integrar diferentes ambientes, aqui ele equilibra-se com as vigas mais escuras de madeira no teto, suavizando o ambiente.

42. Área de lazer com ares masculinos

Foto: Reprodução / Portobello

Aqui o porcelanato pode ser visto tanto no piso quanto na metade da parede. Além disso, sua padronagem combina perfeitamente com a madeira utilizada nos armários suspensos, deixando o visual mais belo.

43. Perfeita integração com a natureza

Foto: Reprodução / Portobello

Nada melhor do que utilizar um piso que imita madeira para mesclar-se ao verde de plantas. Neste ambiente, demonstrando todo o seu potencial, a cor escolhida deixa o destaque para o jardim e para os adesivos de parede.

44. Destacando o mobiliário

Foto: Reprodução / Portobello

Por ser um tom neutro, este porcelanato deixou o destaque do ambiente para o mobiliário na cor preta, combinando com as cores escolhidas para a parede ao fundo.

45. Um banheiro nem tão neutro assim

Foto: Reprodução / Portobello

Para quebrar a monotonia gerada pelo excesso do brando neste banheiro, o porcelanato foi aplicado em toda a área do box, desde o chão à parede, destacando este canto do cômodo.

46. Se aplicado na parede, faz toda a diferença no ambiente

Foto: Reprodução / Portobello

Conferindo um charme a mais ao cômodo, o porcelanato faz as vezes de papel de parede, resultando em um visual mais requintado e charmoso.

47. Minimalista e elegante

Foto: Reprodução / Portobello

Quebrando um pouco o domínio da cor branca neste ambiente, o porcelanato combina com os tons de madeira da porta e do armário, deixando o ambiente com um visual minimalista e chique.

48. Home office com visual contemporâneo e rústico

Foto: Reprodução / Portobello

Com a mesma intenção da parede de tijolos aparentes, o porcelanato confere rusticidade a um ambiente mobiliado com linhas retas e móveis claros. Ideal para um jovem rapaz.

49. Área externa cheia de conforto

Foto: Reprodução / Portobello

Seguindo o mesmo estilo de decoração proporcionado pelo uso de mobiliário artesanal, o porcelanato demonstra a sua vantagem em revestir áreas externas, já que este não teme umidade.

50. Revestindo toda a área de lazer

Foto: Reprodução / Portobello

Além de fazer um belo trabalho compondo o deck da piscina, o porcelanato também é aplicado na parede da área externa, deixando o visual mais harmonioso e requintado.

51. Luxo e elegância em um só cômodo

Foto: Reprodução / Portobello

Demonstrando que é o par ideal para um ambiente que abusa da cor branca, o piso escolhido possui coloração neutra, com tons de bege, deixando o visual discreto e cheio de charme.

52. Diferentes estilos em um só ambiente

Foto: Reprodução / Portobello

Buscando deixar o visual mais interessante, aqui são utilizados dois modelos diferentes de porcelanato na área externa. Enquanto um recobre o muro repleto de vasos, o outro deixa o piso com mais requinte.

53. Para momentos de conforto junto à varanda

Foto: Reprodução / Portobello

Outra prova de que madeira integra-se perfeitamente ao verde da natureza. Aqui, o porcelanato aplicado ao piso possui cor próxima à madeira utilizada no mobiliário, deixando o visual bem agradável.

54. Quarto infantil em meio à natureza

Foto: Reprodução / Portobello

Com a decoração inspirada em uma floresta, a escolha por um porcelanato de tom mais escuro foi ideal para manter-se harmonizado com o restante da decoração, reproduzindo a sensação de se estar em meio à natureza.

55. Visual sóbrio com mistura de materiais

Foto: Reprodução / NOI Arquitetura

Neste ambiente, o mix de materiais como o uso do porcelanato que imita madeira de demolição, os tijolos aparentes e a poltrona de couro deixam o visual mais elegante e cheio de estilo.

56. Em pequenos espaços, conferindo charme à churrasqueira

Foto: Reprodução / Palloma Meneghello

Buscando destacar a parede com azulejos decorativos, a churrasqueira foi revestida de porcelanato com tom claro e discreto, para não sobrecarregar o visual.

57. Fachada arrojada, para amantes da madeira

Foto: Reprodução / Vitral Studio Arquitetura

Quem adora o efeito amadeirado vai adorar este projeto em que a fachada da casa é composta basicamente de porcelanato que imita madeira. Sem o risco de danificar-se ao ter contato com a chuva, garantirá beleza ao seu lar.

58. O painel da lareira também se beneficia com este material

Foto: Reprodução / Mauricio Tarrago & Claudia Gros

Aqui, além de figurar no piso, foi criado um painel utilizando o porcelanato e revestindo a lareira, conferindo um visual campestre ao imóvel.

59. Em harmonia com a pia escolhida

Foto: Reprodução / Chris Silveira

A varanda demonstra que é um ótimo lugar para receber este tipo de piso. Aqui, o tom claro escolhido é equilibrado com a decoração branca, além de possuir tom parecido com a pia.

60. Cozinha em tons neutros, curinga da decoração

Foto: Reprodução / Dani Santos

Neste cômodo, o tom mais escuro escolhido para a aplicação do porcelanato no piso ganhou destaque, já que o restante da decoração varia em tons de bege e branco.

Deseja a elegância, a sofisticação e a beleza do piso de madeira, porém sem a curta durabilidade ou a necessidade de realizar manutenções periódicas? Então aposte no porcelanato que imita madeira, um revestimento com ótimo custo benefício, com a capacidade de deixar o visual de seu lar ainda mais especial.