10 ideias apaixonantes de decoração com suculenta orelha de elefante

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

P.sicha

Por
Atualizado em 07.06.22

A suculenta orelha de elefante é imponente e facilmente reconhecida. Esse nome vem do seu formato bem característico. Assim como todas as outras suculentas, ela é muito resistente, o que a torna ideal para quem está começando na jardinagem. Além disso, ela tem floração única. A seguir, confira como cuidar, como usá-la na decoração e muito mais.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Como cuidar de suculenta orelha de elefante

As suculentas são plantas que exigem pouca manutenção. Contudo, ainda assim, é preciso atenção para dar uma vida saudável e longa para elas. Dessa forma, veja os principais cuidados:

  • Como fazer muda: sua propagação acontece por meio de folhas, mudas ou estacas. Para isso, corte uma folha suavemente e não deixe nenhuma parte no caule. A folha usada deve ficar em um solo seco para criar muda. Depois, é só transferir para o substrato definitivo.
  • Luminosidade: assim como quase todas as suculentas, essa planta prefere ficar em locais de sol pleno, recebendo, pelo menos, seis horas de luz direta por dia.
  • Rega: em geral, as regas são parecidas com as outras espécies de suculentas. Por isso, o ideal é fazer uma rega profunda, na qual a água saia pela drenagem do vaso. O intervalo entre elas depende do solo estar ligeiramente seco.
  • Podas: suculentas não requerem podas periódicas, mas é possível retirar as folhas mortas quando elas surgirem.
  • Solo: o substrato deve ser arenoso e protegido por algum tipo de cobertura, como pedriscos ou casca de pinus. Isso tudo deve ser feito de modo que o solo seja bem drenado.
  • Pragas: as pragas mais comuns são os pulgões e as cochonilhas. O melhor jeito de combatê-los é apostar em inseticidas naturais.
  • Clima: por ser uma planta de origem desértica, a suculenta suporta climas extremos. Então, apenas preste atenção à umidade do ar e ao tempo chuvoso.
  • Manutenção: o ideal é trocar o substrato da sua suculenta uma vez ao ano. Se a planta estiver no jardim, retire apenas as folhas mortas e mal cuidadas.

Agora que você sabe os principais cuidados com a sua nova planta, é hora de aprender um pouco mais sobre ela. Afinal, conhecimento nunca é demais e a jardinagem tem muitas particularidades escondidas.

Publicidade

Saiba mais sobre a suculenta orelha de elefante

Quando se trata de uma nova planta, nada melhor do que aprender tudo sobre ela para garantir um crescimento saudável. Além disso, se ela for bem cuidada, será possível fazer mudas e aumentar seus exemplares. Para ver tudo isso, confira os vídeos selecionados.

Como cuidar de suculenta orelha de elefante

A suculenta orelha de elefante é inconfundível. Assim como todas as plantas, ela precisa de cuidados especiais para ter uma longa vida. O canal Vida Verde Sistemas Sustentáveis elaborou um vídeo no qual dá várias dicas para ter sucesso no cultivo dessa planta linda. Confira.

Como fazer mudas de orelha de elefante

Publicidade

O canal Jardim da Mari Sol ensina o melhor método para conseguir mudas da suculenta orelha de elefante. Esse processo pode parecer trabalhoso, porém, com as dicas dadas pela jardineira, será muito fácil multiplicar as suas suculentas. Isso fará o seu jardim ficar ainda mais bonito e populoso.

Três variações da mesma Kalanchoe

As orelhas de elefante pertencem à espécie das kalanchoes. Há diversas variações dessa mesma planta que podem te surpreender. Pensando nisso, Lucas Rossi, do canal Sucu Lovers, apresenta três variedades: Kalanchoe luciae, Kalanchoe fantastic e Kalanchoe Oricula. O jardineiro também fala um pouco sobre cada uma delas. Confira.

Como fazer hastes florais de orelha de elefante

As suculentas e os cactos são plantas com um alto apelo ornamental, ou seja, elas são muito usadas para decorar. Uma das formas de fazer isso é por meio de uma modificação que se chama hastes florais. Essa técnica exige muito cuidado, por isso, assista ao vídeo do canal Jo Bela Flor para não errar na hora de aplicar essa modificação na sua planta.

Com todas essas informações, só falta decidir onde a planta ficará melhor, não é mesmo? Para isso, além de considerar as condições do espaço, é preciso pensar como a suculenta vai harmonizar com a decoração.

10 fotos de decoração com suculenta orelha de elefante para criar lindos vasos

As plantas deixam a casa muito mais viva e colorida. Além disso, elas deixam a decoração ainda mais orgânica. Por sua vez, as suculentas são plantas fáceis de cuidar e requerem pouca manutenção. Para unir esses dois pontos positivos, veja 10 maneiras de decorar usando a suculenta orelha de elefante.

1. A suculenta orelha de elefante é imponente

2. Seu formato é lindíssimo

Flora 1000 Flores

Publicidade

3. Com um forte apelo ornamental

4. Ela pode ser plantada em vaso

5. Ou direto no solo

6. Suas cores são vibrantes

7. E ficam mais vivas sob o sol

8. Uma planta assim não pode faltar no seu jardim

9. Ela será uma adição incrível

10. E uma das protagonistas da decoração

Na hora de criar um jardim ou investir na jardinagem, é preciso saber muitas coisas diferentes. Contudo, com as ideias acima, você alcançará ótimos resultados. E para continuar aprendendo, confira também como plantar suculentas.

Publicidade