Prosperidade no lar: aprenda como cultivar o bambu-da-sorte

Studio Cecilia Boabaid Arquitetura


Atualizado em 19.06.24

O bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana) é uma planta cheia de simbolismo e fácil de cuidar. É uma espécie ideal para cultivar no interior de ambientes. Apesar de sua aparência com caule grosso e do nome, a planta não é um bambu e pertence à família das Ruscaceae, a mesma de outras dracenas. Veja bons motivos para ter um bambu-da-sorte na sua casa e os cuidados necessários.

Significado do bambu-da-sorte

Foto de bambu da sorte 3 - 1

iStock

O bambu-da-sorte é originário da África, mas se popularizou no Oriente, especialmente na cultura chinesa. Segundo a tradição, a planta atrai sorte, fortuna, prosperidade e ainda afasta energias negativas dos ambientes. A planta também representa novos ciclos e é normalmente utilizada como presente no início de novas etapas da vida: como mudanças para um novo lar, nascimentos ou Ano Novo.

Para o Feng Shui, a quantidade de hastes atribui um significado diferente à planta:

  • Uma haste: simplicidade;
  • Duas hastes: sorte no amor;
  • Três hastes: longevidade, felicidade e riqueza;
  • Quatro hastes: estabilidade;
  • Cinco hastes: criatividade;
  • Seis hastes: sucesso;
  • Sete hastes: boa saúde;
  • Oito hastes: crescimento e fertilidade;
  • Nove hastes: grande fortuna;
  • Dez hastes: realização;
  • Vinte e uma hastes: grande riqueza e saúde duradoura para toda a família.

Além disso, caso a planta seja um presente, esses efeitos são potencializados.

Publicidade

Como cuidar de um bambu-da-sorte

O mais legal é que essa planta requer poucos cuidados e pode viver facilmente dentro de casa, já que prefere sombra e claridade leve. Além disso, você pode cultivá-lo tanto na água quanto na terra. Confira as dicas da jardinista Flávia Kremer para que seu bambu-da-sorte tenha longevidade:

  • Iluminação: o ideal é manter a planta em meia-sombra ou sombra total; nunca na luz direta, porque o sol direto pode queimar suas folhas. De tempos em tempos, gire o vaso para garantir que todas as folhas recebam luz igualmente.
  • Regas: o bambu precisa de solo úmido, mas não encharcado. Então, a rega deve ser de 2 a 3 vezes na semana. Prefira água filtrada ou mineral.
  • Adubação: coloque um adubo solúvel em água como NPK 10-10-10 ou adubo para orquídeas uma vez por mês durante a primavera e o verão. Dilua a metade da quantidade indicada. Aplique no solo ou na água de cultivo.
  • Substrato: faça uma mistura de terra vegetal com areia para seu cultivo. Se necessário, reponha de 2 a 3 vezes por ano.
  • Vasos: se cultivado na terra, o bambu-da-sorte deve ficar em um vaso fundo de cerâmica. Por ter um crescimento lento, pode levar vários anos para ser necessário replantá-lo em um vaso maior. Para cultivá-lo na água, prefira um vaso de vidro ou outro recipiente transparente, para visualizar o desenvolvimento de suas raízes.
  • Poda: use uma tesoura limpa para cortar folhas que estiverem murchando ou danificadas. Você também pode retirar folhas para torcer as hastes.
  • Propagação: para fazer mudas de bambu-da-sorte, corte a haste em várias seções, garantindo que cada uma tenha ao menos um nó, de onde sairão novos brotos. Plante cada pedaço em um novo vaso.

O bambu-da-sorte é bastante fácil de cuidar e é uma planta muito decorativa, combinando com praticamente qualquer estilo de decoração. Como já foi dito, uma das vantagens do bambu-da-sorte é que ele pode ser cultivado tanto na água quanto na terra. Aprenda a seguir como fazer o cultivo em água e ter uma variação dessa bela planta em sua casa!

Como cultivar bambu-da-sorte na água

O cultivo do bambu-da-sorte na água é bastante elegante, simples e minimalista. Veja como fazer:

  1. Separe uma muda de bambu-da-sorte, com cerca de 15 cm de comprimento;
  2. Escolha um recipiente de vidro limpo, pode ser um vaso ou pote;
  3. Acomode a muda no recipiente de vidro e encha com água filtrada até cobrir a base da muda.

Como torcer um bambu-da-sorte

Outra forma de cultivar o bambu-da-sorte é um vaso com suas hastes trançadas. Esse visual fica bastante escultural e é bastante simples de fazer. Aprenda:

  1. Escolha hastes de bambu-da-sorte que tenham a mesma altura e espessura similar, caso necessário faça cortes inclinados com a tesoura para ajustes;
  2. Remova as folhas ao longo do caule e deixe somente as folhas nas pontas;
  3. Pegue um vaso e coloque uma haste em cada canto e faça suas pontas se cruzarem;
  4. Prenda as hastes no encontro com um amarrilho plástico;
  5. Pegue mais uma haste, coloque paralela a uma das hastes e prenda no cruzamento do próximo nó com a outra haste;
  6. Pegue outra haste e coloque no sentido contrário da anterior e prenda nos pontos de cruzamentos dos nós das outras hastes;
  7. Siga o mesmo processo com outras hastes até trançar a quantidade desejada;
  8. Preencha o vaso com pedriscos;
  9. Coloque água no vaso até o topo.

O processo para trançar ou torcer as hastes do bambu-da-sorte é simples, mas é preciso delicadeza no manuseio. Use fitas aramadas e faça o movimento de acordo com o número de caules e da aparência que deseja dar a sua planta. As possibilidades para ornamentar essa planta são infinitas! Lembre-se de trocar com frequência a água do seu bambu-da-sorte.

Publicidade

Preço e onde comprar

Os preços variam conforme o modelo, tamanho e a presença (ou não) de tranças nas hastes. Mas, na média, um bambu-da-sorte pode custar de R$30 a R$200. Confira opções para você comprar online:

ImagemProdutoFeaturesLink
Planta Artificial Bambu Da Sorte 1 Metro

Planta Artificial Bambu Da Sorte 1 Metro

Confira o preço
Planta Artificial Bambu Sorte 2 Metros

Planta Artificial Bambu Sorte 2 Metros

Confira o preço

10 fotos para te convencer a ter um bambu-da-sorte

Viu só como é fácil cuidar de um bambu-da-sorte? Além disso, a planta deixa o ambiente mais agradável e colabora com o bem-estar. Veja ideias inspiradoras de como inserir a planta na decoração da sala, do quarto e até mesmo do banheiro:

Foto de bambu da sorte 105 - 10

Fernanda Durães Arquitetura

Publicidade

O bambu-da-sorte, além de possuir uma beleza singular, é conhecido por atrair boas energias para o seu lar. E, se você adora folhagens e quer trazer um ar mais vivo para sua casa, conheça também a zamioculca, outra planta linda e próspera para cultivar em ambientes internos.

comentários
guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Edjane F.dos Santos
Edjane F.dos Santos

Amei as dicas vou cultivar 👏👏🥰🥰👍

Andressa Oliveira
Tua Casa
Andressa Oliveira
Respondendo a  Edjane F.dos Santos

Sucesso no seu cultivo! 🪴

Daniela dos Santos Pinheiro
Daniela dos Santos Pinheiro

Eu tenho, ganhei de presente da minha irmã, mas o meu, está com as folhas amarelas, como fazer que ela de folhas novamente?

Andressa Oliveira
Tua Casa
Andressa Oliveira

Olá Daniela, o bambu-da-sorte pode estar sofrendo com excesso de água. Ao regar deixe o solo úmido, nunca encharcado, e espere secar levemente entre uma rega e outra. Para saber quando regar novamente, coloque o dedo no solo e sinta se está seco. É melhor optar por utilizar água filtrada para colocar na planta, caso use água da torneira, deixe descansar durante a noite em um recipiente aberto antes de regar a planta. Além disso, se a planta estiver em um espaço muito escuro, considere movê-la para um local mais iluminado, mas sem sol direto. Espero que as dicas te ajudem a recuperar o seu bambu-da-sorte!