7 tipos de ipoméia que irão dar cara nova à sua casa

Escrito por
Atualizado em 07.06.22

casacomflor_

Por
Atualizado em 07.06.22

A Ipoméia ou Ipomoea é o principal gênero da família Convolvulaceae, contendo mais de mil espécies de trepadeiras. Sua origem remonta à China antiga, ainda que seu cultivo seja popular nas Américas. Conhecida como Glória-da-manhã, a planta recebe esse nome por possuir muitas flores que se abrem durante o dia para a polinização. Confira fotos e aprenda a cultivar essa espécie!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Tipos de Ipoméia

Por se tratar de um gênero inteiro, a Ipoméia apresenta uma enorme diversidade de tipos. Você irá encontrar espécies dessa planta com cores, perfumes, pétalas e detalhes únicos. Veja os 7 tipos mais comuns a seguir:

Ipoméia Rubra (Horsfalliae)

Planta Jardim e Paisagismo

Publicidade

Considerada tóxica, a variação Rubra da Ipoméia é uma das mais populares na área de jardinagem. Pela sua alta adesão aos substratos e sua cor intensa, ela também agrada plantadores mais casuais que buscam por boas opções de decoração dentro de casa.

Ipoméia Cairica

Outra variedade muito encontrada e difundida, a Cairica apresenta as mesmas características da Rubra, com o diferencial de ter cores mais puxadas para o violeta. São agradáveis de se observar e enriquecem qualquer ambiente.

Ipoméia Africana

Flora Schultz Floricultura

Publicidade

De cores fortes e pétalas levemente dobradas, a Ipoméia Africana é simplesmente deslumbrante. Sua beleza é arrebatadora e, dentre as variedades, ela é a que melhor se beneficia de um solo arenoso e temperaturas mais altas.

Ipoméia Variegata

Como o próprio nome sugere, as Ipoméias Variegatas são aquelas que possuem um grau de variabilidade de cores mais claras nas suas folhagens. Essa aparência ‘’manchada’’ é o que confere o charme especial para essa planta.

Batata Doce Ornamental

Uma das variedades mais diferentes, a Batata Doce Ornamental é querida por muitos pela sua simplicidade. Suas folhas são largas e amplas, com flores discretas e cores mais lavadas. Ficam lindas quando são postas em tons distintos.

Ipoméia Purpura (Ipomoea purpurea)

Essa variedade hipnotizante teve origem no México. Suas cores são bastante chamativas, com um botão saliente que atrai a atenção de quem olha. A Ipoméia Purpura é uma das opções mais diferentes quando se trata de criar uma atmosfera no ambiente.

Trepadeira Esqueleto

Essa espécie chama a atenção pelo volume de caules e seu formato peculiar que remetem a um dorso de esqueleto. Bastante popular no Brasil, essa variedade é uma das principais opções quando o assunto é jardim vertical com personalidade.

Publicidade

Com tantas opções, você tem muito com o que começar sua renovação em casa, não é mesmo? Apenas lembre-se de pesquisar se o seu ambiente é o ideal para o cultivo da espécie desejada, para assim se certificar que sua Ipoméia irá florescer em toda sua essência!

Como cuidar da planta Ipoméia

Apesar de ser considerada uma planta de cultivo fácil, alguns cuidados são necessários para que ela floresça com saúde e graciosidade. Veja abaixo algumas instruções importantes:

  • Rega: No geral, as ipoméias são plantas que se dão bem com o sol. Entretanto, seu substrato precisa ser umidificado com frequência. Para ter a garantia de belas flores, recomenda-se regar sua espécie todos os dias, com exceção dos muito frios ou naturalmente úmidos. Mas sem exageros.
  • Luminosidade: Aposte nos espaços abertos, pois as Ipoméias apreciam a luz solar ou à meia-sombra e temperaturas quentes. Dê preferência a jardins, local no qual a planta irá receber uma grande quantidade de raios solares. Se você mora em um apartamento ou uma casa com pouco espaço externo, são indicados espaços com boa fonte de luz, como janelas e sacadas.
  • Adubação: O solo precisa se manter fértil, mas com umidade equilibrada. Dessa forma, opte por substratos drenáveis e não o deixe sobrecarregado de água.
  • Podas: Por ser uma planta florífera, as podas são indicadas depois do período de florescimento. Assim, você irá estimular o processo de florescer sem pôr em risco as flores atuais.
  • Resistência: Apesar da aparência frágil e da delicadeza aparente, a Ipoméia é um gênero de plantas consideravelmente resistentes. Suas folhas suportam bem ventos e temperaturas elevadas, sendo um dos motivos pelos quais elas serem encontradas em solos arenosos e ambientes praianos.
  • Pragas e doenças: As Ipoméias costumam lidar bem com pragas e demais ameaças. Entretanto, é sempre importante manter a atenção. Pulgões estão entre as principais pragas que surgem em Ipoméias.
  • Cultivo: Resistentes e adaptáveis, as Ipoméias podem ser cultivadas tanto diretamente no solo, quanto em vasos. Tudo irá depender muito da espécie escolhida e da sua disponibilidade de espaço.

Agora que você tem algumas informações essenciais para o cuidado da sua plantinha, confira outras informações em vídeo!

Saiba mais sobre como cultivar a sua Ipoméia!

Se você busca ter uma planta sempre bem cuidada e feliz, confira nesses vídeos algumas dicas que irão melhorar seu cultivo:

Aprendendo a fazer mudas

Nesse vídeo, o jardineiro ensina o passo a passo para se colher e plantar mudas de Ipoméias. O processo é surpreendentemente fácil, além de bastante recompensador. Só assistindo para ver!

Uma poda bem feita para o crescimento ideal

O foco desse vídeo é o processo de poda da Ipoméia Africana. A trepadeira atinge proporções enormes de comprimento e volume, sendo necessário uma boa poda para que haja o controle. Aprenda como realizar esse processo nesse vlog!

Harmonizando no Pergolado

Publicidade

Com um lindo pergolado de ipoméias purpuras, a dona da planta dá dicas de como orquestrar a planta pelo Pergolado utilizando fios de nylon para criar uma composição especial.

Dicas para o plantio

Está com dúvidas sobre o plantio? Esse vídeo traz muitas respostas. Nele, vê-se dicas sobre o processo como um todo. Um ótimo conteúdo para acrescentar a aprendizagem sobre essa plantinha maravilhosa.

Uma aula sobre as espécies e variedades

Nesse vídeo devidamente embasado em fontes, o influencer apresenta informações importantes e curiosidades bacanas sobre a Ipoméia e seus tipos. Imperdível!

Com esses vídeos recheados de informações, você vai deixar sua Ipoméia ainda mais bonita e saudável. Agora, que tal já ir pensando na sua plantinha dentro da sua casa? Veja a seguir algumas sugestões.

20 ideias de decoração com a planta Ipoméia para transformar sua casa

Antes de ir atrás da sua Ipoméia, confira ideias inspiradoras para sua Ipoméia brilhar no seu lar!

1. Apaixonante, a Ipoméia conquista por sua delicadeza

2. Em vasos maiores, ela brilha em espaços como quintais e varandas

3. Que conferem charme ao ambiente

4. Mas são nos grandes jardins que suas flores se destacam

5. A Ipoméia casa muito bem com pergolados

6. E jardins verticais incríveis

7. Suas cores dão vida em todos os cantinhos

8. Por que não decorar também colunas?

9. As Ipoméias compõem um clima perfeito para o descanso

10. Conferindo um ar de refinamento

11. E muita delicadeza para seus cômodos

12. As grandes cascatas são uma boa pedida para se deixar na entrada de casa

13. As guirlandas de Ipoméias são lindas para a porta da casa

14. As variedades podem ser combinadas com outras plantas em arranjos estilosos

15. As espécies mais floridas são indicadas para sacadas e espaços abertos

16. Como portais e cercas

17. E até mesmo muros inteiros!

18. Até a cerca do seu jardim pode ficar ainda mais linda

19. Deixando o ambiente aclimatado e aconchegante

20. Não perca tempo e se entregue aos encantos da Ipoméia!

Apaixonante, não acha? As Ipoméias são fontes de belezas inesgotáveis, que certamente poderão te ajudar a dar uma repaginada no seu ambiente favorito! E já que você gostou dessa planta, dê uma conferida na Trepadeira Jade.