Foto: iStock
Por Ana Kordelos
Na hora de decorar, existem muitos itens que fazem a diferença em um ambiente. As plantas ornamentais são um ótimo exemplo disso. Adicionando mais beleza e charme ao ambiente, ainda possibilitam um maior contato junto à natureza mesmo em ambientes internos.
Publicidade
Plantas ornamentais são aquelas que podem ser cultivadas em ambientes internos, utilizando vasos, recipientes variados e até mesmo em jardins de inverno e que se destacam devido às suas flores, folhagens e cores diversas.
Para a arquiteta Ciça Ferracciú, a planta ornamental é capaz de trazer cor e enfeitar, dando mais vida ao ambiente. “Existem espécies que não só embelezam visualmente, mais ainda exalam um perfume delicioso”, revela.
Nem todas as plantas são indicadas para ambiente fechado, já que há espécies que precisam de condições naturais que só são alcançadas em ambientes externos, como muitas horas de sol. Por isso, a arquiteta recomenda ficar atenta às espécies escolhidas para cada espaço, já que cada uma tem sua particularidade e necessita de quantidades diferente de água e luz.
Publicidade
Confira 14 tipos de plantas mais comuns utilizadas para decorar o lar, indicadas pela profissional:
Foto: Reprodução / OK Paisagismo
Uma boa opção para ser utilizada na sala, a ráfia é uma planta que não precisa de muita luz. Segundo Ciça, o solo deve estar sempre úmido, mas sem excesso, pois se houver água demais suas folhas começam a amarelar. Esta planta pode alcançar até 3 metros de altura, não possui florada e sua poda deve ser feita na ponta das folhas, realizando um “v”.
A samambaia precisa de luz moderada e indireta, deve ser regada diariamente e é outra planta indicada para a sala. Não possui flores e seu tamanho pode variar bastante, podendo atingir até 1 metro com facilidade. “Segundo estudos, a samambaia purifica o ar ambiente”, informa a arquiteta.
Foto: Reprodução / Nuvem Literária
Muito utilizadas em salas e cozinhas, as suculentas são ótimas para ter em ambiente interno porque exigem poucos cuidados e enfeitam bastante. A maioria das espécies prefere sol direto, mas há também as que gostam mais de luz indireta.
O tamanho pode variar de acordo com a espécie, assim como a presença de flores. “Elas gostam de pouca água e, quando muito, não exigem mais que uma rega por semana”, adiciona Ciça.
Foto: Reprodução / Orquídeas Web
“As orquídeas gostam de meia-sombra, e em relação à manutenção, elas não precisam de muita água, podendo ser regada cerca uma vez por semana”, informa Ferracciú. Suas flores possuem cores variadas, de acordo com a espécie cultivada, e a planta pode atingir até 60 centímetros de altura. Após a florada, a maioria das espécies floresce outras vezes, então é aconselhável não jogá-las fora quando suas flores morrerem.
Foto: Reprodução / Plantar no Quintal
Ótima opção para decorar e perfumar a cozinha, o manjericão precisa ser cultivado em um vaso individual e alcança cerca de 15 centímetros. “Ele precisa de muita água – deve ser regado sempre que a terra estiver seca, gosta de luz indireta e não se dá bem em ambientes muito frios”, ensina a arquiteta.
Outra planta frequente em cozinhas, a pimenteira varia de 30 centímetros a 2 metros, dependendo da espécie e da poda realizada. Em relação à manutenção, não é recomendado molhar as folhas e sim a terra, por isso basta colocar água no vaso diariamente. Já a presença de flores varia de acordo com a espécie cultivada. “Ela gosta de sol e pede em torno de 6 horas de exposição por dia”, ensina a profissional.
Foto: Reprodução / eSobre
Outra presença constante no ambiente na cozinha, o alecrim gosta de luz e precisa de exposição de algumas horas diárias. Sua rega deve ser feita duas vezes por semana e há o nascimento de pequenas flores azuis. A arquiteta alerta que é recomendável colocar uma camada de material de drenagem na base do vaso para evitar o acúmulo de água – o que faz com que as raízes apodreçam. As regas devem ser escassas.
Foto: Reprodução / Flores e Folhagens
O jasmim é uma planta que precisa de sol e gosta de lugares mais quentes. Muito utilizado no quarto devido a melhorar a qualidade de sono, o jasmim pode ser cultivado em um ambiente de meia-sombra, chega a atingir alturas de até 3 metros e produz lindas flores em cores variadas. Ele exige rega todos os dias no verão e pelo menos uma vez por semana no inverno.
“O jasmim necessita de um cuidado especial: podem vir a aparecer ervas daninhas e é necessário removê-las rapidamente para manter a saúde e o desenvolvimento da planta”, alerta Ciça.
Foto: Reprodução / Florais Joel Aleixo
Também indicada para o uso no quarto, a lavanda adora luz e cresce mais quando fica mais horas exposta ao sol. “Ela necessita de drenagem no vaso para não acumular água, não exige muita água e se for regada além do necessário, pode apodrecer”, instrui a profissional. O solo deve estar seco entre cada rega, mas a planta deve estar sempre hidratada.
A flor da lavanda, além de linda em tons de lilás, rosa ou branco, ainda perfuma o ambiente. A lavanda exige poda uma vez ao ano já que pode chegar até 2 metros.
Publicidade
Foto: Reprodução / Ateliê das Hortas
Segundo a arquiteta, a babosa (ou aloe vera) não precisa de grandes cuidados. Ela gosta de muita exposição solar e a rega não precisa ser muito frequente, podendo o solo secar completamente antes da próxima rega – cerca de 15 a 20 dias. “Além de ser boa para o sono, essa planta ainda é cicatrizante, tem propriedades calmantes, purifica o ar e é ótima para o cabelo”.
Versátil, pode ser utilizada no quarto, sala e até mesmo em corredores, alcança até 3 metros de altura e sua florada pode ser em tons avermelhados ou amarelados, de acordo com a espécie.
Foto: Reprodução / Cultive
Linda e charmosa, a violeta pode decorar banheiros ou cozinhas, e o ideal é que ela seja cultivada em vaso de barro, este que absorve a água e permite que a raiz da planta respire. Ela não suporta luz solar direta e deve viver em um ambiente de meia sombra. Sua rega deve ocorrer cerca de uma vez por semana e de forma indireta, através de um pratinho com água colocado embaixo do vaso, sem tocar suas folhas e flores.
Pode atingir cerca de 20 centímetros de altura e flores de tons variados, dentre eles: azul, branco, rosa, vermelho, roxo e mistos. “Ela exige, porém, um mínimo de claridade e ventilação para não ficar com as folhas amareladas”, esclarece a arquiteta.
Foto: Reprodução / Morar Kallas
A espada de são Jorge anã é uma planta que exige pouca manutenção e é muito bonita. Pode ser utilizada em banheiros, corredores e salas e, segundo a profissional, acredita-se que é uma planta capaz de neutralizar as energias do ambiente, eliminando as energias negativas. É uma planta que gosta de meia sombra, mas também resiste bem ao contato direto com a luz, além de possuir boa resistência ao calor. Pode ainda ser cultivada junto com outras espécies, alcança de 70 a 92 centímetros de altura e podem florescer, ocasionalmente, pequenas flores em tons branco-amarelados.
Ao colocá-la no vaso, é importante adicionar um elemento drenante. Esta espécie pede regas bem espaçadas e sem excesso de água, sendo que a terra deve estar seca antes da próxima rega, podendo ser feita entre 20 e 30 dias. ”É importante ressaltar que essa planta não é uma boa opção para quem tem animais de estimação, pois possui substâncias tóxicas”, alerta.
Foto: Reprodução / Shop das Plantas
A areca bambu é ideal para salas e corredores, sem a incidência direta de sol. Gosta de água, mas não do solo encharcado, devendo ser regada 2 vezes por semana. “Ela gosta de clima quente e úmido, por isso não tolera bem ar condicionado”, frisa Ciça. Pode alcançar 2 metros de altura e produz pequenas flores de cor branco-creme.
Foto: Reprodução / Osvaldo Scalabrini
Também indicada para corredores, a bromélia deve receber apenas claridade indireta e se desenvolve bem com luz artificial. Não precisa de regas frequentes, podendo ser regada a cada dois dias. A arquiteta alerta para a importância de limpar o “copo” da planta após a regra, buscando evitar a proliferação de mosquitos. Pode chegar até 90 centímetros de altura e possui florada em tons de vermelho, roxo, rosa, amarelo, dependendo da espécie.
Imagem: Tua Casa
Agora que você já conhece algumas espécies de plantas ornamentais, confira algumas dicas da profissional para auxiliar no seu cultivo e decoração:
Ainda com dúvidas de como utilizar as plantas ornamentais na decoração do seu lar? Então confira os 68 ambientes ornamentados com este item e escolha o seu favorito:
Foto: Reprodução / Heloísa Marques
Foto: Reprodução / D2W Studio
Foto: Reprodução / Braccini + Lima Arquitetura
Foto: Reprodução / Quadro Vivo
Foto: Reprodução / Gabriela Pereira
Foto: Reprodução / Samara Barbosa
Foto: Reprodução / Arquitetura e Interior
Foto: Reprodução / Now Arquitetura
Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris
Foto: Reprodução / Lucio Nocito
Foto: Reprodução / Estúdio HL
Foto: Reprodução / Fernanda Moreira
Foto: Reprodução / Lopez Interiores
Foto: Reprodução / Romero Duarte
Foto: Reprodução / Casa Josephine
Foto: Reprodução / Romero Duarte
Foto: Reprodução / Junia Lobo
Foto: Reprodução / Marina Linhares
Foto: Reprodução / Semerene
Foto: Reprodução / Lopez Interiores
Foto: Reprodução / Heloísa Marques
Foto: Reprodução / Meyer Cortez
Foto: Reprodução / Gislene Lopes
Foto: Reprodução / Benjamin Moore
Foto: Reprodução / H is For Home
Foto: Reprodução / Prestige Builders
Foto: Reprodução / Jasmin Latona</a
Foto: Reprodução / Alpha Design Group
Foto: Reprodução / Logan Killen Interiors
Foto: Reprodução / Luiza Soares Paisaismo
Foto: Reprodução / Rill Architects
Foto: Reprodução / Heloísa Marques
Foto: Reprodução / Anna Maya & Anderson Schussler
Foto: Reprodução / Michele Moncks Arquitetura
Foto: Reprodução / Isabela Canaan
Foto: Reprodução / Claudia Albertini
Foto: Reprodução / Guilherme Torres
Foto: Reprodução / IE Arquitetura
Foto: Reprodução / RSRG Arquitetos
Foto: Reprodução / Samara Barbosa
Foto: Reprodução / Greisse Panazzolo
Foto: Reprodução / Heloísa Marques
Foto: Reprodução / Aquiles Nícolas Kílaris
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Foto: iStock
Seja ela grande, atingindo metros de altura, exalando perfume ou não, possuindo flores ou apenas folhas imponentes, as plantas ornamentais com certeza mudarão o ambiente, trazendo harmonia, beleza e contato junto a natureza. Começa já a cultivar!