15 árvores frutíferas para ter em casa e criar seu próprio pomar

Escrito por
Em 09.11.21

Por                                
Em 09.11.21

As frutas são deliciosas e fazem muito bem para a saúde. Que tal plantar algumas árvores frutíferas em casa? Elas vão produzir deliciosas frutas e ainda, na maioria dos casos, geram sombra para seu quintal. Confira a seguir as espécies ideais para fazer um verdadeiro pomar em casa.

Publicidade

Romãzeira

Entre as árvores frutíferas para ter em casa está ela. É uma espécie que não cresce muito e produz a romã, uma fruta muito usada na culinária e na preparação de drinks. Ela é ideal para cultivar em casa já que pode ser plantada no quintal e também em vasos, caso o espaço seja pequeno.

Como cuidar

A rega deve ser feita quando o solo estiver seco, é importante estar sempre de olho. Não tolera sombra, a luz solar deve chegar até ela de forma direta. O solo deve ser fértil e não pode ficar encharcado.

Publicidade

Limoeiro

Está entre as árvores frutíferas para ter em casa, produzindo o limão. Os frutos começam aparecer três anos após o plantio. Se bem cuidado, a colheita pode chegar a 100 quilos por safra. Por ser uma árvore de porte médio, é recomendado que seu cultivo seja feito em quintais.

Como cuidar

É importante que o limoeiro receba bastante sol diretamente. As regas devem equilibrados para que a terra não fique encharcada, nem seca. O solo ideal para ele é o arenoso.

Lichieira

Plantas do Caio

Publicidade

É uma árvore grande que atinge entre 15 e 20 metros. Seus frutos são pequenos e com casca grossa. A cada colheita são produzidas até 50 quilos da fruta. Pode ser cultivada em vaso, desde que as podas sejam feitas com frequência, evitando seu crescimento.

Como cuidar

Gosta de receber bastante sol direto e de ambientes com ventilação. O solo deve ser adubado, bem drenável e limpo. É importante sempre tirar folhas e galhos que estejam ao redor no chão. Já as regas devem ser feitas sempre, principalmente quando os frutos estiverem se formando.

Cerejeira de Madagascar

Pode atingir de 2 a 3 metros de altura, produz cerejas e é uma opção para cultivar em quintais ou jardins. Suas folhas possuem propriedades medicinais e são usadas em chás para combater infecções urinárias, artrite reumática e outras doenças.

Como cuidar

O local deve receber sol e também sombra, pois essa árvore necessita dos dois. O solo deve ser fértil e profundo com espaço para ela se desenvolver e crescer saudável. As regas não precisam acontecer diariamente, mas devem ser intensificadas no verão e períodos de seca.

Laranjeira

É uma árvore de porte médio, que tem vida produtiva de 50 a 60 anos. Seus primeiros frutos surgem geralmente 24 meses após o plantio. É ideal para casas que possuem espaço, como um quintal ou jardim grande.

Como cuidar

As regas devem ser regulares e na medida certa, sem exageros. É recomendado o uso de calcário para fazer o controle da acidez do solo, e durante a primavera, o uso de adubos. Deve ser mantida recebendo sol direto.

Macieira

Chácara do zero

Publicidade

É uma árvore de porte grande e pode atingir até 10 metros de altura. Começam a produzir frutos somente de 3 a 55anos após o plantio. Por ter grande proporção, é ideal para quintais com bastante espaço ou chácaras.

Como cuidar

É preciso atenção ao escolher o local do plantio, pois necessita de pelo menos 6 horas de sol diariamente. Não deve receber ventos fortes e seu solo precisa ser drenado e rico em nutrientes. As regas podem ser feitas com frequência quando a árvore está em processo de desenvolvimento.

Mangueira

É uma das árvores frutíferas para ter em casa, porém precisa de espaço, pois pode atingir até 30 metros. Seus frutos são colhidos entre a primavera e o verão, algumas espécies produzem 2 vezes ao ano.

Como cuidar

O solo deve ser areno-argiloso e com boa drenagem de água. As regas podem ser feitas com abundância após o plantio, depois que as raízes se estabelecerem é necessário molhar somente quando a terra estiver seca. A exposição ao sol é o ideal para essa árvore.

Amoreira

Geralmente possui um grande porte, mas se cultivada em vaso fica em tamanho menor. Produz amoras, frutas pequenas e doces que lembram as framboesas pelo formato. Se plantada em quintal, pode chegar até 12 metros de altura.

Como cuidar

Desenvolve-se bem na sombra e prefere o clima úmido. As regas devem ser feitas sempre que perceber que a terra está secando, mas é importante estar sempre molhada, sem ficar encharcada. Quanto ao solo, não é necessário muitos cuidados, pois essa árvore se adapta a praticamente todos os tipos.

Morangueiro

Desbravadores de Sabores

Publicidade

Bem pequeno e com frutos que são muito usados, os morangos. Essa é uma árvore frutífere que cresce rápido e tem boa produção, após 60 a 80 dias do plantio já acontece à primeira colheita. Por ser de tamanho menor, é ideal para cultivar em casa, principalmente dentro de vasos, se não houver espaço com terra.

Como cuidar

As regas devem ser feitas preferencialmente pela manhã e pelo menos uma vez na semana. O solo deve ser bem drenável, se plantado em vasos é recomendado furos no fundo para evitar acúmulo de água na raiz. Além disso, necessita de luz solar direta diariamente por no mínimo 4 horas.

Goiabeira

É uma árvore de rápido crescimento e produtiva por pelo menos 15 anos. Além das frutas, que são deliciosas e saudáveis, suas folhas também possuem propriedades medicinais. No geral não cresce muito, ficando de porte médio depois de adulta. É ideal para quintais.

Como cuidar

Para que a produção das frutas ocorra mais de uma vez por ano são necessárias podas, que devem acontecer a cada 2 meses. A rega precisa ser feita somente uma vez na semana, pois essa árvore não gosta de água em excesso. O espaço ideal para essa árvore é ao ar livre e o solo deve ser adubado com frequência.

Mini Pitangueira

É uma árvore frutífera anã que cresce cerca de 40 centímetros. É ideal para ser plantada em espaços pequenos e em vasos, uma ótima opção para quem mora em apartamento. Floresce e dá frutos 2 vezes por ano.

Como cuidar

Gosta de locais que recebem luz solar direta e clima quente, porém é resistente ao frio. É recomendado que o solo para seu plantio seja rico em composto orgânico. Devem ser realizadas regas frequentes nas primeiras semanas, depois disso podem ser feitas com maior intervalo de tempo.

Aceroleira

É uma árvore de porte pequeno que atinge até 3 metros de altura. Seus frutos são muito usados na produção de sucos e são ricos em vitaminas. É uma boa opção para plantar em jardins e espaços pequenos de casa.

Como cuidar

Precisa ser cultivada em ambiente ensolarado de clima quente. Seus primeiros frutos começam a surgir após 8 meses do plantio, porém dependendo das condições climáticas pode haver alterações. A rega deve acontecer de 2 a 3 vezes por semana, exceto em períodos de chuva, quando não é necessário.

Jabuticabeira

De origem brasileira, essa árvore floresce 2 vezes no ano. Dependendo do cuidado e do clima onde for plantada, ela pode chegar até 9 metros de altura. É cultivada em casas que possuem espaço.

Como cuidar

Deve receber luz solar direta e gosta de altas temperaturas. A rega deve ser feita diariamente para que a árvore cresça saudável, molhando também as folhas. Recomenda-se que sejam feitas podas para arejar e aumentar o recebimento de sol em sua copa.

Cajueiro

Geralmente atinge entre 5 e 12 metros, mas se bem cuidado pode alcançar até 20 metros de altura. Com as cascas de seu tronco é possível fazer um chá que ajuda no tratamento de diabetes e protege o coração. Devido seu tamanho, é uma árvore apropriada para quintais.

Como cuidar

Durante o primeiro ano as regas devem acontecer frequentemente, após esse período é recomendado que seja feita a cada 15 dias. É necessário sol pleno e um solo que faça boa drenagem de água para ter um bom desenvolvimento.

Abacateiro

De porte médio e alto pode atingir de 7 a 20 metros de altura. É ótimo para ser plantado em quintal grande, pois além dos frutos, que são saudáveis, ainda proporciona uma boa sombra ao local.

Como cuidar

As regas precisam acontecer diariamente já que essa árvore adora água. O local do plantio deve ser protegido de ventos fortes e receber bastante luz solar. O solo apropriado é aquele bem drenável e rico em matéria orgânica.

As espécies de árvores frutíferas para ter em casa são muitas e com toda essa variedade, é possível cultivar um pomar pertinho de você! Gostou das opções? Veja também flores roxas e crie seu jardim!