Por Luiz Felipe Gomes
Atualizado em 07.06.22
Um mini jardim de suculentas é ideal para quem busca ter uma decoração moderna e delicada em casa. A combinação de suculentas de pequeno porte, enfeites e imaginação pode compor um ambiente charmoso e bastante acolhedor. A seguir, confira dicas de como montar o seu próprio mini jardim, os principais cuidados com o ambiente, e também conheça ideias decorativas únicas:
Publicidade
Conhecido por compor um ambiente único, um mini jardim de suculentas é uma combinação de pequenas plantas e enfeites decorativos presentes em um recipiente. Segundo o paisagista e jardineiro, João Sabino, os mini jardins podem ser construídos em vasos, vidros e bacias rasas. Além disso, eles podem ser montados em peças de decoração, capazes de trazer ainda mais charme para os ambientes.
É importante lembrar que os mini jardins não devem ser confundidos com terrários. De acordo com Sabino, “os terrários são feitos em vidros tampados, criando, assim, um ecossistema autossuficiente para as plantas se desenvolverem”. Já os mini jardins até podem ser criados em vidros, porém precisam estar em ambientes destampados. Segundo o paisagista, o motivo é que as plantas como suculentas precisam de ambientes abertos e arejados para se desenvolverem melhor.
Publicidade
Além de ser uma opção moderna, um mini jardim de suculentas é uma ideia fácil de ser integrada à decoração. Confira, a seguir, algumas dicas do jardineiro João Sabino para compor este novo ambiente em sua casa:
Com essas dicas você já pode montar um mini jardim de suculentas incrível! A seguir, veja alguns cuidados básicos para manter essa decoração por longos anos em casa.
O cultivo de suculentas não exige muito trabalho, pois as plantas não precisam de regas frequentes e se adaptam bem aos ambientes. No entanto, os mini jardins necessitam de alguns cuidados básicos para a sua longevidade e beleza. A seguir, veja algumas dicas para auxiliar na sua criação:
Publicidade
Neste vídeo, os jardineiros Vando e Fabi ensinam como montar um mini jardim de suculentas em um vaso de cerâmica. Além disso, eles destacam quais são os cuidados com o plantio, assim como os materiais que podem dar um visual moderno à decoração.
Assim como um jardim natural, um mini jardim de suculentas também cresce, por isso precisa de manutenção. Neste vídeo, você aprenderá como realizar podas nas plantas e garantir que a sua decoração fique sempre linda.
A iluminação é um fator importante para o cultivo de suculentas em mini jardins e neste vídeo você vai conferir 30 ideias de plantas para ambientes internos. As dicas incluem suculentas que podem se adaptar em qualquer ambiente dentro de casa, garantindo, assim, que o seu mini jardim tenha uma vida longa no local ideal.
Se você já está pensando em criar o seu mini jardim, mas não tem muita experiência com suculentas, saiba que vale muito a pena conferir todas as dicas deste vlog. Nele, o botânico Samuel Gonçalves dá 10 dicas úteis para quem iniciará o cultivo das plantas.
Depois de ficar por dentro de todas essas sugestões e dicas com certeza você já está com vontade de ter o seu próprio mini jardim em casa, não é? Seguindo todas as dicas certamente você vai criar uma decoração única com lindas plantas.
Aproveite para se inspirar em lindas ideias para a sua decoração. A seguir você vai conferir 30 opções decorativas que ficam belíssimas em uma composição de um mini jardim. As fotos incluem vasos e enfeites diversos, assim como os ambientes perfeitos para receber a ornamentação.
Publicidade
Com todas essas dicas, ideias e inspirações, você já pode criar o seu próprio mini jardim de suculentas em casa. O melhor é que a decoração não exige muitos cuidados e pode permanecer linda por muitos anos. Outro ambiente que também pode se adequar a sua rotina são os terrários, afinal eles são únicos, autossuficientes e, aliás, destacam o ambiente.