Como cultivar o bambu-da-sorte e atrair boas energias

Studio Cecilia Boabaid Arquitetura


Atualizado em 30.01.24

Conhecido por ser uma planta cheia de simbolismos, o bambu-da-sorte (Dracaena sanderiana) é fácil de cuidar e ideal para cultivar no interior de ambientes. Apesar de sua aparência com caule grosso e do nome, a planta não é um bambu e pertence à família das Ruscaceae. Veja bons motivos para ter um bambu-da-sorte na sua casa e os cuidados necessários.

Significado do bambu-da-sorte

Foto de bambu da sorte 3 - 1

iStock

O bambu-da-sorte é originário da África, mas se popularizou no Oriente, especialmente na cultura chinesa. Segundo a tradição, a planta atrai sorte, fortuna, prosperidade e ainda afasta energias negativas dos ambientes. A planta também representa novos ciclos e é normalmente dada de presente no início de novas etapas da vida, como quando alguém se muda para um novo lar, quando uma criança nasce ou no início de um novo ano.

Para o Feng Shui, a quantidade de hastes atribui um significado diferente à planta:

  • Uma haste: simplicidade, força e harmonia;
  • Duas hastes: sorte no amor;
  • Três hastes: longevidade, felicidade e riqueza;
  • Quatro hastes: estabilidade;
  • Cinco hastes: criatividade e entusiasmo;
  • Seis hastes: sucesso;
  • Sete hastes: boa saúde;
  • Oito hastes: crescimento e fertilidade;
  • Nove hastes: grande fortuna;
  • Dez hastes: realização e completude;
  • Vinte e uma hastes: grande riqueza e saúde duradoura para toda a família.

Além disso, caso a planta seja um presente, esses efeitos são potencializados.

Publicidade

Como cuidar de um bambu-da-sorte

O mais legal é que essa planta requer poucos cuidados e pode viver facilmente dentro de casa, já que prefere sombra e claridade leve. Além disso, você pode cultivá-lo tanto na água quanto na terra. Confira as dicas da jardinista Flávia Kremer para que seu bambu-da-sorte tenha longevidade:

  • Iluminação: o ideal é manter a planta em meia-sombra ou sombra total; nunca na luz direta, porque o sol direto pode queimar suas folhas. De tempos em tempos, gire o vaso para garantir que todas as folhas recebam luz igualmente.
  • Regas: o bambu precisa de solo úmido, mas não encharcado. Então, a rega deve ser de 2 a 3 vezes na semana. Prefira água filtrada ou mineral.
  • Adubação: coloque um adubo solúvel em água como NPK 10-10-10 ou adubo para orquídeas uma vez por mês durante a primavera e o verão. Dilua a metade da quantidade indicada. Aplique no solo ou na água de cultivo.
  • Substrato: faça uma mistura de terra vegetal com areia para seu cultivo. Se necessário, reponha de 2 a 3 vezes por ano.
  • Vasos: se cultivado na terra, o bambu-da-sorte deve ficar em um vaso fundo de cerâmica. Por ter um crescimento lento, pode levar vários anos para ser necessário replantá-lo em um vaso maior. Para cultivá-lo na água, prefira um vaso de vidro ou outro recipiente transparente, para visualizar o desenvolvimento de suas raízes.
  • Poda: use uma tesoura limpa para cortar folhas que estiverem murchando ou danificadas. Você também pode retirar folhas para torcer as hastes.
  • Propagação: para fazer mudas de bambu-da-sorte, corte a haste em várias seções, garantindo que cada uma tenha ao menos um nó, de onde sairão novos brotos. Plante cada pedaço em um novo vaso.

O bambu-da-sorte é bastante fácil de cuidar e é uma planta muito decorativa, combinando com praticamente qualquer estilo de decoração. Como já foi dito, uma das vantagens do bambu-da-sorte é que ele pode ser cultivado tanto na água quanto na terra. Aprenda a seguir como fazer o cultivo em água e ter uma variação dessa bela planta em sua casa!

Bambu-da-sorte em água

A brota e proliferação do bambu-da-sorte acontece facilmente na água, portanto a hidrocultura é uma ótima alternativa para a espécie. Segundo a especialista, para cultivar o bambu em água você pode escolher um vaso estreito e manter as raízes sempre podadas, para a planta não ficar presa; ou um vaso maior com pedriscos e água somente até a altura das pedras. Assim, sua planta fica firme e você previne a proliferação do mosquito da dengue.

Como torcer um bambu-da-sorte

Publicidade

O processo para trançar ou torcer as hastes é simples, mas é preciso delicadeza no manuseio. Use fitas aramadas e faça o movimento de acordo com o número de caules e da aparência que deseja dar ao seu bambu. As possibilidades para ornamentar essa planta são infinitas!

Preço e onde comprar

Os preços variam conforme o modelo, tamanho e a presença (ou não) de tranças nas hastes. Mas, na média, um bambu-da-sorte pode custar de R$30 a R$200. Confira algumas opções para você comprar online:

ImagemProdutoFeaturesLink
Planta Artificial Bambu Da Sorte 1 Metro

Planta Artificial Bambu Da Sorte 1 Metro

Confira o preço
Planta Artificial Bambu Sorte 2 Metros

Planta Artificial Bambu Sorte 2 Metros

Confira o preço

10 fotos para te convencer a ter um bambu-da-sorte

Viu só como é fácil cuidar de um bambu-da-sorte? Além disso, a planta deixa o ambiente mais agradável e colabora com o bem-estar. Veja ideias inspiradoras de como inserir a planta na decoração da sala, do quarto e até mesmo do banheiro:

Foto de bambu da sorte 4 - 9

Dois 5 Quatro

Publicidade

O bambu-da-sorte, além de possuir uma beleza singular, é conhecido por atrair boas energias para o seu lar. E, se você adora folhagens e quer trazer um ar mais vivo para sua casa, conheça também a zamioculca, outra planta linda e próspera para cultivar em ambientes internos.

comentários
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Edjane F.dos Santos
Edjane F.dos Santos

Amei as dicas vou cultivar 👏👏🥰🥰👍

Andressa Oliveira
Tua Casa
Andressa Oliveira
Respondendo a  Edjane F.dos Santos

Sucesso no seu cultivo! 🪴