Por Amanda Barata
Atualizado em 07.06.22
O azulejo para cozinha deixou de ser um item que se limita a cumprir um papel funcional, como o de preservar superfícies e facilitar a limpeza. Com o crescente aumento na procura por revestimentos que cumpram também um papel decorativo, o mercado dispõe de inúmeros modelos com formatos, cores, tamanhos e materiais diferentes.
Publicidade
Desde uma faixa de pastilhas até uma cozinha inteira de azulejos, não importando se é uma cozinha pequena ou grande, as combinações são infinitas e permitem que você solte a imaginação na hora de decorar esse cantinho especial da casa. Para ajudar você a escolher a cozinha ideal, confira abaixo algumas inspirações acessíveis e modernas:
Índice do conteúdo:
Está de reforma e não sabe como dar uma carinha nova à cozinha? Com o azulejo certo, você não precisa de mais nada! Olha só:
Publicidade
Depois de tantas inspirações incríveis, fica até difícil escolher uma só, não é? As possibilidades são realmente infinitas e abrem um leque de opções na hora de soltar a imaginação.
A escolha do azulejo pode parecer a parte mais difícil dessa missão, mas não é! Uma vez decidido o estilo que você quer na sua cozinha, você vai contar com uma gama de opções de revestimentos que se encaixam exatamente no perfil do seu projeto, e para ajudar você a filtrar todas essas opções de forma prática e inteligente, separamos algumas dicas abaixo, com a ajuda da arquiteta Mariana Miranda:
Antes de escolher a cor da sua cozinha, leve em consideração o espaço que você tem. Cozinhas com metragem menor geralmente pedem tons mais claros ou coloridos para sensação de amplitude. Os tons mais escuros tendem a diminuir o ambiente, e exigem uma iluminação apropriada para não ficarem pesados. Azulejos decorados e mix de pastilhas são uma boa escolha para um ambiente mais alegre!
A chave para um ambiente equilibrado é a escolha da textura do revestimento. As combinações de revestimentos foscos e brilhosos são uma ótima aposta, e pastilhas texturizadas dão um ar alegre e descontraído quando usadas em tons mesclados. O azulejo 3D também vem como tendência forte e conta com opções mais ou menor marcantes, de acordo com o resultado esperado.
Você precisa considerar a sua personalidade na hora da escolha do azulejo, lembrando que a cozinha é um dos ambientes mais visitados da casa. Os revestimentos com desenhos geométricos ou formatos hexagonais estão em alta, e o 3D chamou a atenção de quem quer um resultado discreto porém moderno.
Miranda pontua que a aplicação dos azulejos é parte importante do conjunto: “A escolha da cor do rejunte, a forma de paginação e o desenho escolhido interferem diretamente no resultado final, uma vez que a aplicação é o desfecho desse conjunto de escolhas”. Para que o resultado seja perfeito, ela indica uma prévia dos revestimentos: “é importante combinar os revestimentos de forma a se ter uma ideia do resultado final. Recomendo a ida até a loja e visualização das peças lado a lado para uma noção de como aquelas cores, texturas e estilos se complementam.”
Prontinho! Agora que você já decidiu o estilo e o tipo de revestimento, pode ir às compras. Não esqueça de seguir as nossas dicas para que você eleja um revestimento bonito e funcional, lembrando que a cozinha inspira cuidados pelo excesso de vapor e temperaturas às quais fica suscetível. Opte por materiais de qualidade e que ofereçam um bom acabamento. Boa sorte!