12 espécies de flores negras que vão surpreender com tanta beleza

Canva


Atualizado em 24.06.24

As flores negras são raras e difíceis de encontrar na natureza. O pigmento escuro, conhecido por antocianina, existe em uma pequena quantidade e plantas. Por isso, acabam chamando a atenção por sua cor diferenciada. Em algumas culturas, Em algumas culturas, a cor preta significa solidão e medo, mas a cor também pode representar elegância, a seriedade e até mesmo o amor profundo. Que tal conhecer espécies de flores negras e saber um pouco sobre elas? Confira!

Antúrio negro

O antúrio faz parte da família das Aráceas. Na versão negra, a flor simboliza elegância e mistério. Sua cor exótica se destaca na decoração e pode ser cultivada no jardim ou dentro de casa. Aprecia solo bem úmido e não deve ser exposto diretamente ao sol. Floresce no verão, e geralmente suas flores sobrevivem por algumas semanas.

Orquídea-Morcego

Também conhecida como flor-morcego, Tacca chantrieri, tem esse nome popular em razão de suas flores que se parecem com morcegos. É associada à renovação e transformação. É uma espécie com visual exótico e além de sua cor negra, pode ser encontrada em tons de branco ou verde. Pode atingir até 1 metro de altura. Floresce entre a primavera e o verão. Deve ser cultivada em local protegido do sol direto e de rajadas de ventos. É utilizada na medicina chinesa e tailandesa para o tratamento de leucemia e males do sistema digestivo. Entretanto, seu fruto é tóxico e só deve ser utilizada por recomendação médica.

Publicidade

Rosa negra

As rosas pretas são flores com um vermelho tão escuro que acabam sendo percebidas como negras. São consideradas flores raras, e seu cultivo deve ser feito com solo e água com pH alto. Em algumas culturas, elas simbolizam um amor raro e verdadeiro. Apesar de ser relacionada ao luto, a rosa negra também simboliza renascimento.

Petúnia negra

A petúnia é uma flor bastante apreciada em jardins. Pode ser encontrada em diferentes cores, inclusive na versão negra. Simboliza transformação e sabedoria. Floresce anualmente no verão, e para que suas flores durem mais tempo é necessário que sejam feitas podas. O excesso de sol e água também fazem com que suas flores murchem rapidamente, então é recomendado que ambos sejam feitos com parcimônia.

Dália negra

A dália é uma flor que não ocorre naturalmente. As variedades escuras são resultados de hibridismos feito por homem. É considerada uma flor do campo e com sua cor negra causa grande fascínio. Por isso, é relacionada à superação e à resiliência. É de cultivo fácil, mas deve receber luz solar direta por ao menos 6 horas por dia. Regue regularmente e providencie estacas de suporte para seu crescimento.

Publicidade

Rosa-do-deserto negra

Linda e rara, a rosa-do-deserto negra é considerada um símbolo de proteção e boa-sorte. Além disso, por ser uma planta de origem desértica, é bastante relacionada a capacidade de superar as adversidades. Sua cor escura se destaca no jardim e para seu cultivo, requer solo bem drenado e sol pleno. Aprecia temperaturas quentes e regas moderadas. Floresce geralmente na primavera, mas pode ocorrer no verão e no outono também.

Suculenta rosa negra

A suculenta rosa negra é uma ótima sugestão para quem aprecia plantas raras. Sua coloração pode variar conforme sua exposição ao sol. Para atingir a coloração mais escura, a planta deve passar por um estresse hídrico e receber várias horas de sol por dia, preferencialmente no início da manhã ou final do dia. Por ser uma planta que cresce bem em condições adversas, é considerada um símbolo de determinação. Pode ser plantada em vasos, jardineiras, bacias ou diretamente no solo.

Amor-perfeito negro

A flor amor-perfeito negra significa amor romântico e infinito. Era utilizada como presente por amantes antes de se ausentarem, para garantirem que seu amor não seria esquecido. Essa planta é de pequeno porte e aprecia climas frios, mas é facilmente adaptável a diversas regiões do Brasil. Para cultivar, o solo deve estar sempre úmido, pois ela não resiste a falta de água. Floresce entre o outono e a primavera em regiões mais frias, e somente durante o inverno onde o clima é quente.

Heléboro negro

Foto de flores negras 9 - 12

Jardim Verde

Publicidade

De cultivo incomum no Brasil, o heléboro ou flor de natal, é uma espécie que aprecia o inverno e baixas temperaturas. Não precisa de muitos cuidados para crescer e aprecia locais com pouca luz e solo úmido. Era muito utilizada na antiguidade para fins medicinais, mas devido a sua toxicidade deve ser manuseada com cuidado. Fica linda em arranjos de inverno e é considerada uma planta mística, com poder de espantar o mal-olhado e outros males, como doenças. Floresce entre o inverno e a primavera, e suas flores morrem após duas semanas.

Catasetum negra

Essa orquídea negra aprecia temperatura mais quente, clima seco e deve receber luz solar direta. Catasetum negra possui um significado poderoso, simbolizando autoridade e ousadia. Em sua época de dormência perde todas as folhas, ficando somente o caule. Se for bem cuidada pode florescer várias vezes no ano, principalmente no período da primavera e outono.

Calla negra

É uma flor da mesma família do copo-de-leite. Sua cor negra é considerada um símbolo de elegância e bastante ornamental para arranjos na decoração ou eventos. Para seu cultivo, o ideal é escolher um local sombreado, mas bem iluminado ou que receba sol apenas nas horas mais frescas do dia. Floresce o ano inteiro, mas para isso é necessário que seja bem cuidado, podendo chegar até 90 centímetros de altura.

Tulipa negra

Também é conhecida como “Rainha da noite”, devido a sua coloração escura. A tulipa negra adora sol e deve receber pelo menos 6 horas por dia de luz solar. A rega deve ser feita sem exagero, apenas para manter seu solo sempre úmido. Floresce na primavera, para isso, deve ser plantada no outono.

Com certeza as flores negras são lindas e cheias de delicadeza. Gostou de saber mais sobre essas espécies? Veja também tipos de suculentas e conheça mais plantas.

comentários
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments