Feng Shui: tudo o que você precisa saber para um lar harmonioso

Escrito por Mariana Jati
Atualizado em 25.09.20

iStock

O Feng Shui vai te ajudar a criar ambientes agradáveis, te ensinando a adaptar sua casa para atender aos seus desejos e deixar as energias positivas reinando! Essa ciência e arte chinesa milenar tem muito a nos ensinar, para que possamos estar em harmonia conosco, com os outros e com o espaço em que vivemos. Conheça mais sobre o Feng Shui:

Continua após o anúncio



O que é Feng Shui

As palavras Feng e Shui são de origem chinesa e se referem respectivamente a “vento” e “água”, e é uma ciência e filosofia que acredita que ao modificar o ambiente em que vivemos, modificamos também nosso destino e sentimentos. Usando os cinco elementos chineses, o fogo, a terra, o metal, a água e a madeira, o feng shui identifica as condições do espaço em questão e como elas afetam o Chi.
Chi é a energia de vitalidade que existe em tudo, em maior ou menor quantidade. O papel do Feng Shui é equilibrar os Chis dos ambientes, de forma que essa energia vital possa se movimentar, proporcionando aconchego, força, entre outros, de acordo com a sua função do ambiente. Para que a análise seja feita, é necessário o uso do Baguá.

O Baguá

Baguá – bá significa oito e guá significa lado – é o octógono aplicado sobre a planta baixa de uma residência, cômodo ou comércio antes de se trabalhar os Chis. Usado como uma bússola, o Baguá setoriza a planta baixa em oito áreas com significados e funções diferentes que devem ser levadas em consideração durante as adaptações do feng shui. Os nove Guás são:

Tua Casa

  • Trabalho: Representa a profissão e a missão de vida. É simbolizada pela cor preta, e pelo elemento água. Deve estar alinhada com a porta de entrada do local em questão durante a analise.
  • Amigos: Representa nossos amigos físicos e nossos amigos do céu. É representada pela cor cinza e pelo elemento metal.
  • Criatividade: Representa a sua visão aberta para soluções de problemas no futuro. É simbolizada pela cor branca e pelo elemento metal.
  • Relacionamento: Representa como você se relaciona consigo e com o outro. É simbolizada pela cor rosa e o elemento terra.
  • Sucesso: Representa sua auto imagem, a visão que o mundo tem de você, sua fama e reconhecimento. É simbolizada pela cor vermelha e pelo elemento fogo.
  • Prosperidade: Representa a sua relação com o dinheiro e viver com plenitude. É simbolizada pela cor roxa e pelo elemento madeira.
  • Família: Representa sua relação com os pais e com o seu passado. É simbolizada pela cor verde e pelo elemento madeira.
  • Espiritualidade: Representa seu conhecimento e paz interior. É simbolizada pela cor azul e pelo elemento madeira.
  • Saúde: O centro do Baguá representa sua saúde física, o equilíbrio mental, emocional e espiritual.

Se interessou pelo Feng Shui? Que tal aprender algumas dicas para já começar a colocar em prática seus ensinamentos?

12 dicas de como usar o Feng Shui na decoração e melhorar sua qualidade de vida

Para uma aplicação certeira do Feng Shui o mais indicado é que seja feita uma leitura do baguá e uma análise a fundo sobre a residência ou ambiente em questão. Contudo, existem várias dicas que você pode aplicar na decoração, organização e ambientação da sua casa que geram um bom fluxo energético. Veja:

1. Tire os sapatos

Tirar os sapatos ao entrar em casa é, além de higiênico, uma ótima forma de se desprender de problemas e tensões do seu dia, segundo o Feng Shui. Uma sapateira no hall de entrada, ou próximo à porta, já resolve essa questão.

2. Cuidado com a posição da cama

Arquiteta Letícia Capelassi

Continua após o anúncio



A cama é a estrela do seu quarto e merece todo o cuidado! Evite que ela esteja de costas para janelas ou portas, preferindo sempre paredes “cegas”, ou seja, paredes lisas. Ter a cabeceira apoiada à parede, traz a sensação de segurança a quem dorme, assim como possibilitar a visão de portas e janelas.
Evite também colocar nichos, prateleiras, vigas ou outros objetos suspensos sobre a cama, pois isso causa ansiedade no subconsciente, segundo o Feng Shui.

3. Sempre em pares

Em quartos de casal é ideal a utilização de decoração em pares ou que equilibre os dois lados da cama. Duas mesas de cabeceira, dois quadros, almofadas em números pares, pares de vasos ou outros objetos decorativos já promovem esse equilíbrio.

4. Móveis arredondados

Formas circulares permitem que o fluxo de energia seja mais livre, podendo assim passar por todo o ambiente. Objetos como mesas de centro arredondadas em uma sala que recebe bastante pessoas, colabora muito para o bem estar energético no cômodo.

5. Banheiro sempre fechado

O banheiro é uma área de descarga de energia, pois é lá que purificamos nosso corpo e nos desfazemos do que já não nos serve, em questões biológicas. Por isso é importante manter a tampa do vaso abaixada, os ralos fechados, caso não estejam em uso, e as portas fechadas. Assim você evita que energias positivas se percam e que as negativas saiam de lá.

6. Iluminação é essencial

Preze sempre pela boa iluminação dos cômodos, se não com luz natural, com o auxilio de luz artificial. Ambientes como banheiros, por exemplo, precisam ter cores claras e boa iluminação para diminuir o impacto do descarregamento energético. A luz natural tem grande poder energético, então sempre que possível deixe que o sol entre nos ambientes.

Continua após o anúncio



7. O acolhimento na sala de estar

O ideal é que os móveis deste ambiente estejam virados para a porta de entrada, ou de modo que ao entrar uma nova pessoa ela se sinta acolhida no local. Sofás em U ou L são ótimos para gerar esse efeito e fazer com que todos se sintam nem vindos à sua casa.

8. Use o espelho do jeito certo

O espelho pode ser aliado, mas também pode ser vilão no seu ambiente. Em uma sala de jantar, por exemplo, se posicionado de modo que reflita a mesa de jantar, atrai e duplica prosperidade. Já se usado em um quarto, refletindo a cama, pode causar insônia e até problemas cardíacos em quem dorme lá. O ambiente com o espelho também deve estar sempre organizado, já que o reflexo do objeto duplica tudo, pode duplicar também a bagunça e o mal estar.

9. Aposte em uma fonte de água

Água em movimento é sinal de fartura e abundância. Ao decidir ter uma fonte de água em casa dê preferência para porta de entrada, no guá do trabalho, que é ativado pelo elemento água, ou em áreas que você deseja criar um bom fluxo energético.

10. A organização é essencial

Armários organizados e fechados são de grande importância, principalmente em ambientes de relaxamento, como é o caso do quarto. De acordo com o feng shui não é recomendado armazenar objetos, roupas e sapatos na parte de baixo da cama, pois a energia desses acúmulos perturbarão o sono de quem usa o cômodo.

11. Evite a cor vermelha em grande quantidade

clea amaral

Continua após o anúncio



O vermelho, segundo o feng shui, é a cor do sucesso, porém não é por isso que você pode usá-la em grande quantidade. Por ser uma cor forte, que representa o fogo, um elemento igualmente forte, o uso exacerbado dessa cor pode criar um ambiente ansioso, podendo gerar desentendimentos entre as pessoas.

12. Plantas são suas aliadas

Há quem tenha medo de ter plantas dentro de casa, mas o feng shui mostra o quanto elas ajudam a equilibrar as energias dos ambientes. Um local que o uso de plantas é bastante indicado é o banheiro, por tudo que já foi apontado nas dicas anteriores.
Algumas plantas que purificam o ambiente, atraem energias positivas e prosperidade são a zamioculca, o alecrim, o kalanchoe, a lança de Ogum, comigo ninguém pode e a espada de São Jorge.

Com certa organização conseguimos ter energias fluindo de uma forma muito melhor na nossa casa. Que tal aprender mais sobre como você pode aplicar os conhecimentos do Feng Shui no seu dia a dia?

Como aplicar o Feng Shui

Essa é uma técnica complexa e cheia de detalhes que merece ser executada com atenção e respeito às energias. Seguindo as dicas que indicamos acima e com o auxílio dos vídeos selecionados, sua casa estará sempre bem energizada e saudável. Confira:

O que evitar em casa de acordo com o Feng Shui

Você não precisa analisar sua casa com o Baguá para implementar o Feng Shui. Com as dicas presentes nesse vídeo da Escola Esotérica você consegue começar a criar ambientes mais agradáveis e energeticamente positivos.

Dicas para decorar a casa de acordo com o Feng Shui

Querendo renovar a casa? Antes de começar veja as dicas que Paulo Biacchi apresenta nesse vídeo e podem te ajudar bastante na hora de pensar a decoração dos ambientes, sempre com base no conhecimento milenar do Feng Shui.

Como neutralizar banheiros usando o Feng Shui

As soluções para um ambiente no Feng Shui podem variar de acordo com a posição dele na casa e na leitura do Baguá. Contudo, existem sim algumas dicas e soluções gerais para melhorar a energia em banheiros.

Esses conhecimentos são incríveis, não são? Que tal aproveitar esse momento de renovação energética e conhecer mais sobre as fontes de água, muito utilizadas no Feng Shui?