Como cultivar jabuticabeira em vaso e aproveitar seu fruto em casa

Escrito por
Em 30.07.22

QUINTTAL PAISAGISMO

Por                                
Em 30.07.22

Ter uma jabuticabeira em vaso é uma maneira simples e prática de cultivar uma árvore frutífera. Nativa do Brasil, a jabuticabeira é uma planta ornamental, que garante frutos saborosos e pode ser cultivada em jardins e em varandas de apartamentos. Confira os principais cuidados para ter essa planta e desfrutar da sua beleza:

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como cuidar de jabuticabeira no vaso

Veja a seguir as dicas práticas que a paisagista Aline Almeida, da Essência de Mato traz para te ajudar a cultivar uma jabuticabeira em vaso.

Iluminação

Eiji Taninaka

Publicidade

Segundo Aline, para ter uma jabuticabeira saudável, a recomendação é “que ela fique em meia sombra ou sol pleno”. Para cultivo em apartamentos, coloque a planta em locais que recebam pelo menos o sol da manhã.

Regas

Sobre as regas, a paisagista afirma que toda jabuticabeira ama água e “o ideal é regar todos os dias. Em solo, um gotejador diário é ideal para garantir boa frutificação”.

Publicidade

Substrato

A profissional indica “misturar uma parte de substrato com uma parte de terra para arear e nutrir o solo. No caso dos vasos, um condicionador de solo em maior quantidade junto de um bom dreno é o ideal”.

Vaso

Em relação ao vaso para cultivo, Aline salienta que é importante atentar-se para o tamanho da planta e torrão, pois “o vaso deve ser maior que o torrão, ou seja, uma proporção para que a planta tenha terra suficiente para que suas raízes se desenvolvam ali”. Além disso, a paisagista diz que a drenagem deve ser a primeira coisa a ser feita no vaso: “utilizo a manta bidim e a granilha para um bom dreno”.

Adubação

Em relação à adubação, Aline explica que “a jabuticabeira em vasos, assim como a maioria das plantas frutíferas, precisa de adubação mensal, pois a quantidade de terra e nutrientes em vasos são menores e, para garantir boa frutificação e saúde da planta, o ideal é adubar uma vez por mês”. Ela complementa afirmando que existem adubos específicos para jabuticabeiras que podem ser encontrados em casas especializadas.

Frutificação

Sobre a época de frutos, Aline explica que já existem variações de jabuticabeiras híbridas que frutificam o ano todo, mas que possuem “um fruto que não é tão doce e nem muito grande”. Já as jabuticabeiras sabarás “demoram cerca de 10 anos para começar a produzir e costumam dar frutos apenas uma vez ao ano, geralmente no meio do ano”.

Pragas e fungos

Leticia Bononi

Publicidade

Segundo a paisagista, é necessário ficar atento com pragas e fungos, pois podem surgir ataques de pulgões ou cochonilhas, principalmente se o cultivo for em apartamentos, “já que há menos ventilação”.

Podas

Aline indica que é importante “fazer uma poda de limpeza de galhos em excesso” ao menos uma vez por ano, pois isso “ajudará a entrada de ventilação na planta, além da iluminação”.

Mudas

Para fazer mudas, a profissional ensina que há duas formas: “a partir de sementes ou por estaquia, feita com seus galhos”.

Aline reforça que os cuidados são os mesmos independentemente do lugar. A planta precisa de “iluminação, adubação, uma boa rega, muito carinho e atenção”.

Como cultivar a jabuticabeira em vaso

Além de todas as dicas da paisagista, você também pode conferir mais informações nos vídeos abaixo. Assim, você poderá cultivar seu exemplar com sucesso.

Como plantar jabuticabeira em vaso

Confira no vídeo como plantar a jabuticabeira em vaso corretamente, a preparar a drenagem no fundo do vaso, a fazer uma mistura para o substrato e inserir a muda na terra. Além disso, o vídeo conta com dicas de adubação e cultivo para ter uma árvore vistosa e com bons frutos.

Publicidade

Como fazer a jabuticabeira dar frutos

Nesse vídeo, você também vai conferir como fazer o plantio da jabuticabeira em vaso, além de aprender a preparar um substrato e uma adubação que garanta a produção de frutos mais rapidamente. Finalize com argila expandida e uma rega abundante.

Dicas para aumentar a produção

Veja como deixar sua planta mais saudável e com produção maior de frutos a partir dessas dicas práticas. Aqui, você vai obter sugestões para cultivar jabuticabeira em apartamentos, aprender a diferenciar as espécies mais comuns, conferir opções de adubação para cultivo em vasos e receber indicações para deixar sua planta ainda mais forte.

Como fazer poda de limpeza

As podas são necessárias para que sua jabuticabeira cresça forte e frutifique com intensidade. Confira as dicas no vídeo e aprenda a fazer o corte dos galhos corretamente. Até mesmo quem não tem muita prática com jardinagem pode realizar a poda facilmente!

Realize o seu desejo de ter uma jabuticabeira em vaso e aproveite todas essas dicas para cultivá-la e consumir seus frutos sempre que quiser! E se você gosta de cultivar plantas úteis na culinária, aproveite e aprenda a fazer uma horta em casa.