10 tipos de flores roxas para acrescentar um toque de cor ao lar

Escrito por
Atualizado em 02.12.21

iStock

Por
Atualizado em 02.12.21

As flores roxas são lindas e vão elevar a decoração do seu lar, assim como as flores negras! Além de trazer mais vida ao ambiente, a cor roxa está ligada ao místico, à magia e pode transmitir tranquilidade e espiritualidade. Dessa forma, é uma ótima escolha para quem quer deixar o ambiente mais especial. Veja a seguir alguns tipos de flores roxas e como usá-las na decoração.

Publicidade

Índice do conteúdo:

10 tipos de flores roxas que vão deixar o ambiente mais encantador

Antes de escolher qual planta irá cultivar, é necessário conhecer as necessidades de cada uma para mantê-las sempre saudáveis. Então, confira abaixo algumas opções de flores roxas:

Alamanda-roxa

iStock

Publicidade

Conhecida também como rosa-do-campo, a alamanda-roxa possui o centro da flor amarelo, que cria um belo contraste com o roxo. Geralmente é mais utilizada em jardins verticais, já que é uma espécie trepadeira e possui uma floração duradoura. Ela prefere os meses mais quentes e não suporta frio intenso. A alamanda gosta de sol pleno, solo rico em nutrientes e regas regulares. Além disso, é uma planta tóxica, então não deixe próximo de crianças e animais

Agapanto roxo

iStock

O agapanto é mais comum na cor azul, mas entre as suas variedades, as flores roxas encantam a todos! Ela floresce durante a primavera com lindas flores globulares em longas hastes. Essa espécie é ótima para o jardim na área externa, pois aguentam baixas temperaturas e preferem sol pleno. Além disso, o agapanto não exige muitas manutenções, a fertilização anual no final do inverno já é o suficiente.

Azaleia-roxa

iStock

Publicidade

Essa flor é de fácil cultivo, ou seja, qualquer pessoa terá facilidade para cultivá-la. O solo deve ser composto com terra vegetal e terra de jardim. Já as regas, precisam ser regulares para manter o solo úmido. Além de ter um preço acessível, a floração da azaleia é abundante e superbonita!

Glória-da-manhã

iStock

A glória-da-manhã ou Ipomoea purpurea é uma planta trepadeira de rápido crescimento. As flores são grandes, bem arroxeadas e em formato similar a um trompete. Costumam florescer durante a primavera e verão, porém abrem pela manhã e fecham ao entardecer. Para cultivá-la, é necessário um solo fértil, sol pleno ou meia-sombra. Ela pode tolerar períodos de seca, mas não se dá bem com o frio intenso.

Flor-de-São-Miguel

iStock

Também chamada viuvinha ou capela-de-viúva, essa espécie é nativa brasileira. As flores são pequenas, delicadas e em formato de estrela. Elas preferem um clima quente e também devem ser cultivadas em sol pleno, porém podem suportar as temperaturas baixas do inverno.

Hortênsia

iStock

Muito famosa por sua coloração azulada ou rosa, a hortênsia roxa também encanta! Para obter a cor, é preciso deixar o pH do solo neutro, ou seja, igual a 7. Assim as flores ficarão com uma cor roxa suave. Os solos devem ser bem adubados e regados periodicamente. Além disso, são ótimas para regiões mais frias e necessitam de poda anual para auxiliar na floração.

Lavanda

iStock

A lavanda é a queridinha de muitas pessoas, pois é muito perfumada. Com várias espécies do gênero Lavandula, essa planta é ótima para canteiros de jardins ou vasos. Os arranjos feitos com a flor encantam e deixam a decoração mais sofisticada. Se você está pensando em cultivar a lavanda, separe um cantinho com luz direta.

Publicidade

Orquídea roxa

iStock

As orquídeas são ótimas para vasos que decoram a casa. De fácil cultivo, essa planta encanta com sua beleza marcante. Prefira deixar a sua orquídea em locais iluminados, mas sem a luz direta do sol. Ao regar, cuidado para não encharcar o solo! O excesso de água pode matar a flor. Fora isso, faça uma adubação com nutrientes NPK mensalmente ou compre adubos próprios para orquídeas.

Quaresmeira

iStock

A quaresmeira é uma árvore com flores roxas lindíssimas! Ela recebeu esse nome porque geralmente floresce no período da quaresma cristã. Porém, algumas árvores podem ter uma segunda floração entre junho e agosto. Ela não reque muitos cuidados e é facilmente encontrada em calçadas, praças públicas e jardins por todo o Brasil.

Violeta

iStock

Essa flor reconhecida pelo seu intenso tom de roxo. A violeta possui um cultivo fácil e se adapta muito bem a vasos decorativos expostos à luz difusa. Além disso, não suporta frio intenso, prefere solo fértil e regas regulares.

Agora é só escolher a flor que mais de adapta a sua rotina e região! Veja no próximo tópico como usar as flores roxas na decoração.

50 fotos de flores roxas que vão te ajudar a incluí-las na decoração

As flores roxas vão deixar o seu lar ainda mais belo! Confira abaixo projetos incríveis e veja como é fácil utilizá-las:

1. As flores roxas conseguem transformar a decoração

Dudi Duarte

Publicidade

2. Pois, trazem alegria e personalidade ao ambiente

3. O tom marcante pode simbolizar a tranquilidade

4. Assim como a espiritualidade e o místico

5. Impressione com lindos arranjos

6. Dê cor a um cantinho simples

7. Crie um ponto de destaque

8. Combine os elementos do ambiente com a flor

9. Que tal algo bem mais simples?

10. Se quiser, se jogue nas cores vibrantes

11. E impressione seus convidados

12. Você pode colocá-las na área externa

13. Pois, as flores roxas no jardim são muito charmosas

14. Um cantinho para as orquídeas é ótimo para quem ama a flor

15. Ou que tal escolher alguns vasos com lavandas?

16. Em casa, elas combinam com o hall de entrada

17. Deixam o banheiro mais aconchegante

18. Trazem sofisticação à penteadeira de maquiagem

19. E agregam cor ao quarto

20. Também é possível colocá-las na cozinha

21. Ou na sala de estar

22. Deu para perceber como elas são versáteis, né?

23. O importante é acertar nos vasos decorativos

24. O vaso Murano é elegante

25. A porcelana branca combina com tudo

26. E o espelhado é uma opção supermoderna

27. Solte a criatividade e use um bule como vaso

28. Fica diferente e fofo ao mesmo tempo

29. Aposte em decorações com madeira

30. O espaço fica muito aconchegante

31. E o tom das flores se torna um diferencial

32. Se preferir algo minimalista, um ambiente todo branco é ideal

33. Inclua poucos elementos

34. E deixe o destaque para as flores

35. Invista em diferentes tipos de arranjos

36. Adicione outras plantas

37. Ou então capriche na composição do aparador

38. As flores amarelas criam um contraste

39. As vermelhas trazem harmônia

40. E as folhagens deixam o arranjo mais rústico

41. Valorize a sua decoração

42. Deixe o ambiente com mais vida

43. E cheio de personalidade

44. Atente-se às necessidades de cada espécie

45. Cuidado com o sol e não se esqueça das regas

46. Marque o início da primavera

47. Ou coloque as flores apenas pela sua beleza

48. Não tenha medo de usá-las

49. Elas são perfeitas para inovar na decoração

50. E ótimas para transformar a casa em um local perfumado!

O roxo é uma cor marcante, não é mesmo? Com certeza o seu lar ficará ainda mais belo e aconchegante com as flores roxas! Aproveite e confira as espécies ideais de flores de inverno.

Este conteúdo foi útil para você?
SimNão