A bromélia é um tipo de vegetação tropical com uma grande variedade de espécies. É conhecida pelo agrupamento de suas folhas em formato de roseta e pelo seu visual exótico, cheio de cores. Uma planta bastante popular para a ornamentação de jardins e canteiros, mas que também pode ser cultivada em vasos para decorar ambientes internos e compor jardins verticais.
Continua após o anúncio
Para conhecer um pouco mais sobre a bromélia, confira a seguir dicas sobre cuidados, uma lista de espécies para sol ou sombra e ideias inspiradoras de decoração com variados tipos dessa maravilhosa planta.
Apesar de existirem diferentes tipos de bromélias, seus cuidados são bastante semelhantes. Veja a seguir dicas para cultivar qualquer variedade dessa planta:
Com todos esses cuidados, suas bromélias vão ficar sempre vistosas e deixar qualquer espaço mais bonito com suas folhas e cores.
Algumas espécies de bromélias podem ser cultivadas em sol pleno e vão ficar lindas no seu jardim, conheça algumas:
É uma planta com folhagem ornamental com variações de tons arroxeados, vermelhos e verdes. É apreciada no paisagismo pelo seu formato escultural e cores intensas. Pode ser cultivada em vasos de forma isolada ou maciços no jardim. Tolera tanto o sol pleno quanto meia-sombra.
É um tipo de bromélia bastante resistente com aparência rústica e folhagem e frutos ornamentais. Precisa de muita luz e aprecia a exposição ao sol. Apresenta folhas longas e arqueadas, com uma coloração avermelhada e verde. Adapta-se bem ao cultivo em vasos e canteiros no jardim, entretanto não fornecerá frutos grandes, nem comestíveis.
Apresenta folhas longas, estreitas, de cor verde-escuro e com espinhos espaçados em suas bordas. Ao centro, suas folhas podem mudar de cor, adquirindo um tom vibrante de laranja ou vermelho. Produz pequenos frutos comestíveis em bagas ovais de cor alaranjada. Pode ser utilizada de forma isolada, em grupos ou como cerca viva defensiva.
Em sua maioria, as neoregelias são resistentes e toleram bem a exposição ao sol da manhã. Apresentam folhas largas, brilhantes e coloridas em diversos padrões. Possuem grande beleza e podem ser cultivadas em jardins, vasos ou amarradas em troncos e muros.
Essa bromélia possui folhas finas com uma cor vibrante que varia conforme as condições de luminosidade. Quando cultivada em sol pleno, apresenta um tom amarelo e laranja, já sob meia-sombra adquire tons mais claros de verde. Suas flores pequenas são amarelas e vermelhas.
Esses são alguns tipos de bromélias que são mais resistentes e vão adorar receber a luminosidade do sol. Ótimas para serem dispostas em espaços externos, jardins e canteiros bem iluminados.
Outras espécies de bromélia preferem ser cultivadas em locais sombreados, veja quais:
Continua após o anúncio
Essa bromélia apresenta uma folhagem rígida com manchas esbranquiçadas. Sua inflorescência é muito durável e tem uma coloração cor-de-rosa. É bastante cultivada em vasos para decorar ambientes internos. Deve ser mantida em um local fresco, úmido e com iluminação indireta.
Apresenta folhas de cor verde-claro com uma textura macia. Sua inflorescência se destaca em altura no seu centro e é encontrada em cores como vermelho, amarelo, branco e rosa. Pode ser cultivada em interiores bem iluminados e áreas com sombreamento, já que não tolera a exposição direta ao sol.
É caracterizada pelas suas folhas verdes com listras brancas e possui uma inflorescência de cor vermelha e amarela. Sua textura é diferente e se destaca em vasos decorativos e canteiros no jardim.
Possui folhas verdes ou avermelhadas, sem a presença de espinhos. Sua floração tem um formato delicado e pode ser espigada ou achatada. As suas cores mais comuns são amarelo, laranja e vermelho. É bastante durável e por isso muito apreciada para a decoração de interiores.
Essas espécies são mais sensíveis e não toleram a exposição direta ao sol. São perfeitas para serem cultivá-las em locais sombreados no jardim ou em ambientes internos da casa.
Continua após o anúncio
Para quem ficou empolgado para iniciar o cultivo das encantadoras bromélias, veja a seguir diversas inspirações para decorar o jardim ou a casa:
Os mais variados tipos de bromélias se adaptam a diversos espaços externos ou internos e trazem alegria, cor e vivacidade para o ambiente. Além disso, suas diferentes espécies são maravilhas da natureza e fica difícil resistir a tanta beleza. Escolha seus tipos favoritos, aproveite as dicas de cuidados e garanta um visual tropical para qualquer espaço.