Pendentes para cozinha: 70 inspirações para você se encantar

Escrito por Mariana Keller

Foto: Reprodução /Evviva Bertolini

Está pensando em dar um up no visual da sua cozinha? Investir em um bom projeto de iluminação pode ser uma boa solução para transformar a decoração desse cômodo tão importante da casa. Uma boa dica é apostar em luminárias pendentes, elas deixam o espaço mais estiloso, acolhedor e tranquilo.

Os pendentes para cozinha proporcionam uma iluminação direta, ou seja, com foco em algum ponto de destaque. Portanto, eles são perfeitos para serem usados sobre mesas de jantar, cantos de paredes e bancadas. No caso das bancadas, por exemplo, é essencial ter uma iluminação de qualidade, até mesmo para manter a boa higiene do local. Afinal, elas são superfícies de trabalho importantíssimas na cozinha, pois envolvem o preparo dos alimentos. Sendo assim, a iluminação direta vai deixar tudo mais visível e prático.

Além de funcional, o pendente para cozinha também é um excelente item decorativo e proporciona mais charme e personalidade ao ambiente. Versátil, combina com diferentes estilos de decoração e possui uma grande variedade de modelos, cores e formatos. É só escolher o seu preferido. Gostou da ideia? Então, confira a seguir 70 sugestões incríveis de pendentes para você se inspirar e usar na sua cozinha:

1. Pendentes ficam lindos em cozinhas gourmet

Foto: Reprodução /Iara Kilaris

Cozinhas gourmet são ótimas para quem gosta de cozinhar, pois além de lindas e modernas, a proposta desse ambiente é que o anfitrião esteja com seus convidados enquanto prepara a comida. Se você tem uma dessas, uma boa dica para dar ainda mais charme ao espaço é usar luminárias pendentes. Aqui, ela foi usada sobre a mesa de jantar, deixando aquele clima mais intimista para as refeições.

2. A beleza do cobre

Os pendentes em bronze cromado ou cobre estão super em alta e deixam a cozinha mais elegante. Neste exemplo, podemos ver que a luminária combinou com as cadeiras, com a fruteira e também com os tons alaranjados do armário e do fundo dos nichos. Os revestimentos em madeira também fizeram uma linda combinação com o pendente.

3. Fios também são decorativos

Foto: Reprodução /Rubiana Teixeira

Outra tendência super moderna e cheia de personalidade são os pendentes com fios aparentes. O interessante dessa peça é que você pode brincar com os fios, variando suas formas: podem ficar totalmente retos, em nó, embolados, enfim, são inúmeras formas de decorar. Nesta cozinha linda, decorada com samambaias e cheia de vasinhos com temperos, os fios curvos deixaram o ambiente ainda mais autêntico e descontraído.

4. Saiba escolher o tamanho certo

Foto: Reprodução /Portobello

Essa cozinha parece que saiu de uma casa de boneca, não é mesmo? E o pendente marrom grande com certeza contribuiu para deixar o ambiente ainda mais gracioso. Mas, se você quer colocar um desse na sua cozinha, fique atento a um detalhe: o tamanho da luminária deve ser sempre proporcional ao tamanho da cozinha. Se o ambiente é pequeno, não dá para exagerar nas dimensões do acessório.

5. Aposte no colorido e deixe a cozinha mais alegre

Foto: Reprodução /Carolina Burin

Acessórios coloridos deixam qualquer ambiente mais alegre e divertido. E por que não usar e abusar das cores também nos pendentes? Aqui, as cores das luminárias fizeram uma linda combinação com o papel de parede cheio de desenhos e nomes dos mais variados temperos.

6. Lindo conjunto de pendentes

Foto: Reprodução /Hiperbato Arquitetura

Quando os pendentes são maiores, o ideal é usá-los sozinhos. Porém, quando o tamanho varia entre o médio e o pequeno, uma opção muito bacana é usar um conjunto de pendentes na quantidade que você desejar. Neste caso, eles seguiram direitinho o tamanho da mesa, que por sinal tem um design super criativo e moderno.

7. Designs diferenciados são um sucesso

Foto: Reprodução /Karen Pedrosa

Se você gosta de uma decoração mais autêntica e cheia de estilo, opte por modelos de pendentes com design mais arrojado. Mas lembre-se que é importante seguir a mesma proposta do ambiente. Por exemplo, esta luminária circular toda vazada é o grande destaque desta cozinha, sem deixar de seguir a decoração geral do ambiente, combinando perfeitamente com as cores dos móveis e também com o papel de parede próximo ao fogão.

8. Use as luminárias como pontos de cor

Foto: Reprodução /Karen Pisacane

Para quem prefere uma cozinha mais clean, utilizando apenas tons neutros na decoração, uma boa opção é deixar as luminárias pendentes darem o toque de cor que falta. Neste exemplo, a cozinha americana ganhou mais destaque e sofisticação com o pendente laranja. Não ficou lindo?

9. Aquele toque rústico que todo mundo gosta

Foto: Reprodução / Jean Felix Arquitetura

Aqui, as luminárias pendentes seguiram o estilo rústico da cozinha. Os itens feitos em barro e madeira e o bambu entrelaçado no teto combinaram perfeitamente com o design mais simples e sem grandes acabamentos dos pendentes, que possuem fios e bulbos das lâmpadas aparentes. O efeito ficou incrível!

10. Modelos cobreados trazem mais elegância para a cozinha

Foto: Reprodução /Verônica Naka

Olha que graça a decoração desta cozinha! A pia laranja e o pendente cobre fizeram uma linda combinação. Tons de cobre são perfeitos para deixar a cozinha com um ar mais elegante e sofisticado, além de serem versáteis e combinarem com diferentes estilos e cores. Sem contar o formato deste pendente, que lembra uma cabaça, e que também é muito original e elegante.

11. Um cantinho aconchegante

Foto: Reprodução /Arquitetizze

Os pendentes também contribuem para deixar o ambiente mais aconchegante e com aquele clima gostoso. Para reforçar ainda mais esse efeito, uma ótima dica é deixar o pendente mais baixo e mais próximo da bancada ou mesa. Além disso, pendentes minimalistas, como esses da foto, são excelentes para a decoração de cozinhas, pois transmitem modernidade e elegância.

12. A cor do pendente deu mais estilo para a cozinha

Foto: Reprodução /Amis Arquitetura & Design

Aqui vemos mais um exemplo de cozinha clean, onde o pendente funcionou como o ponto de cor da decoração. A cor laranja é muito interessante para pendentes, principalmente se a lâmpada utilizada for a amarela, pois essa mistura deixa a iluminação ainda mais quente e envolvente.

13. Luminária em formato de tubulação

Foto: Reprodução / De_arquitetura

Olha que interessante o projeto desta cozinha! O design da luminária lembra perfeitamente uma tubulação, proporcionando um contraste muito legal no ambiente. De um lado, temos a delicadeza da decoração em geral e, do outro, o estilo mais industrial do pendente, que carrega um ar de mais brutalidade.

14. O pendente acompanha a cor de detalhes da cozinha

Foto: Reprodução /Carolina Annibal

Se você está na dúvida sobre a cor ideal para o seu pendente, que tal combinar com alguns detalhes da própria cozinha? Neste caso, o pendente azul combinou com o relógio e também com os outros tons de azul dos elementos dos quadros.

15. Pendentes podem ser colocados em diferentes lugares

Foto: Reprodução /Raduan Arquitetura

Existem diferentes lugares onde os pendentes podem ser posicionados, a escolha de onde pendurá-los vai depender do estilo da sua cozinha. Algumas opções são: bancadas, mesas de refeições, centralizado no ambiente, sobre a ilha do cooktop e até mesmo sobre a pia. O lugar mais comum costuma ser sobre as superfícies onde as refeições são servidas. Além disso, fique atento a essa recomendação: não é aconselhável instalar os pendentes em áreas de circulação, pois podem restringir a passagem e atrapalhar a locomoção.

16. Destaque a área das refeições

Foto: Reprodução /Helen Granzote

Para destacar a área de refeição da cozinha posicione os pendentes sobre a mesa: eles dão um toque moderno na decoração e deixam a iluminação harmoniosa. Aqui, a cozinha preta e branca ganhou um toque especial com o pendente amarelo. Apesar de ser um pendente só, este modelo possui várias lâmpadas, o que reforça a iluminação.

17. Pendentes aramados são modernos e cheios de personalidade

Foto: Reprodução /Romero Duarte & Arquitetos

Outro modelo de pendente que está super em alta é o aramado. Eles são marcantes e cheios de personalidade, deixando a cozinha com um ar mais moderno e jovem. Podem ser de várias cores, sendo as mais comuns, o preto, o prata e o cobre. Aqui, a cor de cobre combinou perfeitamente com os armários em tom de terra.

18. Retrô e elegante ao mesmo tempo

Foto: Reprodução /Babi Teixeira

Essa cozinha tem cara de retrô, mas o pendente preto moderno ajudou a deixar a decoração mais elegante. Eles complementam o visual sem pesar no ambiente, além disso, também combinam com todas as cores de móveis e acessórios. Aqui, vemos uma linda combinação do pendente preto com as cadeiras azuis, os armários brancos e a batedeira vermelha, sem contar o contraste com a parede de tons terrosos.

19. A disposição dos fios deixou a cozinha mais descontraída

Foto: Reprodução /Shopping Interlar Interlagos

As luminárias pendentes que possuem fios aparentes permitem que se brinque com eles, tornando-os parte da decoração. Aqui, os fios foram posicionados de uma forma mais descontraída, sem ficar com aquela cara de arrumadinho e certinho. Além disso, a cozinha com península fica muito mais charmosa com luminárias pendentes sobre a bancada, pois esses acessórios dão estilo e um toque moderno ao ambiente, além de facilitar a preparação dos alimentos e o momento das refeições.

20. Quanto mais original, melhor

Foto: Reprodução /Oliveira Arquitetura

Existem incontáveis modelos de luminárias pendentes, que variam desde os mais tradicionais, até os mais exóticos. E, cada vez mais, os designs mais arrojados e diferentes estão roubando a cena. Neste caso, o projeto de iluminação conta com uma luminária pendente cobre, cheia de lâmpadas, que nos faz lembrar de uma cadeia de moléculas ou, quem sabe, até mesmo de uma aranha. Além de ser super autêntica e de trazer personalidade para o ambiente, ela também combinou perfeitamente com o estilo da cozinha e com a cor do armário.

21. A cúpula cobreada é uma tendência na decoração

Luminárias com cúpulas cobres estão cada vez mais em alta, e o brilho das metalizadas deixam a cozinha ainda mais sofisticada. Aqui, o contraste dos pendentes cobres com as cadeiras pretas e a bancada cinza proporcionou um lindo efeito visual.

22. Colorida por dentro

Foto: Reprodução /Adriana Fontana

Para quem gosta de um toque de cor, mas sem exagerar, uma boa ideia é apostar nos pendentes com cores neutras na parte de fora e coloridos na parte de dentro. Porém, existe também a versão contrária, colorida por fora e com cores neutras na parte de dentro. Este pendente preto com fundo laranja fez uma linda combinação com a panela.

23. Invista na criatividade e no faça você mesmo

Foto: Reprodução /Yasmin Gusmão

Olha que charme essa ideia de luminária! Você pode usar os próprios utensílios de cozinha e criar o seu próprio pendente. Essas foram feitas com bules e chaleiras, mas também podem sem feitas com panelas, conchas, xícaras e o que mais a sua criatividade permitir!

24. Para quem acha que cozinhar é uma arte

Foto: Reprodução /Lumiato

Para os amantes da gastronomia, cozinhar é uma verdadeira arte. Então, nada melhor do que deixar a cozinha aconchegante e estilosa ao mesmo tempo. Aqui, os pendentes foram essenciais para deixar o ambiente cheio de estilo. Ficou um charme a combinação dos dois pendentes de modelos diferentes com a bancada gourmet que integra a cozinha e a sala. Dá até vontade de cozinhar em um espaço desses, não é?

25. O destaque da cozinha

Foto: Reprodução /A1 Arquitetura

Para quem tem cozinha grande, uma boa pedida é usar um pendente que chame bastante a atenção, se tornando o grande destaque da decoração. Neste exemplo, o pendente prateado combinou perfeitamente com o estilo elegante da cozinha e fez um belo jogo de cores com as banquetas pretas e com a mesa de madeira.

26. Uma copa que é puro charme

Olha que graça essa copa!! O pendente amarelo combinou com os utensílios da cozinha, dando mais vida para a base preta e branca. Sem contar o fio da luminária que até parece um fio de telefone, dando um clima mais retrô para o ambiente. Uma decoração que esbanja estilo e personalidade!

27. Pendentes também ficam lindos em varandas gourmet

Quem disse que varandas gourmet também não podem ser decoradas com pendentes? Cada vez mais comum, esse tipo de varanda acaba virando uma extensão da cozinha. Os pendentes simples que valorizam o bulbo das lâmpadas pendurados em diferentes tamanhos combinaram lindamente com a marcenaria em degradê e com o painel em patchwork, deixando o cantinho alegre e funcional.

28. Combine as cores sem medo

Foto: Reprodução /Renovatto Design Interiores

Um modelo de luminária pendente muito comum é aquele que tem cores neutras por fora e cores mais fortes e vivas por dentro. Nesta foto vemos mais um exemplo deste pendente, onde a cor amarela deu mais vida para a luminária e fez um lindo contraste com a mesa vermelha. Perceba que você pode fazer a combinação de cores que quiser, sem se preocupar com uma combinação mais tradicional.

29. Harmonize os pendentes com a cozinha

Uma outra dica muito boa para levar em consideração na hora de posicionar os pendentes é prestar atenção no formato da sua cozinha. Se ela for retangular, por exemplo, posicione-os de forma centralizada, seguindo a mesma direção da cozinha.

30. Para quem ama o estilo clássico

Foto: Reprodução /Cafofo da Camila

Olha que ideia original de pendente! Aqui, as luminárias foram colocadas dentro de gaiolas, e seu design nos remete a velas em castiçais. Essa peça combinou perfeitamente com o estilo clássico da cozinha, reforçando o clima de palácios antigos da realeza.

31. O cobreado combina perfeitamente com tons amadeirados

Foto: Reprodução /Mikaelian Arquitetura

Uma combinação que não tem erro é usar pendentes cobres com móveis em madeira. A similaridade dos tons deixa a cozinha harmoniosa e com aquele clima rústico, sem deixar de ser elegante. Como podemos ver neste exemplo, cobre e madeira se completam muito bem e contrastam com a mesa branca super charmosa. Ficou tudo lindo!

32. Pendentes ficam lindos em cozinhas abertas

Foto: Reprodução /Fabiana Nishimura

Quem tem cozinhas abertas para áreas externas como essa pode apostar nas luminárias pendentes sem medo. Esses acessórios ficam lindos contrastando com jardins e plantas. Além disso, esse tipo de ambiente permite a instalação de churrasqueiras, fazendo com que os pendentes, além de bonitos, também se tornem muito funcionais e complementem a iluminação natural da cozinha.

33. A beleza dos pendentes artesanais e sustentáveis

Aqui, vemos mais uma opção de pendentes que você mesmo pode fazer em casa. Estes foram feitos com garrafas de vidro de bebidas alcoólicas, mas você também pode dar asas à imaginação e usar outros materiais recicláveis, como: latas, pallets, potes, etc. Além de linda e original, a decoração da sua cozinha também vai ser consciente e sustentável!

34. Pense também na limpeza

Foto: Reprodução /Bernal Projetos

Outra dica importante na hora de escolher seu pendente é pensar na praticidade da limpeza. Lembre-se que você vai instalar o item na cozinha, e nesse ambiente é comum que haja acúmulo de gordura e fumaça. Sendo assim, os modelos mais simples e sem muitos detalhes podem facilitar mais o momento da limpeza. Afinal, não dá para acender a luz e ficar notando sujeira na peça, não é mesmo?

35. O charme dos aramados

Foto: Reprodução /Chris Silveira

Os pendentes aramados estão super em alta e deixam qualquer ambiente mais moderno e estiloso. Aqui, os nichos iluminados e o trio de pendentes deixaram o ambiente claro, moderno e despojado. Eles também combinaram muito bem com o estilo da geladeira, dos quadros e até mesmo dos pratos. Afinal, a cozinha também merece destaque e produção!

36. Para todos os gostos

Foto: Reprodução /Tria Arquitetura

Existe uma infinidade de modelos de pendentes, é só você escolher o que mais se adéqua ao seu gosto pessoal e ao estilo decorativo de sua cozinha. Neste exemplo, o projeto apostou na linda e clássica combinação do branco com madeira. O branco ficou por conta do pendente, da mesa, das cadeiras e da bancada da cozinha; enquanto a madeira está presente no armários e nas prateleiras altas decoradas com plantas.

37. Uma chuva de pendentes

Foto: Reprodução /Denise Barretto

Esse exemplo é para aqueles que não tem medo de apostar no excesso. Olha que linda essa chuva de pendentes redondos cobres e metalizados! O jogo de altura e tamanho das luminárias deixou o clima da cozinha mais acolhedor e cheio de estilo! Sem contar que ninguém vai poder reclamar que a iluminação está fraca!

38. Pendentes com altura flexível trazem mais praticidade

Foto: Reprodução /Karen Pisacane

Uma ótima pedida também são os pendentes com altura regulável. Eles levam flexibilidade na altura, fazendo com que você possa mudar sempre que quiser e de acordo com o seu objetivo na cozinha. É uma forma de estar sempre renovando a decoração sem precisar fazer grandes mudanças.

39. Um pendente que parece uma lua

Foto: Reprodução /Célia Beatriz

Já pensou em fazer suas refeições olhando para uma bela lua cheia? É justamente essa a sensação que um pendente redondo como esse transmite. Nesse caso, ele também proporciona uma iluminação mais suave, já que a luz não é totalmente direcionada. Use a criatividade e arranque elogios de seus convidados!

40. Agradável para o chef e para os convidados

Foto: Reprodução /Mowa Arquitetura

A cozinha é um dos cômodos da casa onde mais passamos tempo, principalmente as pessoas que amam cozinhar. Preparar aquele prato especial, degustar refeições, se reunir com a família e amigos, enfim, todas essas e outras ocasiões se tornam muito mais especiais e agradáveis quando a cozinha está decorada com um lindo pendente. Neste exemplo, foram usados pendentes de diferentes modelos para a bancada da cozinha americana e para a mesa de jantar, formando um conjunto moderno e autêntico.

41. Pendentes discretos para uma cozinha minimalista

Foto: Reprodução / JV Arquitetura & Interiores

Quem disse que a decoração minimalista não pode ter pendentes? Apesar desse tipo de luminária ser mais marcante e chamar a atenção, existem modelos mais discretos e que combinam perfeitamente com uma cozinha mais simples e sem muitos itens decorativos.

42. Invista em fios enrolados

Foto: Reprodução /Tria Arquitetura

Usar fios enrolados ou com nó, como este da foto, já virou tendência. Ao mesmo tempo em que permitem regular a altura dos pendentes, eles também deixam a decoração com um ar mais despojado, sem deixar de ser bonito. Outro detalhe interessante neste exemplo é a textura da luminária, que parece de cortiça, combinando, inclusive, com as cores do ambiente.

43. Sofisticação e funcionalidade

Foto: Reprodução /Espaço do Traço Arquitetura

As mesas são os lugares preferidos para receber pendentes, afinal eles deixam o momento das refeições com um clima mais intimista e relaxante. Um conjunto de pendentes direcionais, como esse da foto, é ótimo para posicionar o foco de luz para o local desejado. Além disso, esse modelo prateado é elegante e sofisticado e, por ser uma cor neutra, não deixa o ambiente carregado e combina perfeitamente com qualquer estilo decorativo.

44. Combine as cores com acessórios

Foto: Reprodução /Caroline Guerra

Os pendentes são uma ótima forma de levar cor para a cozinha. Neste exemplo, as cores vermelha e amarela combinaram com as cadeiras e com alguns utensílios. São duas cores fortes e quentes e que muitas pessoas dizem que acaba despertando mais ainda a fome. Ou seja, uma combinação ousada que é perfeita para a cozinha!

45. Atenção para a altura correta

Foto: Reprodução /Patrícia Azoni

Outro ponto importante a se atentar é em relação a altura correta dos pendentes. Sabe-se que eles não ficam rentes ao teto, mas isso não significa que devem ficar tão baixos a ponto de atrapalhar a circulação das pessoas pela cozinha. Se a ideia é usar sobre uma bancada, como o exemplo da foto, o ideal é que a luz fique acima das pessoas, de modo a não atrapalhar a visão. No caso específico das bancadas, o ideal é que a peça fique, no máximo, a um metro de distância (altura) da mesa.

46. Lindo e charmoso conjunto

Foto: Reprodução / Tria Arquitetura

No caso de utilizar um conjunto de pendentes, a dica é dar preferência aos modelos pequenos para que o tamanho não atrapalhe o restante do visual. Esse modelo da foto é um ótimo exemplo de conjunto compacto e lindo. Lembrando que o modelo em bronze cromado realça qualquer cozinha!

47. O charme e a rusticidade da madeira

Foto: Reprodução / Renovatto Design Interiores

Quem ama o estilo rústico pode apostar num pendente de madeira! Aqui, além da luminária, a madeira está presente nos armários, na mesa, no revestimento da parede e até mesmo no teto, criando um conceito de decoração mais ousado e imponente.

48. Contrastes são sempre bem vindos

Foto: Reprodução /Andréa Calabria Arquitetura

Nesta cozinha, a luminária pendente amarela serviu para contrastar com os materiais em tons claros dos móveis e  com o revestimento amadeirado da bancada. Perceba que para mesas grandes, é necessário um pendente de tamanho maior para que todos os lugares sejam bem iluminados.

49. Uma decoração jovem e ousada

Foto: Reprodução /Chris Silveira

Cores fortes na decoração da cozinha não são muito comuns, por isso, pessoas que apostam nessa escolha costumam ser mais ousadas, com espírito jovial e que não têm medo de errar. O laranja é a cor protagonista desta cozinha e faz uma linda e contrastante combinação com o preto, que é predominante. A bancada também se destaca devido aos pendentes posicionados sobre ela, que acompanham a combinação de cores do ambiente.

50. Preto, branco e vermelho: uma linda combinação

Foto: Reprodução /Felipe Hess

Para cozinhas P&B, uma ótima pedida é usar pendentes vermelhos. Afinal, a combinação dessas três cores fica linda e causa um efeito moderno para a decoração. Detalhe para a estampa de vaquinha da geladeira e para o telefone retrô vermelho, combinando com os pendentes.

51. Iluminando apenas uma parte da bancada

Foto: Reprodução /Start Arquitetura

Para bancadas, você pode usar pendentes que seguem toda ela, ou então iluminar apenas uma parte, como mostra a foto. Neste caso, a preferência foi dada ao espaço das refeições, mas você pode escolher onde a iluminação direcional será mais útil para você, ou seja, onde ela será mais funcional para o seu uso.

52. Para destacar a decoração, opte pelos pendentes longos

Foto: Reprodução /Erick Figueira de Mello

A iluminação das bancadas, pias e pedras pode ficar muito interessante com o uso de pendentes longos, pois eles são charmosos e elegantes. Mas tome cuidado para que a altura não prejudique o seu trabalho na cozinha. A beleza deve estar sempre aliada à funcionalidade e a praticidade.

53. Pendentes e azulejos portugueses

Foto: Reprodução /Marcella Peixoto

Nesta cozinha, a parede em revestimento tipo ladrilho português imprimiu todo o charme e originalidade do ambiente. Para equilibrar os ladrilhos, optou-se por pendentes brancos, já que são mais neutros e combinam mais harmonicamente com todas as cores e estampas. Porém, o fundo amarelo fez toda a diferença e combinou com as cores dos ladrilhos.

54. Dê um up na decoração de sua cozinha integrada com pendentes

Foto: Reprodução / Danyela Corrêa

Cozinhas integradas ficam lindas com pendentes, pois eles acabam decorando os dois ambientes. No caso desta foto, a cozinha é integrada com a sala de estar, e os pendentes deram um charme a mais para os dois cômodos.

55. Aposte no pendente para destacar a bancada

Foto: Reprodução /Monise Rosa Arquitetura

O modelo de conjunto, disposto lado a lado, é ideal para iluminar sem destoar na decoração. Neste caso, a mistura do branco com o prata, além de ser uma aposta mais clean, deixou tudo mais sofisticado e elegante.

56. Brinque com combinações de modelos diferentes

Foto: Reprodução /Isa Ramoni

Uma das coisas mais legais das luminárias pendentes é que você pode brincar com a mistura de vários modelos dessa peça. Inclusive, pode misturar tamanhos e cores também. É uma peça muito versátil e ideal para quem quer inovar na decoração da cozinha.

57. Tudo bem combinadinho

Foto: Reprodução /Conseil Brasil

Aqui, o pendente vermelho fez toda a diferença para a combinação harmoniosa da cozinha. Praticamente todos os utensílios são dessa cor, e ainda tem o papel de parede estampadinho próximo à mesa, que também segue esta cor. Uma gracinha!

58. Pendentes interligados por fios

Foto: Reprodução /Marcília Medeiros

Olha que cozinha integrada com luminárias pendentes super charmosa!! Utilizar esses itens em diferentes alturas e interligados por fios deixa o visual mais rústico e com mais personalidade. Aqui, também foram usados dois modelos diferentes, o aramado e o do bulbo aparente que, inclusive, combinam super bem. Destaque também para os pendentes sobre a mesa de jantar.

59. Simplicidade e beleza

Foto: Reprodução /Érika Gibrin

As lâmpadas apenas no bulbo são clássicas e possuem um ar mais jovial. Além de graciosas e mais discretas que os outros modelos, elas ainda são uma opção mais barata de pendentes e combinam com todos os estilos de decoração.

60. Opte por pendentes ao invés de lustres

Foto: Reprodução /Priscila Boldrini

Não se recomenda o uso de lustres na cozinha, pois além de serem muito grandes, eles também possuem muitos detalhes que podem dificultar a limpeza, que será necessária devido ao acúmulo de gordura, comum deste ambiente. No exemplo da foto, os pendentes trazem charme e dividem as duas áreas da cozinha.

61. Deixe o cantinho do churrasco mais estiloso

Foto: Reprodução /Antonio Armando de Araujo

Ambientes com churrasqueira ficam lindos com pendentes. Esses locais costumam ser mais rústicos e despojados, então, o estilo do pendente pode seguir essa mesma linha. Aqui, o design da luminária deu mais cor para o ambiente e fez uma bela composição com a mesa de madeira, as plantinhas e os revestimentos das paredes.

62. Uma cozinha bem iluminada é tudo!

Foto: Reprodução /Studio 262

Não tem nada melhor do que uma cozinha bem equipada e bem iluminada, não é mesmo? Nesta cozinha, vemos tudo isso! Os pendentes percorrem toda a bancada e facilitam o trabalho do preparo dos quitutes.

63. Cozinha ampla com pendentes delicados

Foto: Reprodução /Adriana Leal

Esta cozinha ampla e espaçosa prova que mesmo em espaços grandes pode-se usar pendentes delicados. Além dos pendentes cromados, também foram colocadas arandelas por todo o ambiente. Destaque para a mesa e os bancos em madeira de demolição, que fizeram um lindo contraste com os pendentes mais modernos.

64. A elegância da transparência

Foto: Reprodução /Helen Lycariao

Para complementar o visual da cozinha sem pesar na decoração, opte por um pendente de vidro. A transparência deixa o ambiente leve e clean, além de, claro, super charmoso! Se preferir, também pode optar por um pendente de vidro colorido.

65. Pequenos e mimosos

Foto: Reprodução / De_arquitetura

Esses quatro pendentes de cobre não são lindos e delicados? Eles ainda combinaram com a base das prateleiras na parede, que também possuem um tom acobreado. A cozinha ficou com cara de casinha de boneca!

66. Cozinha de casa de campo

Foto: Reprodução /Ana Lucia Salama

Essa cozinha linda e aconchegante tem cara de fazer parte de uma deliciosa casa de campo ou fazenda, não é mesmo? O forno a lenha nos remete a comidas caseiras e saborosas que acalentam os corações nos dias mais frios. Para complementar esse clima acolhedor e rústico, os pendentes de diferentes modelos e tamanhos deixaram tudo ainda mais charmoso e receptivo.

67. Cantinho ótimo pra reunir os amigos

Foto: Reprodução / Carol Cantelli

Olha aí mais uma cozinha integrada charmosa e decorada com lindos pendentes. Esse cantinho é ideal para receber os amigos e familiares para reuniões mais intimistas!

68. Formas geométricas também podem aparecer no design do pendente

Foto: Reprodução /Rafael Brito Pimentel

Essa luminária pendente geométrica prata fez toda a diferença para a decoração da cozinha. Você pode usar e abusar de pendentes temáticos que combinem com a proposta do ambiente. Os geométricos são opções modernas e divertidas!

69. Prenda os fios com ganchinhos

Foto: Reprodução /Denise Barretto

Outra forma muito criativa de usar os fios dos pendentes é prendê-los com esses ganchinhos, como mostra a foto. Assim, você pode variar as forma como eles ficam posicionados. Aqui, o trio de pendentes cinzas fizeram uma interessante combinação com o quadro com estampa de animal print.

70. Preto com fundo dourado

Foto: Reprodução /Carol Algodoal

Essa cozinha compacta conta com uma iluminação bem bacana, misturando a embutida no gesso com dois pendentes acima da bancada. A combinação das cores preta e dourada dos pendentes deu charme e elegância para o ambiente.

E aí, o que achou da ideia de usar pendentes na sua cozinha? Eles deixam o ambiente com um ar mais intimista e aconchegante, ideal para receber amigos e familiares, além de, claro, preparar aquele prato especial. Decore e ilumine sua cozinha com luminárias pendentes e deixe esse cantinho da casa muito mais especial e agradável.

PARA VOCÊ