Tons de verde: tonalidades e ideias incríveis para usar a cor na decoração

Escrito por Andressa Oliveira

Os tons de verde são uma excelente opção para decorar ou renovar um ambiente. É uma cor cheia de energia e muito fácil de combinar, que fica encantadora quando utilizada em pequenos objetos, acessórios, móveis e até paredes.



Incorporar essa tonalidade na decoração pode ser muito simples e para te convencer a adotá-la, confira a seguir seu significado, seus variados tons e ideias de decoração para inserir o verde nos ambientes. Além disso, veja também sugestões de tintas para espalhar a cor pela casa.

Significado da cor verde

O verde é uma cor que atrai energia positiva com inúmeros significados como liberdade, esperança, renovação e vitalidade. É uma tonalidade relacionada com a natureza e preenche os espaços com alegria, sossego e aconchego. Também é bastante associada ao dinheiro.

Tons de verde

Tua Casa

Existem dezenas de tons de verde que vão do mais claro até o mais escuro, passando por tonalidades suaves e discretas até aquele tom mais intenso e chamativo. Confira alguns destaques:

  • Verde limão: é um tom brilhante entre o verde e o amarelo com uma presença cativante. Na decoração, a opção é usar a cor em acessórios e combiná-la com tons claros, como o branco e o bege.
  • Verde oliva: é uma cor associada à oliveira e aos óleos naturais. Também é a cor usada na farda de militares. É uma tonalidade versátil para a decoração e fica um charme quando usada com amarelo, dourado e elementos rústicos.
  • Verde sálvia: é o tom encontrado nas folhas de sálvia. Uma variação amena e elegante para ser inserida em objetos, mobiliários e paredes. É uma cor ótima para equilibrar ambientes com tons terrosos e acinzentados.
  • Verde água: esse tom lembra a aparência da água em mares e piscinas e traz uma variação suave para as composições. É uma tonalidade fácil de combinar com cores neutras e também com tons intensos como laranja, roxo e amarelo.
  • Verde menta: uma tonalidade refrescante e descontraída, ideal para ser usada em ambientes como o quarto, o banheiro e a cozinha. Uma cor ideal para uma atmosfera leve e confortável.
  • Verde bandeira: esse matiz de verde é relacionado principalmente com a bandeira do país e se assemelha à cor das árvores e florestas. É um tom com forte presença para os ambientes e para o destaque de móveis e adereços.
  • Verde folha: um tom vivo e claro de verde que evoca a aparência das folhas. Uma cor agradável e otimista para paredes, mobiliários e estofados.
  • Verde musgo: é uma variação de verde mais fechada, sóbria e escura. Traz um ar de sofisticação para o espaço e rende interessantes combinações com cores como o preto, o branco, o rosa e tons amadeirados.
  • Verde escuro: é o tom mais escuro de verde, uma tonalidade forte e intensa. É associado ao masculino e à virilidade. Na decoração, essa cor funciona melhor em pequenas doses e em combinações com o dourado.

Com toda essa variedade de tons de verde, é possível criar excelentes composições para a decoração. Mas, independente do tom que preferir, a regra é não exagerar e usar a cor com moderação nos ambientes.

35 ideias de decoração com tons de verde para usar a cor pela casa

O verde é uma cor perfeita para decorar com ousadia e frescor. Veja uma lista de ideias para aplicar suas variadas nuances em todos os ambientes da casa. Inspire-se:

1. Uma cor contagiante para decorar a casa

DT Estudio Arquitetura



2. Seja em versões mais escuras

3. Ou em uma tonalidade clara e delicada

4. Uma opção sofisticada para estofados

5. E um tom cheio de frescor para usar no banheiro

6. A combinação de tons de verde é agradável para decorar o quarto

7. E uma cor alegre para as poltronas da sala

8. Os tons de verde são opções elegantes para as paredes

9. Também garantem um visual moderno para a cozinha

10. Já um tom suave traz um estilo vintage para o ambiente

11. O verde forma uma combinação harmoniosa com o azul

Julliana Camargo Arquitetura



12. Uma dupla sofisticada com o dourado

13. E uma composição interessante com o preto e branco

14. É uma boa escolha para um móvel de destaque

15. Uma cor atrativa para os ladrilhos

16. E uma opção charmosa para colorir um quarto neutro

17. É possível apostar em uma decoração monocromática

18. Ou ousar com cores vibrantes como o amarelo

19. Uma cozinha para sair do comum

20. Um tom suave para surpreender no lavabo

21. Um verde mais intenso é ideal para compor com personalidade

Asenne Arquitetura



22. Uma cor inspiradora para quartos infantis

23. E também para um quarto jovem e divertido

24. Você também pode optar por um papel de parede estampado

25. Ou inovar com uma pintura geométrica

26. Você pode adicionar um toque da cor na cozinha

27. Criar um cantinho de leitura aconchegante na sala

28. Deixar o banheiro maravilhoso com uma bancada no tom

29. E explorar ainda mais o verde na área externa

30. Uma cor encantadora e tranquila para o quarto de casal

31. Para a sala de jantar, um lindo buffet verde

32. Ou cadeiras com a cor para a mesa

33. Os tons de verde brilham nas paredes

34. Trazem um visual incrível para o chão

35. E impressionam até no teto!

Os variados tons de verde são encantadores e sua presença, seja em móveis, acessórios ou paredes, traz um visual fresco e equilibrado que combina com ambientes dos mais diversos estilos. Veja também algumas tonalidades para você pintar as paredes e aderir à cor na sua casa!

Tintas para parede em tons de verde

O verde é uma alternativa de cor nada óbvia para as paredes e pode despertar aquele ambiente meio sem vida da sua casa. Veja a seguir opções de tintas para pintar a sala, quarto, cozinha ou até mesmo, o banheiro. Com certeza, tem um tom de verde para você amar:

Tua Casa

Grama-molhada – Suvinil: um tom de verde intenso, revigorante e que traz uma conexão com a natureza para os interiores.

Verde-paraíso – Suvinil: uma opção clara, ideal para iluminar seu ambiente e adicionar a cor de forma leve.

Verde-piscina – Suvinil: essa tonalidade inspira frescor, tranquilidade e charme para as paredes.

Verde Brasil – Coral: um tom de verde intermediário, envolvente e acolhedor. Perfeito para espaços mais pessoais e íntimos como quartos.

Verde colonial – Coral: mais escura, essa tonalidade traz um visual sóbrio e envolvente. Uma ótima pedida para destacar uma parede no ambiente.

Verde encanto – Coral: uma opção moderna e cheia de personalidade para tirar as paredes da casa da monotonia.

Deixe o verde colorir a sua casa! Escolha a tonalidade que mais combina com você e com o estilo da sua decoração. Seja nas paredes, móveis ou nos pequenos detalhes, suas diversas nuances permitem inúmeras combinações e têm o poder de transformar qualquer espaço com um toque refrescante.