Cores primárias: uma tríade perfeita para sua decoração

Escrito por
Atualizado em 03.08.22

Sheila Almendros

Por
Atualizado em 03.08.22

As cores primárias são representadas pelos tons mais vibrantes da cartela, tornando-se a base de tudo na decoração, desde o revestimento até os móveis coloridos. Elas são formadas pelas cores puras e, junto com suas variações, criam infinitas possibilidades de design, por exemplo, sensações, truques visuais e até mesmo solidificação de estilos, explicaram Fernanda Geraldini e Gabriela Zanardo, da Tríade Arquitetura. Para entender melhor o conceito e sua aplicação, acompanhe a matéria.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que são as cores primárias?

As cores primárias são formadas pelo trio azul, vermelho e amarelo. Segundo a dupla de arquitetas, elas não podem ser criadas a partir da combinação de outras cores, por isso, a denominação de “cores puras”. Também podem ser chamadas de “cores base”, pois, quando misturadas entre elas, criam outras cores do círculo cromático.

Cores secundárias

As cores secundárias são formadas a partir da mistura das cores primárias em proporções iguais: o amarelo misturado ao vermelho resulta no laranja, o azul com o amarelo forma o verde, e o vermelho com o azul resulta em roxo. Além dessa tabela, é possível criar uma nova camada de tons – as cores terciárias.

Publicidade

Cores terciárias

As cores terciárias são proporcionadas pela mistura entre uma cor da tabela primária e uma da secundária. Elas ampliam o leque de tons: vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-alaranjado, amarelo-esverdeado, azul-esverdeado e azul arroxeado.

Cores neutras

As cores neutras são formadas pelo branco, preto e cinza. Elas não são usadas nas combinações citadas anteriormente. “Esse trio básico apresenta baixa intensidade e é utilizado como complemento em outras tonalidades”, explicou a dupla do Tríade Arquitetura.

As 12 cores apresentadas formam um conjunto principal de tons: o círculo cromático. A seguir, descubra como essa pecinha fundamental pode te ajudar a criar um conceito visual para a sua decoração.

O círculo cromático e suas combinações

O círculo cromático é uma ferramenta fundamental para criar paletas de cores variadas e criativas. As arquitetas da Tríade responderam as principais dúvidas sobre o assunto. Confira e aproveite as dicas parar alcançar o equilíbrio perfeito na decoração:

Publicidade

O que é círculo cromático?

Tríade Arquitetura (TA): o círculo cromático é uma representação de cores primárias, secundárias, terciárias e suas variações. Ao todo, o círculo é dividido em 12 partes, como uma pizza, sendo 3 cores primárias, 3 cores secundárias e 6 cores terciárias.

Qual a importância do círculo cromático na decoração?

NF: com o círculo cromático, conseguimos criar harmonia e unidade para os ambientes que elaboramos, pois as cores são essenciais, transmitindo sentimentos e sensações. Por isso, escolhê-las corretamente é fundamental.

Como o círculo cromático é utilizado para fazer as combinações de cores na decoração?

NF: é possível utilizar o círculo de várias formas e fazer inúmeras combinações de cores. Para isso, é fundamental saber o que você deseja transmitir e qual é o conceito do projeto. As opções de conceito são: a monocromática, as cores análogas, as cores complementares e a tríade.

O que são cores monocromáticas?

NF: são as cores que costumamos chamar de tom sobre tom. É a categoria mais simples de todas, pois é só você escolher uma cor e usar as variações de tonalidade. Lembrando que essa é uma escolha harmônica, capaz de deixar os ambientes modernos.

O que são cores análogas?

Publicidade

NF: são as cores que estão lado a lado no círculo cromático, como o amarelo, o laranja e o verde. Essa opção é muito boa para criar uma unidade de cor no espaço. Se fizer uma complementação com toques frios, terá um ambiente mais sofisticado e formal. Já os tons quentes adicionam descontração e informalidade.

O que são cores complementares e como adicioná-las na decoração?

NF: as cores complementares são aquelas que apresentam maior contraste entre si. Elas estão em posições opostas no círculo, como o vermelho e o verde. A cor complementar de uma primária sempre será uma secundária e vice-versa. A complementar de uma terciária sempre será outra terciária. Esse tipo de combinação é excelente para criar um ambiente com cores vivas, mais energia e personalidade. É só tomar cuidado com os excessos de tons muito vibrantes para não deixar o espaço sufocante.

O que é tríade?

NF: a junção de três pontos equidistantes (que têm a mesma distância) no círculo cromático, formando um triângulo. Ao usar essa combinação, você terá um ambiente cheio de personalidade, porém, mais suave.

Quando o círculo cromático entra no planejamento da decoração?

NF: desde a entrevista que fazemos com o cliente. A partir disso, já conseguimos sentir o que ele deseja para o espaço e o que quer transmitir. Sendo assim, as ideias já começam a surgir e já sabemos quais combinações sugerir.

É possível planejar uma decoração sem utilizar o círculo cromático?

NF: não achamos possível, pois sempre usamos uma determinada cor nas paredes, então, complementamos com os objetos e acessórios. O círculo cromático é indispensável.

Publicidade

Como as cores primárias podem ser destacadas na decoração?

NF: podemos destacar montando composições que foram citadas acima, usando a cor primária como elemento principal da decoração.

As cores primárias podem ser combinadas entre elas na decoração?

NF: sim, por meio da combinação tríade, elas podem ser combinadas para criar um conceito de projeto. Mesmo sendo cores com personalidade, é possível criar um ambiente lindo e harmonioso.

O uso das cores na decoração sempre foi primordial para adicionar identidade ao ambiente. É necessário entender o uso das cores e todo o conceito por trás de cada escolha.

Como usar as cores primárias na decoração garantindo bom gosto e personalidade

Depois das explicações das arquitetas, você verá os projetos abaixo com outros olhos. As cores primárias foram usadas na medida certa para cada tipo de decoração:

1. Para uma parede monocromática, um sofá amarelo

2. Para destacar uma cor primária, utilize uma cor neutra

3. Veja como o azul ganha destaque com o truque

4. As três cores primárias marcaram presença em proporções diferentes

5. O vermelho se encaixa perfeitamente até em decorações clássicas

6. Uma paleta formada por azul, amarelo e um temperinho de vermelho

7. Veja como as cores primárias funcionam perfeitamente no quarto infantil

8. A sala clean ganhou vida com o sofá vermelho

9. Quando os ladrilhos combinam com as cadeiras

10. Acessórios em vermelho e amarelo adicionaram personalidade na predominância azul

11. Uma composição infalível entre os móveis e a roupa de cama

12. O azul e amarelo criam um contraste divertido

13. A cerâmica em tons naturais destaca a marcenaria amarela

14. Não tem como errar com o vermelho e preto

15. Um ambiente com predominância amarela ganha uma atmosfera jovial

16. O vermelho fica incrível no estilo vintage

17. Uma almofada para aquecer o ambiente

18. Uma paleta criativa para instigar a criatividade no quarto juvenil

19. O vermelho e azul em uma decoração moderna

20. Neste projeto as cores primárias foram adicionadas nas texturas

21. O azul claro deixa a decoração com um toque de leveza

22. Quem disse que não há casamento entre o amarelo e o azul?

23. A combinação funciona tanto em decorações mais sóbrias

24. Quanto em ambientes mais divertidos

25. Uma cor impactante pode ser adicionada também em estampas

26. O azul pastel casa perfeitamente com o cinza

27. As cores primárias podem se tornar o ponto de cor na decoração básica

28. Em tons mais suaves, transmite um aconchego ímpar

29. Um quarto totalmente marcado pelo azul e vermelho

30. O amarelo reluzindo em frente ao azul na versão suave

31. Os ladrilhos azuis e suas nuances garantiram rusticidade ao projeto

32. O quadro vermelho contrasta com os variados tons de azul no quarto

33. Falando em vermelho, que tal destacar a cor no banheiro?

34. Ele pode fazer um par perfeito com o amarelo na marcenaria e acessórios

35. Ou garantir elegância junto ao azul no hall de entrada

36. O azul marinho é um clássico na tapeçaria

37. Uma sala como esta merece um ilustre tapete vermelho estendido

38. O vermelho e branco formam uma dupla imbatível

39. O azul setorizado demarcou o ambiente na cozinha integrada

40. Este projeto usou e abusou das cores primárias de diferentes maneiras

Ao usar um, dois ou as três tons primários, o equilíbrio da cartela é garantido pelas cores neutras na decoração, que adicionam um equilíbrio afinado, seja nos detalhes ou com predominância. Trabalhando harmonicamente com as proporções, você terá um ambiente carregado de identidade e estilo.