Como plantar e colorir seu jardim com a encantadora hortênsia

Escrito por
Em 24.04.21

istock

Por                                
Em 24.04.21

A hortênsia é uma espécie de planta que floresce de forma linda e que pode chegar a diversas cores. Assim, é uma ótima opção para o seu jardim. Saiba como cuidar dessa flor apaixonante e encantadora.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Os significados da hortênsia

A hortênsia traz um significado muito importante. Ela simboliza devoção, dignidade e pureza de sentimento. Além disso, ela também pode ser associada à abundância e prosperidade.

As cores da hortênsia

Apesar de encontrarmos diversas cores de hortênsias por aí, as flores não ficam coloridas naturalmente. Elas adquirem essas cores diferentes por conta do pH do solo onde estão plantadas. Conheça algumas cores da hortênsia:

Hortênsias vermelhas

Apesar de chamadas de hortênsias vermelhas, essas flores têm uma cor voltada para o rosa escuro. Para chegar à cor, é preciso dar um incentivo com a adição de calcário dolomítico no solo durante algum tempo. Assim, o nível de pH do solo será aumentado e a flor não absorverá alumínio. Aplique também um fertilizante 25-10-10 para estimular o tom avermelhado.

Hortênsia branca

As hortênsias brancas são clássicas e perfeitas para compôr um jardim. Para chegar nessa cor, você deve tornar o solo mais alcalino possível. Calcário dolomítico pode ajudar a esbranquiçar as flores.

Hortênsias azuis

Natureza Bela

Publicidade

A cor azul nas hortênsias é bem popular. Mas para que as flores cheguem a esse tom azulado, é preciso apostar em um solo rico em alumínio, um solo ácido. Para tornar o solo ácido, faça uma mistura de 20g de sulfato de alumínio, pedra-ume ou sulfato de ferro. Dilua em água e regue a planta duas vezes por semana.

Hortênsia lilás

Para chegar na hortênsia lilás, você pode banhar a planta com a água com um pedaço da esponja de aço. Ou então, regue a planta com água da borra de café para regular o pH.

Essas são as principais cores da hortênsia. Algumas cores podem variar de acordo com a acidez do solo. Então, é importante ficar atento ao florescer e ir percebendo os tons atingidos pelas flores.

Como plantar e cuidar de hortênsia para ter lindas flores

Mas como plantar e cuidar dessas belezas? As hortênsias exigem cuidados especiais, principalmente se você quer dar cores para as flores. Aprenda mais:

Como plantar e cultivar hortênsias

Com o vídeo acima, você vai aprender a plantar e a cuidar das hortênsias. Dicas de como cultivar, qual a quantidade de sol necessária, adubação, melhor época para plantar e muito mais.

Como mudar a cor da hortênsia

As dicas acima são perfeitas para quem quer modificar a cor das flores. Aqui, você vai conhecer o segredo da acidez do solo para atingir a cor desejada.

Publicidade

Mudas de hortênsia com galhos

Você sabe como fazer mudas com galhos? Aqui, você vai aprender a fazer mudas de hortênsia usando estaquias. Então, é bem simples e você pode multiplicar essa planta apaixonante.

Como fazer a hortênsia florir?

Misturar cabelo na planta? Pó de café? Água de legumes cozidos? Essas são algumas dicas que você vai conhecer para estimular o florescer das hortênsias.

Assim, fica mais fácil cuidar dessa planta que vai trazer muita cor para o seu jardim. Seguindo essas dicas, você tem uma planta saudável e bonita.

10 fotos de jardins com hortênsias para você se apaixonar

Agora que você já sabe como cultivar a hortênsia e mantê-la colorida, saudável e bonita, é hora de se inspirar com as fotos selecionadas para deixar o jardim ainda mais vivo:

1. O jardim fica bem iluminado com hortênsias brancas

2. As hortênsias azuis são populares e trazem vida para o jardim

3. Os tons de rosa são lindos e encantadores

Allen Smith

Publicidade

4. A planta é bem versátil e perfeita para ambientes externos

5. As hortênsias vermelhas são delicadas e vibrantes

6. O jardim é o verdadeiro paraíso

7. Flores coloridas trazem alegria para o jardim

8. E deixam a qualquer cantinho muito apaixonante

9. Sim, as hortênsias são perfeitas para um jardim colorido

10. Vale a pena ter essa espécie no seu jardim

A hortênsia é uma planta ideal complementar seu jardim. As diversas cores deixam o ambiente mais alegre e iluminado. Vale a pena investir! Aproveite para conferir outros ​tipos de flores para decorar seu jardim.