40 plantas mais fáceis de cuidar para cultivar em casa

Diego Serra


Atualizado em 18.04.24

Ter plantas em casa, no jardim ou na varanda, deixa o ambiente mais agradável, bonito e aconchegante. Algumas são plantas muito fáceis de cuidar e demandam pouca manutenção. Há aquelas que resistem a alguns descuidos, esquecimentos ou pequenos excessos. Conheça os tipos que você pode cultivar facilmente na sua casa e que são ótimas opções para quem não tem muito tempo ou habilidade para a jardinagem. Confira a seguir uma lista com sugestões de plantas fáceis de cuidar:

Conheça a especialista

Andressa Oliveira é arquiteta e urbanista, com master em arquitetura e lighting design, especialista no cultivo de plantas em casa e experiência em projetos arquitetônicos e de interiores.

1. Espada-de-São-Jorge

A espada-de-são-Jorge é resistente e pode ser cultivada em pleno sol ou à meia-sombra. Pode ficar em pequenos vasos ou em canteiros no jardim. Vive bem também em ambientes internos. Regue uma vez na semana, mas cuidado com o excesso de água, para não deixar o solo encharcado.

2. Tillandsia

A tillandsia é uma planta que vive no ar ou em suportes, dispensando o cultivo na terra ou em vasos. Necessita de um local protegido do sol, com luz indireta, e não precisa de muita água, pois absorve a umidade do ar. Vive bem em varandas e ambientes internos e úmidos.

Publicidade

3. Hibisco

O hibisco é uma das plantas fáceis de cuidar para jardim. Suas flores são encantadoras e de diversas cores. Não são exigentes quanto ao tipo de solo e resistem à falta de água, sobrevivendo com chuvas e regas ocasionais. Pode ser cultivado em pleno sol ou à meia-sombra. Sua floração é duradoura e surge no final do inverno ou começo da primavera. No jardim, não necessita de poda, mas se plantando em vaso, requer a retirada de galhos secos.

4. Jibóia

A jiboia é uma planta tropical, resistente e bem fácil de cuidar. Ideal para ser cultivada em vasos dentro de casa ou na varanda. Requer pouca manutenção: basta regar duas vezes na semana e garantir um pouco de luz natural.

5. Dracena-de-Madagascar

Uma planta arbustiva de aparência exótica e escultural. Deve ser cultivada em ambientes com boa iluminação, com sol pleno ou sombra parcial. É uma planta fácil de cuidar em vasos ou jardins. Crescerá lentamente, mas sem dificuldade. Apenas lembre-se de irrigar periodicamente e remover folhas baixas e velhas. Também não tolera frio ou ventos fortes.

Publicidade

6. Pata-de-elefante

Com aspecto único e frondosa folhagem, as patas-de-elefantes são plantas fáceis de cuidar em vasos ou jardins, pois crescem com pouca água. Praticamente não exigem manutenção e suportam longos períodos de estiagem, armazenando água em seu tronco. Muito usada para a decoração de varandas ou sacadas e também como ponto de destaque em jardins.

7. Violeta

As violetas são práticas e de cultivo bem simples. Com dimensão compacta, são plantas fáceis de cultivar em vasos e ótimas para decorar qualquer cantinho da casa. Além disso, adicionam cor e beleza com suas flores delicadas. Devem ser cultivadas em um local protegido do sol direto, mas com bastante claridade. Exigem poucas regas, porém sempre coloque água quando notar que a terra está seca.

8. Aglaonema

A aglaonema é uma bela folhagem tropical, que cresce inclusive na sombra e com pouca água. Evite cultivá-la em ambientes secos ou com ar-condicionado constante. Regue uma vez na semana, mantendo o solo sempre úmido. Sua folhagem é tóxica, portanto mantenha-a fora do alcance de animais e crianças.

9. Aspargos-pluma

Foto de plantas faceis de cuidar 09 - 12

Luciano Zanardo

Publicidade

Cultivar aspargos-pluma é muito fácil: basta colocá-los em um local sob o sol. Não precisa se preocupar com mais nada. São plantas muito fáceis de cuidar para jardins ou em vasos na varanda, pois não exigem podas e precisam de pouca água.

10. Cactos e suculentas

Os cactos e as suculentas são espécies bem resistentes e que exigem poucos cuidados. São plantas fáceis de cuidar em vasos, pois requerem pouco espaço de cultivo. Apenas exigem um ambiente com bastante luz natural. Precisam de pouca água e toleram eventuais esquecimentos.

11. Árvore-da-felicidade

A árvore-da-felicidade é uma planta fácil de cuidar para varanda, pois deve receber uma boa quantidade de luz natural, mas sem a incidência do sol durante o dia todo. Acredita-se que exemplares dessa espécie trazem felicidade para o lar, principalmente quando recebidos de presente. Devem ser regadas diariamente, mantendo o solo sempre úmido. Também devem ser feitas podas de limpeza e formação. Durante seu crescimento, pode ser necessário amarrar seu caule em uma estaca para que não caia.

12. Clorofito

O clorofito é uma planta de fácil cultivo, em vasos ou interiores, é pouco exigente com manutenção e capaz de sobreviver um tempo sem água. Mas procure regar regularmente, evitando que a terra fique seca por completo. Pode ser cultivada a meia-sombra ou sol pleno.

13. Aspidistra

É uma planta com uma grande capacidade de desenvolver em diferentes condições. Exige pouca manutenção, sobrevive com pouca luz e com pouca umidade, tolera regas irregulares e mudanças de temperatura. Não deve receber sol direto; ideal para ser cultivada dentro de casa, em espaços de meia-sombra ou sombra.

14. Areca-bambu

Bastante popular, a areca-bambu é uma planta bem comum em jardins e interiores. Apresenta rápido crescimento e, apesar de tolerar sol pleno, o ideal é seu cultivo à meia-sombra ou luz difusa. Seu solo deve ser irrigado regularmente e ambientes com ar-condicionado devem ser evitados.

15. Lírio da paz

Com sua inflorescência durável e de cor branca, o lírio-da-paz é muito usado na decoração de ambientes internos. É uma espécie que se adapta bem ao cultivo em vasos. Precisa de luminosidade indireta e regas constantes, aproximadamente uma vez por semana. Aprecia local quente e úmido.

16. Zamioculcas

A zamioculcas é uma planta bem resistente à ausência de água, exigindo poucas regas em intervalos espaçados. Não necessita de muita luz para se desenvolver, crescendo bem na sombra e em ambientes internos pouco iluminados. Ideal para quem se esquece de regar ou tem pouco tempo para se dedicar às plantas.

17. Samambaia

As samambaias são bastante comuns e com presença constante em diversas varandas de casas. No geral, elas preferem ambientes bem iluminados e arejados, mas sem sol direto, pois pode queimar suas folhas. As regas devem ser frequentes, em torno de uma a duas vezes por semana, mantendo o substrato úmido, mas não encharcado.

18. Orquídea

Algumas espécies de orquídeas são plantas duráveis e de fácil cultivo. Com suas belas flores, trazem um toque de cor e delicadeza para a casa ou jardim. Com relação aos cuidados, regue com frequência de 2 a 3 vezes por semana ou sempre que o substrato estiver seco. Cultive em local iluminado, sem sol direto. Sua floração depende muito de sua adaptação ao ambiente.

19. Cróton

Com sua folhagem colorida que mescla variados tons de roxo, amarelo e verde, os crótons são plantas fáceis de cuidar para jardim. São indicados para ser utilizados de forma isolada ou como cerca viva. Também podem ser cultivados em vasos, em locais com bastante luz. As regas devem ser regulares.

20. Palmeira-ráfia

A palmeira-ráfia é amplamente utilizada no paisagismo de jardins, varandas ou ambientes internos. Pode ser cultivada em sol pleno, meia-sombra, sombra ou luz difusa. Aprecia a umidade, mas não tolera o encharcamento, por isso, borrife água em suas folhas uma vez por semana e regue aproximadamente uma vez a cada 15 dias.

21. Bromélia

As bromélias são plantas tropicais resistentes e ótimas para cultivar em maciços no jardim ou isoladas em vasos. Apreciam o calor e a umidade, portanto, suas regas devem ser regulares, mas sem encharcar suas raízes. Prefira locais com luz indireta para mantê-las, pois a luz solar queima suas folhas.

22. Begônia

Em climas quentes, as begônias florescem durante todo o ano, com flores brancas, amarelas, rosadas ou vermelhas. Suas folhas também são altamente ornamentais. Não devem ser expostas à luz direta do sol, nem toleram excesso de água ou mudanças bruscas no clima. Regue a cada 4 dias para manter o solo úmido. Coloque a água diretamente na terra, sem molhar as folhas.

23. Costela-de-adão

Com folhas espetaculares, a costela-de-adão, pode ser plantada em vasos ou cultivada em canteiros no jardim. É uma planta que precisa de luz, mas sem insolação direta. Além disso, as regas devem ser regulares, mantendo o solo sempre úmido.

24. Singônio

O singônio é uma das folhagens mais flexíveis com a iluminação, tolerando tanto o sol forte quanto muita sombra. Sua forma de cultivo também é bastante versátil, podendo ser plantado em vasos, em canteiros ou se transformar em uma trepadeira escalando muros e árvores. Cresce rapidamente e, por isso, pode ser necessária a poda para mantê-lo baixo. Aprecia a umidade e regas regulares.

25. Kalanchoe

O kalanchoe possui flores simples e de variadas colorações, apresentando grande durabilidade. Pode ser plantado no jardim, em formas de maciços ou em pequenos vasos para decorar a casa ou varanda. Deve ser cultivada em pleno sol ou meia-sombra. Dispensa regas com muita frequência. Coloque água apenas quando o solo estiver seco.

26. Planta Jade

A planta jade é ideal para o cultivo em pequenos vasos, tanto em áreas externas como internas. Com crescimento rápido, adapta-se facilmente ao ambiente, exige pouca rega e requer uma dose de luminosidade diária. Floresce no inverno e primavera.

27. Maranta tricolor

Com folhas com uma estampa interessante, a maranta tricolor é uma planta perfeita para ambientes internos ou varandas e espaços no jardim que recebem pouca luz. Regue aproximadamente uma vez por semana para manter seu solo sempre úmido.

28. Peperômia

A peperômia é uma planta bem fácil de cuidar, pois precisa de pouca água e luz. O ideal é a planta não pegar sol diretamente, por isso seu cultivo deve ser em ambientes internos ou na varanda. Exige apenas um pouco mais de atenção no verão, quando deve receber mais água. A rega deve ser feita a cada dois dias.

29. Antúrio

O antúrio é uma planta rústica, resistente e que dá pouquíssimo trabalho. Cresce bem em ambientes internos e iluminados, mas não suporta o sol o dia todo. Pode ser cultivada em vaso ou em locais menos iluminados do jardim. Suas flores rendem belos arranjos tropicais. Mantenha a terra úmida na primavera e verão, com regas de uma a duas vezes por semana e diminua a frequência no inverno.

30. Chamaedorea

É uma pequena espécie de palmeira com baixa manutenção. Pode ser plantada em vasos ou diretamente no solo. Cresce muito bem em ambientes internos, pois deve ser cultivada à meia-sombra ou luz difusa. É necessário que seu solo esteja sempre úmido, por isso tem que receber regas entre uma e duas vezes por semana.

31. Dinheiro-em-penca

O dinheiro-em-penca é uma vegetação de pequeno porte, indicada para forração em jardins ou para decoração em vasos. Não é resistente ao sol forte, por isso, prefira seu cultivo à meia-sombra. Realize regas regulares para que o solo esteja sempre úmido. É considerada uma planta que atrai dinheiro.

32. Beijo-turco

Uma planta de alta popularidade que cresce em qualquer pedaço de terra, mesmo em solos mais pobres de nutrientes. É muito fácil de cultivar e não exige cuidados especiais. Suas flores possuem uma variedade de cores e florescem o ano todo. É ótima para compor maciços nos jardins em locais com meia-sombra ou embaixo de árvores. Excelente também para ser plantada em vasos ou floreiras. Tem crescimento rápido e resiste alguns dias sem água, mas o ideal é manter a terra sempre úmida.

33. Primavera

A primavera pode ser cultivada como arvoreta ou trepadeira, apoiada em muros e cobrindo pérgolas. Há muitas variedades de cores e suas flores surgem logo no fim do inverno. Plante em local que receba sol o dia todo e regue somente quando a terra secar. Resiste bem ao frio e geadas. Requer podas de formação e manutenção.

34. Onze-horas

As onze-horas são plantas pouco exigentes, que gostam muito do sol e têm florescimento o ano inteiro. Também podem ser cultivadas à meia-sombra. Regue de duas a três vezes por semana, quando plantada em canteiros. No caso de vasos, as regas podem ser menos frequentes. Em ambientes externos, atraem abelhas com suas flores.

35. Moreia

A moreia é uma planta vigorosa e boa para jardins, tanto por sua folhagem como por suas pequenas flores. Indicada para formar maciços, canteiros de muros ou bordaduras. Resiste ao frio e ao calor, mas prefere um clima moderado. Plante sob sol pleno ou meia-sombra. As regas devem ser periódicas.

36. Agave

Muito utilizada em jardins em composição com outras plantas ou em destaque. Também pode ser cultivada em vasos. Deve ser plantada em sol pleno, mas tolera o cultivo à meia-sombra. É resistente à falta de água, porém as regas devem ser regulares e sem exageros.

37. Pleomele

Uma planta rústica boa para quem viaja bastante, quem se esquece de regar ou está começando a se aventurar pela jardinagem. Em jardins, pode ser utilizada de forma isolada ou em grupos. Nos vasos, pode muito bem ser cultivada em ambientes internos e varandas. Tolera condições de baixa luminosidade e também o sol direto. Aprecia o calor e a umidade. As regas devem ser regulares.

38. Comigo-ninguém-pode

A comigo-ninguém-pode é uma folhagem indicada para o plantio em vasos em ambientes internos e varandas. No jardim, é indicada para bordaduras e maciços sombreados por árvores ou muros. Tem crescimento lento, mas é muito resistente e seu cultivo é bem simples. Gosta de luminosidade indireta e solo úmido. As regas devem ser regulares, com maior frequência no verão. Suas folhas são tóxicas, por isso deve ser colocada fora do alcance de crianças e animais.

39. Bambu da sorte

O bambu-da-sorte é uma planta que segundo a tradição chinesa é fonte de energia positiva e transmite boas vibrações. É uma espécie bastante resistente, demanda poucos cuidados e pouca luz natural. Ótima opção para vasos em ambientes internos ou varandas. A rega deve ser feita de duas a três vezes por semana. Certifique-se de que as raízes da planta estão molhadas e regue sempre que o substrato estiver seco.

40. Capim-do-texas

O capim-do-texas apresenta uma folhagem densa e inflorescências bastante ornamentais. Ótimo para jardins de baixa manutenção, pois requer quase nenhum cuidado, pedindo poucas regas. Desenvolve-se bem a pleno sol, mas tolera meia-sombra e temperaturas mais frias. Pode ser cultivado em maciços, bordaduras ou canteiros.

Mesmo sem muita dedicação ou até mesmo para os jardineiros principiantes, existem algumas espécies que você pode cultivar facilmente em casa ou no jardim. Com essa lista, é só escolher as suas novas plantinhas e deixar o seu lar muito mais agradável, aconchegante e verde. Aproveite e veja também sugestões de plantas para sala, para decorar esse ambiente.

comentários
guest
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nara
Nara

Amei as dicas…Obrigada

Andressa Oliveira
Tua Casa
Andressa Oliveira
Respondendo a  Nara

Que ótimo, espero que tenha escolhido várias plantinhas para cultivar em casa! 🪴

Norberto Boda
Norberto Boda

Excelente explicações,bem como orientação sobre como é quais tipos de plantas escolher, parabéns pelo trabalho.