7 dicas imperdíveis para cuidar da sua planta jade

Escrito por
Atualizado em 04.05.22

A planta Jade (Crassula ovata) é da família das suculentas, uma espécie encantadora, amada por muitos, que fica linda na decoração. A seguir, confira as dicas da especialista em plantas Jane, do @plantas_no_apto, que te ajudará a alcançar ótimos resultados no cultivo.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Esclarecendo algumas dúvidas sobre a planta Jade

Antes de começar qualquer cultivo, é importante pesquisar e saber tudo sobre a espécie. Por isso, abaixo, veja algumas dúvidas sobre a planta Jade esclarecidas pela especialista.

  • Significado da planta Jade: de acordo com Jane, a Jade “é conhecida como planta da sorte, da prosperidade, do dinheiro, amizade e felicidade”. Popularmente, é colocada na entrada das casas para manter as boas energias.
  • A planta é venenosa: a especialista informa que “a Jade é uma planta de alta toxidade para os animais domésticos e para os humanos”.
  • Cultivo em espaços internos: Jane disse que a Jade é uma planta de meia-sombra, ou seja, precisa de pelo menos três horas de sol. De acordo com a especialista, ela pode ser cultivada em espaços internos e “fica linda no estilo urban-jungle”. Só é necessário cuidar da iluminação.
  • É encontrada no Brasil: segundo Jane, a espécie se adaptou bem ao clima brasileiro, e é facilmente encontrada em todas as regiões do país. Entretanto, a especialista relata que a espécie não tolera geadas.

É só deixar a sua Jade bem longe dos animais e crianças, garantir uma boa iluminação para ela e arrasar na decoração. A prosperidade e a alegria serão abundantes!

Publicidade

Como cuidar da planta Jade

Ainda com dicas fornecidas pela especialista Jane, saiba como cuidar corretamente da sua Planta Jade para que ela cresça saudável e forte.

  • Solo: “como todas as suculentas, a Jade gosta de substrato bem drenado, com uma parte de areia grossa, outra parte de terra adubada e também casca de arroz carbonizada”, é o que diz Jane.
  • Adubação: para manter as folhas vistosas e a planta alegre, a especialista recomenda a aplicação de NPK 10-10-10 a cada três meses. Se preferir, pode aplicar adubo orgânico a cada quinze dias.
  • Rega: conhecidas pelo armazenamento interno de água nas folhas e caule, as suculentas, no geral, precisam de poucas regas. Por isso, Jane recomenda regar “apenas quando o solo estiver seco”. Ela também ensina um truque valioso: “você pode usar a técnica do dedo: se colocar o dedo na terra e ele sair sujo, ainda não e hora de regar; mas se sair seco, ela precisa de água”.
  • Iluminação: a especialista reforça que a Jade gosta de meia-sombra e contato direto com o sol. Entretanto, é preciso cuidado, pois, “se pegar muito sol, as folhas podem queimar (ficando marrons)”. O ideal é entre 5h e 6h de luz diariamente.
  • Doenças e pragas comuns: os parasitas mais comuns são os fungos, cochonilhas e pulgões. A especialista adverte para os riscos dessas pragas, que podem “até mesmo causar a morte da sua planta”.
  • Mudas: “o jeito mais simples de fazer muda de Jade é através da estaquia”. Para isso, “corte um galho da planta e passe canela na parte cortada para cicatrização. Coloque o galho de Jade em um substrato bem drenado e arenoso”, ensina a especialista.
  • Podas: a poda da Jade é indicada quando “os galhos crescerem e forem pesando a planta”. Sendo necessário apenas podar os excessos.

Com essas dicas detalhadas, você terá ainda mais segurança para tratar da sua plantinha como ela merece!

Saiba mais sobre a planta Jade

Que tal aprender com pessoas que se aventuram no cultivo da Jade? A seguir, confira uma seleção de vídeos repletos de dicas e curiosidades.

Publicidade

Criando mudas da planta Jade

Um tutorial ilustrativo e prático que te ajudará a conseguir as melhores mudas da sua planta Jade. Assita e anote todas as dicas.

Curiosidades interessantes e mais!

Com uma narração dinâmica, esse vídeo apresenta algumas curiosidades bacanas sobre a planta Jade. Além de conhecer outras características da espécie, o vídeo apresenta sugestões de cultivo que são muito úteis!

Três tipos de Jade e como cultivá-las

Focado na informação, esse vídeo apresenta três tipos de Jade! Além de ensinar um pouco sobre cada um dos tipos, o youtuber dá dicas sobre o cultivo. Um conteúdo muito interessante para aprender ainda mais.

Comparando as Jades

Perfeito para se aprofundar na natureza da planta, o vídeo conta com uma análise completa sobre diversos tipos de Jade. o destaque é a minijade, uma verdadeira graça!

Podando sua Jade

Publicidade

Que tal deixar sua Jade ainda mais bonita? Confira dicas de poda que te ajudarão a deixar a sua planta maravilhosa!

Com essas dicas, não tem erro! Sua planta será uma grande protagonista na decoração. A seguir, veja algumas ideias e inspire-se.

15 fotos de decoração com planta Jade para harmonizar o ambiente

Antes de posicionar sua planta Jade, veja algumas inspirações possíveis para enriquecer seus cômodos com essa planta.

1. Muito versátil, a planta Jade fica linda em toda casa

2. Quando pequena, combina com ambientes externos, como varandas

3. Uma xícara pode virar um vaso

4. Aposte em vasos brancos para criar um ambiente agradável

5. Já em vasos coloridos, a Jade dá um toque de descontração

6. Um bonsai de Jade é puro charme

DJ Bonsai Frutas e Flores

Publicidade

7. Você pode montar lindos arranjos com outras suculentas

8. A bola de musgo é um diferencial para o ambiente

9. Suas estantes ficarão mais elegantes com a planta Jade

10. Uma Jade imponente vai deixar sua sala com muita classe

11. As Jades amam sacadas!

12. O estilo rústico nunca sai da moda

13. A Jade é apaixonante

14. Além de decorar sua casa, você pode presentear uma pessoa querida

15. Felicidade e prosperidade para todos

Fácil de encontrar e de cuidadar, as plantas Jades são ótimas opções para decorar! Por que ter só uma planta se você pode ter várias? Leve mais verde e mais vida para a sua casa, com a Cheflera.