Combinação de cores: métodos infalíveis e 48 ideias para decorar

Escrito por Katharina Barkmeyer

iStock

A escolha dos tons que vão nas paredes e na decoração da casa é uma tarefa bem complicada e, muitas vezes, frustrante. Amarelo combina com azul? Verde vai ficar legal na sala? E será que no quarto posso usar uma cor mais vibrante ou só devo usar uma paleta clara? Para te ajudar a resolver este problema, criamos um conteúdo sobre combinação de cores que irá responder as suas dúvidas!



Vamos começar a explicar como combinar cores com o círculo cromático. Em seguida, vamos te mostrar como a técnica do Feng Shui ajuda a criar composições de cores em harmonia a partir das emoções que elas transmitem. E, por fim, selecionamos algumas ideias para você copiar! Vamos lá?

Como combinar cores com círculo cromático

Tua Casa

Composto por doze cores, o círculo cromático é uma ferramenta muito utilizada na hora de criar e harmonizar diferentes cores. Assim sendo, confira a seguir seis formas de combinações de cores utilizando este método:

Combinações complementares

Esta combinação consiste nos tons que estão em lados contrários uns aos outros no círculo cromático, por exemplo, o tom azul e o laranja ou o roxo e o amarelo são combinações complementares. O efeito desta junção resulta em uma explosão de cores que proporcionam vivacidade e energia ao ambiente.

Combinação de três cores

Como o nome já sugere, esta combinação une três tons diferentes que estão distantes uma das outras dentro do círculo, porém em distâncias iguais (de quatro em quatro). Um dos esquemas é azul, vermelho e amarelo. Apesar de serem cores que criam um grande contraste, a vibrante combinação é bastante harmônica.

Combinações análogas

Este esquema permite que você faça combinações de duas até cinco cores que estão uma ao lado da outra no círculo cromático. O resultado cria um efeito de calmaria, além de continuidade, o famoso degradê. Apesar de poder combinar até cinco diferentes tons, é indicado utilizar apenas até três cores para não perder o foco.

Combinação em fenda

A combinação em fenda lembra um pouco o primeiro esquema que combina cores do lado oposto do círculo. Esta combinação consiste em escolher uma cor primária e duas complementares. Os dois tons devem estar opostos à cor primária, por exemplo, violeta, amarelo e verde. Menos intenso que a combinação de três cores, este esquema conta com um leve contraste.

Combinação de quatro cores

As quatro cores do círculo cromático podem ser ligadas pelas pontas de um retângulo, ou seja, o esquema consiste em uma cor primária, duas complementares e mais uma que proporciona um destaque maior entre as outras três. O resultado é uma composição bonita, colorida e cheia de sincronia.



Combinação de quatro cores em quadrado

Usando quase o mesmo esquema da combinação anterior, esta composição consiste nas quatro cores ligadas pelas pontas de um quadrado, sendo assim, de três em três tons seguindo o círculo cromático (deixando sempre a mesma distância). A combinação concede ao espaço uma atmosfera de vivacidade e um toque de descontração por meio de sua paleta colorida.

Viu como é fácil escolher os tons para a parede e a decoração da casa sem perder a sincronia? Agora que você já sabe como usar esta ferramenta para descobrir variadas composições, veja outra técnica que te ajuda a harmonizar diferentes cores através das emoções.

Como combinar cores com Feng Shui

Está técnica se baseia nas emoções e nos sentimentos que cada cor transmite em um local. De acordo com o Feng Shui, todos os tons possuem um tipo diferente de energia que é despertado quando inserido na decoração de um ambiente. Por este motivo, este método também é muito utilizado na hora de decidir quais cores usar em cada espaço da residência, levando em consideração a função de cada área. Confira:

Preto

iStock

Este tom é recomendado para espaços de estudo e escritórios pelo fato de representar sabedoria e profundidade intelectual. Além disso, essa cor, por mais que proporcione um aspecto elegante ao ambiente, deve ser usada com cuidado, pois, em excesso, a atmosfera acaba se tornando pessimista e pesada. Por isso, é indicado o uso de outros tons neutros junto ao preto para estabilizar a energia.

Branco

iStock

Pureza e inocência são palavras que podem servir como sinônimos ao tom branco. Responsável por atribuir a sensação de amplitude em que é inserida (sendo assim, perfeita para ambientes pequenos), a cor pode compor qualquer área de uma casa, bem como, junto com outros tons mais vibrantes, ela confere equilíbrio entre as cores. Branco é muito visto em salas, quartos e cozinhas que buscam um estilo mais clean.

Cinza

iStock

Sendo criada a partir de dois opostos, o cinza, segundo Feng Shui, transmite emoções como a estabilidade, independência e o autocontrole. Ligada ao elemento terra, a cor é perfeita em paredes, assim como, de forma harmônica, ela também combina com outras cores. Dito isso, vale inserir detalhes em tons fortes e vibrantes em uma decoração em que o cinza predomina.

Rosa

iStock



Ligada ao feminino e ao amor incondicional, a cor-de-rosa é símbolo da doçura, felicidade e delicadeza – características que representam bem uma mulher. Assim sendo, insira este tom em quartos de menina, porém também aposte esta cor, que representa o romantismo, em outros locais da casa para conferir um aspecto mais gracioso, assim como simpático.

Roxo

iStock

É o símbolo da transmutação e do luxo, é o equilíbrio entre a razão e paixão. A cor representa também meditação e intuição e, por isso, é um tom que auxilia na estimulação da espiritualidade. Quando presente na parede ou em algum objeto decorativo, o roxo concede a sensação de respeito e autoridade. Use a cor com moderação para não trazer sensações de ansiedade ou até mesmo de depressão.

Azul

iStock

A cor do elemento água é indicada para ambientes que buscam transmitir serenidade e relaxamento, por isso, muitas pessoas acabam optando o azul para compor a decoração ou pintar paredes de um quarto. Trazendo calma, harmonia e tranquilidade a um espaço, o tom é ideal para quem é mais agitado pois, quando muito usado, acaba estimulando mais o sono.

Verde

iStock

O tom representa a fertilidade e o crescimento e, dessa forma, está inteiramente conectado à natureza. Assim como o azul, o verde também concede a sensação de calma e segurança. Sendo também uma boa cor para complementar a decoração de um quarto. Outros símbolos como saúde, prosperidade e recomeço também estão ligados ao tom verde.

Amarelo

iStock

Vibrante, a cor proporciona otimismo, inspiração e muita energia boa ao local em que é introduzida. O amarelo é ideal para espaços de estudo e escritórios por estimular a criatividade, mas use com moderação para não exagerar e criar o efeito contrário! A cor é perfeita para pequenos detalhes em espaços que necessitam toques de vivacidade que farão toda a diferença à composição.

Vermelho

iStock



Por fim, este tom é calor e paixão, é vigor e força. Apesar dos bons símbolos que o vermelho representa, é preciso cuidar para não exagerar e acabar atribuindo um aspecto pesado ao ambiente. Por isso, evite usar este tom em paredes, mas use-o em móveis e em outros itens decorativos mesclando com outros adornos e materiais em tons mais claros que ajudam a equilibrar esta forte energia.

Incrível como uma cor pode trazer tantas sensações e emoções para um quarto, sala, cozinha ou banheiro, não é mesmo? Veja a seguir algumas ideias de combinações para inserir em seu projeto!

Combinação de cores para paredes

Veja a seguir doze ideias de combinação de cores incríveis e lindas para a parede, seja para área íntima ou social, para espaços discretos ou mais descontraídos, para você se inspirar e incluir no seu projeto de reforma.

1. As cores para a parede vão depender do local

2. Seja ele íntimo ou social

3. Assim como o clima que você procura proporcionar a este espaço

4. Como uma atmosfera mais leve

5. Ou algo mais descontraído

6. Ou até mesmo caloroso

7. Muitos optam por pintar somente até a metade da parede

8. Que concede a sensação que a parede é mais comprida

9. O tom escuro realça os materiais claros

10. A cor da parede irá guiar o resto da decoração

11. Por isso, escolha sabiamente

12. Pois ela terá o poder de transformar o espaço

Do tom neutro ao tom mais vivo, as combinações de cores para a parede podem ser diversas, basta ter muita criatividade aliada ao objetivo de harmonizar! Confira a seguir algumas ideias de paletas para usar no quarto!

Combinação de cores para quarto

O quarto é um ambiente privado que exige uma composição que transmita a sensação de calma, mas isso não quer dizer que você não pode optar por tons mais coloridos, ainda mais em quartos infantis. Veja:

13. Segundo o Feng Shui, cores como o azul são ideias para este espaço

14. Pois transmite a sensação de tranquilidade

15. Porém, você também pode optar por outras cores

16. Como as mais vibrantes

17. Especialmente para ambientes infantis e jovens

18. O efeito degradê segue a combinação análoga

19. Que constitui em duas ou mais cores que estão ao lado da outra no círculo cromático

20. Este espaço é um exemplo perfeito de combinação complementar

21. Os móveis e objetos decorativos estão em harmonia

22. A parede branca permite o uso de mais cores em adornos e itens

23. Olha que graça as cores desse quarto!

24. Azul e verde são praticamente melhores amigos!

Dá vontade de usar um esquema de combinação em cada ambiente da casa, não é mesmo? Agora que você já viu as combinações de cores para o quarto, inspire-se com algumas ideias criativas de paletas para a sala.

Combinação de cores para sala

Lembre-se de sempre seguir o estilo do espaço, seja ele discreto ou despojado. Se baseando nas características do local, você recorre aos métodos que apresentamos e descobre qual é a combinação perfeita para apostar! Veja algumas ideias:

25. Já que o branco combina com todas as cores

26. Opte por uma parede clara em espaços com muitos móveis

27. Dessa forma, o mobiliário é responsável por conceder cor ao espaço

28. Procure criar uma harmonia entre os objetos decorativos

29. Assim sendo, você terá uma lugar charmoso

30. Receba seus amigos em um espaço confortável

31. E que transmita, através das cores, sensação de bem-estar

32. Almofadas e quadros proporcionam vivacidade para esta decoração

33. Aposte em interessantes contrastes

34. Para promover personalidade à composição da sala

35. O ambiente é marcado por seu aspecto clean

36. Já este é caracterizado por um estilo mais despojado

Incríveis, não? Como é possível observar, você pode incluir do tom mais neutro ao tom mais vibrante, dependendo do estilo e a atmosfera que você deseja a este espaço. Por último, inspire-se com algumas combinações com as cores primárias!

Combinação de cores primárias

As cores primárias, que não existem a partir da mistura de outros tons, são responsáveis por criar novas cores a partir de suas junções, formando, dessa forma, as secundárias. Sendo “puros”, como também são denominados, os tons amarelo, azul e vermelho também são usados na decoração de um espaço. Confira alguns exemplos:

37. Os tons primários também podem combinar com os secundários

38. Assim como podem ser encontradas as três cores juntas

39. Ou em duplas

40. Como azul e amarelo

41. Vermelho e azul

42. Ou amarelo e vermelho

43. As cores primárias podem ser usadas em qualquer ambiente

44. Seja ele íntimo ou de convívio

45. Como no quarto infantil

46. Na cozinha

47. Na sala de estar

48. Ou na área gourmet

Apesar de mais vibrantes, as cores primárias ficaram incríveis nestes espaços, não é mesmo? Vale lembrar que a escolha da paleta para um espaço é de acordo com o estilo que ele leva, assim como, de acordo com a técnica do Feng Shui, a emoção que o ambiente representa, seja ela de tranquilidade, criatividade, otimismo, vitalidade entre outros.

E agora, já sabe quais os tons para decorar seus ambientes? Use um dos métodos que apresentamos e descubra a combinação de cores que é perfeita para dar aquela repaginada em seu espaço. Lembre-se que a harmonia é o seu principal objetivo quando for escolher os esquemas, assim você terá um ambiente prazeroso de se estar.