20 plantas que afastam a negatividade da casa para cultivar boas energias

Escrito por
Atualizado em 26.03.21

Por
Atualizado em 26.03.21

Cultivar plantas é uma boa forma de deixar ambientes mais agradáveis e belos. Além disso, muitas espécies são cercadas de crendices e superstições. Acredita-se que existem certos tipos de plantas que absorvem energias negativas e que, com seus poderes místicos, atraem prosperidade e boas energias para a casa. Confira:

Publicidade

1. Arruda

Usada desde tempos antigos por curadores e benzedeiras, a arruda é uma planta poderosa para energizar a casa e afastar o mau-olhado e a inveja. Segundo a tradição, um vaso na entrada da residência traz proteção e barra as más vibrações. Cultive no sol pleno ou local bem iluminado e regue com frequência.

2. Comigo-ninguém-pode

Sara Grendele

Publicidade

Seu nome popular já diz muito sobre o poder dessa planta, conhecida por absorver as energias ruins e afastar o mau-olhado. Essa folhagem se destaca com suas folhas bem verdes com manchas brancas, e é ótima para ser cultivada dentro de casa. Regue em torno de duas vezes na semana e evite o contato direto com seu látex, que é tóxico.

3. Espada-de-são-jorge

Símbolo de proteção, a espada-de-são-jorge é relacionada ao Santo Guerreiro ou Ogum e, por isso, é recomendada para ser cultivada logo na entrada para impedir o acesso das energias ruins. Possui um visual alongando e estrutural, bem semelhante ao formato de uma espada. É de fácil cultivo, resistente e adapta-se bem tanto em ambientes internos quanto externos.

4. Lavanda

Elkis Paisagismo

Publicidade

Cercada de misticismo, a lavanda é uma planta delicada e com um intenso perfume. É considerada símbolo de proteção, purificação e felicidade, atraindo forças do bem e amor. Além disso, é um calmante natural, que ajuda a promover uma sensação de bem-estar e tranquilidade. Pode ser cultivada em pequenos vasos ou em canteiros que recebam várias horas de sol por dia.

5. Lírio-da-paz

O lírio-da-paz é conhecido pelo seu poder de purificação, ao absorver partículas impuras do ambiente, ondas eletromagnéticas de aparelhos eletrônicos e até maus espíritos. É uma planta bastante ornamental e vive muito bem em ambientes internos e úmidos, como o banheiro.

6. Árvore-da-felicidade

Com origens na tradição oriental, essa planta leva felicidade e prosperidade para o lar de quem for presenteado com um exemplar. Essa pequena árvore conta com variedades macho e fêmea, que, apesar de serem conhecidas pelo mesmo nome, não são da mesma espécie. Essa dupla da sorte é resistente, exige poucos cuidados e pode ser cultivada em um mesmo vaso dentro ou fora de casa.

7. Alecrim

Além de um delicioso tempero, o alecrim também é uma ótima opção para afastar as energias negativas da casa. Essa erva é um poderoso estimulante mental, que traz vitalidade e proteção para o lar, família e trabalho. Cultive em local bem iluminado, como janelas ou varandas.

8. Manjericão

O manjericão se destaca com seu sabor e aroma marcantes e, além disso, essa erva também é conhecida por atuar na limpeza de energias pesadas do ambiente e trazer paz de espírito para os ocupantes da casa. Os cuidados para seu cultivo são bem simples: escolha um local ao sol e regue com frequência, para manter a terra sempre úmida.

Publicidade

9. Pimenteira

Forte e vibrante, a pimenteira repele energias negativas, pensamentos ruins e maus fluidos. Atua como um escudo contra a inveja e, por ser afrodisíaca, atrai boas energias para o amor. Deve ser cultivada sob sol pleno, com regas diárias e solo bem drenado.

10. Guiné

Nativa do Brasil, é conhecida pelo seu grande poder no campo espiritual e também medicinal. Em um ambiente, essa planta suga as energias negativas e as transforma em vibrações positivas e, além disso, atrai sorte e felicidade. Aprecia locais de meia-sombra.

11. Jasmim

Com uma beleza cercada de lendas e magias, o jasmim é considerado a planta dos casais pelo seu poder de atração e fortalecimento das relações. É também visto como um amuleto de proteção e, com seu doce perfume, estimula o otimismo, o amor e a vitalidade. É uma espécie de porte médio e, por isso, deve ser cultivada em canteiros no jardim ou vasos grandes.

12. Sálvia

A sálvia é uma planta que atrai boa sorte e purifica o ambiente, eliminando toxinas e energias negativas. É também conhecida por seus poderes curativos espirituais. Prefere temperaturas mais amenas, mas deve receber luz solar direta ao menos em um período do dia.

13. Hera

CASADAS AOS VINTE

Publicidade

A hera também atua na purificação da casa, absorvendo toxinas do ar e filtrando toda a negatividade do espaço. Por ser uma folhagem pendente, fica linda cultivada de forma suspensa ou em prateleiras e estantes altas. Deixe-a em um local bem iluminado e regue com frequência, mas somente se o solo estiver seco.

14. Tomilho

É uma erva relacionada ao vigor, força e coragem. Acredita-se que seu poder combate as energias negativas, trazendo otimismo e ajudando a concretizar desejos. Também protege a casa e todos seus moradores. Mantenha a planta em um local ensolarado e fresco e regue com frequência.

15. Bambu-da-sorte

Como o próprio nome diz, essa é uma planta conhecida por trazer sorte e inundar a casa com boas energias. Cheia de beleza e significados, conforme a quantidade de hastes, o bambu-da-sorte pode ser cultivado tanto na água quanto na terra em um local bem iluminado, mas sem sol direto. Regue duas vezes na semana ou troque sua água semanalmente.

16. Dinheiro-em-penca

Essa vegetação de pequenas folhas verdes tem a fama de atrair dinheiro e sorte para a casa. E, para garantir a abundância e fartura, o ideal é que seja cultivada em locais de meia-sombra e com regas frequentes, principalmente em meses mais quentes, para manter o solo sempre úmido.

17. Trevo

Esse famoso símbolo da sorte também pode ser cultivado facilmente em casa para espantar todo o azar. De pequeno porte, fica elegante em vasos ou como forração no jardim. Aprecia a luz solar, solo sempre úmido e pode ser cultivado dentro de casa, desde que fique perto de uma janela bem iluminada.

18. Avenca

Com folhas pequenas e delicadas, a avenca é uma planta sensível não só no visual, mas também às energias do ambiente. Ela também inspira tranquilidade e ajuda a relaxar. Da família das samambaias, vive muito bem em ambientes internos, não requer iluminação solar direta e aprecia bastante umidade.

19. Hortelã

Muito presente na culinária, a hortelã também está ligada à atração de prosperidade, saúde, amor e proteção para o lar. Seu aroma delicioso promove calma, e seu frescor ajuda a renovar constantemente as energias do espaço. Pode ser facilmente cultivada em vasos e jardineiras, em locais ensolarados ou com sombra parcial. Mantenha seu solo sempre úmido.

20. Flor-da-fortuna

O kalanchoe ou flor-da-fortuna é considerado uma planta que traz alegria e prosperidade. Possui variadas cores e uma pequena floração muito ornamental. É resistente e pode ser plantada em vasos no interior ou em maciços no jardim. Pode ser cultivada em meia-sombra, mas deve receber algumas horas de sol por dia, de preferência nos horários da manhã ou no fim do dia.

Acredite ou não, cultivar essas plantas pode trazer muitos benefícios para o seu lar. Além de promoverem o bem-estar na casa, elas vão embelezar os espaços, purificar o ar, perfumar ambientes e até incrementar receitas. E para alinhar as boas vibrações na decoração, confira também dicas de como usar o Feng Shui.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão