12 flores de inverno para trazer cor a estação mais fria do ano

Escrito por
Atualizado em 17.08.21

Por
Atualizado em 17.08.21

As flores de inverno são aquelas que florescem na estação mais fria do ano. Essas espécies se adaptam melhor em regiões geladas, são mais resistentes a baixas temperaturas e trazem encanto para jardins e ambientes com suas cores intensas e diferentes formatos. Conheça opções de planta que preferem desabrochar com o clima mais frio e confira dicas para acertar no seu cultivo:

Publicidade

Índice do conteúdo:

12 flores de inverno para ter na sua casa

Veja sugestões de espécies de inverno para trazer mais cor aos dias dessa estação:

1. Hortênsia

A hortênsia é uma planta que prefere temperaturas mais amenas, por isso, é amplamente cultivada em regiões de clima mais frio no país. Suas flores em cachos se destacam e sua cor varia conforme o tipo de solo no qual é cultivada, com tons de azul, rosa, roxo e branco. Para garantir seu crescimento, dê preferência para um lugar que receba a luz do sol da manhã.

2. Camélia

É uma espécie resistente que demanda poucos cuidados. É sensível a altas temperaturas e tem sua melhor época de floração entre o outono e inverno. Sua flor é de imensa beleza, com pétalas simples ou dobradas, nas cores rosa, branco, vermelho ou em uma linda mistura desses tons. Pode ser cultivada a meia-sombra e podas de limpeza devem ser feitas após sua floração.

3. Azaleias

As flores da azaleia costumam aparecer nos meses de inverno e chamam a atenção com sua imensa beleza em tons como roxo, rosa, branco ou até vermelho. São muito usadas como destaque em jardins, mas também podem ser cultivadas como cerca-vivas, em canteiros ou vasos. Aprecia a luz solar e lugares bem iluminados.

Publicidade

4. Amor-perfeito

Pequena e delicada, essa flor pertence à mesma família das violetas e costuma florescer no inverno e durar até a primavera. É encontrada em uma grande variedade de tonalidades, como laranja, roxo, azul e branco, com exemplares bicolores, com centro mais escuro. São facilmente cultivadas em vasos ou canteiros e aprecia locais de meia-sombra.

5. Prímula

É uma flor bastante delicada, que prefere um clima ameno e não tolera o sol direto. Em jardins cultive-a em áreas sombreadas ou de meia-sombra. Pode florescer o ano inteiro, inclusive no inverno, são perfeitas para quem deseja um toque de cor na paisagem durante esse período do ano.

6. Gardênia

Essa planta chama a atenção com suas belas flores brancas. Além disso, também se destaca com seu perfume. Um bom local para cultivá-las é próximo às janelas, portas ou caminhos com sol pleno. Tem boa resistência a temperaturas amenas e suas folhas não caem no inverno.

7. Jasmin-dos-poetas

Suas pequenas flores brancas e estreladas surpreendem com um intenso perfume. É uma planta trepadeira, com um visual delicado, que fica lindo apoiado em pergolados, muros, grades e pórticos. Floresce durante o outono e inverno, com maior intensidade em regiões de clima mais ameno. Cultive sob sol pleno.

8. Glicínias

Fina Trufa

Publicidade

Também é um tipo de trepadeira com flores pendentes em tons de roxo, rosa e azul. É muito usada para cobrir arcos, telhados ou pergolados, pois garante um efeito cascata incrível. Floresce durante o outono e inverno e deve ser cultivada em local com bastante luz solar, solo fértil e de preferência com clima subtropical.

9. Ciclame

É uma espécie ideal para quem deseja ter a casa ou jardim florido em pleno inverno. De pequeno porte, o cíclame pode ser colocado facilmente em qualquer cantinho. Também pode ser cultivado em canteiros ou como bordaduras em regiões mais frias. É uma planta de meia-sombra, mas deve receber iluminação indireta para florescer.

10. Orquídeas

As orquídeas são espécies delicadas, cheias de beleza e que adicionam um belo toque de cor em qualquer espaço. Podem florescer mais de uma vez por ano, mas alguns exemplares, tem sua maior época de floração entre os meses de temperaturas menos elevadas, como as variedades chuva-de-ouro, chocolate, cattleya loddigesii e oncidium obryzatum.

11. Amarílis

É uma planta originária da América do Sul, bastante popular e muito fácil de cultivar, seja no jardim, varanda ou mesmo dentro de casa. Apresenta uma grande variedade de cores, como vermelho, laranja, branco ou mesclado. Adapta-se a diversos tipos de clima e pode começar a florescer no inverno. Deixe-a em local iluminado ou próximo a uma janela, mas sem sol forte.

12. Gerânios

Perfumados e com tons vibrantes, os gerânios encantam em qualquer ocasião. São bastante cultivados em vasos e jardineiras, e apreciam locais bem iluminados. É uma planta resistente, que tolera temperaturas amenas e floresce o ano todo. Pode ser encontrado em cores como branco, rosa e vermelho.

Publicidade

Com todas essas opções de flores sua casa ou jardim podem ficar muito mais aconchegantes e coloridos durante a estação mais fria do ano!

Saiba mais sobre flores de inverno para

Conhecer melhor as plantas é uma boa forma de acertar no seu cultivo e ter sucesso com a sua floração, veja mais sugestões de espécies que apreciam o inverno e dicas de cuidados:

Melhores plantas para o inverno

Veja sugestões para escolher as melhores plantas e flores para fazer o seu jardim no período do outono ou inverno. Descubra também as principais características de cada exemplar para decorar o seu espaço da melhor forma.

Dicas de cuidados para flores de inverno

Confira outras sugestões de flores para colorir o seu jardim no inverno com dicas práticas de cuidados, regas e iluminação para você cultivar esses exemplares com sucesso!

Como cultivar a azaleia

A azaleia é uma das flores de inverno mais conhecidas. De origem asiática, essa planta desabrocha nos meses mais frios e encanta com sua explosão de cores. É uma planta resistente e fácil de cultivar. Aprenda no vídeo, dicas práticas e simples para cultivar todo o encanto dessa flor.

Qualquer época do ano fica muito mais agradável com a presença de flores! E para quem deseja sempre ter um jardim lindo e florido, aprenda como fazer diferentes tipos de adubo caseiro para as plantas.