30 espécies de suculentas de sombra para decorar seu lar

Escrito por
Atualizado em 10.11.21

istock

Por
Atualizado em 10.11.21

Sua casa ou o seu jardim não recebem muita luz do sol? Isso não é desculpa para não ter plantas, beleza? A dica é apostar nas suculentas de sombra, que podem se desenvolver com uma iluminação mais difusa. A seguir, conheça 30 espécies de suculentas de sombra que são lindas e aprenda os cuidados necessários.

Publicidade

Índice do conteúdo:

30 suculentas de sombra para você plantar em casa

Das suculentas pendentes até espécies superfloridas, esta lista vai levar você para o lado verdinho da força. Prepare-se para se apaixonar!

Publicidade

  1. Aloe cymbiformis (Haworthia cymbiformis): muito fácil de cultivar, essa suculenta costuma resistir a baixas temperaturas e morre quando regada em excesso. Por isso se dá bem em ambientes internos, mas ela só produzirá novas mudas se pegar algumas horas de sol por dia.
  2. Arbusto-elefante (Portulacaria afra): também conhecida como “mini-jade”, essa planta tem folhas pequenas e delicadas. Possui crescimento rápido e deve ser plantada em solo mais arenoso. Além disso, ela precisa de bastante luz, mas não sol direto.
  3. Babosa (Aloe arborescens): muito popular na medicina natural, a babosa é uma boa opção para jardins que não recebem sol, com solo leve e adubado. Suas flores têm tons de vermelho, amarelo e laranja.
  4. Barba-de-Moisés (Soleirolia soleirolii): também chamada “lágrimas-de-bebê”, essa planta gosta de luz difusa e meia sombra. É utilizada como forração em jardins, mas também pode ser plantada em vasos.
  5. Begônia-cerosa (Begonia semperflorens): se desenvolvendo bem tanto em meia sombra quanto em sol pleno, a begônia-cerosa encanta devido a suas lindas flores. As regas devem ser feitas periodicamente, quando o substrato estiver seco.
  6. Cacto-pedra (Lithops sp.): com um visual bem diferenciado, o cacto-pedra é uma suculenta que consegue se camuflar muito bem na natureza. Cresce de forma lenta e é uma planta muito desejada por colecionadores.
  7. Cacto-estrela (Stapelia hirsuta): também conhecida como “flor-estrela”, essa suculenta tem a aparência de um cacto e pode ser cultivada em sombra parcial. Deve ser plantada em local bem arejado, já que costuma atrair moscas.
  8. Cacto-macarrão (Rhipsalis baccifera): muito fácil de encontrar em floriculturas e garden centers, a planta não tem mistério quanto aos cuidados. Gosta de sombra e meia-sombra e exige poucas regas.
  9. Colar-de-botões (Crassula perforata): crescendo verticalmente, essa planta pode chegar a quase 50 centímetros de altura. Deve ficar em um espaço com luz natural e costuma dar flores durante a primavera.
  10. Colar-de-golfinhos (Senecio peregrinus): se você prestar atenção, as folhas dessa planta lembram golfinhos, o que explica seu nome popular. Delicada, a suculenta fica linda quando plantada em vasos.
  11. Colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus): se é por suculentas pendentes que você procura, eis uma bela opção. Também conhecida como “rosário”, essa suculenta gosta de temperaturas amenas e substrato bem drenável.
  12. Colar-de-rubi (Othonna capensis): um charme de planta, a colar-de-rubi é outra suculenta pendente. Quando cultivada em ambiente sem sol, fica com uma coloração mais verde, enquanto a alta iluminação confere a coloração em tons de roxo.
  13. Dedo-de-moça (Sedum morganianum): talvez você também conheça essa planta como “rabo-de-burro”. Muito utilizada para decorar, a suculenta pode ficar com hastes de até um metro. Essa planta gosta de temperaturas muito baixas.
  14. Flor-de-cera (Hoya carnosa): se desenvolvendo muito bem em meia-sombra, essa planta aprecia substratos úmidos, mas nunca encharcados. Também é conhecida como “flor-de-porcelana”.
  15. Flor-de-maio (Schlumbergera truncata): onde estão os apaixonados por suculentas que dão flor? A flor-de-maio pode ser cultivada em vasos e até mesmo em troncos de árvore. Precisa de sombra-parcial com boa luminosidade, mas nunca sol direto.
  16. Lança-de-são-jorge (Sansevieria cylindrica): além de charmosa e muito resistente, dizem que essa planta afasta as energias ruins. Suporta bastante tempo sem água, então é boa para jardineiros iniciantes.
  17. Mãe-de-milhares (Kalanchoe daigremontiana): se você gosta de fazer mudas das suas plantas, vai amar essa suculenta. Ela produz vários brotinhos em suas folhas, que podem ser plantados com facilidade. Aprecia tanto o sol pleno quanto a meia-sombra.
  18. Onze-horas (Portulaca grandiflora): da família Portulacaceae, essa planta exige cuidados simples. As regas devem ser periódicas, podendo ser cultivada à meia-sombra, mas também aprecia bastante a luz solar.
  19. Órbea (Orbea variegata): com um visual impressionante, a flor dessa planta lembra uma estrela-do-mar. Gosta de ambientes úmidos e pode atrair moscas.
  20. Orelha-de-elefante (Kalanchoe tetraphylla): com lindas folhas, a suculenta da família Crassulaceae deve ser regada apenas quando estiver com o solo bem seco. Se dá bem em ambientes litorâneos.
  21. Orelha-de-gato (Kalanchoe tomentosa): com uma textura diferenciada e peludinha, essa planta não precisa de muita água e tem preferência por luz indireta. Lembre-se de molhar a terra e não as folhas.
  22. Orelha-de-Shrek (Crassula ovata gollum): observe o formato dessa suculenta. Não lembra mesmo as orelhas do personagem da animação da DreamWorks? A planta se adapta bem em casa, mas um pouco de luminosidade deixa as folhas mais verdes.
  23. Planta-jade (Crassula ovata): ornamental, a planta tem ciclo de vida perene e pode florescer na primavera. Lembra muito um bonsai, já que possui um tronquinho.
  24. Planta-diamante (Pachyphytum compactum): também chamada de “planta-preciosa”, a suculenta possui folhas com um formato bem diferente e encantador. Fica mais colorida quando plantada sob sol pleno, mas também gosta de meia-sombra.
  25. Planta-fantasma (Graptopetalum paraguayense): chamada de fantasma devido a sua cor acinzentada e de um pó que cobre suas folhas, essa planta resiste a baixas temperaturas e deve ter regas diminuídas durante o inverno.
  26. Rosa-de-pedra (Echeveria elegans): originária do México, tem a aparência que lembra uma rosa – o que explica seu nome popular. Cresce rápido e pode ser plantada tanto em vasos quanto em canteiros.
  27. Rosinha-de-sol (Aptenia cordifolia): não se deixe enganar pelo nome, a rosinha-de-sol pode ficar à meia-sombra também. De pequeno porte, ela deve ser regada regularmente.
  28. Suculenta-espiral (Albuca spiralis): com um formato bem fora do comum, essa suculenta tem ciclo de vida perene e pode florescer. Para ficar com as folhas em espiral, deve tomar sol.
  29. Suculenta-zebra (Haworthia Fasciata): se você costuma esquecer de regar as plantas, pode investir nessa espécie resistente. Ela gosta de luz difusa e de ambientes secos.
  30. Tapete-persa (Edithcolea grandis): mais uma suculenta com flor, a tapete-persa aprecia meia-sombra e deve ser regada poucas vezes. Se desenvolve em vasos e em canteiros.

Vale lembrar que embora essas suculentas da lista se desenvolvam bem sem sol, nenhuma planta deve ficar em um local completamente escuro. Assim, procure mantê-las sempre perto de janelas para garantir uma boa luminosidade.

Como cuidar de suculentas de sombra

Agora que você já conhece dezenas de suculentas que se dão bem em espaços com sombra, é hora de aumentar os seus conhecimentos e saber como cuidar bem delas. Olha só:

Como não matar suculentas

Sejam de sol ou de sombra, suculentas são plantas relativamente fáceis de cuidar. No entanto, é importante não cometer alguns erros. Assista ao vídeo e aprenda algumas dicas valiosas.

Publicidade

Mais nomes de suculentas para dentro de casa

Quer ver mais imagens e informações sobre espécies de suculentas que são perfeitas para ambientes internos? Aperte play e conheça mais espécies de suculentas que adoram a sombra e se comportam bem durante o inverno.

Como fazer berçário de suculentas

Que tal aprender como propagar as suculentas que você já tem? Confira no vídeo como fazer um berçário para plantas e quais cuidados você deve ter com ele.

Como ter um vaso cheio de suculentas

Sabe aqueles vasos bem cheios de suculentas pendentes, que enchem os olhos por sua beleza? Veja no vídeo como fazer em casa!

As opções de suculentas de sombra para enfeitar seu lar são infinitas. Mas você é do tipo que gosta de ver a natureza pela casa inteira? Então, não deixe de conferir uma lista com ideias de plantas para quartos e apaixone-se!