10 ideias para usar cheflera na decoração e dicas para cuidar da sua plantinha

Escrito por
Atualizado em 08.06.22

Heloisa Madela

Por
Atualizado em 08.06.22

A cheflera é uma planta de origem asiática, mas muito famosa e popular no Brasil. Ela é considerada versátil, se adapta bem a ambientes com pouca sombra e costuma estar presente em vários jardins. Ela ajuda a enfeitar ambientes, como escritórios, salas e varandas. Aprenda a cuidar e veja como usar ela na decoração.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como cuidar de cheflera

Alguns detalhes devem ser levados em consideração no dia a dia da planta para que fique cada vez mais bela e saudável. Abaixo, veja alguns cuidados que são essenciais para essa plantinha:

  • Cultivo: A cheflera pode ser plantada tanto em vaso quanto diretamente no solo, a decisão depende do seu tamanho. De qualquer forma, é necessário que se coloque adubo natural e que se verifique o estado da terra e das folhas para que seja feita a rega.
  • Poda: Assim que os galhos começam a crescer, a poda pode ser feita sem problemas. A cheflera cresce muito rápido, então a poda tende a ser feita frequentemente. Além disso, devem ser retirados galhos secos, já que eles enfraquecem a planta.
  • Mudas: A reprodução da cheflera pode ser realizada tanto por sementes quanto por estaquia. O método com estacas é feito a partir da retirada de um galho saudável de cerca de 15 centímetros e do plantio em local adubado.
  • Vasos: O local ideal para a planta é proporcional ao tamanho dela. Ou seja, se ela começar a crescer, troque para um vaso maior para continue o processo.
  • Jardins: O espaço é ideal para as plantas em seu formato maior, tanto que um de seus usos é em cercas vivas. Certifique como está o solo, a cheflera-gigante é mais resistente, mas precisa de um chão úmido. As podas tendem a ser ainda mais frequentes.
  • Iluminação: A cheflera é uma planta que se dá bem tanto em um jardim quanto em locais com pouca luminosidade. A pouca luz, inclusive, ajuda em seu crescimento.
  • Rega: É recomendado que se coloque água na planta duas vezes por semana. O importante é verificar o quão úmida está a terra. A planta é muito resistente, mas o excesso de rega pode apodrecer suas raízes. Se as folhas estiverem para baixo é sinal que precisa ser aguada.

Em resumo, verifique sempre a umidade da terra e cheque seus galhos com bastante frequência. Alguns detalhes podem comunicar uma necessidade específica da planta, mostrando que certos cuidados devem ser tomados.

Publicidade

Saiba mais sobre os modos de cuidado e usos da cheflera

Apesar de ser uma planta consideravelmente fácil de se cuidar, a planta-guarda-chuva – como também é conhecida – possui alguns cuidados específicos que devem ser atendidos. Confira vídeos com dicas, recomendações e detalhes da planta:

Dicas sobre a cheflera

Neste vídeo do Diário Verde Canal, você vai ver quais são os prós de se ter uma cheflera no seu jardim, além de aprender as principais dicas e cuidados que se deve ter com a planta.

Cuidados com a cheflera

Publicidade

João Conterrâneo mostra sua cheflera e dá várias dicas de cuidados com a planta. Ele explica como fazer a poda, quais os tipos de usos na decoração dentro de casas e em jardins. Além disso, ele também fala quando deve ser aguada.

Detalhes de como lidar com a “planta guarda-chuva”

Neste vídeo, saiba mais detalhes do dia a dia da planta. Aprenda ainda mais sobre os cuidados que se deve ter com a cheflera. De simples trato, veja as versões lisa e variegada do canal Planta no Japão!

Como fazer uma cerca viva de cheflera

Um dos usos mais comuns da cheflera é a cerca viva, aquela utilizada para separar ambientes de forma mais natural e moderna. A planta é uma das opções sugeridas para a constituição de uma e, neste vídeo, o autor explica como fazê-la do zero. Confira!

Além de versátil, essa planta fica muito linda na decoração. Por ser resistente, ela sobrevive em diversos ambientes e ainda deixa o local mais natural com suas folhas verdes lisas ou suas versões variegadas. Por isso, veja fotos dessa planta aplicada a decoração.

10 imagens de cheflera para inspirar sua decoração

Além de estar presente nos jardins, as chefleras podem se dar muito bem num vaso e em ambientes de pouca luminosidade. Confira alguma fotos da planta para inspirar sua decoração.

1. A cheflera é ótima para decorações

2. Sua beleza pode realçar espaços como salas de espera

Terra Verde Macetas

Publicidade

3. E também podem dar vida a ambientes de casa

4. Como salas de jantar

5. Em ambientes de convívio, como salas de estar

6. A versão menor da cheflera pode, ainda, ser colocada em pequenas mesas

7. Quando maiores podem abrilhantar os cantos dos ambientes

8. Deixando locais mais verdes, até mesmo nos quartos

9. Além disso, o jardim sempre é um ótimo local para abrigá-las

10. Certamente ela vai dar um toque especial na sua decoração

Um ambiente verde sempre dá uma vida a mais aos locais. Sejam em jardins ou decorando espaços internos, a cheflera é uma ótima opção para abrilhantar sua casa. Conheça também outras 40 espécies de plantas fáceis de cuidar!

Publicidade