7 dicas para montar um mini jardim de suculentas em casa

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

Luciana Moura

Por
Atualizado em 07.06.22

Um mini jardim de suculentas é ideal para quem busca ter uma decoração moderna e delicada em casa. A combinação de suculentas de pequeno porte, enfeites e imaginação pode compor um ambiente charmoso e bastante acolhedor. A seguir, confira dicas de como montar o seu próprio mini jardim, os principais cuidados com o ambiente, e também conheça ideias decorativas únicas:

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é um mini jardim de suculentas?

Conhecido por compor um ambiente único, um mini jardim de suculentas é uma combinação de pequenas plantas e enfeites decorativos presentes em um recipiente. Segundo o paisagista e jardineiro, João Sabino, os mini jardins podem ser construídos em vasos, vidros e bacias rasas. Além disso, eles podem ser montados em peças de decoração, capazes de trazer ainda mais charme para os ambientes.

É importante lembrar que os mini jardins não devem ser confundidos com terrários. De acordo com Sabino, “os terrários são feitos em vidros tampados, criando, assim, um ecossistema autossuficiente para as plantas se desenvolverem”. Já os mini jardins até podem ser criados em vidros, porém precisam estar em ambientes destampados. Segundo o paisagista, o motivo é que as plantas como suculentas precisam de ambientes abertos e arejados para se desenvolverem melhor.

Publicidade

Como fazer um mini jardim de suculentas

Além de ser uma opção moderna, um mini jardim de suculentas é uma ideia fácil de ser integrada à decoração. Confira, a seguir, algumas dicas do jardineiro João Sabino para compor este novo ambiente em sua casa:

  • Materiais: segundo Sabino, para montar o mini jardim você vai precisar de um vaso ou vidro, plantas, substrato, material para dreno, pedrisco, manta de bidim e areia. Além disso, é importante escolher as peças decorativas, considerando a sua imaginação;
  • Drenagem: o sistema de drenagem tem que ser bem feito, orienta Sabino. Você vai precisar de: “uma camada de pedrisco, brita, seixo, argila expandida ou até mesmo pedaços de isopor. Dependerá do tamanho do vaso”.
  • Substrato: esse item é importante para a saúde das plantas, por isso é essencial. Para Sabino, “o ideal é usar substratos específicos para suculentas”;
  • Iluminação: “os mini jardins podem ficar a meia sombra ou no sol pleno, vai depender das plantas que serão utilizadas”, recomenda o paisagista;
  • Montagem: para Sabino, o mini jardim deve ser montado da seguinte forma: “o fundo do vaso deve ser coberto por pedrisco; em seguida, deve-se usar uma manta de bidim que fará o papel do filtro, e uma camada fina de areia. Por fim, acrescente o substrato e acomode as plantas e enfeites”;
  • Enfeites: para compor a decoração, o jardineiro indica o uso de pedras, pedaços de madeira e miniaturas de casinhas e animais. “O segredo é usar a criatividade”;
  • Valor: por fim, o valor médio de todo o processo é de R$30. Porém, você também pode usar materiais e decorações que já possui em casa.

Com essas dicas você já pode montar um mini jardim de suculentas incrível! A seguir, veja alguns cuidados básicos para manter essa decoração por longos anos em casa.

Dicas e cuidados sobre um mini jardim de suculentas

O cultivo de suculentas não exige muito trabalho, pois as plantas não precisam de regas frequentes e se adaptam bem aos ambientes. No entanto, os mini jardins necessitam de alguns cuidados básicos para a sua longevidade e beleza. A seguir, veja algumas dicas para auxiliar na sua criação:

Como montar um mini jardim de suculentas em vaso

Publicidade

Neste vídeo, os jardineiros Vando e Fabi ensinam como montar um mini jardim de suculentas em um vaso de cerâmica. Além disso, eles destacam quais são os cuidados com o plantio, assim como os materiais que podem dar um visual moderno à decoração.

Manutenção de um mini jardim de suculentas

Assim como um jardim natural, um mini jardim de suculentas também cresce, por isso precisa de manutenção. Neste vídeo, você aprenderá como realizar podas nas plantas e garantir que a sua decoração fique sempre linda.

Dicas de suculentas para ambientes internos

A iluminação é um fator importante para o cultivo de suculentas em mini jardins e neste vídeo você vai conferir 30 ideias de plantas para ambientes internos. As dicas incluem suculentas que podem se adaptar em qualquer ambiente dentro de casa, garantindo, assim, que o seu mini jardim tenha uma vida longa no local ideal.

Dicas simples para cuidar de suculentas

Se você já está pensando em criar o seu mini jardim, mas não tem muita experiência com suculentas, saiba que vale muito a pena conferir todas as dicas deste vlog. Nele, o botânico Samuel Gonçalves dá 10 dicas úteis para quem iniciará o cultivo das plantas.

Depois de ficar por dentro de todas essas sugestões e dicas com certeza você já está com vontade de ter o seu próprio mini jardim em casa, não é? Seguindo todas as dicas certamente você vai criar uma decoração única com lindas plantas.

30 fotos de um mini jardim de suculentas para inspirar a sua decoração

Aproveite para se inspirar em lindas ideias para a sua decoração. A seguir você vai conferir 30 opções decorativas que ficam belíssimas em uma composição de um mini jardim. As fotos incluem vasos e enfeites diversos, assim como os ambientes perfeitos para receber a ornamentação.

Publicidade

1. Um mini jardim de suculentas é ideal para decoração

2. O ambiente pode ser criado unindo criatividade e imaginação

3. É uma opção para quem ama o contato com a natureza

4. Ou para quem não dispensa ter um cantinho verde em casa

5. A decoração pode compor ambientes variados

6. E se adapta bem a varandas

7. Pode trazer um ar delicado e moderno para cozinhas

8. Assim como a sala de estar

9. E ambientes externos, como quintais e jardins

Lúcia

Publicidade

10. O mini jardim de suculentas é superversátil

11. Ao compor diversos ambientes, ele pode ter a sua identidade

12. Porque cada arranjo pode ser decorado com enfeites únicos

13. Contar uma história através de itens decorativos

14. Ser incorporado ao charme da sua casa

15. E, aliás, pensado considerando o seu imaginário

16. Quando o assunto é vaso, ele também pode ter o seu estilo

17. Você pode usar vasos de vidros

18. Desde que recebam uma boa iluminação

19. Vasos de cerâmica, que são os mais indicados para suculentas

20. E bacias com composições modernas

21. Também vale a pena apostar em itens como troncos de madeira

22. E outros recipientes únicos, como as jardineiras

23. Assim como belos quadros. Por que não?

24. Por fim, os mini jardins podem ser decorados com suculentas diversas

25. Cada mini mundo criado com plantas coloridas e raras

26. Que ficam lindas em vasos mais elaborados

27. Ou também podem receber plantas menores e mais simples

28. Que deixam o ambiente ainda mais natural…

29. Delicado, moderno e com estilo: assim é um mini jardim de suculentas!

30. Criar este ambiente em casa é ter uma decoração única!

Com todas essas dicas, ideias e inspirações, você já pode criar o seu próprio mini jardim de suculentas em casa. O melhor é que a decoração não exige muitos cuidados e pode permanecer linda por muitos anos. Outro ambiente que também pode se adequar a sua rotina são os terrários, afinal eles são únicos, autossuficientes e, aliás, destacam o ambiente.