Flor-da-fortuna: escolha certa de quem ama jardins floridos

Escrito por Nicole Dias
Em 10.08.20

iStock

Flor-da-fortuna, calandiva, folha-de-costa, flor-da-felicidade… Diversos são os nomes populares da Kalanchoe blossfeldiana, que faz parte da família Crassulaceae. Seja qual foi a nomenclatura escolhida por você, uma coisa é certa: é uma planta linda demais. Quer saber mais sobre a espécie, a forma de cultivar e os cuidados que deve ter? É só continuar lendo esse post.

Continua após o anúncio



Significado da flor-da-fortuna

iStock

Mais do que uma bonita escolha para jardins, a flor-da-fortuna faz parte de diferentes histórias – incluindo uma que dá origem ao seu nome.

Uma menina indiana morava com seus pais em um sítio. A família, embora humilde, era trabalhadora e tinha moedas de ouro em casa, que ficavam escondidas. Dois ladrões, sabendo da existência do ouro, foram invadir a casa. Primeiro, assassinaram os pais da menina, que estavam trabalhando na plantação. A pequena menina enxergou tudo pela janela e, em desespero, começou a rezar para se salvar.

Um anjo apareceu, escondeu a pequena no lustre da casa e transformou todas as moedas do local em flores. A dupla mal-intencionada revirou a casa e, nada encontrando, foi embora de mãos abanando. Após tudo isso, o anjo prometeu para a menina que sempre que um bandido se aproximasse, suas riquezas se transformariam em uma flor: a flor da fortuna.

Além dessa história, existem significados atribuídos à planta, como demonstração de gratidão e de amizade. Se você dá ela de presente para alguém, está desejando prosperidade.

Cores e significados

  • Flor-da-fortuna rosa: a opção certa para os românticos. Rosa é ternura e ingenuidade, romantismo e fantasia.
  • Flor-da-fortuna vermelha: uma cor que se destaca, o vermelho tem a ver com coragem, paixão e força de vontade.
  • Flor-da-fortuna branca: a cor da luz e da paz. Dizem que repele energias negativas e está associada a limpeza.
  • Flor-da-fortuna amarela: uma cor para quem tem amor pela vida. Simboliza calor, alegria, otimismo e descontração.

Vale lembrar que significado está mais relacionado à cor do que à flor, ok?

Para que ela serve?

  • Decoração de ambientes internos, desde que bem iluminados;
  • Jardinagem e paisagismo, trazendo mais cor para as áreas verdes;
  • A planta também pode compor arranjos de flores, que são lindos presentes.

Não se deixe enganar pelos nomes parecidos: a planta utilizada com fins medicinais é a chamada folha-da-fortuna (Kalanchoe pinnata). O suco das folhas é usado no tratamento de lesões por ter propriedades antibacterianas.

Preço

O preço de uma flor-da-fortuna pode variar de região para região e também conforme o tamanho da planta. Mudas pequeninhas partem de R$7, enquanto as maiores, em arranjos mais elaborados, podem passar de R$50.

Continua após o anúncio



Como cultivar a flor-da-fortuna

A flor-da-fortuna é uma ótima opção para jardineiros de primeira viagem, já que é bastante resistente. Nos vídeos abaixo, as soluções para os problemas e dúvidas mais frequentes.

Como fazer muda de flor-da-fortuna

Se você deseja propagar a sua flor-da-fortuna, seja para deixar seu jardim mais lindo ou para presentear quem você gosta, precisa assistir ao vídeo acima. Ele mostra, de maneira simples, como fazer mudas.

Adubo perfeito para flor-da-fortuna

Sonha com um jardim cheio de cor, mas não sabe o que fazer para a kalanchoe florir? Para que as plantas se desenvolvam da maneira certa, elas precisam de água, luminosidade e nutrientes. O vídeo acima ensina como fazer um adubo poderoso.

Orientações para cuidar da flor-da-fortuna

Por mais que você cuide com amor e carinho, se deparou com a flor-da-fortuna morrendo ou doente? Pode acontecer nos melhores jardins, e no vídeo de Alysson Santana você confere algumas dicas para cuidar bem da espécie.

Como a flor-da-fortuna é uma suculenta, ela não suporta água em excesso e deve ficar em solo bem drenado. Não tem mistério!

15 fotos de flor-da-fortuna na decoração de casas e jardins

Agora que você já sabe mais sobre como cuidar da sua flor-da-fortuna, é hora de conferir fotos inspiradoras de como usar essa planta na decoração do seu lar.

Continua após o anúncio



1. Sabe por que a flor-da-fortuna faz tanto sucesso?

2. Porque é uma planta bonita

3. Porque não exige muitas manutenções

4. E porque é cheia de charme

5. Pode ser usada tanto dentro de casa

6. Quanto fora

7. Fica linda ao lado de outras espécies

8. Ou em composições de cores diferentes

9. No verão ela precisa de duas regas por semana

Jardim no ape 303

Continua após o anúncio



10. No inverno, apenas uma está de bom tamanho

11. Além de tudo, é uma planta muito fácil de se encontrar

12. Difícil não curtir, né?

13. Viu como a flor-da-fortuna é uma queridinha?

14. Você pode investir sem medo

15. E deixar seus espaços cheios de cor e beleza

Gostou de saber mais sobre a flor-da-fortuna? Então você pode se interessar por essas dicas de cuidados e utilização da azaleia. Confira.